Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte - vale consertar?


edernh

Posts recomendados

dae a todos

fiz M.. e liguei a fonte em 220. gostaria de saber c é viavel conserta-la, apos o fusivel o q mais queima com frequencia?? Ela é vagaba,<TRONY PS300N> mas talvez seja pouca coisa. tenho noçoes de eletronica e trca de componentes so nao sei identifica-los com o multimetro pois nao tenho base d valores normais. se alguem puder ajudar desde ja grato.

Fora o fusivel nao tem mais nada queimado visualmente.

Abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

edernh,

Como você já deve saber o fusível tem, no circuito, a função de funcionar como um tipo de

"chave", onde um excesso de tensão(como foi o seu caso) o leva à queima. ^^ Como você já viu que ele foi dessa pra uma muito melhor, vou pular essa parte; ele deve ser o primeiro componente que você vai substituir. Em segundo lugar vêm os diodos, que têm a função de, em conjunto com os capacitores, transfomar a tensão alternada em tensão contínua; daí se tira que são componentes bastante importantes, eles também podem estar abertos. Mas para ter certeza, utilize um multímetro, na posição de diodo, sua simbologia, parece mais uma SETA. Posicione então a ponteira em seus terminais; é sempre bom lembrar que os diodos não são polarizados, então você não precisa ser preocupar com o posicionamento das ponteiras, invertendo-as você encontrará o mesmo valor. Se o valor não for exibido, ou seja, o multímetro não apresentar variação, então sugiro a troca dos diodos. Se você mesmo for fazer o serviço, isso vai te sair por pouco mais de 4 reais, dependendo do valor dos componentes. Se sua configuração for generosa, tipo 1GB de RAM, Processador de Dois Núcleos, Vídeo OFF. Então lhe aconselho a troca da fonte. Aqui em Recife tem lugares onde uma fonte de 650W tá custando em torno de R$ 50,00. Seria uam saída bem melhor e mais confiável, sem falar que depois você pode querer adquirir, componentes mais potentes, uma Placa de Vídeo mais veloz, por exemplo e eles exigem mais potência fornecida. Enfim, meu caro. Troque a Fonte LIGUE EM 110V dessa vez e vá ser feliz! ^^ A fonte genérica, você pode consertar e vender ou guardar pra estudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então valeu

vou fazer estes testes e ver no q da foi um pt descuido ms paciencia

obrigado

testei tudo e achei um diodo grande q tava aberto, troquei por outro q tinha na sucata, e o fusistor tava meio torrado, troquei tmbem e tinha dois resistores q nao tavam com a resaistencia q deveriam pelo codigo d cores, troquei tmbem.

Agora ta funcionando de novo.

Por enquanto.

ABÇO

Respondendo a minha propria pergunta:Dessa vez valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!