Ir ao conteúdo

Meu cooler não está rodando no máximo

upking

Posts recomendados

Postado

É o seguinte, tenho o seguinte cooler em um processador AMD Athlon 64 3000+ (ClawHammer)

Cooler: http://www.avc.ind.br/home.asp?pag=Exibir&parent=Cooler+AMD&chave=40&sb=82∏=195

Esse cooler já veio com o meu processador

Ele rodava a 6000 RPM, sim 6000 RPM não estou enganado, o barulho era infernal mas mantinha o PC frio

Segundo o site ele roda a 4500 RPM porém agora está rodando a 3100 RPM

Eu quero que ele volte para 6000 RPM ou pelo menos 4500 RPM

Sim, eu ja verifiquei o Qfan Control e essas coisas na placa mãe ( Asus K8N)

É que eu fiz um overclock no processador (+400 Mhz), apesar da temperatura não estar alta (41ºC Idle) no momento está a noite e durante o dia é bem quentinho aqui (32ºC geralmente)

O que fazer?

• Membro VIP
Postado

provavelmente sua PM esta configurando a velocidade do cooler automaticamente, quando a temperatura estiver bem alta com certeza o cooler vai passar dos 5000rpm, do contrario nao ha necessidade de deixar o processador mais frio, os processadores da AMD, Atlhon, nao foram feitos para rodar a 25°c, eles trabalham melhor em temperaturas mais altas, pode-se dizer q ate uns 50°c em espera e aceitavel (pc parado sme fazer nada), e ate 65°c rodando a 100%.

Postado
.... os processadores da AMD, Atlhon, nao foram feitos para rodar a 25°c, eles trabalham melhor em temperaturas mais altas...

Tem certeza disso?

• Membro VIP
Postado

sim porque eu ja tive varios modelos deste, os antigos Atlhons "rodam" melhor com temperaturas de 40~50°c doq a 25°c, AMD e diferente de Intel. Estou me referindo aos antigos modelos, 2000~3000+

repare nesta img

5a4sd54asdyl4.jpg

o meu cooler esta a quase 1000rpm e com o processador a 25°c, apenas mexendo na net e msn, quando rodo algum jogo ele sobe automaticamente seu clock para 3,4ghz e a velocidade do cooler vai aumentando de acordo com a temperatura do processador, aos 45°c ele chega a 1800rpm automaticamente, o max do cooler e 2000rpm.

Postado

Só ratificando: você está afirmando que a história de processadores AMD trabalharem com temperaturas mais elevadas é realmente uma verdade?

• Membro VIP
Postado
Atlhon, nao foram feitos para rodar a 25°c, eles trabalham melhor em temperaturas mais altas, pode-se dizer q ate uns 50°c em espera e aceitavel (pc parado sme fazer nada), e ate 65°c rodando a 100%.

isso mesmo, nao adianta querer fazer seu AMD transformar em um Intel, AMD esquenta mais q Intel, isso e veridico.

um exemplo: olhe ali em cima a temp do meu processador a 2,4ghz, 25°c, meu amigo com um AX2 64 com o mesmo clock chega nos 40°c parado. com o mesmo cooler.

Postado

mas tem um detalhe, eu desativei todas as opções da placa mãe para controle de clock e fan,

deveria estar no máximo né?

Postado

ta difícil pra caramba pra tirar essa porcaria de conector da placa mãe, em 2 anos de PC só consegui tirar 1 vez, acontece que tem um capacitador do lado então eu fico com medo de quebra-lo...

mas vou tentar mais algumas vezes

• Membro VIP
Postado
provavelmente sua PM esta configurando a velocidade do cooler automaticamente, quando a temperatura estiver bem alta com certeza o cooler vai passar dos 5000rpm, do contrario nao ha necessidade de deixar o processador mais frio, os processadores da AMD, Atlhon, nao foram feitos para rodar a 25°c, eles trabalham melhor em temperaturas mais altas, pode-se dizer q ate uns 50°c em espera e aceitavel (pc parado sme fazer nada), e ate 65°c rodando a 100%.

Você não está confundindo semi-condutores com válvulas? Pois eletrônicamente falando todo semi-condutor trabalha melhor frio e as válvulas aquecidas...

Temperatura normal de trabalho não quer dizer que ele vai trabalhar melhor naquela temperatura, e sim que é uma temperatura aceitavel.

Postado

Cara, n tem essa de ele "rodar melhor"... Sim AMD costuma esquentar mais(apesar q o athlon x2 da minha irma esquenta muito - q o meu core 2 duo e ter clock maior)... + quanto mais frio, melhor o pc roda, sempre... Não importa o modelo.

Postado

pronto, já troquei de "entrada" e nada, 3100 RPM ainda

alguém sabe mais alguma sugestão?

e para não ter dúvidas to com o teste de CPU do everest forçando a 100% aqui e meu processador ta a 61ºC

• Membro VIP
Postado
Você não está confundindo semi-condutores com válvulas? Pois eletrônicamente falando todo semi-condutor trabalha melhor frio e as válvulas aquecidas...

Temperatura normal de trabalho não quer dizer que ele vai trabalhar melhor naquela temperatura, e sim que é uma temperatura aceitavel.

nao estou confundindo, estou querendo dizer q meu C2D com overclock consome menos Watts q um Athlon 64 3000+ em stok.

resumindo, esquenta mais, então nao adianta tentar querer deixa-lo na mesma faixa de temperatura dos Intel.

• Membro VIP
Postado

A pedido do autor, caso resolvido.

Caso tenha necessidade de reabertura do tópico, basta entrar em contato com o moderador da área.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!