Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
Mas onde eu parafuso, cara? O cooler e a grelha já tão na baia. Falta só grudar a bichinha no meu PC.

Sóque ela não tem buracos redondos pra isso, e nem veio com parafuso algum. Só tem buracos retangulares na lateral...

ode eu parafuso?

Valeu.

carpa, na baia fan tem tipo cortes dos lados, eles devem coincidir com os lugares dos parafusos, caso não coincidam, como aqui em casa não coicidiu, use sua imaginação, voce pode passar fita isolando costurando a baia entre suas frestas laterais e as frestas da lateral das baias...

To para terminar de montar meu mais novo "Brinquedinho" mas ainda nao descidi um gabinete bacana, e depois de ter lido este topico ai que nao descidi mesmo.

Com isso, queria uma dica de vocês a respeito de um gabinete legal que suporte a config que passei logo a baixo e se recomendam eu comprar algum destes gabinetes postado abaixo e modifique-os.

GA-MA78G-DS3H

Phenom X4 9600 Series Black

G.SKILL 2GB(2 x1GB) DDR2 1066

VGA Radeon HD 4850 512MB 256-bit GDDR3 PCI Express 2.0

1 HD SataII Samsung 250G 16MB Buffer

1 HD SataII Maxtor 500G 32MB Buffer

Zalman ZM 360B-APS

01_05_10_18_84_index_g.jpg

img?s=MLB&f=77511478_2066.jpg&v=P

01_05_10_18_145_index_g.jpg

vixi, todos os são exemplos de gabinetes bonitos caros e os 2 últmos são exemplos de gabinets de péssima ventilação :P dalí só o coolermaster ammo presta, evite gabinete que usem fans de 80mm, pricipalmente os que usam deles na traseira... e a propósito, sua fonte zalman não vai dar conta dessa config não pega uma corsair 450VX...

E leia o 1º post desse tópico, voce vai ver que não precisa gastar muto para fazer um gabinete ventilado...

Postado

Valeu pela ajuda, gente. Eu tava tentando parafusar com os parafusos que vieram na caixa para os coolers, mas eles são muito grandes e não tava cabendo. Achei parafusos menores e consegui colocar direitinho. =)

Infelizmente esse gabinete aqui não tem espaço pra cooler de 120mm na traseira como eu pensei, então coloquei meu cooler akasa de 80 que comprei pra baia fan do meu pc novo lá mesmo, e isso foi o que deu mais trabalho.

Tipo, os parafusos que vieram no cooler são MUITO grossos pra ele e só chegam a serem parafusados um tantinho de nada. Não atravessam todo o buraco do cooler, longe disso. Por causa disso o cooler fica BEM soltinho no gabinete. Não chega a cair, mas fica uma folga imensa de parafuso entre o buraco do gabinete e o do cooler.

É assim mesmo ou eu que não estou sabendo parafusar? Lembrei da dica da borracha e usei algumas para preencher essas folgas. Ficou melhor, mas ainda não está completamente preso. Como disse, não cai e talvez nem balance, mas acho bem esquisito isso não ser parafusado completamente.

Em relação aos cabos, fiz uma gambiarra danada aqui também e não sei se ta certo :P

O coolermaster vem com um adaptador de duas pontas e eu não sei se precisa ligar as duas ou só uma. Eu liguei só uma e usei a outra pra conectar o cooler de trás, já que minha fonte não tinha mais nenhum outro plug sobrando. Pode fazer isso?

Valeu mesmo pela ajuda, gente. Sei que não é minha praia isso, mas pagar uns 30-50 reais só pra algum tecnico mané montar isso na loja é dose.

Postado
vixi, todos os são exemplos de gabinetes bonitos caros e os 2 últmos são exemplos de gabinets de péssima ventilação tongue.gif dalí só o coolermaster ammo presta, evite gabinete que usem fans de 80mm, pricipalmente os que usam deles na traseira... e a propósito, sua fonte zalman não vai dar conta dessa config não pega uma corsair 450VX...

E leia o 1º post desse tópico, voce vai ver que não precisa gastar muto para fazer um gabinete ventilado...

Entendo

então vale a pena eu continuar com o meu gabinetezinho atual (foto postada abaixo) e fazer as modificaçoes para ficar melhor ventilado:?

01_05_10_18_97_index_g.jpg Meu gabinete e parecido com este, a diferença e no botal de reset que e menor, mais bem menor so da pra resetar com uma agulha xD

Postado

é que eu toq uerendo fazer o canhão de ar com baia fan...

vai ser essa placa mãe ou a p5q-se...

e esses outros coolers são muito caros...

num daria não?

ia ficar legal...

Postado
ele tem a possibilidade de se por fan traseiro de 120mm

Bom nao ha possibilidade de adicionar um 120

então procurei alguns gabinete ao estilo que foi demonstrado no topico, encontrei este

img?s=MLB&f=78730666_6431.jpg&v=P

img?s=MLB&f=78730666_2946.jpg&v=P

Vale a pena?

Postado

Meu gabinet é um merdaship :mad: modelo Gamer IV - E.T., "bunitinhu" mas ORDINÁRIO (tenho ele a uns 3 anos já, porque o vendedor não tinha mais o Blue Eye que eu queria - acho um pouco melhor e mais customizável tb - e me empurrou esse pelo mesmo preço, pra não perder a venda), e ele tem chapa furadinha pra dois fans traseiros de 80mm, mas tem espaço pra colocar um de 120mm, o único problema é que se eu recortar um furo redondo de uns 115mm pro fan, vai sobrar mais ou menos 60mm de metal furadinho. queria sugestões pra esse problema, será que devo cortar uma chapa de metal e colocar ali no lugar dos furinhos, fazendo um buraco nessa chapa pro fan de 120mm?

vou postar a imagem do problema :(

post-377548-13884948167359_thumb.jpg

desenhei sobre a foto os detalhes pra identificar melhor

E por último quero parabenizar o PistolãoBR pelo tutorial nota 10!

• Membro VIP
Postado

Bem amigo, acredito eu que esses furinhos "sobrando" não vão influenciar em nada a não ser esteticamente, vai ocorrer exaustão passiva ali, talvez um acúmulo de poeira, não diferente do que já é. Eu pensei em fazer isso com meu gabinete aqui, que é o mesmo caso seu, mas como vai ser só exaustão na traseira vou deixar um 80mm mesmo (talvez dois). As demais modificações como um cooler 120mm em cima do processador/memórias e da PV/chipset são fortemente recomendadas.

Postado

Skullman, outra alternativa seria optar por colocar um exaustor de 120mm na parte de cima do seu gabinete. Pelo que eu pude apurar ele é tão eficaz do que o traseiro (ou até mais). Aí você coloca mais dois exaustorezinhos de 80mm nos espaços traseiros e deve ficar bem servido de exaustão. :)

Postado
Bom nao ha possibilidade de adicionar um 120

então procurei alguns gabinete ao estilo que foi demonstrado no topico, encontrei este

img?s=MLB&f=78730666_6431.jpg&v=P

img?s=MLB&f=78730666_2946.jpg&v=P

Vale a pena?

Se der para por fan traseiro de 120mm sim, se não, não compre...

Skullman, outra alternativa seria optar por colocar um exaustor de 120mm na parte de cima do seu gabinete. Pelo que eu pude apurar ele é tão eficaz do que o traseiro (ou até mais). Aí você coloca mais dois exaustorezinhos de 80mm nos espaços traseiros e deve ficar bem servido de exaustão. :)

na verdade voce precisa dos 2 para que o ar quente que sai do cooler não seja reutilizado...

Postado

Lorde, Carpa e Pistolão

Estive estudando algumas alternativas de custo x benefício e acho que vou inverter as tampas laterais do gabinet assim posso fazer os furos pros 3 fans de 120mm sem problemas, eu já tirei aquelas "asas" ridículas e é quase certo que eu retire a frente tb, e pinte de preto, acho aquela portinhola horrível, e nunca ficou fechada mesmo...

Eu acho que vou por um baiafan de 120mm como exaustor se não tiver como adaptar um de 120mm na traseira e vou por um de 120mm no topo tb, assim não terei mais problemas como o que tive no passado.

Nesse gabinet infernal ai eu tinha um P4 HT 3.0 - acho (nem lembro mais direito) e que chegava fácil a 70 graus e sem over nenhum, ai comecei a fuçar (cooler era original intel) pra ver se baixava a temperatura e numa dessas vezes deixei cair um resíduo de pasta térmica (genérica) nos pinos do encaixe do processador da placa mãe e ai... meti um cotonete pra tentar tirar. CLARO que entortaram uns pinos e o troço não funcionou mais, foi-se a placa mãe e ficou a lição, hehe

Agora é fazer a coisa certa, com calma, que sai... :cool:

Postado

Pistolão, seguinte, to meio atrapalhado com o forum ainda, então criei um álbum no Picasa Web com as fotos que eu tirei do gabinet.

Gabinete Do PC

Pretendo tirar fotos da "confecção" do mod e vou postando lá mesmo, até completar essa empreitada, depois sei lá, aprendo a usar as ferramentas aqui do forum e posto tudo por aqui, pra ficar mais fácil. As imagens estão em 640 x 480 pra carregarem mais rápido.

Enfim, é isso, o próximo passo é limpar os quilos de poeira e fazer as furações, vou acompanhando o tópico e se puder ajudar em alguma coisa, é só me falarem.

Postado

Pois é Pistolão, pensei em recortar o gabinet de forma a manter o acrílico desse lado, mas ai teria que comprar uma chapa nova, porque eles recortaram naquele formato enviesado ali.

A alternativa é trocar os lados e fazer algum tipo de pintura no acrílico. tenho uma tia que gosta de pintar pano de prato :wacko::wacko:, pensei em pedir pra ela pintar alguma coisa tosca na parte visível, kkkkkkkk

Uma alternativa seria escolher uma fotografia grande e imprimir num ploter e colocar pra tapar a parte transparente, mas ai acho que seria meio caro e na real, nem ligo muito pro visual do PC, to mais preocupado em não torrar nada, to vacinado contra temperatura elevada, depois de meses jogando só PACIÊNCIA :ZZZ:, não quero nem pensar em detonar outra placa-mãe :muro::muro::muro:, hehehe

O pior de tudo é que eu fiz um teste na parte de traz do gabinet e NÃO CABE fan de 120mm ali, vou ter de ficar com os inúteis de 80mm mesmo agora é procurar algum que não comprometa o sistema todo... será que existe um bom fan de 80mm que pelo menos ajude na exaustão? vou por um no teto e um baiafan de exaustore pra ajudar as 2 porcarias da traseira :priv:.

Outra coisa Pistolão, queria saber se a fonte trabalha melhor a baixas temperaturas? Pelo que andei lendo nos testes do CDH, quanto mais baixa a temperatura, melhor né, então os 3 fans de 120mm da lateral auxiliam muito nessa parte, correto? :joia:

Postado
Pois é Pistolão, pensei em recortar o gabinet de forma a manter o acrílico desse lado, mas ai teria que comprar uma chapa nova, porque eles recortaram naquele formato enviesado ali.

A alternativa é trocar os lados e fazer algum tipo de pintura no acrílico. tenho uma tia que gosta de pintar pano de prato :wacko::wacko:, pensei em pedir pra ela pintar alguma coisa tosca na parte visível, kkkkkkkk

Uma alternativa seria escolher uma fotografia grande e imprimir num ploter e colocar pra tapar a parte transparente, mas ai acho que seria meio caro e na real, nem ligo muito pro visual do PC, to mais preocupado em não torrar nada, to vacinado contra temperatura elevada, depois de meses jogando só PACIÊNCIA :ZZZ:, não quero nem pensar em detonar outra placa-mãe :muro::muro::muro:, hehehe

O pior de tudo é que eu fiz um teste na parte de traz do gabinet e NÃO CABE fan de 120mm ali, vou ter de ficar com os inúteis de 80mm mesmo agora é procurar algum que não comprometa o sistema todo... será que existe um bom fan de 80mm que pelo menos ajude na exaustão? vou por um no teto e um baiafan de exaustore pra ajudar as 2 porcarias da traseira :priv:.

Outra coisa Pistolão, queria saber se a fonte trabalha melhor a baixas temperaturas? Pelo que andei lendo nos testes do CDH, quanto mais baixa a temperatura, melhor né, então os 3 fans de 120mm da lateral auxiliam muito nessa parte, correto? :joia:

Cara, vê direito as suas contas aí. Pelo que eu entendi você vai colocar 5 coolers de 120 da coolermaster no gabinete, certo? 3 na lateral, 1 na baia e um no topo.

Bom, se você vai mesmo colocar 5 coolers de 120 da coolermaster no gabinete (R$ 15,00 cada na Spon) + 2 de 80 mm atrás (cerca de R$ 10,00 cada) + as 6 grelhas necessárias pros de 120 ( R$ 4,7 cada na Spoon), vocÊ deverá gastar pelo menos uns R$ 120,00 + FRETE.

Será que não é mais jogo comprar um gabinete baratinho que custe até R$ 70,00 e tenha espaço pra cooler de 120 atrás, e aí colocar mais 2 de 120 na lateral? Segundo o primeiro post esses 3 lugares são os que realmente são necessários. Mais tarde, quando você tiver mais dinheiro, se achar que precisa, você coloca mais um cooler no topo e outro na lateral.

Nao sei se tô falando besteira, mas, na minha opiniao, é melhor investir em menos coolers e num gabinete que você vai poder usar por muito tempo e com espaço pra colocar outros no futuro (se precisar). Eu pelo menos não gastaria 120 reais pra modificar esse gabinete da leadership...

Postado

oha skullman, voce só vai precisar mesmo de 1 traseiro, 2 na lateral (processador e chipset+vga), 1 superior... 5 grelhas... tá ótimo... e é bem possível que de para voce colocar as asas depois dependendo de como voce por os 2 laterais... para não estragar o visual do seu gabinete...

Postado

Carpa, Pistolão

Medindo por dentro, não dá pra por fan de 120mm na traseira, mas pensei em por por fora do gabinet, alias, isso é uma coisa que eu vinha pensando a tempos, assim libera mais espaço dentro, hehe, e com relação as asas, tenho asco delas, nunca gostei.

Mas com relação aos fans, vou fazer um superior e os 2 laterais com certeza, to esperando pra definir a configuração, especialmente a mobo, pra ver se vai precisar do terceiro fan na lateral e um exaustor numa baiafan, mas esse baia dá pra colocar depois, porque a montagem não exige furo, então nem esquento, seria mais pra nivelar o fluxo entrada/saida de ar desse "leaderSHIT" aqui.

Eu atá pensei em comprar um argos, mas acho que vale mais a pena gastar esses 75 pila em fans, porque o merdaship, apesar de tudo, é um gabinet espaçoso por dentro, e no fim das contas, cumpre o principal, que é servir de base pra montagem do PC, além de eu já ter outros 2 gabinets desmontados aqui em casa, que eu vou ver se aproveito alguma parte pra fazer as modificações na traseira.

Postado
Carpa, Pistolão

Medindo por dentro, não dá pra por fan de 120mm na traseira, mas pensei em por por fora do gabinet, alias, isso é uma coisa que eu vinha pensando a tempos, assim libera mais espaço dentro, hehe, e com relação as asas, tenho asco delas, nunca gostei.

Mas com relação aos fans, vou fazer um superior e os 2 laterais com certeza, to esperando pra definir a configuração, especialmente a mobo, pra ver se vai precisar do terceiro fan na lateral e um exaustor numa baiafan, mas esse baia dá pra colocar depois, porque a montagem não exige furo, então nem esquento, seria mais pra nivelar o fluxo entrada/saida de ar desse "leaderSHIT" aqui.

Eu atá pensei em comprar um argos, mas acho que vale mais a pena gastar esses 75 pila em fans, porque o merdaship, apesar de tudo, é um gabinet espaçoso por dentro, e no fim das contas, cumpre o principal, que é servir de base pra montagem do PC, além de eu já ter outros 2 gabinets desmontados aqui em casa, que eu vou ver se aproveito alguma parte pra fazer as modificações na traseira.

Olha se voce por um fan superior como exaustão voce não precisa de baia fan, e se voce coloca os 2 fans laterais, que fica em cima do cooler do processador e em cima do dissipador do chipset e placa de vídeo, um em cima do outro, sem espaço entre eles, voce já ventila o suficiente toda a placa mãe, um 3º fan na lateral, como os das memórias, só é necessário em overclocks agressivos nas memórias.

Não vale a pena mesmo não comprar um argos fica com esse, mas voce não vai poder usar alguns coolers tower de fans de 120mm para processadores.

Postado

Pistolão, na serralheria que eu achei aqui os caras só tem serra copo pra fazer furo de até 2 polegadas. Cidade pequena é soda... :rolleyes:

Vou ter que comprar mesmo. Você podia, por gentileza, me dizer o nome certinho da serra que eu preciso comprar? No tópico do PC da sua irmãzinha você diz que usou "serra copo para metais 12mm", mas não é pra fazer furo de 110mm?

Off: Vi em outro tópico uma lista sua com a ordem das melhores pastas térmicas do mercado, mas não estou conseguindo achar as 3 primeiras nem a pau. Acho até a OCZ Freezer em algumas lojas, mas só no famoso "tem, mas acabou" (fora de estoque). A mais próxima que achei foi a Noctua. Será que ela é boa o bastante?

Um abraço e obrigado.

Postado

Boa tarde pessoal, resolvi postar aqui pra ver se alguém me ajuda, meu pc vai ter a seguinte configuração:

Placa mãe: P5Q E

Processador: Q9450

Video: VGA Sapphire Ati HD 4850 de 512Mb

Memória: 2X1Gb DDR2 800Mhz Kingston Valueram

Hd 250 Maxtor

Gravadora DVD LG H62N Sata OEM - Marfim

Fonte ATX CoolerMaster Real Power M520 RS-520-ASAA-A1 PFC 0.99

Cooler Vortex 752

É o seguinte, me decidi pelo seguinte gabinete:

Blue Eye da Leadership, tem até um review sobre ele aqui no CH (que por acaso foi o que me ajudou a escolher):

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1197

Minhas duvidas são as seguintes:

1- Minha placa mãe e a fonte vão se encaixar direito nesse gabinete?

2- Precisarei instalar mais algum fan, cooler ou etc? Ou os que vem nele já dão conta do recado?

Valeuzão pra qm responder....

Postado
Pistolão, na serralheria que eu achei aqui os caras só tem serra copo pra fazer furo de até 2 polegadas. Cidade pequena é soda... :rolleyes:

Vou ter que comprar mesmo. Você podia, por gentileza, me dizer o nome certinho da serra que eu preciso comprar? No tópico do PC da sua irmãzinha você diz que usou "serra copo para metais 12mm", mas não é pra fazer furo de 110mm?

Off: Vi em outro tópico uma lista sua com a ordem das melhores pastas térmicas do mercado, mas não estou conseguindo achar as 3 primeiras nem a pau. Acho até a OCZ Freezer em algumas lojas, mas só no famoso "tem, mas acabou" (fora de estoque). A mais próxima que achei foi a Noctua. Será que ela é boa o bastante?

Um abraço e obrigado.

quis dizer 12CM, não 12MM, voce vai ter de comprar uma serra copo para metais (dentes triangulares) entre 110mm a 118mm ela funciona com uma furadeira logo voce vai ter de comprar o mandril também... e a noctua é muiot boa, ela ainda é mais fácil de passar que a ocz freezer e mais barata também, e a diferença é mínima, são praticamente a mesma, pode comprar...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...