Ir ao conteúdo

Nobreak + filtro de linha + estabilizador


gpfreire

Posts recomendados

Postado

Galera,

onde moro percebo que há muitas anomalias na rede elétrica e gostaria de saber como devo usar o meu nobreak, filtro de linha e estabilizador.

Qual ordem que devo usar de modo que minimize o risco de queimar as minhas máquinas:

Filtro de linha > Estabilizador > Nobreak > 2 computadores e 1 notebook.

Ou não preciso usar filtro de linha e/ou estabilizador?

Abraços,

Gustavo Freire

Postado

Primeiro passo, tire o estabilizador dai, em nada ajuda, só atrapalha, afinal o próprio nobreak tem um estabilizador interno.

O filtro de linha que você tem provavelmente não passa de uma extensão. Custou de 15-30reais? Te afirmo com certeza que é quase uma extensão e nada mais. Não tem filtragem nem proteção alguma em muitos casos. Nesse caso, deixe-o só como uma extensão de tomadas mesmo.

Mas vamos lá, defina "anomalia".

Fontes de equipamentos informáticos, a maioria deles, suporta variações de tensão na ordem de 30%, o que é algo difícil de se ver no dia-a-dia, a não ser quando está "aprontando" pra faltar energia, mas aí nao tem jeito mesmo, o PC vai resetar o desligar nesses casos de quedas bruscas. Outros tipos de anomalia como alterações na frequencia, distorçao harmonica e ruidos (no caso da maioria dos estabilizadores que nao vem com filtro de linha bom ou mesmo totalmente sem ele) tb não resolve.

Dê uma procurada no forum sobre o não uso de estabilizadores...

Se você tem intuito em ter o nobreak pra te dar tempo de desligar os PCs naquelas quedas e luz, use só ele e nada mais, ou no máximo um bom protetor de surtos antes dele, com intuito de proteger o nobreak e porque nao sua maquina tb, porque não é incomum ver nobreaks tb sem esse estagio de proteção.

http://forum.clubedohardware.com.br/topicos-importantes-nesta/494152

Postado

Há que se quantificar essa variação pra cima e pra baixo, já que em qualquer rede isso existe, mas não a ponto de danificar fontes. Se assim fosse, a fonte da sua TV já teria ido pro saco, o motor da geladeira, o radio relógio, receptor da TV a cabo, etc. A fonte de uma TV ou receptor de TV não é muito diferente da fonte de um PC...

Se a tensão varia aí digamos de 100 a 135volts, te digo que está muito longe do limite tolerante por qualquer fonte de natureza chaveada. você pode monitorar cada saida de 5, 3.3 e 12V DC da fonte e vai ver que não há variação de tensão considerável se variar no primário dela mesmo que seja uma queda pra 90 volts, onde era pra ta 110V/127V. A utilidade de um estabilizador é 100% questionável e aqui tá cheio de tópico com longas discussões sobre o assunto, não vou me alongar aqui.

Sobre o filtro, exatamente, é um embuste, já que não fitra nada. Dá uma olhada nos Surge Protect APC em www.atera.com.br ou www.americanas.com.br ou ainda www.fnac.com.br, esses aí são verdadeiros filtros de linha protetores.

Postado

Esse produto não é caracterizado como um estabilizador (regulador de tensão), mas sim um protetor anti-surtos transientes e filtragem de ruidos, que é um papel milhares de vezes mais importante do que uma regulagem de tensão.

Uma fonte de notebook caso você não saiba, trabalha de 100 até 240 volts, isso sem contar a faixa de tolerância que existe acima e abaixo desses valores.

Um estabilizador só é capaz de manter uma tensão entre 108-121Volts caso essa tenão varie entre 90-148V. Dentro dessa faixa já há uma variação de 6%, o que é regulada pela fonte do seu PC e fora dessa faixa nada o estabilizador pode fazer, quem dá conta do recado, SEMPRE, é a fonte. Se a tensão entrar em 150V pelo estabilizador, o melhor que ele vai fazer é deixar por volta dos 123V e se subir mais ainda, digamos pra 160V, a tensão vai ficar em 130V mais ou menos. Ah, isso estamos falando no caso de estabilizadores dentro da norma que entrou em vigor em Janeiro de 2008, antes disso a faixa era mais restrita ainda, o que acredito que seja o caso do seu estabilizador. Não posso esquecer de citar que um estabilizador dentro da nova norma se auto-desligaria nessa condição, o que pra uma fonde de notebook nao tem razao de ser, pra uma fonte de PC que tem aquelas chavinhas de mudança atras, é um recurso interessante. No caso do nobreak, ele comutaria pra bateria ate a tensão voltar pra um patamar considerado seguro pelo seu projetista. Nos estabilizadores anterior à nova norma, se entrasse 180volts ele iria continuar assim até seu transformador queimar, isso no caso de modelo pra redes 115V.

Mas vamos ater no seu notebook que é onde está sua preocupaçao.

Agora pense bem, existe uma lógica, a minima q seja, em regular a tensão dentro dessa faixa limitadissima, se a fonte do seu notebook trabalha automaticamente de 100-240v, nominais? Não, né? Pois é... sua fonte faz esse serviço de forma mais elegante, sem estalos de reles, e de forma mais veloz que os proprios reles que são eletro-mecanicos.

Em casos de surtos de tensão, que sao transitorios na rede q eleva a tensão pra patamares altissimoss por periodos curtissimos de tempo e que as fontes nao tolerariam, nem o proprio estabilizador em si, somente esses protetores indicados dao conta do recado. Seus componentes de proteçao, chamados de varistores, respondem na ordem de nanosegundo a picos de tensão.

Sim, esses protetores têm vida util, justamente por lidarem com picos de tensão que realmente danificariam componentes, eles lidam com uma carga muito grande. Felizmente esses picos são menos frequentes que as variaçoes pequenas que o estabilizador tanta corrigir.

Outra coisa, pro notebook, pra que nobreak? O proprio ja tem sua fonte initerrupta de energia que é sua bateria! E ela fornece uma energia de maior qualidade que o nobreak quando em bateria tb. O Nobreak tem uma onda de topo retangular, uma onda mais "bruta" que a energia que vem da rede eletrica. Eu manteria o note apenas num protetor como esses q indiquei. O modelo PH8VT3 é mais completo ainda.

Postado

Posso usar TV, Video, DVD, Som, Home Theater neste filtro de linha e o filtro de linha em uma tomada. Será que a tomada aguentaria?

Pensei nisso agora e achei interessante colocar para eles também mas é claro que compraria 2 desses modelo.

Postado

você pode ligar 1800watts nesse filtro ai sem problema, 1500watts por segurança. Pode ligar em qualquer equipamentos que queira proteger. O modelo PH8VT3 é melhor ainda porque você protege tb a linha da antena e telefonica, q tb são pontos de entradas de surtos causados por raios.

Um aterramento é necessário pra completa eficacia na proteção contra raios, mas nao significa que a proteção não sera util sem aterramento, ja que surtos causados por outras naturezas serao contidos.

No caso de tomadas de TVs e outros aparelhos voltados pro mercado brasileiro, você precisara de usar um adaptador, porque as tomadas sao no formato amernicano. Mas isso você acha fácil.

EDITADO:

Eu queria lembrar q esses dispositivos sao por natureza "auto-sacrificaveis" ou seja, eles se queimam pra proteger o PC. Os componentes internos varistores se queimam ou estouram pra conter surtos grandes e provoca o desarme do microdisjuntor ou queima do fusivel. A proteção so voltara a ficar ativa se trocar os varistores e fusiveis termicos ou pra quem nao tem pratica com soldagem de componentes, so comprando outro protetor.

Postado

Ficando alguma duvida, so perguntar.

Dica: Proteção 100% é algo utópico, então lembre-se de que as proteções estão lá, seu PC estará protegido sim, até certo limite, mas podendo, desligue o PC durante uma tempestade daquelas. Não custa nada desligar o PC uns 30-60minutos até o toró passar né! ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!