Ir ao conteúdo

HD parou de funcionar de repente

Thomaz Start

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde a todos...

Necessito de uma explicação ao uma fato que me entriga. Um cliente meu tem um PC Mobo GA-8I865GME-775, fonte ADVANCED FX350-B8, e seu HD-IDE MAXTOR DiamondMax 20 de 80Gb. O fato é que de repente o PC parou de funcionar e quando o ligava, ficava parado logo após o teste do CMOS e não carrega e nem entrava no SETUP. Somente ia pra frente quando tirava o HD e fazia o PC bootar pelo CD com o Linux. Este HD Maxtor, cheguei a ligar em outro PC, mas apresentava o mesmo problema.

Minha atitude foi então substitui-lo por um outro HD, neste caso um HD-IDE SAMSUNG SP0411N de 40Gb. Neste caso, o PC reconheceu o HD e logo comecei o trabalho de formatar e instalar o WinXP. Mas, novamente algo aconteceu, pois no meio da formatação, o sistema acusava que não mais reconhecia um HD. Reiniciando, ele também deixou de ser reconhecido e novamente travando logo após o teste do CMOS e antes de entrar no SETUP.

Procurando informações aqui no forum, achei um tópico que informava que algmas fontes de má qualidade, poderia queimar a entrada dos HD. Mas a unidade de CD-Rom funciona o que poderia descatar esta possibilidade.

Então assim sendo, como poderia ligar um terceiro HD sem de fato saber o que esta ocorrendo:confused::confused::confused:.

Agradeço pela ajuda de todos!!!

Postado

Parece um problema com a controladora IDE primária da placa mãe. Tente desligar o cd-rom, e ligar só um hd IDE no IDE secundário da placa mãe. Se o setup reconhecer tudo certinho, ligue o cd-rom na controladora primária (azul) da placa mãe, sempre mantendo os periféricos jumpeados como Master.

Daí, se durante a instalação do XP, ele parar de ler o cd do Windows, você já sabe que é a controladora mesmo.

Se parar tudo, hd e drive de cd-rom, daí você sabe que é fonte.

Postado

Acho pouco provável que seja a fonte. Verifique também, se o cabo que alimenta o HD é o mesmo usado no CD-ROM. Como você disse que a fonte é de má qualidade, talvez não haja corrente suficiente disponível no "chicote" usado. Tente outro.

Uma atualização de BIOS pode ser feita também.

Postado

fmarquesan... Já havia testado trocar as controladoras IDE assim como seus cabos, e o resultado foram os mesmo. O fato é que acho que perdi estes dois HD's (queimaram ou algo assim) e não queria ligar um terceiro HD sem saber o porque os dois anteriores pararam de funcionar. Como havia mensionado, já testei estes HD's em outro PC e tb não funcionaram mais.

LBARROS... Os HD's foram ligados em chicotes diferentes, pois a posição onde esta a Unidade de CD-Rom esta ligado na primeira baia superior do gabinete. Assim, fica conveniente ligar em outro chicote. Poderia este chicote vir a queimar os HD's alguns minutos depois de liga-los???

A minha curiosidade seria saber se uma configuração errada na BIOS poderia resultar estas queimas dos HD's, uma vez que somente este eu não havia analisado. E se estes HD's teriam como ser recuperados...

Um abraços a vós!!!!!

Postado
LBARROS... Os HD's foram ligados em chicotes diferentes, pois a posição onde esta a Unidade de CD-Rom esta ligado na primeira baia superior do gabinete. Assim, fica conveniente ligar em outro chicote. Poderia este chicote vir a queimar os HD's alguns minutos depois de liga-los???

Thomaz Start, com relação à configuração na BIOS, a resposta seria não. Uma configuração errada, não poderia fazer o HD queimar. No máximo, o tornaria inascessível. Se ele pode ser recuperado, bem, teríamos que verificar se somente a placa lógica foi danificada; pois assim, trocando-a por um modelo igual, proveniente de um HD "saudável", ele teoricamente voltaria a funcionar.

Bem, acho pouco provável que seja configuração de BIOS. Indicaria testes com outra fonte.

Passa pra gente a configuração completa do seu PC, inclusive fonte, e se o mesmo usa um estabilizador.

Postado

Placa Mãe Gigabyte GA-8I865GME-775

Processador Intel Celeron 2,53 GHz

Memória Ram DDR 256 / 400

Fonte Advacend Modelo FX 350 B8 (Não sei a potência)

Estabilizador SMS Revolution Speedy 1.5bi 300va

Os HD's:

1º HD-IDE MAXTOR DiamondMax20 de 80Gb

2º HD-IDE SAMSUNG SP0411N de 40Gb

Postado

Olha estas placas são muito utilizadas em micro positivo, e eu já vi várias placas com este defeito, a controlodora reconhece o hd e logo depois ele queima,nos casos que eu peguei não houve outro jeito a não ser a troca da mobo.

Postado
Placa Mãe Gigabyte GA-8I865GME-775

Processador Intel Celeron 2,53 GHz

Memória Ram DDR 256 / 400

Fonte Advacend Modelo FX 350 B8 (Não sei a potência)

Estabilizador SMS Revolution Speedy 1.5bi 300va

Os HD's:

1º HD-IDE MAXTOR DiamondMax20 de 80Gb

2º HD-IDE SAMSUNG SP0411N de 40Gb

Meu caro, eu iria sugerir dar uma olhada na fonte, e tirar esse estabilizador fora... Mas depois do que o usuário cealmei disse, fiquei meio sem saber, já que desconheço esse modelo, e tinha Gigabyte como uma boa marca... (e é!)

Postado

LBARROS... Segui a sua sugestão em testar uma outra fonte, pois um amigo meu também me disse que poderia ser ela, pois a fonte poderia sim a queimar o HD, por ser mais sensivel a falhas de corrente eletrica. Ao contrario do que imaginava, pois como informei, outros componentes funcionam corretamente.

Estou com o PC ligado com uma outra fonte (que tirei de outro PC meu) a quase 24 horas e nada de anormal aconteceu... Sendo assim, o problema realmente era a fonte de alimentação...

Gostaria de vossa analise sobre o caso para tentar realmente entender o que ocorreu nestes dias...

Postado

Galera, estou com o mesmo problema. É o seguinte, tenho um HD Samsung 160GB o qual utilizo para rodar o sistema operacional, e outros 2 HDs um de 250GB e outro de 40GB, ambos da Samsung também.

O que aconteceu é que enquanto assistia animes hoje de madrugada, meu HD de 250 o qual utilizo para armazenar arquivos em geral (obs: não tem nenhum tipo de programa instalado, apenas arquivos) o HD simplesmente parou de funcionar enquanto estava no meio de um episódio.

Eu pensei que poderia ter sido uma falha temporária, mas quando liguei o PC hoje, o HD não estava lá, como se não tivesse sido conectado, já tentei procurar por novos hardwares no painel de controle e procurar no Gerenciador de Dispositivos e nada.

Gostaria de saber o que aconteceu, e como poderia resolver esse problema. Obrigado desde já.

Postado
LBARROS... Segui a sua sugestão em testar uma outra fonte, pois um amigo meu também me disse que poderia ser ela, pois a fonte poderia sim a queimar o HD, por ser mais sensivel a falhas de corrente eletrica. Ao contrario do que imaginava, pois como informei, outros componentes funcionam corretamente.

Estou com o PC ligado com uma outra fonte (que tirei de outro PC meu) a quase 24 horas e nada de anormal aconteceu... Sendo assim, o problema realmente era a fonte de alimentação...

Gostaria de vossa analise sobre o caso para tentar realmente entender o que ocorreu nestes dias...

Meu caro, fico feliz que tenha achado solução. Sugeri a fonte, pois há 10 anos trabalho com informática, e sempre passei raiva ao ver as lojas vendendo máquinas "high-end" com fontes genéricas, ou com pouca potência. O que acontece geralmente, é o que ocorreu contigo: o hardware em geral está funcionando, mas há falha intermitente de algum dispositivo. Isso ocorre pelo fato de o equipamento não utilizar a corrente toda, durante todo o tempo, ou seja, se seu HD tem especificação para trabalhar com 200mA, isso não quer dizer que durante todo o tempo, a carga exigida da fonte será de 200mA. Um exemplo claro disso, mais comum às VGAs, seria o usuário só experimentar problemas quando roda algum jogo pesado. A VGA exige da fonte, mas a mesma não consegue entregar a potência necessária.

Sempre sugiro aos meus clientes, que superdimensionem um pouco suas configurações, ou seja, se o hardware provavelmente consumirá 350W, a diferença pra uma fonte de 420W é pouca, e você tem um gargalo de folga para trabalhar.

Isso traz menos aquecimento à fonte, e aumenta a durabilidade dos componentes, principalmente dos capacitores, que são os que mais sofrem com isso.

Há um link para uma calculadora de consumo neste tópico, onde podemos ter uma ideia de como dimensionar o sistema. Vale lembrar, que os valores são para nos dar uma base, e não para mensurar exatamente o consumo.

http://forum.clubedohardware.com.br/calculadora-consumo-extreme/450715

Galera, estou com o mesmo problema. É o seguinte, tenho um HD Samsung 160GB o qual utilizo para rodar o sistema operacional, e outros 2 HDs um de 250GB e outro de 40GB, ambos da Samsung também.

O que aconteceu é que enquanto assistia animes hoje de madrugada, meu HD de 250 o qual utilizo para armazenar arquivos em geral (obs: não tem nenhum tipo de programa instalado, apenas arquivos) o HD simplesmente parou de funcionar enquanto estava no meio de um episódio.

Eu pensei que poderia ter sido uma falha temporária, mas quando liguei o PC hoje, o HD não estava lá, como se não tivesse sido conectado, já tentei procurar por novos hardwares no painel de controle e procurar no Gerenciador de Dispositivos e nada.

Gostaria de saber o que aconteceu, e como poderia resolver esse problema. Obrigado desde já.

Poderia passar a configuração completa do seu hardware, quantos dispositivos instalados, bem como especificações da fonte?

Abraço!

Postado

Postado por mim em 22/08, às 16:08:

Se não funcionar tudo, você sabe que é fonte.

Postado pelo LBARROS às 16:13 hs:

Acho pouco provável que seja a fonte. Verifique também, se o cabo que alimenta o HD é o mesmo usado no CD-ROM. Como você disse que a fonte é de má qualidade, talvez não haja corrente suficiente disponível no "chicote" usado. Tente outro.

Postado pelo LBARROS, ontem:

Meu caro, eu iria sugerir dar uma olhada na fonte, e tirar esse estabilizador fora.

A gente vê de tudo em forum...

Postado
Postado por mim em 22/08, às 16:08:

Se não funcionar tudo, você sabe que é fonte.

Postado pelo LBARROS às 16:13 hs:

Postado pelo LBARROS, ontem:

Meu caro, eu iria sugerir dar uma olhada na fonte, e tirar esse estabilizador fora.

A gente vê de tudo em forum...

É meu caro, fui bem contraditório na minha frase acima. Pensei uma coisa, e escrevi outra. Disse que era pouco provável que seria a fonte, e fui direto em cima dela pra ver o problema...

Atentção falhou aqui...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!