Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Cara, esqueça o 8.6. Ele só foi usado porque na época do teste o ultimo driver era o 8.6 + hotfix. Se o teste fosse feito hj seria usado o 8.10 + hotfix do farcry (se fossem testar o farCry).

Qto ao problema da sua TV não sei lhe dizer. Mas qto ao SO, geralmente o XP tem desempenho melhor que o do Vista. Muita gente só usa o Vista por causa do DirectX 10 que não tem oficial p/o XP.

hum valeu aí vou testar esse novo driver modificado. para ver se adpta a TV de boa

sobre o driver eu tinha pensando o mesmo...

mas usando o Direct x 10.1 nao daria um ganho q no caso o Xp nao tem possibilidades?

eu ate cheguei a testar o direct 10 hackeado pra Xp mas nem deu em nada =P

Postado

Pode usar o Calatys 8.10 que está no site da ATI.

Ele colocaram até o controle do cooler.

Uma coisa que notei....com o DX10 ativado o jogo Gears of War dava umas travadas..desativando o DX10 não acontecia isso. e para ser sincero não notei diferença no gráfico. Agora que o vista pega ram..meu deus!!

Quando jogava tinha 1GB de ram sendo usado...acabei voltando para o XP. com tudo que tinha instalado no Vista agora fico com 400MB sendo usado...ai quando jogo sobe um pouco, mas nunca passando de 1GB...

vocês teriam links com vídeos comparando o mesmo jogo com DX9 e DX10?

Postado
triclolor você possui monitor de 22" né?

cara não sei se compro um monitor de 22" ou um de 19"

tenho medo de que o meu sistema não segure de boa os jogos na resolução nativa...

desconsidero um pouco o crysis viu... penso mesmo é em outros jogos, principalmente nos futuros jogos...

a diferença de preço de um monitor de 19" para um de 22" normalmente gira em torno de 200 reais... só não sei se vale essa diferença e se a placa e o processador vão empurrar um monitor muito grande...

e ae? alguma opinião?

Olha, não tem comparação um monitor 22 com 19. É melhor em tudo, jogar, navegar, trabalhar. Vale cada centavo. Quanto a placa, ela foi projetada para trabalhar em resoluções altas, tanto que em alguns testes ela até perde para a 8800. Mas quando a resolução é alta ela dá um pau. Ou seja, o monitor de 22 encaixa perfeitamente com essa placa. Tanto que tem gente jogando em monitores com resoluções mais baixas e com os fps semelhantes a uma resolução de 1680x1050. Então, meu amigo, quanto a placa de video vai de 22 e seja feliz, já quanto ao processador... deixo para outros que tenham ele ou que já tiveram e que possam te ajudar. Não posso dar opinião sem ter conhecimento ou experiência com ele.

Wolf, conseguiu medir os fps?

Fiz um teste ontem... baixei a frequencia da memória de 800 pra 667, e os timings de 6-6-6-18 pra 5-5-5-13... Os fps ficaram mais estáveis em 20~25fps.

Será que tenho algo com esse downclock?:lol:. Brincadeiras a parte, aqui melhorou bastante tb baixar para 667, até porque para usar os 800 o meu processador teria que rodar por volta de 3.6G, ou seja, com o downclock tira-se um pouco do gargalo processador/memória e ainda por cima baixa os timmings.

Postado
Será que tenho algo com esse downclock?:lol:. Brincadeiras a parte, aqui melhorou bastante tb baixar para 667, até porque para usar os 800 o meu processador teria que rodar por volta de 3.6G, ou seja, com o downclock tira-se um pouco do gargalo processador/memória e ainda por cima baixa os timmings.

Hahaha! teve sim :) Segui seu exemplo e fiz o mesmo aqui, já que, de qq maneira, minha memória tava a 375 (750) por causa do multiplicador do processador... aí vi no CPU-Z umas "sugestões" de timings conforme a frequencia... não entendia muito disso, mas resolvi ver o q dava na bios, e aparentemente, funcionou :D

• Membro VIP
Postado

Como falei antes, em AMD os timmings baixos nas memorias parecem ser mais efetivos para aumentar o desempenho do que mhz alto. Por sorte tenho as 2 coisas com o quarteto da OCZ, timmings 4-4-4-15 rodando a 800mhz

Postado
Wolf, conseguiu medir os fps?

Fiz um teste ontem... baixei a frequencia da memória de 800 pra 667, e os timings de 6-6-6-18 pra 5-5-5-13... Os fps ficaram mais estáveis em 20~25fps.

Cara não tenho nenhum programa para o Vista 64 que faça essa medição...Todos que tentei pegar não funcionam corretamente...

Postado

galera.. olhando la no overdirve do CCC.. quando desblokeia o overdrive, ele diz q mudando a velocidade da ventoinha reduz a vida util dela! alguem poderia me dizer de qto tempo é esta reducao? se nao é perigoso? a minha é uma sapphire...

da pra configurar 2 perfis no CCC, 1 diminuindo os clocks para windows normal e outro full para jogos assim como o att? como? valeu

Postado

Ola a todos,

pessoal, tenho uma hd 4850 e todos nós sabemos que é uma placa esquentada, até ai tudo bem, eu tenho observado o seguinte, aqui no meu caso entro no jogo e ela fica até no maxímo 75 graus, fecho o jogo ele cai para 55 a 60 graus dependendo da tempêratura ambiente, beleza, mas o seguinte, quando vamos desligar o computer, os ventiladores para de rodar, e a placa desliga a 55 a 60 graus, isso com o cooler ligado, quando ele desliga não corre o risco da tempêratura aumentar porque o dissipador já está quente e o ventilador já está parado, qual o risco da placa queimar? valeu.

• Membro VIP
Postado

Nao ha risco pois é a GPU da placa de video quem aquece o dissipador. Se a GPU desliga ela para de aquecer o dissipador que se estando a 60ºC só tende a esfriar. É termicamente impossivel o dissipador alcançar 61ºC depois que a GPU da placa delisgou pois o dissipador é passivo, ou seja, ele não gera calor. É como uma chaleira com agua no fogão. A agua ferve enquanto o gas está ligado. Depois de desligar o gas a agua continua quente mas nunca fica mais quente do que no momento em que gas aquecia ela e depois aos poucos a agua esfria ate a temperatura do ambiente.

Ja sobre a vida util de uma fan, isso é muito aleatorio. Ate por que fatores externos normalmente como a poeira causam mais impacto sobre a vida util dela que operar um pouco acima da sua rotação padrão. Se colocar a fan a 50 ou 60% você ainda deve ter uns bons 3 anos no minimo de uso tomando os cuidados necessarios. Mas so pra frizar, isso é MUITO variavel ate mesmo entre fans iguais.

• Membro VIP
Postado

sobre o fan, esse caso é menos preocupante já que você pode até criar um fan slot para auxiliar no fan original... ele trabalhará com menor força... e será mais efetivo...

um fan extra desses custa muito barato e vale a pena....

ainda não fiz o meu porque não tive tempo de catar um pedaço de acrílico para isso... mas vou fazer :D

Postado

e quanto a mudar os clocks da placa.. 1 abaixando pra ficar usando no windows e outro full para jogos? é aconselhável? ou mudar a fan já é suficiente?

e galera a minha é essa.. como eu sei se é DUAL SLOT ou STOCK?

4850.jpg

• Membro VIP
Postado
e quanto a mudar os clocks da placa.. 1 abaixando pra ficar usando no windows e outro full para jogos? é aconselhável? ou mudar a fan já é suficiente?

Isso acontece automaticamente, se não me engano desde a série anterior. ;)

Mas claro que você pode alterar esses clocks, eu já fiz isso com uma VGA antiga e dava um bom resultado.

Postado

ta massa... valeu... e como faço pra saber se a minha é stock ou dual slot? ela ta a 80º idle temperatura ambiente 32º.. a foto dela ta ai em cima

Postado
ta massa... valeu... e como faço pra saber se a minha é stock ou dual slot? ela ta a 80º idle temperatura ambiente 32º.. a foto dela ta ai em cima

Ola a sua vga é stock...

:)

Postado

Galera, uma dúvida q já foi levantada aqui neste tópico, mas não localizei nestas 128 paginas uma resposta pra meu problema. Tenho uma HD4850 da HIS e a TV/monitor 22 lg30r ligado pelo adaptador dvi/hdmi. Liguei um cabo para saída de audio direto na TV, mas não consigo obter som... Ligando tudo igual na Geforce FX5200 do pc antigo o audio rola tranquilo (lá é Windows XP, no novo PC é Vista). Pesquisando vi que a VGA 4850 tem suporte pra audio, mas não tem conexão SPDIF, então pergunto, como faço pra obter o audio direto na TV? Basta o cabo hdmi/Dvi + alguma configuração? Em tempo, a placa mãe é uma p35c-ds3r com audio de alta definição integrado.

Postado
Galera, uma dúvida q já foi levantada aqui neste tópico, mas não localizei nestas 128 paginas uma resposta pra meu problema. Tenho uma HD4850 da HIS e a TV/monitor 22 lg30r ligado pelo adaptador dvi/hdmi. Liguei um cabo para saída de audio direto na TV, mas não consigo obter som... Ligando tudo igual na Geforce FX5200 do pc antigo o audio rola tranquilo (lá é Windows XP, no novo PC é Vista). Pesquisando vi que a VGA 4850 tem suporte pra audio, mas não tem conexão SPDIF, então pergunto, como faço pra obter o audio direto na TV? Basta o cabo hdmi/Dvi + alguma configuração? Em tempo, a placa mãe é uma p35c-ds3r com audio de alta definição integrado.

Rapaz até onde sei somente o cabo HDMI resolve o problema, afinal ele possui canal tanto para vídeo quanto para audio, ou seja, voce não precisaria de nenhum cabo além desse...Pelo menos na teoria!!!

• Membro VIP
Postado

Verifica se você instalou o driver de audio da placa de video que vem no cd de instalação. Muita gente baixa apenas o driver de video mais recente e nao usa o cd original que contem alem dos drivers de video, os de audio também da placa, ja que ela usa sistema proprio de som.

Postado

Obrigado pela resposta Night Wolf, mas como a transmissão vai DVI com adaptador pra HDMI, o audio não passa, bem, pelo menos nas Gforce são assim por isso se usa o SPDIF. Então queria entender como fica a transmissão de audio na 4850 q dizem ser compativel com audio 7.1. Mas sinceramente se eu conseguisse passar o audio pelo cabo ps2 como faço no PC antigo já tá bom, tenho um hometheater bem básico, é mais pra não gastar energia a toa quando for navegar por exemplo, ja q a tv tem caixa de som.

• Membro VIP
Postado

Ha varios tipos de adaptadores de HDMI/DVI alguns realmente nao fazem a transmição de audio, mas os da HD4850 sao compativeis com todas essas especificações, inclusive transmissao de audio.

• Membro VIP
Postado

poxa o pessoal tá afiado mesmo!!!

pra tudo tem resposta... hehehehehe

só ia fazer alguns comentários sobre as resposta pro pessoal.

a stock é essa:

244specimage.jpg

e a dual slot é essa:

249specimage.jpg

em desempenho elas são praticamente a mesma coisa... o que muda é a temperatura mesmo.... a dual slot o próprio nome já diz... ocupa o espaço de 2 slots do computador... ou seja... mata uma PCI entende?

sobre os clocks é como o XITA falou... automáticamente os clock descem (não descem muito mas descem)... é praticamente a mesma coisa que a CPU que muda o multiplicador automáticamente...

até acho que tem como mudar esses clock mas nunca parei para ver isso... e realmente é interessante isso... se alguém souber posta aí porque me interessei também...

sobre TV/MONITOR e a nossa 4850...

o Sdriver e o wolf falaram certinho...

o HDMI já passa som e video, não precisaria de outro cabo...

e os drivers de som que a placa possui são encontrados somente no CD que vem com a placa... descobri isso quando fui instalar pela primeira vez a placa no meu pc e sempre pedia um drive que nunca instalava... até fiz pergunta sobre o problema aqui no forum e na época não obtive resposta... mas o abrusco me sugeriu de colocar o cd que queio com a placa que poderia ter alguma diferença lá... e realmente tem...

os drivers da ATI para a 4850 só servem para o video... achei uma vergonha isso até... se o cara perde o CD é fogo....

veja no nas configurações de hardware do windows se esse driver está atualizado mesmo... é para funcionar direto!

issor... não sei te explicar certinho com palavras porque pode ter ocorrido essa de fazer menos barulho a 45% do que a 35%... vou usar de analogia ok!

a minha moto vibra o motor em certas rotações... tipo... se eu to a 3000 rotações no motor da moto ela vibra um pouco... se aumento para 5000 ela vibra mais.. sinto mais a vibração... só que se coloco o motor a 8000 nem sinto a vibração pois ela fica tão rápida que acaba se anulando... algo desse tipo... deve ser mais ou menos o mesmo efeito físico que o seu cooler e o ar devem fazer aí! (sei que não é a melhor analogia do mundo mas.... hehehehe)

Postado

sdriver, valeu a resposta, atualizei todos os drivers, não achei nehum específico pra audio, mas atualizei mesmo assim... Será q o adaptador que vem com a 4850 da HIS faz essa conversão? Porq ja reiniciei a máquina e nada ainda, agora vou atualizar os drivers da Mobo, já posto o resultado, Abç!

• Membro VIP
Postado

sobre os clocks é como o XITA falou... automáticamente os clock descem (não descem muito mas descem)... é praticamente a mesma coisa que a CPU que muda o multiplicador automáticamente...

até acho que tem como mudar esses clock mas nunca parei para ver isso... e realmente é interessante isso... se alguém souber posta aí porque me interessei também...

Eu conseguir baixar os clocks para metade ou até menos do que o clock padrão da X850, tudo isso para conseguir dormir com o PC ligado :D

Mas das minhas experiênciascom underclock e undervolt nada ganha da diminuição da tensão (no caso é do processador).

Nunca fiz na VGA por medo (tipo esse :priv: ) de ela não ligar mais.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...