Ir ao conteúdo

Problema Matshita DVD-RAM UJ-841S

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoas, espero que alguém possa me ajudar. Se tiverem alguma ideia do que pode ser, é bem vinda. Se tiver que testar algo, me avisem o que pode ser feito que irei avaliar e procurar fazer.

Tenho um Toshiba Satellite A105-S4014 com um drive Matshita DVD-RAM UJ-841S firmware 1.60. Segundo suas especificações ele lê e grava DVD+RW mas, no entanto, ele não tem lido os DVD+RW que eu tenho gravado. A gravação acontece normalmente mas a leitura no mesmo drive que o gravou não. Se eu colocar esta mídia gravada em um outro drive que leia DVD+RW ela é lida sem problemas. Pode ser problema de regulagem do trimpot?

Valeu...

Postado

Esse note foi adquirido no final de 2006, desde esta data que uso, mas desde a primeira vez que utilizei DVD+RW neste drive nunca consegui ler, só gravar. Já cansei de procurar atualização de firmware pra este modelo (UJ-841S) mas até hoje não encontrei. Se você souber de algum lugar onde posso procurar (e que não seja encontrado pelo Google), por favor, pode informar. :D

Postado

Pelo que pesquisei, esse firmware 1.60 é o mais recente e parece que você não é o único que está tendo esse problema, aqui mesmo no fórum tem um usuário que postou o mesmo problema em 2006 mas parece que não foi resolvido.Logo quando você adquiriu o note deveria ter aproveitado e levado à assitência enquanto estava na garantia. A unica ajuda que posso dar é você pesquisar no site da toshiba:

http://www.csd.toshiba.com/cgi-bin/tais/su/su_sc_home.jsp

Postado

Nelson, obrigado pelo retorno. No site da Toshiba também não tem nada. Já reinstalei os drivers do DVD e não surtiu efeito. Vou dar uma sondada no caso dos trimpots, mas primeiro vou fazer uma experiência no drive do note da minha irmã que não está funcionando a leitura de DVD.

E normalmente a gente descobre essas coisas quando necessita. Antes eu não tive a necessidade de gravar +RW, mas depois de perder dois DVDs seguidos eu resolvi gravar no +RW e descobri que ele não lê o +RW que eu acabei de gravar.

Postado

Pelo que entendi seu drive não lê mídias +RW, mas lêem -RW? Normalmente quando os drives suportam ambos formatos possuem uma marca como esta "DVD±RW"

Postado

Nelson, segundo as especificações do meu modelo de note (retirado do manual disponível no site da Toshiba): DVD SuperMulti (+/-R double layer) drive supporting 11 formats. Maximum speed and compatibility: CD-ROM (24x:read), CD-R (24x:write), CD-RW (16x:write), DVD-ROM (8x:read), DVD-R (Single Layer, 8x:write), DVD-R (Double Layer, 4x: write), DVD-RW (6x:write), DVD+R (Single Layer, 8x:write), DVD+R (Double Layer, 4x:write), DVD+RW (8x:write), DVD-RAM (5x:write).

Confesso que nunca tentei gravar ou ler -RW, mas o +RW não lê nem que a vaca tussa, hahaha... O engraçado é que se a mídia é nova, ou seja, não têm informações, o drive identifica a mídia, apaga e grava as informações que eu queria. Inclusive, se bem me recordo, se eu não remover a mídia do drive, ela é lida (vou fazer este teste hoje à noite). Ex: eu uso o Nero para gravação, após terminar o processo de gravação eu não clico em "Done" (meu Nero está configurado para ejetar a mídia depois de terminada a gravação), eu vou no Windows Explorer e clico no drive de DVD e ele me mostra o conteúdo. Agora, se eu clicar em "Done" e ele ejetar a mídia, já era. Se eu fechar o compartimento novamente ele não lê mais.

Ps.: atualizei meu RUIMdows XP para o SP 3. Não mudou nada... (eu tinha alguma desesperança que pudesse ser algum driver ruim).

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!