Ir ao conteúdo

por que AMD é 200mhz??

fabiodragster

Posts recomendados

Postado

olá...

Alguem sabe dizer porque todos os AMD tem bus speed de 200mhz?

desde os athlon até os ultimos phenom? todos são 200mhz.

o que é esse bus speed?

imagens retiradas daqui: http://www.cpu3d.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4643&Itemid=54&limit=1

cpuz.gif

core speed 2800mhz,

multiplier x14.0

bus speed 200.0mhz

o clock interno é dividido por 14 pra dar 200mhz

mas nessa outra imagem:

cpuz_mem.gif

DRAM frequency 400mhz

FSB: DRAM CPU/7

o que é esse fsb:dram ? nao entendi o porque desses dois multiplicadores, um é 14 pra dar o bus speed de 200mhz e outro é dividido por 7 pra dar 400mhz.

qual a diferença deles?

outra imagem, esse do phenom x3

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-x3-8750_10.html#sect0

cpu-3120.png

memory-3120.png

nesse caso foi dado overclock mas em stock o bus speed também é 200mhz

o multiplicador é 12 e o bus speed é 260mhz

na imagem está diferente, está escrito FSB: DRAM 1:2

que parece que o DRAM é o dobro do FSB.

-qual controla o que?

-sei que o DRAM é a frequencia da memória, mas qual a relação dele com o bus speed?

-o que esse bus speed controla?

-porque a relação entre eles é um ser o dobro do outro?

-tem como controlar a frequencia e o multiplicador de cada um separado?

• Membro VIP
Postado

Bom esse clock de 200Mhz dos processadores AMD é chamado de clock base e serve para gerar todos os clocks internos do computador atraves de diferentes multiplicadores.

Exemplificando:

Para chegar a frequencia original do meu processador (X2 4000+) o clock base de 200Mhz é multiplicado por 10.5 para ter a frequencia de 2100Mhz do meu processador.

O divisor da memoria serve para aferir o clock em que ela ira funcionar, por exemplo as minhas memorias são 800Mhz e o meu processador trabalha a 2100Mhz, para as memorias saberem em que clock operar elas irão dividir a frequencia do rocessador por um numero que faça elas trabalharem o mais proximo possivel de 800Mhz

Abraço

• Membro VIP
Postado

Apenas completando o que o Pedro disse:

- No Athlon 64 esse clock base gera dois clocks, o clock do processador e o clock do HyperTransport, o clock das memórias é obtido dividndo o clock do processador pelo divisor de memórias.

- No Phenom o clock base gera o clock do processador, da ponte norte, do HyperTransport e das memórias, cada um desses clock tem um multiplicador separado, no caso do screenshot do XBitLabs, 1:2 signifca que colocaram o multiplicador da memória sendo duas vezes o clock base (em stock seria DDR-2 800), poderia ser 3:8, 3:5 ou 3:4 para dar DDR-2 1066, 667 ou 533 respectivamente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!