Ir ao conteúdo

HD 5400 ou 7200 rpm para Notebook

raphsb

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho uma duvida cruel. Quais as vantagens e desvantagens de um hd de 5400 ou 7200 considerando que os dois tivessem o mesmo tamanho de 160gb?

Até onde entendo o 7200 é bem mais ail na suas consultas porém acredito que deve consumir mais energia pra isso, e isto seria um fator negativo para notebook.

Aguardo respostas Obrigado.

Postado

Sobre a velocidade é claro que o 7200 é mais agil já havia mencionado acima

o que gostaria de saber se existe algumas outras diferenças como consumo de bateria e tal???

Nada concreto?

Postado

Já foi discutido aqui que o HD de 7200 RPM consumiria de fato mais energia do que os de 5400 RPM.

Assim, se você prefere desempenho, vá no primeiro, se prefere economia de energia, o segundo.

Agora, eu não me recordo se existiam critérios estatísticos / matemáticos a respeito da diferença no consumo de energia.

Postado

entendi então realmente procede, a diferença de consumo de energia será que compensa a melhoria do desempenho?

Obrigado pelas respostas

• Membro VIP
Postado

Sim da uma diferença boa em questão de desempenho.

Um ponto que esqueci de abordar sobre os 7200 é barulho, eles fazem bem mais ruido que 5400, podemos dizer o dobro.

• Membro VIP
Postado

Em tese o hd de 7200rpm quase sempre é mais rápido e consome mais bateria que os de 5400rpm (consumo pode ser até 10% maior).

Quanto à diferença de desempenho, não pode-se dizer qual a diferença de desempenho em % pois isso varia de modelo e fabricante de HD... o certo é procurar por sites de testes/análises e ver qual é o melhor, como o Tom´s Hardware.

Postado
Sim da uma diferença boa em questão de desempenho.

Um ponto que esqueci de abordar sobre os 7200 é barulho, eles fazem bem mais ruido que 5400, podemos dizer o dobro.

O Mynhow lembrou de uma coisa importante: barulho.

Se você trabalha muito tempo com o note, especialmente de madrugada, barulho de HD é uma coisa que irrita consideralvelmente.

Postado

Hds de 5400 ou 7200 diferem não só pela velocidade do acesso, mas também pela dissipação de calor. O 7200 cosome mais, por consequência, esquenta mais. Isto é um problema, já que a dissipação de calor é fator crucial para a manutenção da integridade do notebook.

Postado

o que o gfrancoso falou deve ser levado em consideraçao tb.

quanto a barulho, varia de marca pra marca, existem as marcas mais barulhentas e menos, por ex, um Samsung 7200 é mais silencioso que um maxtor 5400

um Samsung 5400 mais ainda que o Samsung 7200

HD é um lance bem delicado pra escolher, escolher a marca errada pode dar seria perda de desempenho.

ideal é consultar a tabela deles antes de comprar com velocidade de seek, transferencia e tal, porque você pode acabar com um 7200 mais lento que um 5400.

as melhores marcas que eu acho sao a Samsung e segatte pra desempenho.

[]'s

Postado

Eu, por exemplo, possuo comigo 2 HD's de notebook...

*HITACHI 160GB 7200RPM SATA 1,5Gbps 16MB c/NCQ

*SAMSUNG 160GB 5400RPM SATA 1,5Gbps 8MB s/NCQ

Qual vocês acham melhor? Em qual deles vocês apostariam seu dinheiro?

Todos perderam!!!

Fiz e refiz vários testes... o SAMSUNG (com rotação mais lenta e metade da cache) foi o vencedor e mais rápido HD...

???????????Porquê?

Explicação: Não é só a velocidade de rotação que influi no desempenho do HD... se as cabeças de leitura forem lentas, de quê adianta rodar rápido? em todos os testes que realizei (HD Tune, HD Tach, etc.) o SAMSUNG foi superior... imagina se ele fosse de 7200RPM então...

O pior é que na época que eu comprei, paguei o dobro do valor no HITACHI, mas fazer o quê? a vida às vezes é uma JOSTA...

OBS.: Pessoas... percam o costume de utilizar conhecimentos adquirirdos 5 anos atrás sobre uma tecnologia que hoje é diferente, procurem se atualizar, senão vão começar a indicar equipamentos errados para os colegas... Ex. Um Pentium4 de 2GHz é melhor que um C2D 1,8GHz? Não!!!... mas ele não tem clock mais elevado? sim, mas é só isso que influi? não... ele tem 2 núcleos, consequentemente, trabalha mais rápido...

por favor, quebrem esse estigma de vocês...

alguns HD's de 5400RPM hoje estão usando "dupla" leitura e escrita (varredura... e estão "muitas" vezes sendo mais rápidos que HD's de 7200RPM e 10000RPM com somente uma série de cabeçotes de leitura e escrita...

Cuidado frequentadores do fórum... pesquisem e atualizem-se... a maioria aqui diz que C2D é mlhor que TurionX2... no papel é, mas e na prática? tenho os dois e garanto, é pura ilusão...

• Membro VIP
Postado

Na realidade, 7200 é para ser "melhor" que um 5400. Mais varia de marca para marca. Pega dois hds da mesma marca (samsung) e ve qual dele vai se dar melhor. Na teoria a velocidade de rotação consegue aumentar a velocidade de leitura e gravação, mais tem marcas que não seguem criterios e fazem produtos "maquiados" no hds que eram para serem melhores, não são. É igual fonte generica e a real, se você pega uma marca qualquer de uma fonte real, não é nada melhor que uma generica.

E garanto questão de atualização, hj não é problema aqui no forum, pois o CDH posta resultados de testes aqui, de hds, processadores e etc...

Pra quem anda tão atualizado, não ver comparações dos testes aqui com turion, se der bem nos e ganhar apenas dos celeron é muita desatualização mesmo, concordo com você. ;)

Postado
Pra quem anda tão atualizado, não ver comparações dos testes aqui com turion, se der bem nos e ganhar apenas dos celeron é muita desatualização mesmo, concordo com você. ;)

Ok... já postei aqui no fórum a experiência de como o TX2 se sobressai sobre os C2D... (em terra de cego, quem tem um olho é Rei)... mas se vocês preferem acreditar nos testes sintéticos... podem ficar à vontade para jogar seu dinheiro fora... só garanto uma coisa... a vida REAL é muito diferente...

só falta dizer que o Tx2 "esquenta" muito... tô farto de ouvir isso... é a maior balela de todas... tá todo mundo hipnotizado...

Tenho um Turion X2 de 1,9Ghz 1MB L2 e um C2D T7250 de 2,0Ghz 2MB L2... na partida e nos primeiros 20 minutos, o C2D dispara na frente em desempenho, porém com o passar do tempo das máquinas ligadas, o AMD alcança, ultrapassa e abre distância considerável em desempenho...

A AMD não é um "Cavalo Paraguaio" que sai correndo na frente e depois de um tempo perde o fôlego... ele larga um pouco atrás, mas vai ganhando ritmo e depois que ultrapassa, deixa a INTEL comendo poeira...

É como no atletismo... INTEL para corridas de curta distância onde o que mais conta é arranque e velocidade inicial (nisso o C2D é imbatível); AMD é pra corridas de fundo como maratonas e São Silvestre...

A primeira começa à toda velocidade, porém vai perdendo desempenho com o tempo.... a segunda começa mais modesta, porém vai ganhando desempenho...

Façam o teste vocês mesmos e comprovem por conta própria, garanto que vão se surpreender... mas não vale chorar sobre o leite derramado...

Fazer o quê, eu também achava o C2D o melhor, mas depois que utilizei ele para tarefas "longas e árduas", caí na REAL...

Manter-se atualizado, não é ficar acreditando em "testezinhos" de gamemaníacos...

Postado

tem seus pontos certos e nao.

hoje em dia a moçada vai mesmo muito em Mkt, a empresa que investe mais nisso tem o melhor produto. nao porque é melhor mas porque todo mundo fala que é melhor, e tanto faz se é mesmo ou nao, o importante pra empresa é vender.

eu sei la se o AMD é mais rápido que o C2D, nao ficaria admirado de descobrir que é mesmo, mas nao tenho nenhum aqui pra testar efetivamente os 2 comparando, ai vou ficar queto.

placa de video pelo menos, ja constatei que as ATI dao um banho nas nVidia nos testes que fiz com placas que a moçada fala ser equivalente e que nos testes nao chegaram a ter 50% do desempenho da outra.

mas em programas sinteticos a nvidia se da bem melhor.

agora esse lance de programa sintetico nao é confiavel, mesmo porque da pra fazer um com uma x3100 sendo 500% mais rapida que uma 9800GTX em SLI. qq um que programa sabe disso.

quanto aos HD, a Samsung acho q tem um excelente desempenho, o 7200 desta marca comparado com o modelo equivalente de 5400 rpm vai ser mais rápido com certeza.

mas comparando entre marcas, cada caso é um caso, tem as melhores e piores.

igual pegar um gol 1000, um corsa 1000, um palio 1000 e um outro carro 1000, q lembro sao estes os carros 1000. apesar de todos serem 1000 cilindradas cada um vai ter arrancada diferente, torque diferente, vel max, diferente, consumo diferente.

HD é igual.

vai de como foi feito o circuito dele, de como ele transfere os dados, cabeças, motor que faz o bracinho fazer o zig zag de leitura e etc... vão influenciar.

por ex, HDs de 5400 RPM, chegam a dar 30 a 40% de diferença de transferencia de dados conforme a marca.

por ex, ai tem um monte de 5400, se ver cada um tem uma caracteristica diferente

http://support.gateway.com/s/Mobile/2007/Tempest/5509141R/5509141Rtc.shtml

[]'s

• Membro VIP
Postado

E que tal teste com maquinas virtuais, rodando linux nativo rodando windows server com serviço e outras maquina exigindo seu processamento! você ja o fez?

Me desculpa mas fazer teste e se basear apenas em compactar e extrair arquivos é de nivel de usuarios.

Alias, também não vou ficar fugindo do topico porque isso é para ser assunto de hd e processador ja tem topicos onde muita gente postou os resultados de suas cpu's.

Postado

Bom, mudando o assunto pra chipset e maquinas em geral, fiz no kennex, rodando o lance virtual do microsoft, acho que virtual PC, rodando OS/2 warp, aros, linux mandriva one, e AmigaOS todos ao mesmo tempo, sem engasgar nem uma vez, lizo, com um bom desempenho.

tem o teste la no review do kennex.

alias este foi um dos testes que destruiu os chipsets intel comparados com esse sis hyperstreming mutiol. no PM965 por ex, ele nao aguentou os 4 sistemas ao mesmo tempo sem engasgar.

edit********

detalhe que o amiga OS tava rodando na maquina virtual rodando win 2000 e emulado pelo WinUAE ehehehhehehehehe dupla emulaçao ehehehhehehehe

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...