Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Cara, adquiri os 3 últimos fans e o gabinete.

Se não entregarem no sábado deve chegar só na segunda... então eu posto uma foto depois de como ficou... já imagino o carnaval (placa mãe verde, 3 fans azuis e 1 laranja...enfim haha)

Valeu pelas dicas!

Gabinete = Alegoria de escola de samba:D:D:D:D:D:D

Bacana. Quando tiver tudo montado, tira umas fotos e posta aqui pra gente ver como ficou, aproveita e posta também suas impressões sobre as fans (Ruído, Fluxo de ar), se as temperaturas melhoraram etc, todas essas informações são muito úteis ao fórum, enriquecendo bastante o tópico.

Abraço

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Demorei, mas voltei com um pc refrigerado! :D

Bom, como havia dito antes, realizei a compra na quinta-feira 26/09. Chegou na segunda, 30/10.

Tudo ok com o gabinete e os 3 fans.

Reparei que o fan do gabinete não era aquela laranja de fábrica que eu vi no site da cougar... mas aparentemente é silencioso.. não achei o modelo no site da cougar mas as especificações descritas nele são:

ULTRA HB 120

CF-U12HB

Se alguém souber o modelo e ainda falar se presta, posta ai por favor.. porque não testei ele ainda (vou explicar mais a frente). Segue imagem:

20131005_120947.jpg

Tive tempo para trocar o gabinete somente hoje, quase 1 semana depois (gastei mais de 2h kkk... e realmente tava precisando. É só comparar:

20131005_120542.jpg

Detalhe que eu sempre tentava arrumar um lugar para os cabos da fonte mas era impossível... ainda mais agora depois da placa de vídeo...

Depois de desmontar um e montar o PC "novo" e as fans (Nunca entendi de hardware e foi a primeira vez que eu faço isso...) ficou assim:

20131005_153544.jpg

20131005_153533.jpg

Não sou bom pra organizar os cabos (definitivamente) mas, por ter bem mais espaço, deu pra melhorar DEMAIS a situação do meu pc.

Não sei se já deu pra reparar mas eu tive que tirar o fan original do gabinete e coloquei o terçeiro fan que comprei em seu lugar, por um motivo que já me gerou dúvida..

Onde eu conecto a entrada dele??

20131005_150843.jpg

Por que os 3 fans separados vieram com este cabo da imagem abaixo, mas o fan que veio não tinha nenhum acessório!!

20131005_151853.jpg

Como sou leigo, não soube como ligar este fan.. que pra mim seria ou pela falta do cabo ou por que talvez exista outra forma... então quem puder me ajude por favor: Existe uma conexão sem este cabo dos fans ou eu estou doido??

Caso precise, terei que comprar este cabo separado, certo?

Agora estou momentaneamente com o fan parado, e os 3 que comprei estão funcionando perfeitamente!

Agora sobre os três Sickleflow: O pc está com um barulho que pode incomodar durante a noite/madrugada... mas durante o dia não vejo problema algum.

Não posso nem falar quanto à refrigeração, já que o fan do outro gabinete é muito pequeno e eu nem sentia a "brisa" quando deixava a mão próximo a ele.. e por isso também era muito silencioso.. mas agora eu vi pra quê serve um fan... simplesmente incomparável.

Já tinha tirado uma screenshot das temperaturas jogando Far Cry 3 com o gabinete antigo... hoje não posso mas provavelmente amanhã postarei se realmente foi efetiva a mudança de gabinete em relação à temperatura após algum tempo jogando o Far Cry 3, usando a mesma configuração.

De qualquer forma obrigado a quem pôde ajudar, principalmente ao NIGHT FALL! E, se alguém puder me ajudar quanto a fan que está parado, por favor poste ai! Ai terei 4 fans e um rendimento melhor ainda!

Até então o pc está assim (e a frente também ficou legal com os leds):

20131005_154129.jpg

valeu!

edit: nem comentem quanto ao carnaval que está o gabinete... eu já esperava por isso haha

E a CX430 está certa, né? Aquele espaço para ventilação dela fica para baixo mesmo ou eu coloquei ela ao contrário?

Postado
E ae galera!

Eis me aqui de novo pedindo a sempre engrandecedora ajuda de vocês!

A poucos dias atrás pedi conselhos sobre coolers aqui e me decidi por um water. Agora estou decidindo entre o H80i e o H100i.

Estou certo de que os dois vão me atender muito bem quanto a executarem o resfriamento do processador. Mas uma dúvida me surgiu...

Caso eu instale o H100i, só poderei colocar ele no teto do HAF 922 (semelhante a essa foto):

0dccb862_Corsair_H100_005.jpg

O que me preocupa aqui é que aquela parte de cima do cooler (http://migre.me/gbkr5) tampe o topo do gabinete e o fluxo de ar fique ruim.

Caso eu use o H80i, vou poder instalar ele no cooler lateral e deixar o superior livre para agir como exaustor:

dsc03680y.jpg

Qual das duas opões seria melhor?

Ah! E também vi por acaso uma terceira opção onde o cara instalou o cooler mais a frente, mantendo o fan superior e o traseiro. Mas achei muito estranho. o.o Pode isso? Tô até confuso, tipo... cadê as baias? Ou eu entendi errado e isso é atrás mesmo? porque não parece o.o

IMG_1440.jpg

Mas então... no geral, qual vocês acham a melhor solução?

Aproveitando o embalo.... 1 cooler de 200mm ou 2 de 120mm?

No momento meu pc está assim:

Sistema_de_Refrigera_o.jpg

E eu estava pensando em tirar os de 200mm e colocar 2 de 120mm no lugar de cada um.

Agradeceria a artigos falando sobre Fans. Preciso entender principalmente Pressão de Ar, Fluxo de Ar e Como o barulho aumenta quando você instala vários Fans (é somando, continua no mesmo dBA de um só, etc).

Muito obrigado novamente pela atenção e abraços a todos!

Rapaz, essa foto do gabinete é idêntica do meu projeto que desenhei e executei no meu gabinete.

Assim que der um tempo aqui eu mostro as fotos.

Os links que você postou não direcionam a nenhum produto.

Por gentileza abra o site, localize os produtos desejados e poste os links novamente que teremos o maior prazer em ajuda-lo.

Abraço

Amigo, manda pra gente umas fotos do teu gabinete recheado de fan's. ;)

(Asus M4a88T-M -- Phenon II x4 955 3.2 Ghz -- Cooler Hyper Tx3 -- Zogis GTX460 V2 + Twin Turbo II -- XFX 450w -- 1 Kingston 2Gb 1033Mhz -- 1 Kingston 4Gb 1033Mhz -- 1 Samsumg Sata 250Gb -- 1 Samsung Sata 1Tb)

Postado
Demorei, mas voltei com um pc refrigerado! :D

Bom, como havia dito antes, realizei a compra na quinta-feira 26/09. Chegou na segunda, 30/10.

Tudo ok com o gabinete e os 3 fans.

Reparei que o fan do gabinete não era aquela laranja de fábrica que eu vi no site da cougar... mas aparentemente é silencioso.. não achei o modelo no site da cougar mas as especificações descritas nele são:

ULTRA HB 120

CF-U12HB

Se alguém souber o modelo e ainda falar se presta, posta ai por favor.. porque não testei ele ainda (vou explicar mais a frente). Segue imagem:

20131005_120947.jpg

Tive tempo para trocar o gabinete somente hoje, quase 1 semana depois (gastei mais de 2h kkk... e realmente tava precisando. É só comparar:

20131005_120542.jpg

Detalhe que eu sempre tentava arrumar um lugar para os cabos da fonte mas era impossível... ainda mais agora depois da placa de vídeo...

Depois de desmontar um e montar o PC "novo" e as fans (Nunca entendi de hardware e foi a primeira vez que eu faço isso...) ficou assim:

20131005_153544.jpg

20131005_153533.jpg

Não sou bom pra organizar os cabos (definitivamente) mas, por ter bem mais espaço, deu pra melhorar DEMAIS a situação do meu pc.

Não sei se já deu pra reparar mas eu tive que tirar o fan original do gabinete e coloquei o terçeiro fan que comprei em seu lugar, por um motivo que já me gerou dúvida..

Onde eu conecto a entrada dele??

20131005_150843.jpg

Por que os 3 fans separados vieram com este cabo da imagem abaixo, mas o fan que veio não tinha nenhum acessório!!

20131005_151853.jpg

Como sou leigo, não soube como ligar este fan.. que pra mim seria ou pela falta do cabo ou por que talvez exista outra forma... então quem puder me ajude por favor: Existe uma conexão sem este cabo dos fans ou eu estou doido??

Caso precise, terei que comprar este cabo separado, certo?

Agora estou momentaneamente com o fan parado, e os 3 que comprei estão funcionando perfeitamente!

Agora sobre os três Sickleflow: O pc está com um barulho que pode incomodar durante a noite/madrugada... mas durante o dia não vejo problema algum.

Não posso nem falar quanto à refrigeração, já que o fan do outro gabinete é muito pequeno e eu nem sentia a "brisa" quando deixava a mão próximo a ele.. e por isso também era muito silencioso.. mas agora eu vi pra quê serve um fan... simplesmente incomparável.

Já tinha tirado uma screenshot das temperaturas jogando Far Cry 3 com o gabinete antigo... hoje não posso mas provavelmente amanhã postarei se realmente foi efetiva a mudança de gabinete em relação à temperatura após algum tempo jogando o Far Cry 3, usando a mesma configuração.

De qualquer forma obrigado a quem pôde ajudar, principalmente ao NIGHT FALL! E, se alguém puder me ajudar quanto a fan que está parado, por favor poste ai! Ai terei 4 fans e um rendimento melhor ainda!

Até então o pc está assim (e a frente também ficou legal com os leds):

20131005_154129.jpg

valeu!

edit: nem comentem quanto ao carnaval que está o gabinete... eu já esperava por isso haha

E a CX430 está certa, né? Aquele espaço para ventilação dela fica para baixo mesmo ou eu coloquei ela ao contrário?

Ficou bom o resultado de seu novo gabinete, me animou a comprar outro.

Aquela ventoinha que não conseguiu ligar tem conector de 3 pinos, que provavelmente é para ser ligado no "Sys Fan" da MOBO, ou então em um cabo de 3 pinos em um controlador de fans, mas eu não sei muito sobre o funcionamento de fan ligadas na MOBO.

Pode-se utilizar um adaptador para ligar direto na fonte, provavelmente vai ter de comprar separado(certeza que não veio junto esse adaptador?? Deveria ter vindo).

Sobre a fonte, muitas vezes a furação que vem no gabinete permite ligá-la com a ventoinha tanto para baixo quanto para cima, mas se seu gabinete possui filtro nessa ventoinha é muito melhor colocar para baixo, evita sujar sua fonte.

Postado
Ficou bom o resultado de seu novo gabinete, me animou a comprar outro.

Aquela ventoinha que não conseguiu ligar tem conector de 3 pinos, que provavelmente é para ser ligado no "Sys Fan" da MOBO, ou então em um cabo de 3 pinos em um controlador de fans, mas eu não sei muito sobre o funcionamento de fan ligadas na MOBO.

Pode-se utilizar um adaptador para ligar direto na fonte, provavelmente vai ter de comprar separado(certeza que não veio junto esse adaptador?? Deveria ter vindo).

Sobre a fonte, muitas vezes a furação que vem no gabinete permite ligá-la com a ventoinha tanto para baixo quanto para cima, mas se seu gabinete possui filtro nessa ventoinha é muito melhor colocar para baixo, evita sujar sua fonte.

Pois é cara, tenho certeza que não veio o adaptador!!! Agora duvido que vou achar pra comprar só o adaptador em alguma loja... enfim, é o jeito!

O gabinete possui filtro sim, então manterei pra baixo! Obrigado!

Postado
Rapaz, essa foto do gabinete é idêntica do meu projeto que desenhei e executei no meu gabinete.

Assim que der um tempo aqui eu mostro as fotos.

Mostre mesmo, cara! =D

Pessoal, ao invés de trazer só dúvidas decidi trazer algo útil para o tópico! hahahaha

Aqui um teste muuuitoooo bem feito com alguns fans que achei em um site gringo!

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?286088-Fan-Testing-Round-12-NB-e-loops-Cougars-Noctua-Piranha-GT-AP-45s.

Depois de ver o teste e analisar mais algumas coisas decidi que vou pegar o Cougar Dual-X Red CF-D12HB-R e trocar todos os fans do meu gabinete por fans desse modelo.

Aqui tem ele na Guerra Digital por 30 reais: https://www.guerradigital.net/fan-cougar-red-led-120mm-hydraulic-liquid-bearing-ultra-silent-fan-cf-d12hb-r.html

Postado

Pra mim está exagerado, mas olha os resultados que eu consegui neste primeiro teste!

Far Cry 3 - 30 minutos jogados com o gabinete antigo:

30min_de_Far_Cry_3_antes.jpg

Agora 30 minutos jogados, na mesma configuração e com o gabinete e os fans novos:

depois.jpg

Já deu pra ver a diferença! Olha a temperatura da placa-mãe... um ganho absurdo!

Postado
Pois é cara, tenho certeza que não veio o adaptador!!! Agora duvido que vou achar pra comprar só o adaptador em alguma loja... enfim, é o jeito!

O gabinete possui filtro sim, então manterei pra baixo! Obrigado!

Se fosse eu faria uma pequena "adaptação" (gambiarra).

Descobriria qual o neutro(preto) e o amarelo(+12V) se essa fan for 12v, o que eu acho que é, e emendava no adaptador de uma das outras ventoinhas.

Descascava os fios do adaptador de uma outra fan mesmo para emendar.

• Curtir 1
Postado
Se fosse eu faria uma pequena "adaptação" (gambiarra).

Descobriria qual o neutro(preto) e o amarelo(+12V) se essa fan for 12v, o que eu acho que é, e emendava no adaptador de uma das outras ventoinhas.

Descascava os fios do adaptador de uma outra fan mesmo para emendar.

É uma boa mesmo!! De qualquer forma achei esse adaptador na Kabum:

http://www.kabum.com.br/produto/15774/akasa-cabo-adaptador-3-pinos-p-molex-c-cable-adpt-/?tag=adaptador%203%20pinos

Com o frete ta saindo por R$12,82 só!

To achado que vale a pena! :D

Postado
É uma boa mesmo!! De qualquer forma achei esse adaptador na Kabum:

http://www.kabum.com.br/produto/15774/akasa-cabo-adaptador-3-pinos-p-molex-c-cable-adpt-/?tag=adaptador%203%20pinos

Com o frete ta saindo por R$12,82 só!

To achado que vale a pena! :D

Bem, não é caro.

Falei da adaptação porque a unica fan no meu gabinete é fruto de adaptação.

É uma fan de Fonte de alimentação, aí tive de emendar outros fios com fita isolante porque estava curto também, e liguei num molex com um adaptador de uma outra fonte que estragou...... mas da para esconder, nem aparece.

Postado
Bem, não é caro.

Falei da adaptação porque a unica fan no meu gabinete é fruto de adaptação.

É uma fan de Fonte de alimentação, aí tive de emendar outros fios com fita isolante porque estava curto também, e liguei num molex com um adaptador de uma outra fonte que estragou...... mas da para esconder, nem aparece.

Entendi, poderia te feito isso, mas já que estava barato e pode ser útil mais pra frente também, resolvi comprar.

Já está tudo instalado e meu pc praticamente não acumula mais poeira.

Quando exigo muito do pc o que mais esquenta é o processador, mas não passa dos 50°.. a mobo nem dos 30° está passando e a placa de vídeo ta esquentando no máximo até 40°!

Ao meu ver, realizei uma compra excelente... agora talvez no início do ano que vem já dê para aumentar a memória e trocar o processador e placa mãe... ai estou tranquilo sem ter q fazer updates por uns 3 anos no mínimo :D

obrigado pelas dicas!!!

• mês depois...
Postado

Galera, boa noite.

Preciso de uma boa dica de qual FAN devo escolher para o gabinete Corsair 600T Graphite Series Black com lateral em Mesh.

Gostaria de um com bom custoxbeneficio, oferecendo um bom CFM e nivel de dB baixo.

Postado
Galera, boa noite.

Preciso de uma boa dica de qual FAN devo escolher para o gabinete Corsair 600T Graphite Series Black com lateral em Mesh.

Gostaria de um com bom custoxbeneficio, oferecendo um bom CFM e nivel de dB baixo.

Minha opinião:

- Se for pra por em radiador iria de Akasa Viper ou Cougar Vortex. Ambas tem bom CFM com boa pressão, porém a cougar é um pouco salgada e difícil de achar.

- Se for pra colocar apenas no gabinete iria nessa ordem(do melhor pra "pior" ): Shark > Xtraflow > Corsair

Postado
Alterando as FAN que vem de fábrica eu ganho desempenho? Por que estava justamente em colocar nas laterais no Mesh.

Eu nunca achei especificações dessas fans transparentes e daquela preta da traseira que vem nos gabinetes da Corsair. Mas se for a mesma que veio no meu Carbide 500R(tenho quase certeza que é a mesma) não haverá tanta mudança.

Eu fiz o teste no Meu e não houve grandes diferenças de temperatura, caiu apenas 1-2ºC. A troca serviu apenas pra enfeite. O que eu percebi é que pra Gabinete as fans servem apenas pra controlar o fluxo de ar, já em radiador o CFM e pressão realmente fazem a diferença.

As fans da Corsair que eu me referi no meu post anterior é essa da imagem abaixo. Elas acompanham 3 aneis(azul,branco e vermelho) que você pode troca-los. Acho elas caras e não tem tanto desempenho assim, serve mais pra enfeitar mesmo. Mas eu as coloquei ali no post, porque considero elas fan's de qualidade se comparado a outras fan's que se tem por ai no Brasil.

fan_af120_up_r.png

Pra gabinete eu prefiro as Sharks, acho o barulho delas normal em rotações muito altas. E como utilizo um controlador ficam praticamente inaudíveis aqui no meu gabinete. Porém como barulho vai de cada um, não vou te garantir que elas não te incomodaria.

Postado

É por que eu queria realmente troca-las, até mesmo essas de 200mm, mas como ainda não chegou - e nem sei se vai chegar o WC -.

No controlador do Corsair 600T eu posso conectar até 4 fans.

Você teria o link ou modelo das fan que você recomenda? Se a fan que vem do WC não precisar necessariamente trocar, não tem o porque substitui-las.

Postado
É por que eu queria realmente troca-las, até mesmo essas de 200mm, mas como ainda não chegou - e nem sei se vai chegar o WC -.

No controlador do Corsair 600T eu posso conectar até 4 fans.

Você teria o link ou modelo das fan que você recomenda? Se a fan que vem do WC não precisar necessariamente trocar, não tem o porque substitui-las.

As fans que eu falei pra radiador, todas de 12cm:

As fans que eu falei para o gabinete, todas de 12cm:

Aerocool SharkCooler Master xtraflo
Corsair Quiet Edition

• Curtir 1
Postado
Pesqusei sobre essa corsair e achei tb a performance edition. é muito barulhenta essa? Encontrei ela por 42. e a quiet edition ta 55.

Barulho é questão de gosto, então não sei se o que é alto pra mim vai ser pra você, mas dando minha opinião eu acho elas barulhentas sim, elas tem 30dBA no qual eu considero muito alto pra qualquer fan. Além disso o desempenho dela é pior que a Akasa viper que custa bem menos do que essas da Corsair.

Já a Quiet Edition é bem mais silenciosa, fica na faixa de 21dBA. Porém não tem tanto desempenho. Na minha opinião serve apenas pra por no gabinete ou pra enfeitar pois são bem bonitas.Se for pra colocar em cooler eu colocaria as que eu citei no post anterior.

Postado

Achei caro essas da corsair... Eu comprei um nzxt phantom 410. Preciso agora pegar uns coolers para ele.

Meu PC atual é um V6 com 2 akasa viper.

Postado
Achei caro essas da corsair... Eu comprei um nzxt phantom 410. Preciso agora pegar uns coolers para ele.

Meu PC atual é um V6 com 2 akasa viper.

Nesse caso eu iria nas Sharks. Acho o ruído delas razoável e com bom fluxo e o preço dela é mediano.

Postado
Nesse caso eu iria nas Sharks. Acho o ruído delas razoável e com bom fluxo e o preço dela é mediano.

30 reais a White edition. Bem mais em conta do q os corsair.

Apesar de q achei esse detalhe do corsair bem top.

Acho que vou buscar uns testes deles é comparar com o teste do viper q é o eu tenho.. Ai da pra ter uma noção melhor.

Provavelmente vou no mais barato / performance...

Gastar no visual do cooler não vai melhorar a performance nos games haha.

Postado

Neon: Sinceramente ainda estou em dúvida em qual escolher, até por que penso em fazer uma leve modificação em meu gabinete e outra por causa do dBA do Akasa - apesar do desempenho, acho 30dBA um valor alto.

• Membro VIP
Postado
o que vocês acham dessa FAN pra por em um Cougar Solution? e quantos precisaria?

Estão com preço bom, mas elas em alta rotação farão bastante ruído, tenho aqui duas Xtraflow Red(mais fortes que essas) e em rotação máxima são tão ruidosas quanto as Excallibur(que também tenho no watercooler)...mas se você usar um controlador dá para ajustar conforme o seu gosto.

No meu Solution uso 3 fans injetando ar (2 na frente e uma no assoalho) e duas como exaustor(no topo), mas não uso controlador, uso isso aqui: https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/fan/cabo-akasa-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002.html (não é bem esse modelo, mas é mesma coisa) o problema é que ligadr direto na fonte faz a rotação ficar sempre no máximo...logo, maior o ruído produzido. Aqui fica "de boa" pois uso fans da cougar e eles não fazem tanto ruído em rotação máxima.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...