Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Amado Tairone

compartilhar internet com kurumin

Recommended Posts

E ai galera,

Bem o problema é o seguinte: tentei, tentei, e tentei mas não consegui muita coisa...ahhh consegui sim, consegui ficar nervoso por perder um sábado inteiro de folga para tentar resolver um problema que é considerado por muitos como fácil, é eu sei, das 8:00 as 21:00 de hoje tentando resolver isto e dizem que é fácil!!!!

Vou Tentar espor da melhor maneira possivel o problema e ver se consigo driblá-lo.

estou configurando um servidor em linux kurumin era para ser no kubuntu mas como me deparei com muitos problemas dos quais eu não sei resolver mudei para o kurumin e de fato me foi uma boa opção.

Bem a rede atualmente dispoe de 12 pcs e um vai virar servidor. esta maquina tem duas placas de rede uma onboard e outra off pci, ja comecei com um problema, o kurumin não habilita a eth0 (rede local) tenho que fazer isto maualmente.

Meu objetivo: Eth0 rede local, eth1 internet que deverá ser compartilhada com os pcs da rede.

Primeiro comecei a configurar a rede local colocando como gatway o ip do servidor 192.168.1.1 mascara 255.255.255.0, broadcast 192.168.1.255 , DNS 192.168.1.1 nas maquina clientes. Fiz o teste e tudo beleza (lembrando que os demais pcs roda windows) os pc se comunicavam um com o outro perfeitamente (o SAMBA é incrivel). Comunicação servidor-cliente cliente servidor ok.

Agora vamos configurar a placa eth1 para acesso a internet, mau comecei e ja me deparei com outro problema. Minha conexão é adsl e tentei onfigurar utilizando as ferramentas disponiveis na distro até sai uma mensagem dizendo que o kurumin encontrou duas placas mas quando tenta proseguir com a instalação diz que não encontrou um controlador ppp0e mentirozo!, tentei por linha de comando pppoeconf, mas a mensagem continua!Não teve jeito, tive que rotear o modem, coisa que em um tuto do Carlos Morimoto dizia não ser recomendável.

Daí pra frente surgiram diversos problemas... na placa eth1 o Gatway fornecido via dhcp era nada mais nada menos que 192.168.1.1 o mesmo ip da placa eth0 não sei se isto é capaz de causar conflito o que sei é depois disto fiquei sem internet.

Quando desabilitava a placa eth0 a internet voltava e quando habilitava de novo a internet não funcionava, a configuração ficou assim para que vocês entendam melhor.

eth0 (rede local)

ip 192.168.1.1

m.sub.rede 255.255.255.0

broadcast 192.168.1.255

gatway (vazio)

eth1 (internet)

ip 192.168.1.2

m.sub.rede 255.255.255.0

broadcast 192.168.1.255

gatway 192.168.1.1

E o pior não para por aí mudando a confiração da placa eth0 para uma outra faixa e configurando os pcs clientes para utilizar esta faixa como gatway a rede simplesmente não funciona os pcs não se enxergam.

ex.: eth0 ip 192.168.1.20 do servidor e gatway dos pcs clientes.

Codigo vai codigo vem consegui deixar a internet funcionando e a rede local tambem, como consegui fazer isso? a resposta é simples NÃO SEI!

Outro problema, como fazer para que os pcs cliente acesse a internet? Tentei uma pa de tutorial mas o resultado é unico, infelizmente não muda. Se algum poder me ajudar nestes problemas ficarei agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais