Ir ao conteúdo

Ajuda pra entender os laços aninhados do while, do while

dedeboy2005

Posts recomendados

Postado

Olá amigos estou com uma duvída pra entender os laços aninhados do laço while, do while.

Eu sou iniciante na linguagem C e estou estudando num livro e parei nesse tópico e já estou três semana tentando entender mas até agora não estou conseguindo já reeli um monte de vezes e até agora não consigo, estou t exeentando fazer exercicios mas não estou conseguindo em desenvolver por causa dessa função WHILE e gostaria de uma vez se alguém pudesse me explicar com funciona essa função para eu puder progredir no estudo.

Muito Obrigado pela atenção

Postado

Ola dedeboy2005,

não sei se entendi bem a sua questão... Você está com problemas para entender "while" e "do while", certo?

Se você está lendo um livro, certamente já passou por algum tópico chamado "if / else"... O que o if faz é testar uma condição, e executar um determinado comando caso a condição seja verdadeira.

Exemplo:

if (numero == 0)
printf("Ola mundo!");

Este comando imprime na tela do usuário a mensagem "Ola mundo!" caso a variável "numero" seja igual a 0...

A diferença do if para o while é que o while executa a mesma função até que a condição torne-se falsa...

Exemplo:

while (numero == 0)
printf("Ola mundo!");

Neste caso, o programa irá imprimir "Ola mundo!" na tela do usuário até que a variável numero seja 0.

Porém repare que no meu exemplo, não há como isso acontecer, pois a variável numero nunca altera seu conteúdo...

Um outro exemplo para melhor entendimento:

// Assuma que a variável numero valia inicialmente 0
while (numero < 10){
printf("Ola mundo!");
numero = numero + 1;
}

Ai neste exemplo, a função testa a condição:

"numero" é menor que 10? Isto é, 0 é menor que 10?

Isso é verdadeiro e, portanto, o programa executa os comandos dentro do laço:

Imprime "Ola mundo!", e "numero" passa a valer "numero" + 1, isto é, 0 + 1 = 1.