Ir ao conteúdo

Micro desliga ao entrar no windows (só com o novo processador)

mathsm

Posts recomendados

Postado

Troquei o processador da assinatura por um A64 X2 4600+ . Ai começaram os problemas... O PC entra na BIOS tudo, mas quando carrega o windows, ele se desliga. Ele até entra no sistema, mas fica uns segundos e se desliga.

O que eu ja fiz:

- Dei um default nas configurações da BIOS.

- Temperatura do processador na BIOS depois de uns 5 minutos 44 graus.

- Suspeitando da fonte, desliguei todos os coolers extras, um dos HDs e tirei um pente de memória, mas acontece a mesma coisa...

- A tensão da fonte esta correta e os cabos estão bem fixados.

Não sei mais o que fazer...

Só para constar! O problema é aquecimento mesmo! Agora n sei se é problema do processador ou precisaria um cooler mais potente. MAs acho estranho que um cooler por mais potente que seja de tanta diferença na temperatura, ja que assim como esta ele n fica 2 minutos ligado...

• 3 semanas depois...
Postado

beleza mathsm ??...

"- Dei um default nas configurações da BIOS.

- Temperatura do processador na BIOS depois de uns 5 minutos 44 graus.

- Suspeitando da fonte, desliguei todos os coolers extras, um dos HDs e tirei um pente de memória, mas acontece a mesma coisa...

- A tensão da fonte esta correta e os cabos estão bem fixados.

Não sei mais o que fazer...

Só para constar! O problema é aquecimento mesmo! Agora n sei se é problema do processador ou precisaria um cooler mais potente."...

já que você tem certeza que é devido a temp subistitua o conjunto (cooler/fan)...

Um detalhe mathsm ("depois de uns 5 minutos 44 graus.") a temp q você reporta não produziria esse sintoma ( o limite de acionamento da proteção da MSI K8 Neo4Ultra Platinum, é bem superior a esse valor e não produziria essa falha...)

FT abraço, cj :cool:

Postado

Resolvi o problema diminuindo a tensão do processador de 1.35 (padrão) para 1.18

Agora ele mantem a temperatura e permanece mais estavel... Só não entendi o porque disso. O vendedor veio com uma história que o processador é importado e tem que configurar assim para funcionar... Achei meio estranho, mas pra mim o que importa é que ta rodando agora...

Postado

alguns modelo do A64 possuem o Vcore com valores de VCC menores, provavelmente o seu deve possuir alguma característica + específica (consulte o site da AMD e procure pelo modelo/código de identificação completo)..

FT abraço, cj

Postado

Ja mandei email para AMD, mas pelas respostas eles desconhecem esse problema, porque dizem ter que funcionar normalmente no padrão, com o cool n' quiet ligado. Mas se eu ligo ele quando em full o vcore vai pra 1.35 e esquenta bastante até desligar sozinho.

Então estou usando sem o cool n' quiet

O meu é o Manchester revisão E4

Postado
Ja mandei email para AMD, mas pelas respostas eles desconhecem esse problema, porque dizem ter que funcionar normalmente no padrão, com o cool n' quiet ligado. Mas se eu ligo ele quando em full o vcore vai pra 1.35 e esquenta bastante até desligar sozinho.

Então estou usando sem o cool n' quiet

O meu é o Manchester revisão E4

tá perae...a função do Cool n' Quiet é baixar o Vcore e o clock do processador enquanto ele estiver ocioso, aumentando ambos de acordo com a necessidade no aumento da taxa de processamento...

esse valor de Vcore 1.35v é o "padrão" dos K8 X2 em qualquer modelo, tanto os mais fracos como o X2 4000+ até os High End como os X2 6000+...

o detalhe é que, mesmo se o seu processador esteja funcionando bem com o Cool n' Quiet habilitado, assim que você for rodar um jogo ou programa que use 100% do processador ele irá aquecer e travar do mesmo jeito...

Então, você está usando o Cooler Box que veio com o X2 4600+ ou o do seu antigo processador? Checou se o cooler está bem encaixado?

A temperatura de 44º após 5 min que você citou, você viu estando na Bios? Pois está normal assim...Verifique se sua Bios possui opção para desligar o computador quando o processador chegar em uma certa temperatura...pode ser que esta opção esteja configurada para uma temperatura muito baixa...o ideal seria deixá-la em 65º ou 70º...

Postado

Na época do primeiro post estava usando o cooler antigo. Mas agora tem umas mudanças... Estou usando o cooler box do 4600+ mesmo, com dual heat pipe e base de cobre. Ele não tava dando resultado melhor que o outro cooler do 3000+, então ontem lapidei a base dele que tava bem feia e irregular. Acho que o antigo dono não era muito caprichoso.

Agora pela primeira vez consigo usá-lo sem um ventilador aqui em cima da mesa ajudando. Ele se mantém a 54Cº em full. Sei que não é uma bela temperatura, mas ja é uma vitória aqui...

Ele ta bem encaixado sim, ja estou profissional em troca de cooler e colocar pasta térmica, de tanto que fiz isso nas ultimas semanas.

Agora! Continuo achando estranho a necessidade de baixar tanto o vcore. Não consegui achar ainda uma explicação plausível pra isso.

Detálhe: Estou usando ele com multiplicador 11 e vcore 1.18. O original é multiplicador 12 e ainda não achei um vcore que fique estável com multiplicador setado no padrão.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...