Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Saulo_GPU

Questão do quanto de potência pode passar no conector de 8 pinos PCI-Ex

Recommended Posts

Bem pessoal.

Todos sabem que o conector de 8 pinos tem 2 Grounds (terras) a mais que o conector de 6 pinos.

Até aí beleza.

Mas por que que só de ter mais dois terras faz com que a potência máxima desses 8 pinos possa ser o dobro que pode passar em relação ao 6 pinos.

6 pinos ---> Podem passar 75W em teoria e oficial.

8 pinos ---> Podem passar 150W em teoria e oficial.

Por que essa diferença absurda só pelos 2 terras a mais ?

Ou será que além disso os 8 pinos tem o fio com a bitola mais grossa ?

Aceito opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma dúvida ai ja que o joão falou sobre os 8 pinos. . .

tenho uma placa mãe de 8 pinos, mas to usando só 4, eu posso colocar o adaptador de 6 pinos(que veio com a placa de vídeo) e retirar o de 4 ou obrigatoriamente tenho que colocar o de 8, e onde eu posso encontrar esse adaptador?

minha placa mãe é a p5k3 deluxe e minha placa de vídeo é a hd 3850!

Compartilhar este post

Link para o post
uma dúvida ai ja que o joão falou sobre os 8 pinos. . .

tenho uma placa mãe de 8 pinos, mas to usando só 4, eu posso colocar o adaptador de 6 pinos(que veio com a placa de vídeo) e retirar o de 4 ou obrigatoriamente tenho que colocar o de 8, e onde eu posso encontrar esse adaptador?

minha placa mãe é a p5k3 deluxe e minha placa de vídeo é a hd 3850!

Nunquinha.

Não misture os da VGA com o da placa-mãe.

Tem um colega meu que tem uma de SLI de 8 pinos e ele usa 4 de boa e no manual escreve que pode usar 4 pinos apenas.

Quanto ao adaptador vou pesquisar:

Achei esse:

12v4pinadapter.jpg

Repare que é de 4 pinos, mas vai ver adicionando dá certo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Então faller.

valeu por responder.

Mas foi daí mesmo desse site que eu tirei essas questões.

Eu vi que os 8 pinos em relação ao 6 pinos tem mais dois Grounds.

Não vi mais dois 12V não.

Abraço e obrigado de novo.

Edit:

6 pinos:
+12 volts 3 2.083 amps 75 watts

8 pinos:
+12 volts 3 4.167 150 watts

E parece que eu li que no de 6 pinos o 12V da pinagem de número 2, a do meio entre os outros amarelos pode não haver o conector e ter apenas 2 linhas de 12V.

Seria isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Up.

Pessoal preciso muito concluir esse estudo.

Pois se depender da minha conclusão aqueles adaptador de 6 pinos para 8 pinos não adiantam de nada pois apenas usam o outros 2 terras.

Preciso saber se a bitola dos fios desses 8 pinos é maior que o de 6 pinos.(penso que não).

Mas porque 2 terras a mais faz isso tudo ?

Por favor.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

bom.... potência é Tensão X Corrente certo?

na verdade o que entendemos por "tensão" é na verdade uma ddp... diferende de potencial

por suposição, esses 2 terras adicionais promovem ddp maiores... aumentando a tensão.

os 12V são usados para polarização CC do circuito

outra coisa.. a bitola é definida pela corrente e nao o contrario!!

Nunquinha.

Não misture os da VGA com o da placa-mãe.

Tem um colega meu que tem uma de SLI de 8 pinos e ele usa 4 de boa e no manual escreve que pode usar 4 pinos apenas.

Quanto ao adaptador vou pesquisar:

no manual da minha placa-mãe nao fala nada sobre usar 4 ou 8 pinos... só diz q se for usar 8, é pra remover aquele protetor plastico (óbvio)... será q muda alguma coisa? eu testei só com 4 pinos e funcionou normal

Compartilhar este post

Link para o post

vamo dizer que no circuito você tem os 12V da alimentação e em um determinado ponto a tensão é 5V, a diferença de potencial portanto é 7V.. se multiplicarmos pela corrente teremos a potencia

se você coloca um terra naquele ponto que era 5V, a diferença de potencial se torna 12V, aumentando corrente e potencia

na verdade é muito mais complicado do que isso... mas deu pra entender? ^^

Compartilhar este post

Link para o post

5V com uma terra vira 12V ?

Vamos ver no que eu cheguei:

Eu com dois terras a mais eu vou conseguir uma potência maior devido a ??

no manual da minha placa-mãe nao fala nada sobre usar 4 ou 8 pinos... só diz q se for usar 8, é pra remover aquele protetor plastico (óbvio)... será q muda alguma coisa? eu testei só com 4 pinos e funcionou normal

É que existe o conector de 8 pinos para a VGA e o para a placa-mãe que se por acaso você trocar queima.

Algumas placas-mãe tems os 8 pinos mas funciona normalmente com o de 4 pinos.

Pessoal mais uma coisa adicionada:

Vejam essa postagem:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2937990&postcount=6

É um adaptador de 8 pinos diferentes, ele usa 2x 6 pinos para ficar 1x de 8 pinos.

É estranho pois na maioria que eu via era 1x 6 pinos que pegava mais 2 terras.

Estou começando a perceber que não é apenas 2 terras a mais não, deve ter outra coisa.

Ainda estou no aguardo de uma responta sobre isso, preciso concluir isso e se eu concluir que não é apenas 2 terras a mais pessoas que usam o adaptador de 1x6 pinos para 8 pinos apenas adicionando o terra estão meio que (perdi a palavra :D).

Agora se eu descobrir que é só os terras a mais mesmo aí queria saber como 2 terras a mais faz poder passar pelo conector 150W que é o dobro dos 6 pinos.

Vejam a imagem do adaptador:

GTX280-7.jpg

Vejam aí o quanto esse adaptador é diferente dos demais.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais