Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado

Camarada eu me recuso a falar desse gabinete :P nemmmmm , e outra coisa, nao tem gabiente bom para games, gabinete só pode ser bom para uma coisa, refrigeração, leia o primeiro post desse tópico todo e veja se aquila coisa X-Blade presta... e ainda, use a ferramenta de procura. Olha tem mais de 500 pessoas falando mal dele nessa parte do forum...

Poderiam me ajudar?

Qual desses gabinetes vocês me recomendariam!

http://www.infocentroonline.com.br/?dest=categoria&categoria=67&filho=0

Minha Config:

*Placa Mãe Intel DG33BUC

*Processador Intel Core 2 Duo 3.0 GHz E8400

*Disco Rígido Barracuda SATA II Maxtor 750GB 7.200 RPM

*Fonte de Alimentação ATX Toughpower 600 Watts Thermaltake

*Placa de video: talvez uma 9800GTX

Gente, olha isso daqui não local de recomendação de produtos, o intuito desse tópico é falar daquilo que torna um gabinete bem refrigerado... logo se voce quer recomendação voce posta isso no forum de recomendação de hardware, ou então faça como as pessoas capases, leia o tópico, veja quais características são importantes em um gabinete e verifique voce mesmo se esses dai prestam. posso te adiantar logo que a porcaria do sirius e sargitárius o que tem de bonito tem de abafado. Quer saber porque, LEIA O 1º POST!!!

Postado
Camarada eu me recuso a falar desse gabinete :P nemmmmm , e outra coisa, nao tem gabiente bom para games, gabinete só pode ser bom para uma coisa, refrigeração, leia o primeiro post desse tópico todo e veja se aquila coisa X-Blade presta... e ainda, use a ferramenta de procura. Olha tem mais de 500 pessoas falando mal dele nessa parte do forum...

Gente, olha isso daqui não local de recomendação de produtos, o intuito desse tópico é falar daquilo que torna um gabinete bem refrigerado... logo se voce quer recomendação voce posta isso no forum de recomendação de hardware, ou então faça como as pessoas capases, leia o tópico, veja quais características são importantes em um gabinete e verifique voce mesmo se esses dai prestam. posso te adiantar logo que a porcaria do sirius e sargitárius o que tem de bonito tem de abafado. Quer saber porque, LEIA O 1º POST!!!

Cara foi mal se postei errado, eu só achei que ao invés de ficar criando milhares de tópicos pra cada pergunta não fosse necessário, aproveitando um já criado!

PS: Li sim o tópico porém queria uma opinião e não ''o que fazer''

PS2: E da proximá vez que me chamar de incapaz vou descer o nível com você!

De qualquer forma, valeu!

Postado
calma galera... calma!

Apoiadao :lol:

Esse tipo de discussão não leva a nada.

Entendi o ponto de vista dos dois, mas acho que o Pistolão tem um pouco mais de razão quando diz que este tópico é para tirar dúvidas sobre refrigeração de gabinetes ou sobre os procedimentos descritos no primeiro post (o que ele e os demais colegas fazem com o mais prazer).

Além do mais, AlexGT, duvido que o pessoal fique chateado se você criar um tópico na seção de gabinetes com o intuito de pedir opiniões sobre estes modelos. O fórum serve pra isso mesmo, cara, não precisa ficar acanhado não. :D

Sobre os gabinetes, quaquer um que você achar com espaço pra fan traseiro de 120 mm pode ser modificado seguindo as dicas do primeiro post para ficar bem refrigerado. Entretanto, é preciso gastar dinheiro com coolers, grelhas e afins, portanto, se o orçamento for limitado, é bom levar isso em consideração na hora de escolher qual gabinete comprar.

Postado
Cara foi mal se postei errado, eu só achei que ao invés de ficar criando milhares de tópicos pra cada pergunta não fosse necessário, aproveitando um já criado!

PS: Li sim o tópico porém queria uma opinião e não ''o que fazer''

PS2: E da proximá vez que me chamar de incapaz vou descer o nível com você!

De qualquer forma, valeu!

opa o texto não tem o intuito de te diminuir não :( não quis te chamar de incapas, :P se voce entendeu isso eu peço humildes desculpas :wub::D queria apontar o fato de que sua resposta já está respondida aqui e em outros tópicos :lol: amem :cool::)

Postado

pistolão, muito bom cara!

ja tava quase comprando um xblade...

ia sair 94,00 no paraguai...

bom, vou comprar um gabinete fulera ai...

e vou colocar 4 coolermaster com led azul que você postou....

mas eles vão gastar muita energia?

e se eu coloco um cooler na tampa lateral do gabinete, quando eu for abrir o gabinete num vai dar problema não por causa dos fios, ou da pra desplugar tranquilo?

obrigado cara!

• Membro VIP
Postado

Cada cooler desse gasta + ou - 4 watts, então são 16 watts... é, não é muito mas também não dá pra ignorar... e os fios que vêm com eles tem um comprimento razoável, provável que você não tenha problemas para abrir seu gabinete.

Postado

lord, queria saber se esses 16 watts significariam muito na minha conta de energia?

porque o problema de fonte eu num tenho porque vou usar uma corsair 750w...

se isso não significar muito talvez eu até coloque um quinto cooler...

to preocupado porque meu PC ja vai gastar muito por causa da HD 4850...

minha unica preocupação realmente é a conta de energia^^

Postado
pistolão, muito bom cara!

ja tava quase comprando um xblade...

ia sair 94,00 no paraguai...

bom, vou comprar um gabinete fulera ai...

e vou colocar 4 coolermaster com led azul que você postou....

mas eles vão gastar muita energia?

e se eu coloco um cooler na tampa lateral do gabinete, quando eu for abrir o gabinete num vai dar problema não por causa dos fios, ou da pra desplugar tranquilo?

obrigado cara!

Eles consomem pouco, e não se preocupe, hoje em dia os gabinetes possuem em suas boradas locais para voce passar os fios, da para por e não ficar solto, qualquer coisa fita isolante e imaginação resolve...

lord, queria saber se esses 16 watts significariam muito na minha conta de energia?

porque o problema de fonte eu num tenho porque vou usar uma corsair 750w...

se isso não significar muito talvez eu até coloque um quinto cooler...

to preocupado porque meu PC ja vai gastar muito por causa da HD 4850...

minha unica preocupação realmente é a conta de energia^^

nossa mas a hd4850 tem GPU de 45nm de litografia e GDDR3, gasta pouquíssimo... e aqui em casa eu só tenho cooler de alto desempenho e silencioso, todos de 12V 0.4A, e tenho 2 120mm na frete, 1 120mm atras, 2 120mm no cooler do processador, 1 120mm na lateral da placa de vídeo e chipset na placa mãe, 2 80mm nos dissipadores da placa mãe, 3 de 70x15mm na placa de vídeo com o acceler0, sem contar com o da fonte, que eu também troquei e coloquei o da coolermaster led azul, e minha fonte é de só 550W (500W reais) e quenta e ainda sobra 10A na linha 12V... uma coisair 550W já é mais que suficiente para sua configuração, 750W só se voce for fazer crossfire ou sli...

Postado

cara você num entendeu o que eu quis dizer^^

minha fonte eu sei que aguenta trocentos coolers!

o que ue eu qeuria saber é se minha conta de energia vai aumentar com a instalação desses coolers...

minha fonte da e sobra pra esse PC!

so optei por ela pelo fato de que minha placa mãe suporta ate 16 gb ram, suporta crossfire, então, posso atualizar meu PC por varios anos sem me preocupar com fonte!

etão a unica coisa que eu me preocupo é se os coolers vão aumentar minha conta de energia...

Falou!

Postado

ja decidi pelo Gabinete Argus ATX Zion 7730, mas eu moro em fortaleza e o frete num tem condição...

vou procurar um parecido aqui em fortaleza...

achoq ue vou gastar uns 180 reais nele....

vou colocar os 4 coolers = 60

gabinete = 50 - 70

grelhas = 20

tampa acrilica fumê= 30

inda tem a pasta térmica do processador que ainda tenho que comprar...^^

Postado
cara você num entendeu o que eu quis dizer^^

minha fonte eu sei que aguenta trocentos coolers!

o que ue eu qeuria saber é se minha conta de energia vai aumentar com a instalação desses coolers...

minha fonte da e sobra pra esse PC!

so optei por ela pelo fato de que minha placa mãe suporta ate 16 gb ram, suporta crossfire, então, posso atualizar meu PC por varios anos sem me preocupar com fonte!

etão a unica coisa que eu me preocupo é se os coolers vão aumentar minha conta de energia...

Falou!

sim e não, vão gastar mais sim, só que vai ficar mais frio e vai consumir menos energia entendeu...

ja decidi pelo Gabinete Argus ATX Zion 7730, mas eu moro em fortaleza e o frete num tem condição...

vou procurar um parecido aqui em fortaleza...

achoq ue vou gastar uns 180 reais nele....

vou colocar os 4 coolers = 60

gabinete = 50 - 70

grelhas = 20

tampa acrilica fumê= 30

inda tem a pasta térmica do processador que ainda tenho que comprar...^^

pasta termica compre a ocz freezer extreme, muito boa, e tem uma das melhores transferencia de calor em altas temperatura, perdendo só para diamond dust karat, que custa um fortuna e voce não vai achar no Brasil...

Postado

Mais uma dúvida, os coolers são ligados na placa mãe? Tô pesquisando uma placa mãe pro meu pc aqui (única coisa que falta) e tenho notado que a quantidade de entradas para cooler nas placas é muito maior em produtos mais caros, como essas "Formula" da vida da ASUS.

Eu pretendo comprar 6 coolers funcionais + 1 decorativo pra minha máquina. Será que vai caber tudo isso numa Asus P5Q da vida?

Ah, e a questão do consume de enrgia também me preocupa bastante... :(

Minha mãe vai me matar se a conta subir muito.

Já tô até vendo: "*****, Fabio! Esse ar condicionado com luzes de discoteca que você chama de PC aumentou a conta em mais de R$ 100! Fora com isso daqui!"

Será que é exagero esse medo? XD

Postado

Já tô até vendo: "*****, Fabio! Esse ar condicionado com luzes de discoteca que você chama de PC aumentou a conta em mais de R$ 100! Fora com isso daqui!"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tenho o mesmo medo!

mas os coolers são ligados na fonte, a placa mãe não tem nada a ver!

imagine aqueles desenhos:

um cara sentado na cadeira de praia sendo abanado por mulheres gostosas avaianas com um leque na mão...

imagine que o cooler é um leque, a fonte são dancarinas avaianas, e a placa mãe esta sentada na cadeira de praia...

bom, pra mim so restam 2 dúvidas:

1- onde encontro a pasta térmica OCZ

2 - ond encontro bons filtros de poeira para os coolers(é recomendado usa-los?)

Postado
Mais uma dúvida, os coolers são ligados na placa mãe? Tô pesquisando uma placa mãe pro meu pc aqui (única coisa que falta) e tenho notado que a quantidade de entradas para cooler nas placas é muito maior em produtos mais caros, como essas "Formula" da vida da ASUS.

Eu pretendo comprar 6 coolers funcionais + 1 decorativo pra minha máquina. Será que vai caber tudo isso numa Asus P5Q da vida?

Ah, e a questão do consume de enrgia também me preocupa bastante... :(

Minha mãe vai me matar se a conta subir muito.

Será que é exagero esse medo? XD

carpa liga direto na fonte... a unica vantagem de ligar na placa mãe é o controle de rotação em coolers mais barulhetos... mas como são fans silenciosos não se preocupe.

e onde encontro essas pastas? eu iria comprar a Arctic Silver 5 Original Artic Prata

e-armazem, smartdata, waz e etc... mas não compre a articsilver, a noctua, ocz, articcooling, thermalright são muito melhores...

Postado

a OCZ so tem na waz e com frete sai por 58 ¬¬....

vi no mercado livre as seguntes:

MX-2 Thermal R$ 39,99

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80052996-pasta-termica-mx-2-thermal-r-3999-entrega-inmediata-_JM

Térmica Thermaltake TG-2 CL-O0028

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79947283-pasta-termica-thermaltake-tg-2-cl-o0028-_JM

COOLER MASTER HTK-002 SILVER

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79135373-pasta-termica-cooler-master-htk-002-silver-_JM

alguma delas é boa?

valeu!

Postado

Valeu pela explicação, gente. Agora fico mais tranquilo. Tava achando que ia ter que comprar uma vga piorzinha pra comprar uma mobo que suportasse os coolers XD

Esse negócio de pasta termica é realmente importante, gente? Nem tava levando isso em consideração, pois contava que o cara que fosse montar meu PC (já que eu sou nub e nem montar sei) tivesse alguma pasta pra passar. Mas não sabia que tinha marca. Aposto que se o cara tiver vai ser uma bem genérica.

Isso é realmente necessário?

Ah, e alexesll, o Pistolão já respondeu aqui algumas vezes que botar filtro em cooler é fria (e não no bom sentido). Segundo ele atrapalha bastante a ventilação e, consequentemente, a refrigeração. Ele aconselhou usar uma tira de seda egipcia (se não me engano), mas eu vou ver se boto um daqueles exaustores de slot PCI pra ver se, junto com os outros 2 outros exaustores (topo e traseira) ajuda a sugar toda a poeira que entrar. Talvez nem precise de filtro algum.

Valeu.

• Membro VIP
Postado

Se seu PC for ficar ligado 24h, em um mês, só as 4 ventoinhas:

16W * 24h * 30 dias = 11,52 kwh

Como o preço do kwh é mais ou menos 50 centavos (varia muito de onde você mora anyway, olhe na sua conta de luz)... R$ 5,76 a mais na conta de luz. Bem, como você não vai deixar o PC ligado 1/5 do tempo que falei... 1 real.

Ah é, já ia me esquecendo... divida pela eficiência da sua fonte a quantidade de kwh... se é 75% = 11,52/0,75 = 15,36. Agora tá mais certim, em vez de 1 real você vai gastar 1,50, hehe.

Postado
Valeu pela explicação, gente. Agora fico mais tranquilo. Tava achando que ia ter que comprar uma vga piorzinha pra comprar uma mobo que suportasse os coolers XD

Esse negócio de pasta termica é realmente importante, gente? Nem tava levando isso em consideração, pois contava que o cara que fosse montar meu PC (já que eu sou nub e nem montar sei) tivesse alguma pasta pra passar. Mas não sabia que tinha marca. Aposto que se o cara tiver vai ser uma bem genérica.

Isso é realmente necessário?

Ah, e alexesll, o Pistolão já respondeu aqui algumas vezes que botar filtro em cooler é fria (e não no bom sentido). Segundo ele atrapalha bastante a ventilação e, consequentemente, a refrigeração. Ele aconselhou usar uma tira de seda egipcia (se não me engano), mas eu vou ver se boto um daqueles exaustores de slot PCI pra ver se, junto com os outros 2 outros exaustores (topo e traseira) ajuda a sugar toda a poeira que entrar. Talvez nem precise de filtro algum.

Valeu.

ah valeu cara!

e outra coisa,olha a casa de um cara que não passou pasta termica no processador: http://www.diplomaciaenegocios.com.br/noticias/BOMBA%20ATOMICA.jpg

hauhauhau

zoando...

mas tem que passar, baixa muito a temperratura do processador!

--

valeu lord!

ajudou muito cara!

achava que ia aumentar mais que isso ^^

Postado
Se seu PC for ficar ligado 24h, em um mês, só as 4 ventoinhas:

16W * 24h * 30 dias = 11,52 kwh

Como o preço do kwh é mais ou menos 50 centavos (varia muito de onde você mora anyway, olhe na sua conta de luz)... R$ 5,76 a mais na conta de luz. Bem, como você não vai deixar o PC ligado 1/5 do tempo que falei... 1 real.

Ah é, já ia me esquecendo... divida pela eficiência da sua fonte a quantidade de kwh... se é 75% = 11,52/0,75 = 15,36. Agora tá mais certim, em vez de 1 real você vai gastar 1,50, hehe.

Valeu mesmo pela explicação, Paladin! Acho que agora posso ficar tranquilo e aproveitar o PC sem medo de ser despejado! hahahaha. XD

ah valeu cara!

e outra coisa,olha a casa de um cara que não passou pasta termica no processador: http://www.diplomaciaenegocios.com.br/noticias/BOMBA%20ATOMICA.jpg

hahahahahah :lol:

Saquei. Então vou passar a levar isso em consideração.

Mas basta aplicar uma única vez quando for montar e seu efeito dura por anos ou tem que ficar reaplicando de x em x semanas/meses/anos?

Valeu.

Postado
a OCZ so tem na waz e com frete sai por 58 ¬¬....

vi no mercado livre as seguntes:

MX-2 Thermal R$ 39,99

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80052996-pasta-termica-mx-2-thermal-r-3999-entrega-inmediata-_JM

Térmica Thermaltake TG-2 CL-O0028

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79947283-pasta-termica-thermaltake-tg-2-cl-o0028-_JM

COOLER MASTER HTK-002 SILVER

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79135373-pasta-termica-cooler-master-htk-002-silver-_JM

alguma delas é boa?

valeu!

só a mx-2, mas no e-armazem tem a noctua que é baratim e é melhor que todas essas...

Postado

ah vou ficar com a noctua do e-armazem mesmo...

mas ja vi varios videos no youtube da galera passando pasta termica, uns banham o processador com a pasta, outros apenas colocam um pingo e espalham com o proprio cooler...

qual o correto?

Falou!

--

finalizei meu PC, vai ficar assim:

ASUS P5Q-E

CPU P-4 E8400 CORE 2DUO (775) 3.0 6MB

VGA PCI-E512MB ATI HD4850 SAPPH DR3

HD 500 GB SATAII SEAGATE 32MB

Memória Corsair 2 x 2gb 800

FONTE 750W CORSAIR (REAL) TX SERIES

MOUSE U+P LOGIT 931638 MX400 LASER 931638

4x FAN 120MM COOLER MASTER PRETO LED AZUL R4-L2R-20CK-GP e 4x GRILL METAL 120MM CROMADA

Pasta Térmica Noctua NT-H1 1.4ml

Gabinete qualquer, 50-70 reais

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...