Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


PistolaoBR

Posts recomendados

Valeu pelas dicas, Pistola. Se eu por ventilando ao invés tirando o ar (exaustor) vai dar algum problema então? Atrapalhar a ventilação?

Sim, vou ver se arrumo um spray pra pintar. Tô só esperando meu PC chegar pra eu poder trocar o antigo e praticar a pintura no gabinete dele.

PS: Também tinha gostado bastante dessa placa, mas depois de ler esses reviews eu fiquei com um pé atrás. Vocês que tem mais experiencia, será que isso é normal em placa nova e é corrigido com BIOS?

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredite, asus é assim mesmo, daqui a pouco eles lançam correção na bios sim, eu particularmente sempre recomendo as gigabyte, que tem suporte bem melhor que a da asus, e somente usam componetes de máxima qualidade, não importa se é placa modelo top como as ultradurable ou c/b... e se voce usar o fan de frante como ventilação, simplesmente não vai fazer direfeça nenhuma, com exaustão pelo menos ajuda a retirar um pouco do ar quante que sai do processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehe, vim passar o fds em BH, depois vou dar uma passadinha na segunda no circuito de lojas daqui de BH pra dar uma ajeitada na refrigeração do meu PC. =)

Antes meu PC ficava idle 35 aqui, lá em Vitória não fica menos de 40 =( Load com OC então, gosto nem de ver... vou ver se compro uma baia, grills, etc, mas não sei se vou achar os coolermaster 120mm, vou ver na oficina dos bits...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa !

Muito bom esse tópico !!

Estou pesquisando peças pro meu novo pc e qd me dei conta, me deparei com gabinetes caríssimos e q quase me desanimaram de montar meu pc novo.

Qd vi esse tópico me animei de novo... :D

Mas tenho uma duvida, esses gabinetes baratos e até de camelo, como foi dito, têm espaço suficiente para os periféricos mais modernos ? E a organização interna? E a qualidade das baias, parafusos (qd necessário) ?

Gabinetes como os Elite 300, Elite 331 e Elite 333 da Cooler Mater e o ATX Ferrari da Clone, suportam periféricos como Q9300, HD4850, e outras peças top ? Tem espaço suficiente ?

Obrigado pelas respostas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredite, asus é assim mesmo, daqui a pouco eles lançam correção na bios sim, eu particularmente sempre recomendo as gigabyte, que tem suporte bem melhor que a da asus, e somente usam componetes de máxima qualidade, não importa se é placa modelo top como as ultradurable ou c/b... e se voce usar o fan de frante como ventilação, simplesmente não vai fazer direfeça nenhuma, com exaustão pelo menos ajuda a retirar um pouco do ar quante que sai do processador...

Valeu pela dica, cara. Quando chegar eu vejo se o negócio vai ficar soprando ar em mim ou não. Se isso incomodar eu boto como ventilador mesmo, hehehe. :D

Obrigado pela observação sobre o off-topic também. Problema das Gigabytes P45 é que elas tão muito caras aqui ainda. :(

Hehehe, vim passar o fds em BH, depois vou dar uma passadinha na segunda no circuito de lojas daqui de BH pra dar uma ajeitada na refrigeração do meu PC. =)

Antes meu PC ficava idle 35 aqui, lá em Vitória não fica menos de 40 =( Load com OC então, gosto nem de ver... vou ver se compro uma baia, grills, etc, mas não sei se vou achar os coolermaster 120mm, vou ver na oficina dos bits...

Boa sorte, cara.

Eu dei uma boa rodadinha num shopping cheio de estandes de informática no Rio e não achei o coolermaster. Levei o tópico do Pistolão impresso e tudo, ele tá famoso por lá! :lol:

Eu só tinha que tomar cuidado pra esconder com o dedão a parte do texto que dizia que os atendentes de loja de info são "abestados, animais sem noção..." e por aí vai. hahahaha. Mesmo concordando ia pegar mal pra mim. :D

Enfim, vou comprar o Coolermaster no Kabum mesmo. Tem o frete, é verdade, mas eles fazem um desconto à vista de 15% que acaba compensando. Pena que eles não tem grelha preta lá, então vou ter que comprar separado em outro ludar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu só tinha que tomar cuidado pra esconder com o dedão a parte do texto que dizia que os atendentes de loja de info são "abestados, animais sem noção..." e por aí vai. hahahaha. Mesmo concordando ia pegar mal pra mim. :D

Enfim, vou comprar o Coolermaster no Kabum mesmo. Tem o frete, é verdade, mas eles fazem um desconto à vista de 15% que acaba compensando. Pena que eles não tem grelha preta lá, então vou ter que comprar separado em outro ludar...

Huahauhauhau, é, se não achar vai pela net mesmo, mas não tenho pressa não, vou ter que correr atrás de serralheiro ainda... :cool:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolão, parabens pelo topico, me ajudou bastante, apesar de eu já possuir algum conhecimento do assunto...mas todo dia aprendemos algo novo, mesmo achando que já se viu de tudo.

Então pistola, tenho um gabinete clone ( http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15076) e fiz um mod nele [quem quiser ver o mod, vai no orkut, e procura por "perla cecilio", perfil do gato (animal) da minha irmã, em fotos...está lá (orkut fake :D)], troquei o frontal por um akasa amber, e inseri um no topo (exaustão), 2 atrás e 1 na lateral de acrílico, todos de 80mm MTEK (foi burrice comprá-los, pensei após ler este tópico, mas eram os unicos que achei que combinavam com o mod...eles tem baixo fluxo mas também baixo ruído). mês passado comprei um zalman 9700 (que quase nao entrou, devido ao espaço limitado no gabinete). eu isolei o frontal (esse gabinete é legalzim e barato, mas mal feito pra krl...o cooler frontal tem espaços em cima e em baixo o que kebra o fluxo de entrada, pois ele nao é encostado na grelha, e acaba até sendo uma burrice de quem projetou esse gabinete, pois o ar viciado e quente fica rodando num fluxo que mal se renova, então fechei estes espaços com isopor, e ele passou a admitir mais ar frio de fora. antes de eu fechar, acredito que ele admitia apenas 25~30% de ar frio de fora, o resto era o proprio ar quente rodando no mesmo ciclo.

comprei uma 9800gtx, e tive que fazer uma modificação para a placa caber no case, pois essa vga tem incriveis 28cm! e quero trocar o case, mas nao encontro um case barato e GRANDE o suficiente, só encontro servidores de 500~600 reais pra mais e extremamente infuncionais. me ajudem, quem puder! abraço! valeu!^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai voce não precisa de ventilçao lateral nas memórias e nem processador e sim ventilação frontal na altura das memórias e processador, mas lembre-se isso só se faz necessário se voce usar um cooler de processador do tipo tower.

Nesse caso o ideal é voce comprar um gabinete de 5 baias pois as 2 primeiras de cima ficam na altura da fonte e as 3 de baixo ficam exatamente em frente ás memórias e cooler do processador e do exaustor do gabinete...

pistolão: vou comprar um gabinete igual o seu só que sem o acrilico na lateral, minha duvida é a seguinte voce disse que so é necessario colocar uma baia fan na frente se tiver um cooler tipo tower

mas na minha nova configuração vou usar o cooler box

será que se eu por a baia fan com o cooler vai atrapalhar a ventilação ou ajudar?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pistolão: vou comprar um gabinete igual o seu só que sem o acrilico na lateral, minha duvida é a seguinte voce disse que so é necessario colocar uma baia fan na frente se tiver um cooler tipo tower

mas na minha nova configuração vou usar o cooler box

será que se eu por a baia fan com o cooler vai atrapalhar a ventilação ou ajudar?

valeu

se voce for usar cooler padrão, não a necessiadade de voce colocar baia fan, se voce colocar ela jogando ar pra dentro não vai fazer diferença alguma, logo, se voce realmente quer por, então eu sugiro que voce coloque ela como exaustor, nas 3 baias de cima, assim o ar que sai da fonte e do processador que se acumula em cima vai ser retirado.

Pistolão, parabens pelo topico, me ajudou bastante, apesar de eu já possuir algum conhecimento do assunto...mas todo dia aprendemos algo novo, mesmo achando que já se viu de tudo.

Então pistola, tenho um gabinete clone ( http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15076) e fiz um mod nele [quem quiser ver o mod, vai no orkut, e procura por "perla cecilio", perfil do gato (animal) da minha irmã, em fotos...está lá (orkut fake :D)], troquei o frontal por um akasa amber, e inseri um no topo (exaustão), 2 atrás e 1 na lateral de acrílico, todos de 80mm MTEK (foi burrice comprá-los, pensei após ler este tópico, mas eram os unicos que achei que combinavam com o mod...eles tem baixo fluxo mas também baixo ruído). mês passado comprei um zalman 9700 (que quase nao entrou, devido ao espaço limitado no gabinete). eu isolei o frontal (esse gabinete é legalzim e barato, mas mal feito pra krl...o cooler frontal tem espaços em cima e em baixo o que kebra o fluxo de entrada, pois ele nao é encostado na grelha, e acaba até sendo uma burrice de quem projetou esse gabinete, pois o ar viciado e quente fica rodando num fluxo que mal se renova, então fechei estes espaços com isopor, e ele passou a admitir mais ar frio de fora. antes de eu fechar, acredito que ele admitia apenas 25~30% de ar frio de fora, o resto era o proprio ar quente rodando no mesmo ciclo.

comprei uma 9800gtx, e tive que fazer uma modificação para a placa caber no case, pois essa vga tem incriveis 28cm! e quero trocar o case, mas nao encontro um case barato e GRANDE o suficiente, só encontro servidores de 500~600 reais pra mais e extremamente infuncionais. me ajudem, quem puder! abraço! valeu!^_^

um gabiente bom e barato da clone, é o ferrari, ele está em promoção no kabum, se voce não gosta do vermelho dele, como todos não gostam, compre um spray de inta para metal preto fosco, custa só R$10,00 e pinte voce mesmo, lembre-se de usar um durex largo para proteger aquilo que voce não quer que o spray pinte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um gabiente bom e barato da clone, é o ferrari, ele está em promoção no kabum, se voce não gosta do vermelho dele, como todos não gostam, compre um spray de inta para metal preto fosco, custa só R$10,00 e pinte voce mesmo, lembre-se de usar um durex largo para proteger aquilo que voce não quer que o spray pinte.

Realmente é bem engraçado isso, mas ninguém parece gostar da maldita cor do Ferrari.

Comprei o meu num shopping do Rio. Quando avistei o bendito logo na cara do estande, bem do lado do vendedor, fiquei bem contente e fui perguntar o preço. Nosso diálogo foi mais ou menos assim:

— Opa, beleza? Quanto custa o gabinete Clone Ferrari?

— Esse aí nós não temos, amigo.

—...como não? Olha ele aí bem do seu lado, quase esbarrando no seu cotovelo! :confused:

Ah... Mas esse aqui é o vermelho... (_(

— Mas é esse que eu quero mesmo, uai! :D

:eek:

— Então... quanto é?

— Ah.... Faço por uns... R$ 75...?

— Fechado. :cool:

Depois ele me contou que a procura pelo gabinete até é grande, mas todo mundo só quer a versão prata.

Achei beeeem "lol" isso tudo. O Ferrari é um gabinete barato e melhor ventilado que muito case de R$ 300, mas realmente a Clone não foi feliz na escolha da cor. Será que eles não fizeram aqueles testes de mercado de por geral numa salinha e pedir opiniões sobre o produto antes de lançar?

Bom, enfim... que venham os sprays! :D

PS: Quem nunca viu o gabinete ao vivo pode ter uma surpresa, como eu, e achá-lo bem mais bonito do que pela web. O vermelho realmente não é tãaaaaao "tosco" quanto eu pensava e talvez eu até mantenha ele. Tô pensando em fazer um casemod com tema japonês, com adesivos de dragões pretos e tal. Vermelho é uma cor bem oriental, então talvez até fique bacana. XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente é um ótimo gabinete em termos de ventilação, se tivesse a possibilidade de por mais 2 fan de 120mm: um na lateral, bem ao lado do fan que fica em cima do processador, para ventilar as memórias; e um superior como exaustão... Ele ficava perfeito...

E pintar gabinete cm spray é bem divertoso :D eu mesmo sempre pinto a traseira dos meus com tinta preta fosca, fica bem bonitinho e ainda esconde a poeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce for usar cooler padrão, não a necessiadade de voce colocar baia fan, se voce colocar ela jogando ar pra dentro não vai fazer diferença alguma, logo, se voce realmente quer por, então eu sugiro que voce coloque ela como exaustor, nas 3 baias de cima, assim o ar que sai da fonte e do processador que se acumula em cima vai ser retirado.

um gabiente bom e barato da clone, é o ferrari, ele está em promoção no kabum, se voce não gosta do vermelho dele, como todos não gostam, compre um spray de inta para metal preto fosco, custa só R$10,00 e pinte voce mesmo, lembre-se de usar um durex largo para proteger aquilo que voce não quer que o spray pinte.

é mas....é praticamente o mesmo que eu tenho da clone..eu só nao achei fotos internas dele, mas a frente dó muda os detalhes...tem a mesma entrada de ar frontal...enfim, nao mudo nada pra mim :((_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce for usar cooler padrão, não a necessiadade de voce colocar baia fan, se voce colocar ela jogando ar pra dentro não vai fazer diferença alguma, logo, se voce realmente quer por, então eu sugiro que voce coloque ela como exaustor, nas 3 baias de cima, assim o ar que sai da fonte e do processador que se acumula em cima vai ser retirado.

desculpe a pergunta meio ***** mas pra por o cooler em exaustão como faço instala ele do contrario?:D

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente é um ótimo gabinete em termos de ventilação, se tivesse a possibilidade de por mais 2 fan de 120mm: um na lateral, bem ao lado do fan que fica em cima do processador, para ventilar as memórias; e um superior como exaustão... Ele ficava perfeito...

E pintar gabinete cm spray é bem divertoso :D eu mesmo sempre pinto a traseira dos meus com tinta preta fosca, fica bem bonitinho e ainda esconde a poeira...

Vou por os dois. Só tenho que achar uma serralheria com serra copo por aqui pra isso...

O de cima que eu ainda não entendi direito. É pra por uma grelha na frente e atrás do cooler, né? Da pra parafusas 2 grelhas e 1 cooler com os mesmos buracos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou por os dois. Só tenho que achar uma serralheria com serra copo por aqui pra isso...

O de cima que eu ainda não entendi direito. É pra por uma grelha na frente e atrás do cooler, né? Da pra parafusas 2 grelhas e 1 cooler com os mesmos buracos?

sim, é para por grelhas na parte de dentro do gabienete para proteger contra sucção de fios, e fora, para proteger seus contra contato com as mãos, e elas são projetadas para serem usadas com os parafusos padrões de cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Huh, uma resposta cretina seria: Vira ele ao contrário. Porém, vou dar uma mais completa:

A maioria dos fans de gabinete vem com oito furos de fixação, 4 na parte frontal do cooler e 4 na parte traseira. A parte frontal do cooler você define como sendo o lado onde o cooler puxa o ar, isto é, o lado onde você observa as pás do cooler cortando o ar. Então, se quiser que o cooler jogue ar pra dentro da gabinete, isto é, puxe ar de fora, você deve deixar a parte frontal virada pra fora do gabinete. Se você quer que o cooler puxa o ar quente de dentro pra fora (exaustão) inverta-o, isto é, instale o cooler com a parte traseira virada pra fora.

Enfim, fiz meu "tour" aqui hoje em BH (que saudades desse trânsito maldito =p) e comprei uns brinquedinho de refrigeração da oficina dos bits (embora eu odeie a loja foi só lá que achei o coolermaster de 120mm) e na spon (nunca tinha ido nela e nem sabia dela, sendo que fica a 200 metros da casa do meu cunhado e eu não sabia) e gostei bastante da loja, que tem preços ótimos, pena que não tinha a pasta térmica da Noctua, deixei pra próxima vez. =(

Agora voltando pra Vitória vou ter que achar um serralheiro decente pra furar minha tampa do gabinete... alguém conhece um bom de serviço? =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu deixei o meu todo preto, mas na serralheria que eu fui, a serra copo que tinha, não chegou a ser de 120mm, o buraco ficou com 10,5 cm de diametro, tanto os 2 laterais, quanto o traseiro, esse que me fez aparecer uma dúvida:

Na parte traseira, o buraco de 10,5 cm ficou 'quase' na medida, mas se eu tentar alargar mais, deixando com 12cm, vai ficar beirando a 'quina' onde entra a chapa lateral, onde se parafusa atrás , a pergunta é : Corto deixando com 120mm mesmo? não tem problema beirar ali ? (porque da pra parafusar normal), e outra : a grelha vai na parte de dentro do gabinete também ? não é em alto relevo né ? que atrapalhe a fixação da chapa lateral ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na parte traseira, o buraco de 10,5 cm ficou 'quase' na medida, mas se eu tentar alargar mais, deixando com 12cm, vai ficar beirando a 'quina' onde entra a chapa lateral, onde se parafusa atrás?

R. vai ficar beirando sim, logo o máximo que voce pode deixar é de 11,8 cm

Corto deixando com 120mm mesmo?

R. Deixa com 105mm está ótimo

A grelha vai na parte de dentro do gabinete também?

R. Grelha sempre vai na parte de fora do gabinete, voce somente poe grelha na parte de dentro do gabinete tambem em fans que ficam na parte de cima do gabiente e os fios da fontes passam debaixo dele

Atrapalhe a fixação da chapa lateral?

R.Não atrapalha fixação não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu deixei o meu todo preto, mas na serralheria que eu fui, a serra copo que tinha, não chegou a ser de 120mm, o buraco ficou com 10,5 cm de diametro, tanto os 2 laterais, quanto o traseiro, esse que me fez aparecer uma dúvida:

Na parte traseira, o buraco de 10,5 cm ficou 'quase' na medida, mas se eu tentar alargar mais, deixando com 12cm, vai ficar beirando a 'quina' onde entra a chapa lateral, onde se parafusa atrás , a pergunta é : Corto deixando com 120mm mesmo? não tem problema beirar ali ? (porque da pra parafusar normal), e outra : a grelha vai na parte de dentro do gabinete também ? não é em alto relevo né ? que atrapalhe a fixação da chapa lateral ?

**, tira uma foto dele todo preto aí pra gente ver. :D

E acho que não é pra fazer buracos de 12 cm mesmo não. Se não me engano 12 cm é o tamanho do cooler e o buraco tem que ser do tamanho da ventoinha. Acho que o recomendado era 10 cm mesmo, mas não tenho certeza. Pistolão pode responder melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já que hoje foi o dia das perguntas idiotas, eu tenho mais uma.

Mas essa é bem, BEM ***** mesmo. Eu tenho plena consciência de que é *****, mas vou perguntar assim mesmo só por via das dúvidas. :D

Tipo, depois de tudo que li aqui ja cheguei á conslusão de que é melhor botar meus dois coolers frontais (um de 12cm e um de 80cm) como exaustores.

Minha dúvida é a seguinte: Será que não faz mal todo esse ar quente que passou por toda aquela parafernalha interna do PC soprando em você não?

Porque meu gabinete fica do lado do monitor, então seriam dois ventiladores praticamente na minha cara.

Sei lá, até celular dizem que da câncer... vai ver esse ar que fica rodando dentro do hardware também é tóxico... não custa nada perguntar XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, o máximo que vai te causar é desconforto nos dias quentes... :D

E pow, hardware não é tóxico não mano, silício é areia, hehe... não recomendo ingerir peças de hardware (lol) mas respirar o ar quente delas não dá nada não, se tiver poeira vai te prejudicar, mas aí não precisa ser um hardware, qualquer coisa empoeirada... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!