Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS M2N-SLI - tela azul ao rodar dvd's e filmes dual áudio


mlnm

Posts recomendados

Bom galera, espero que alguém possa me ajudar, já é o segundo fórum que percorro com a mesma dúvida, mas com algumas alterações.

Tenho uma ASUS M2N-SLI e toda vez que rodo um filme em dual áudio ou um dvd de música ou filme, o windows desliga e me mostra a indesejável tela azul com os seguintes dizeres:

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

STOP: 0X000000D1 (0X00000000, 0X00000002, 0X00000000, 0XADA5DED0)

C6501.SYS - ADRESS ADA5DED0 BASE AT ADA0D000, DATESTAMP 46921117

Inicialmente imaginei que fosse um problema com a placa de vídeo, uma Geforce 8600 GT, 256 Mb, Clock 620 Mhz mas, após uma pesquisa, identifiquei que o arquivo C6501.SYS pertence ao driver de áudio da placa mãe. Já atualizei drivers tanto da placa de vídeo quanto aos componentes da placa mãe, mas nada resolveu.

Alguma ideia!?

Placa Mãe: ASUS M2N-SLI

Placa de Vídeo: Geforce 8600 GT, 256 Mb, Clock 620 MHz

Memória: Dois pentes de 1 Gb, 800 MHz

Processador: AMD Athlon 64 X2 Dual Core +4400, 2,31 GHz

HD: Samsung SATA 160 Gb

Windows XP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, espero que alguém possa me ajudar, já é identifiquei que o arquivo C6501.SYS pertence ao driver de áudio da placa mãe. Já atualizei drivers tanto da placa de vídeo quanto aos componentes da placa mãe, mas nada resolveu.

Quando você diz que ja atualizo os componentes da placa mãe você quer dizer drivers né? E atualizo baixando diretamente do site da Asus ou do proprio fabricante do Chip do audio?

Ja montei 1 maquina de um brother meu e ele tinha um problema quanto ao Audio nessa Placa Mãe, ele nao conseguia usar o microfone no MSN e escutar musica ao mesmo tempo dava conflito, eu simplesmente baixei o driver de Audio mais atualizado do site da Asus, se você ainda n tentou isso tente la :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você diz que ja atualizo os componentes da placa mãe você quer dizer drivers né? E atualizo baixando diretamente do site da Asus ou do proprio fabricante do Chip do audio?

Ja montei 1 maquina de um brother meu e ele tinha um problema quanto ao Audio nessa Placa Mãe, ele nao conseguia usar o microfone no MSN e escutar musica ao mesmo tempo dava conflito, eu simplesmente baixei o driver de Audio mais atualizado do site da Asus, se você ainda n tentou isso tente la :)

Sim, já atualizei todos os drivers da placa mãe e o fiz através de download direto do site da ASUS, mas infelizmente o problema não foi sanado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ocorre com todo e qualquer player de vídeo que eu utilize. O problema é em relação ao tipo de arquivo e não ao player. Se tento rodar um filme em dvd que contém vários áudios ele mostra a tela azul, se eu tento rodar um filme .avi que tenha dual áudio ele tb trava. Já utilizei, o player do nero, windows media player, real media, media player classic, bs player e alguns outros, quando achei incialmente que o problema era o player. Lembrando que isso só ocorre em filmes, jogos e programas rodam normalmente e sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse problema persistiu desde que você adiquiriu o computador ou começou a apresentar isso de uns tempos pra k?

Muito esquisito, poise se tivesse como você testar com outro hd nessa maquina ae, pegasse outro HD e instalasse o Windows com os drivers atualizados e fizesse o teste para ver uma possivel chance de ser o sistema 'corrompido'.

As vezes tenta um update de BIOS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema apareceu quando fiz o upgrade no micro, desde que instalei as novas peças, há cerca de um mês. O sistema funciona redondinho, só as porcarias dos filmes dual áudio e dvd's com vários áudios que não funcionam. Já haviam me recomendado a formatação e reinstalação do sistema operacional, mas queria tentar todas as possibilidades antes de fazer isso, pois está tudo bem com a máquina. Me cadastrei no site da ASUS e mandei a dúvida, é esperar e ver se me respondem. Já procurei exaustivamente por esse erro na net e nada achei. Localizei outros inúmeros erros a respeito dos drivers de áudio dessa placa, mas nada como o problema que tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na ocasião do upgrade as peças colocadas foram a placa mãe (ASUS M2N-SLI), placa de vídeo (Geforce 8600 GT, 256 Mb, Clock 620 MHz), processador (AMD Athlon X2 +4400) e memória ram (2 pentes de 1 Gb, 800 MHz) e um gabinete. A instalação das peças novas foi feita pela loja e as antigas foram instaladas por mim, dentre elas só o HD (Samsung SATA 160 Gb), Fonte (Potência real 350 W), Driver de disquete, DVD-ROM e DVD-RAM mas, a instalação dos drivers e programas das peças novas foi feita por mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse tenta fazer um UP de BIOS as vezes isso pode solucionar o problema.

Se o problema persistir e se você tivesse em sua disponibilidade uma placa off board (nem q seja generica) de audio com isso você conseguiria verificar se realmente seja exclusivamente relacionado ao Audio.

Ou você tem uma opção mais extrema:

Pois se essa sua placa mãe esta na garantia, com certeza a loja vai preferir colocar uma Placa de Som OFF a querer trocar sua MOBO(logo que você reclamar o problema que ela esta apresentando e eles constatarem isso)....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero mexer na atualização da bios. Primeiro por conta do risco que se corre e, segundo, justamente pelo ponto que você tocou, a garantia, eu a perco se fizer essa atualização. Mas você trouxe uma alternativa interessante, a de trocar a placa, vou analisar as possibilidades, aguardar mais alguns dias pra ver se ASUS me responde e ver o que é possível ser feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho essa placa, e realmente a ASUS fez uma baita caca nela usando esse maldito som onboard da C-media, com a BIOS de fábrica dela o microfone simplesmente não funciona, aí atualizei a BIOS e não resolveu, então comprei uma placa de som off bem simples, e beleza. Mas aí a placa que comprei não tinha drivers para o Vista64, tentei fazer um, mas não consegui que ele funcionasse corretamente. Então, resolvi tentar o áudio da C-media de novo, e baixei a última versão do driver que estava lá no site da ASUS, a versão é 6. alguma coisa. Aí para a minha surpresa funcionou.

Mas uma coisa eu aprendi, placas com áudio da C-media nunca mais.

Então meu amigo, arrume um no-break emprestado, ou então leve a uma loja para que façam a atualização de BIOS para você, e façam com que eles te entreguem alguma garantia de que se a placar for pro saco, eles vão ressarcir seu prejuízo. Dá pra atualizar até pelo ASUS Update da ASUS, é um programa bem bacana, você baixa a BIOS por ele mesmo,e atualiza via Windows mesmo. É bem sossegado.

Ou então coloque o arquivo da BIOS e o Afudos em um pen-drive e reinicie o PC e aperte F8 para dar boot pelo Pen-drive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, cada dia que passa a situação fica mais díficil! Recebi resposta do pessoal da ASUS e foi a mesma de várias sugestões que recebi, infelizmente nada deu certo. Primeiro atualizei os drivers, depois atualizei a BIOS, depois fiz testes de compatibilidade com as peças e, por último, formatei minha máquina, reinstalei o windows e todos os drivers atualizados em uma sequência que a assistência da Asus me passou, mas nada, nada mesmo deu certo e a tal da tela azul me persegue. Hj mesmo falei com a loja que me vendeu a placa e eles propuseram a troca por um outro modelo, pena que se for isso mesmo terei que desembolsar mais uma grana. Ninguém merece!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, cada dia que passa a situação fica mais díficil! Recebi resposta do pessoal da ASUS e foi a mesma de várias sugestões que recebi, infelizmente nada deu certo. Primeiro atualizei os drivers, depois atualizei a BIOS, depois fiz testes de compatibilidade com as peças e, por último, formatei minha máquina, reinstalei o windows e todos os drivers atualizados em uma sequência que a assistência da Asus me passou, mas nada, nada mesmo deu certo e a tal da tela azul me persegue. Hj mesmo falei com a loja que me vendeu a placa e eles propuseram a troca por um outro modelo, pena que se for isso mesmo terei que desembolsar mais uma grana. Ninguém merece!

Sugere a eles instalarem uma placa OFF pra você...fala que você comprou aquela placa e nao tem mais grana pra desembolsar, fala que eles tem de resolver seu problema porque você n tem mais grana pra gastar na maquina...faz valer seu direito de consumidor kro amigo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!