Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hardware = bom, desempenho p/ video = medíocre


digaumrocha

Posts recomendados

Olá amigos do Clube do Hardware, tenho um grande problema em meu PC e explicarei detalhadamente pois já tentei resolvê-lo de várias formas e ninguém foi capaz de me ajudar, talvéz essa seja minha ultima tentativa.

Em abril, juntei uma grana e montei um computador (o melhor que eu podia pagar) com a intenção de poder rodar jogos, acontece que desde a primeira instalação me decepcionei amargamente uma vez que seu desempenho (sem exageros) tá sendo inferior a um Sempron que possuia antes.

Segue a configuração:

-----------------------------------------------------------------

AMD Athlon 64X2 6000+ com cooler de cobre ( https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:02:04:45 )

m2n-X Plus (green) ( https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:07:10:83 )

Mem. DDR2 Markvision 800MHz - com dissipador de cobre instalado posteriormente ( http://www.navenet.com/nave2008/detalhes.aspx?cod=54663 )

FONTE SATELLITE SATA-545K8 = 400W REAL (24PINOS) ( http://www.navenet.com/nave2008/detalhes.aspx?cod=16058 )

MON. LCD 19" LG FLATRON WIDESCREEN L192WS BLACK ( http://www.navenet.com/nave2008/detalhes.aspx?cod=22449 )

HD 80GB Sata Seagate 7200RPM c/ WINDOWS SERVICE PACK2

HD 160GB SATA SAMSUNG 7200RPM (para dados)

VGA PCIEXP. 512 MB DDR2 ATI RADEON HD2600PRO 128BIT DUAL-DVI-I/TV/HDMI SAPPHIRE ( http://www.navenet.com/nave2008/detalhes.aspx?cod=35818 )

* VGA PCIEXP. 512 MB DDR2 GF 8500GT FATAL1TY 500M 128BIT DVI/HDTV XFX ( http://www.navenet.com/nave2008/detalhes.aspx?cod=54366 )

* A primeira placa de vídeo que havia comprado e troquei pela de cima.

----------------------------------------------------------------

Bem, havia montado o computador mas nos primeiros dias não instalei jogos pois não possuia a fonte ainda, mesmo assim notei que o PC não era tão rápido quanto eu imaginava.

Com ele completinho, aí sim instalei e desde lá, feitas diversas alterações em relação a desempenho e qualidade praticamente nada muda.

Quando é pedido gráfico ele roda na velocidade normal e, derrepende, fica como se fosse em camera lenta... voltando ao normal após alguns segundos seja em jogos, baners de publicidade da internet, videos do HD ou do YOUTUBE, por exemplo. Minha primeira aposta foi na placa de vídeo pois parecia diretamente relacionado o problema, troquei minha GEFORCE citada com asterisco pela ATI logo acima, mas nada mudou...

Parti então para diversos testes com o processador, pois certo dia as coisas melhoraram um pouco quando abri a tampa do gabinete e liguei um ventilador na frente, mas leia-se "apenas melhoraram um pouco". Tudo me indicava um superaquecimento, mas ele estava rodando entre 46 e 60º, então descartei essa possibilidade.

Minha nova aposta foi com a memória, cuja comprei um dissipador AKASA de cobre. Relativo a isso fiz mudanças na frequência dela na bios e melhorou um pouco rodando em 333MHz. Testei, daí, outras memórias Kingston e Corsair de mesma capacidade e de 1GB tb, no lugar da minha e trabalhando juntas, mas as coisas continuaram travadas.

Depois de muito quebrar a cabeça e dar o braço a torcer, conversar com muitas pessoas... Levei a um técnico que ficou 2 dias com meu PC, varreu o HD, reinstalou o windows, organizou pastas, organizou os fios (que já estavam +- organizados), atualizou BIOS e drivers e, de resposta disse que apesar de tudo que fez ele tava surpreso em o desempenho do meu PC continuar tão baixo, uma vez que ele possuia um processador dual AMD 4800+, com a mesma placa mãe e este era muito mais rápido que o meu 6000+.

Sobrou apenas a placa mãe e o técnico falou que seria a unica coisa possivel, uma vez que ele testou os devices e nada mostrou, eu acreditava nisso também pois eu fiz os testes também. Fui, então, à loja e troquei a placa por uma idêntica, pois já se passaram 4 meses e eles não aceitavam trocar por outro modelo, cheguei em casa e a instalei, realmente parece que as coisas tão um pouco mais rápidas na questão de acessar arquivos e sites da internet porém, os jogos, videos e banners continuam com o mesmo problema, mesmo na resolução e configurações mais baixas.

Alguns dos jogos que testei e travaram: GTR2, Pro Evolution Soccer 2008, Need For Speed Pro Street, Sim City 4 e até um Arkanoid que baixei da internet.

Se puderem me ajudar ficarei extremamente grato.

Dados do momento:

MB 42ºC

Proc 58ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, processadores da AMD tem a tendencia de sempre estar com a temperatura alta...

e acho q sua placa está um pouco fraca em relação as outras peças.... ou seja

você não vai ter um bom desempenho enquanto não trocar a pl.

ela e suporta até o 5000+ da AMD

acima disso você está pedindo muito...

uma pl. q pode atender ao seu processador e uma ASUS - M2N-MX SE Plus

espero ter ajudado abraço !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta trocar de fonte, eu tinha uma igual essa aí e ela não chega nem nos 300 watts reais. Uma corsair de 450 watts já está bom.

Outra coisa: tenta zerar a BIOS da placa-mãe, ou pelo menos carregar os valores padrão (LOAD DEFAULT VALUES), e verifique a ventilação do gabinete, as vezes os coolers estão jogando ar quente pra dentro ao invéz de pra fora (o meu gabinete veio com os coolers invertidos, ficava um forno dentro dele!!!).

Sempre tive AMD e nunca tive problemas de desempenho como este, só pra confirmar tenta testar outra placa-mãe, quem sabe resolve, né? Dê preferência para placas com capacitores sólido japoneses, a GIGABYTE costuma fazer ótimas mobos assim.

E instale os drivers mais novos para o chipset, VGA, som e CPU, a AMD tem um hotfix para os dualcore funcionarem melhor com o windows. Esses links são para o Windows XP com pelo menos o SP2 instalado.

Boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Isso é problema de fonte genérica.

Resolvi o problema: troquei a placa-mãe.

As placas ASUS tem serios problemas com processadores AMD 5000+ pra cima pois apesar do suporte virtual na bios e para o processador o físico não acompanha.

É isso, troquem a placa-mãe por uma que não seja ASUS

a minha agora é ECS 780a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!