Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Correlação entre bateria e boot


vkoifman

Posts recomendados

Ao ligar o PC, ele "só pega" na quarta tentativa. Nas três primeiras, ao calcar o botão liga-desliga, os leds acendem e desligam em questão de segundos.

Como o relógio também ao ligar o PC, apresenta hora diferente da exata, me parece que a bateria esteja subindo no telhado.

Pergunto: Há alguma correlação entre o Boot e a Bateria ou se trata de simples coincidência?

Victor

14082008

M2N-e + AMD Athlon 64 X2 Dual Core 4200+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Victor correlação existe, mas, não é recípocra...

Faz assim: Tente colocar uma bateria nova e fazer o teste, se resolver está resolvido, caso não resolva, ou é algum "probleminha" de hardware ou manha da placa mãe.

Existem placas com essas frescuras de dar post só após algum resets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa minha placa (ASUS M2N-E), instalada em 06-10-2006, tem outras "manias":

Ao apresentar aviso de que o Cooler estava com defeito, depois de trocá-lo, constatei que o conector da dita cuja não funcionava.

Engatei num conector reserva, que existe acho que para placas de som e o Cooler funcionou, só que não aparecerão mais mensagens se o Cooler não funcionar...

Acho que ela é muito nova para apresentar tantas manias...

Se a preparação dos atletas para a Olimpíada tivesse a qualidade dos produtos de Informática, os Estados Unidos estariam na frente...

Abraços

Victor

15082008

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Essa minha placa (ASUS M2N-E), instalada em 06-10-2006, tem outras "manias":

Ao apresentar aviso de que o Cooler estava com defeito, depois de trocá-lo, constatei que o conector da dita cuja não funcionava.

Engatei num conector reserva, que existe acho que para placas de som e o Cooler funcionou, só que não aparecerão mais mensagens se o Cooler não funcionar...

Provavelmente o cooler foi detectado pela placa mãe sim, caso contrário, você estaria recebendo a mensagem toda vez que ligasse o micro.

Acho que ela é muito nova para apresentar tantas manias...

Se a preparação dos atletas para a Olimpíada tivesse a qualidade dos produtos de Informática, os Estados Unidos estariam na frente...

Abraços

Victor

15082008

hehehe

É... Mania é o egocentrismo americano invadindo até o hardware Made in Tio-San... Tem que ser o centro das atenções até no post?...hehe

PS: Não sou anti-Americano, sou anticongressista.

Abraço amigo e boa sorte com seu hardware:lol:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe

É... Mania é o egocentrismo americano invadindo até o hardware Made in Tio-San... Tem que ser o centro das atenções até no post?...hehe

PS: Não sou anti-Americano, sou anticongressista.

O que eu quis dizer, é que se os chineses se dedicassem à fabricação de hardware com tanta eficiência como tem demonstrado nos jogos olímpicos onde no momento suplantam os americanos, nós, dependentes deles em componentes de nosso PCs, teríamos menos problemas...:-*)

Mas voltando à vaca fria:

Pretendo trocar a bateria, por isso pergunto:

Como fazer um backup impresso do SETUP?

Li que no CD de instalação da Placa haveria uma opção por fazer backup do SETUP, entretanto, para isso acho que teria que ir no caminho de atualizar a BIOS.

Como não pretendo atualizar a BIOS, tenho o receio de ao tentar achar o meio de fazer o backup do SETUP eu acabe involuntáriamente tendo que fazer a tal atualização...

Será que não existe alguma maneira ou algum software utilitário que faça o backup do SETUP sem grande perigo de fazer uma grande besteira?

Com um abraço

Victor

15082008

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O que eu quis dizer, é que se os chineses se dedicassem à fabricação de hardware com tanta eficiência como tem demonstrado nos jogos olímpicos onde no momento suplantam os americanos, nós, dependentes deles em componentes de nosso PCs, teríamos menos problemas...:-*)

Eu não tinha entendido realmente hehe... Deixe pra lá. The End.

Mas voltando à vaca fria:

Pretendo trocar a bateria, por isso pergunto:

Como fazer um backup impresso do SETUP?

Li que no CD de instalação da Placa haveria uma opção por fazer backup do SETUP, entretanto, para isso acho que teria que ir no caminho de atualizar a BIOS.

Como não pretendo atualizar a BIOS, tenho o receio de ao tentar achar o meio de fazer o backup do SETUP eu acabe involuntáriamente tendo que fazer a tal atualização...

Será que não existe alguma maneira ou algum software utilitário que faça o backup do SETUP sem grande perigo de fazer uma grande besteira?

Com um abraço

Victor

15082008

Como ando desligado, ou abobado ultimamente, vou tentar esclarecer de forma abrangente sua dúvida.

Se for para fazer backup escrito (o “impresso” me confundiu) das configurações que foram mudadas na bios, por meio de algum software, não tem jeito. O único modo para isso ou é manual ou fotografar cada pagina dela.

Se for para fazer o backup da imagem original da bios por segurança, pode ser feito por qualquer programa usado para o flash ou pelo próprio Asusupdate que tem opção para isso.

Pelo programa de flash é só rodar o software especifico (Via-DOS) que a opção de salvar o arquivo atual estará bem clara, não tem erro.

Pelo Asusupdate, é uma “mão na roda” (Via-Windows) é só escolher salvar imagem da bios, direcionar um local e pronto, arquivo salvo.

Como você não quer fazer atualização da bios e ficar bem longe de riscos, use o Asusupdate que é fácil, rápido e principalmente muito seguro.

Não tem como dar problema algum, pode fazer sem medo:-BEER.

Na dúvida pergunte novamente.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes quanto as minhas dúvidas, que reconheço serem primárias..:-*):

1) Como é que nessa troca de mensagens no Grupo se coloca o texto citado dentro daquele retângulo com letra em Ítalico? (pode rir à vontade...)

2) O que eu quis dizer com "impresso" é que para reconstituir as configurações do SETUP anteriores à aventura de trocar a bateria, como o SETUP roda antes do Windows, seria mais fácil consultar o Backup dessas configurações em um texto impresso, do que em outro computador da minha rede (ficar correndo de um PC para o outro...).

Daí depois de salvar um arquivo num editor de texto seria interessante imprimir essas configurações do SETUP

3) Pelo que eu entendi, o backup da BIOS que o ASUSUPDATE cria (já criei) é um backup a ser reconstituído pelo próprio ASUSUPDATE.

4) Pelo que eu saiba, a BIOS é um software (firmware?) que determina ao processador como proceder com relação a todos os circuitos básicos que correlacionam os componentes de hardware do computador e o SETUP é um programa configurável por nós usuários de como a BIOS e o POST que é o teste inical de memórias, configurações, etc devem se comportar.

Afinal, do que o Asusupdate faz um backup é a BIOS ou o SETUP ou ambos? Ou de ambos mais o POST?

5) Para fotografar cada tela do SETUP só se eu usasse uma câmera fotográfica, já que um excelente programa que fotografa qualquer tela, mesmo aquelas nas quais os autores não querem que se fotografe nada, que é o FastStone Capture, só roda no Windows.

6) Se simplesmente tirar a bateria gasta e colocar uma nova, o que acontece com o SETUP, BIOS e POST gravados na CMOS?

Apagam ou voltam a configuração padrão de fábrica?

Finalmente,

Examinei duas Placas-Mãe que tenho aqui em casa e verifiquei que elas tem as baterias circulares presas de maneiras diferentes e não descobri sem provocar algum dano como retirar elas.

Tenho que usar uma chave de fenda e afastar alguma presilha ou algo semelhante?

Com um abraço

Victor

15082008

Não tem como dar problema algum, pode fazer sem medo:-BEER.

Na dúvida pergunte novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1) Como é que nessa troca de mensagens no Grupo se coloca o texto citado dentro daquele retângulo com letra em Ítalico? (pode rir à vontade...)
Ao responder qualquer mensagem, clique no botão CITAR.....isso fará surgir o que citou.

Outra maneira de fazer isso é escrever isso(sem o ponto): [q.uote]conteúdo destacado[/q.uote]

6) Se simplesmente tirar a bateria gasta e colocar uma nova, o que acontece com o SETUP, BIOS e POST gravados na CMOS?

Apagam ou voltam a configuração padrão de fábrica?

Volta para a configuração padrão.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2) O que eu quis dizer com "impresso" é que para reconstituir as configurações do SETUP anteriores à aventura de trocar a bateria, como o SETUP roda antes do Windows, seria mais fácil consultar o Backup dessas configurações em um texto impresso, do que em outro computador da minha rede (ficar correndo de um PC para o outro...).

Daí depois de salvar um arquivo num editor de texto seria interessante imprimir essas configurações do SETUP

5) Para fotografar cada tela do SETUP só se eu usasse uma câmera fotográfica, já que um excelente programa que fotografa qualquer tela, mesmo aquelas nas quais os autores não querem que se fotografe nada, que é o FastStone Capture, só roda no Windows.

O texto impresso da forma que você quer e de onde você quer, ou só tirando retrato de cada tela da bios ou fazendo manualmente, como eu já disse.

Não tem como você usar algo para fazer isso dentro do setup, no Windows tem N formas, mas, no setup não. Pelo menos eu não conheço nenhum software que faça isso no setup.

3) Pelo que eu entendi, o backup da BIOS que o ASUSUPDATE cria (já criei) é um backup a ser reconstituído pelo próprio ASUSUPDATE.

Pelo asusupdate e por qualquer outro software de regravar a bios, o AFUDOS, por exemplo, é um. O asusupdate faz em ambiente Windows, os outros em DOS.

4) Pelo que eu saiba, a BIOS é um software (firmware?) que determina ao processador como proceder com relação a todos os circuitos básicos que correlacionam os componentes de hardware do computador e o SETUP é um programa configurável por nós usuários de como a BIOS e o POST que é o teste inical de memórias, configurações, etc devem se comportar.

Afinal, do que o Asusupdate faz um backup é a BIOS ou o SETUP ou ambos? Ou de ambos mais o POST?

E é justamente esse firmware que o asusupdate faz o backup.

Vou tentar fazer uma explicarão segundo o que eu entendo.

A bios é o chip aonde vai gravado o firmware, o setup é o resultado da bios em funcionamento com o software (firmware) o post é somente o resultado da interação da bios com o firmware e os outros firmware dos hardwares primários na leitura.

O fórum está cheio de membros com conhecimento técnico para te passar, eu sou um mero curioso tentando aprender assim como você, nem considere muito minha informação.

Examinei duas Placas-Mãe que tenho aqui em casa e verifiquei que elas tem as baterias circulares presas de maneiras diferentes e não descobri sem provocar algum dano como retirar elas.

Tenho que usar uma chave de fenda e afastar alguma presilha ou algo semelhante?

Com um abraço

Victor

15082008

Para retirar a bateria é muito lógica a mecânica, é só observar com atenção que se entende o simples sistema e uma chave de fendas, é a ferramenta adequada.

Na dúvida, pergunte geral hehe:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...