Ir ao conteúdo

Os cabos de rede podem ficar proximos

cesartiberio

Posts recomendados

Postado

Possuo 14 máquinas numa sala de aula, a instalação para a rede eletrica foi feita toda em canaletas.

Agora preciso colocar todos os 14 micros em rede e a instalação também será em canaletas, gostaria de saber se posso instalá-los junto as canaletas por onde passam os fios elétricos, ou se existe alguma restrição. Se não é correto, qual seria a distância recomendada?

Postado

:0) Hi, gALLera...

Cesartiberio... taí uma pergunta aos universitários... contudo acho q não há problema... aqui no trabalho a turma do CPD juntou tudo nas canalhetas.... passa fio de energia, cabo de rede e de telefone também...

agora, mãos a obra...

Postado

:P Hi, bmaldonado...

meu nobre, eu não estou enganado, não... a propósito eu nem sabia da impossibilidade... como comentei, o pessoal aqui do trabalho passa tudo junto, na mesma série de canalheta... ocorre o seguinte, as canalhetas foram feitas para passar os cabos de rede... depois viu-se a necessidade de tomadas extras nas salas, logo, "vamos passar os fios elétricos...", mais tarde: que coisa horrível esses fios telefônicos no chão... vamos colocá-los dentro da canalheta...", e por aí vai... com certeza mais tarde, se pintar outro problema vão decidir pela mesma resolução do problema... "taca dentro da canalheta..."

hehehehehehe!

Postado

o ruído ocasionado pela rede CA pode fazer a rede ficar lenta, pois acontece muita tx de erro, experiência própria, que nem acontece com cabo de pares do telefone.

Postado

Vejo que as respostas são polêmicas, mas agradeço a todos independente de sua resposta ou opnião.

Afinal depois da discussão é que se chega a melhor conclusão.

Obrigado amigos.

Postado

Bom, Poder pode... mas não se deve, pois os meios de rede sao feito de pares trancados para impedir impedancia e forcas eletromaginaticas ( que tambem sao calsadas por meios eletricos) q possam interferir nos meios fisicos(cabo UTP).

se não me engano a distancia e de no minimo 15 centimetros afastados da rede eletrica.

abraços.

Fonte: Capitulo 2 modulo 1  CCNA -CISCO

Postado

Creio que não haja problemas se a corrente nos cabos elétricos forem baixas, deduzo que devem ser menos de 20A para que não haja indução, não deverá haver motores elétricos de grande porte ligados aos circuitos próximos.

É muito bom que se use cabos blindados na rede para garantir que o tráfego fluirá como o esperado.

Postado

Sou tecnico em eletrotecnica e concordo com o Megapersu, isso depende devarios fatores: dos fios, da carga nos fios, do tamanho do condutor, etc...

Aqui no meu quarto, por exemplo, o fio do tel passa junto com o de energia e nunca tive nenhum problema de ruido na linha e nem na conexao.

[]s

Alpha-X

Postado

Algo que esquecí de mencionar é para nunca colocar perto de um reator de lampada fluorescente, deixe a pelo menos 12cm de distância no mínimo. Mantenha distância de 1,2m de motores elétricos, isso inclui geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado. Como já disse a corrente dos cabos elétricos deve ser inferior a 20A. Tudo que informei acima são recomendações de órgãos internacionais, não é invenção nem possibilidade não recomendada.

PODE COLOCAR SUA REDE COM A REDE ELÉRICA SE SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES ACIMA.

Postado
Postado Originalmente por Alpha-X@15 Nov. 2003,01:14

Sou tecnico em eletrotecnica

Fala companheiro. Eu também sou eletrotécnico, isso que citei tem em um livro sobre redes. As famosas EMI (Eletro Magnetical Interference) tem todo um estudo sobre isso.

Postado

As últimas ediçoes das normas de cabeamento deixam a coisa meio largada, até porque já se viu a polêmica que ´dá...

A última recomendação é que haja ao menos separação física entre os dois.... pode verificar em qualquer site de fabricantes de canaletas... porém vale lembrar que isso não vale para cabos de elétrica que ultrapassem 380V e 20 A. Outro detalhe a observar é que quanto menor o percurso que os cabos de elétrica e rede/telefonia seguirem paralelos, menor a interferencia.

cabos blindados nem sempre ajudam, pois a blindagem muitas vezes acaba funcionando mais como antena.... Para cabos blindados, todo o sistema deve ser blindado e todo o sistema de aterramento deve ser  feito estritamente como as normas pedem... o que não é muito fácil.

Os detalhes lembrados pelos companheiros sobre reatores e motores está perfeito.

Detalhe - os cabos de telefonia podem trafegar sem problemas com os cabos de rede... até porque, é exatamente assim que fazem nos sistemas de cabeamento estruturado...normalmente é um ponto para dados e outro para telefonia...

espero ter ajudado um pouco...

Zippo

• 2 semanas depois...
Postado

As duas ultimas respontas deram uma aula.

Só + uma coisa, se tiver que cruzar as redes de dados e eletrica que seja perpendicularmente.

Só isso ate

Postado

Amigo, tive problemas com cabeamento de rede próximos a rede elétrica (na mesma canaleta). O problema ocorria quando a rede estava a 100Mbs. Só resolvi o problema quando configurei a placa de rede para operar a 10Mbs. Como era somente para compartilhar a internet, não havia problemas quanto a velocidade. Este problema era intermitente (nem sempre acontecia), só descobri o problema por acaso. Estava olhando para o HUB na mesma ora que um aparelho foi ligado e a conexão caiu, ou seja, quando os cabos da rede elétrica estavam com sua corrente de consumo muito alta com aparelhos ligados consumindo energia. Isso se explica devido ao campo magnético dos fios da rede elétrica que se torna mais forte quando a corrente que flui por eles aumenta. Recomendo não passar os cabos de rede na mesma canaleta.

Abraços.

Postado

bem dentre essa polêmica toda acho q se você usar cabos STP será menos problemático do q cabos UTP... é minha opinião... até mais. :D

• 2 semanas depois...
Postado

pode interferir sim na transmissão de dados da rede.

porém o campo magnético gerado pelos condutores (fios), pode não ser suficientes para afetar o sistema de blindagem eletromagnética "natural" dos cabos de par traçado. só coloque o cabo de par traçado junto aos fios da rede elétrica somente se aqueles for blindado(cabo).

recomendação: não coloque o cabos de forma alguma perto da rede elétrica, afinal ariscar pra que?

Postado

CAros colegas!!

Vou tentar ajuda-los:

1- não se deve passar os cabos de energia junto !!! isso é fato e vou explicar:

Existe uma lei q a de Faraday ela diz q " qualquer variação de campo magnético sobre um condutor induz uma corrente e qualquer variação de corrente em um contutor gera um campo magnético. Então se você colocar um campo de rede elétrica A/C (alternate current) q está passando uma corrente "x" a um freqüência de 60 Hz.. ele vai gerar um campo magnético... quando maior a corrente maior o campo.... esse campo se "espalha " ao redor do condutor... e se proximo a esse condutor estiver seu cabo de rede, ele vai ter uma indução de corrente.. porque tem um campo magnético variando sobre ele.... podem estar pensando.. q pretencioso o Renato... mas estudei eletrônica 4 anos.. q mais 2 de telecom.. e faço eng. de hardware..

2 - agora vou explicar.. porque em alguns lugares funciona...

como disse o campo magnético gerado pela energia é proporcional a corrente.. q passa no condutor.. então se não tem tem uma corrente muito grande... se gera um pequeno ruido na sua ethernet.. mas q não impossibilita o funcionamento.. mas se você for scanner sua rede ela vai ter ruidos..

Conclusão é impossível não ter nenhum cabo de energia elétrica perto dos cabos de rede... mas evite... por em uma rede de 20 maquinas.. não vai se notar.. a perda.. mas uma rede de fluxo grande.. você vai começar a ter perda de dados.. erros de comunicação..

Bom tudo q disse não foi aleatoriamente... foram anos de estudo...

Abraços

• 4 semanas depois...
Postado

cara com certeza os cabos de rede e de telefone devem estar totalmente isolados dos cabos da rede eletrica. Isso é um cuidado muito importante que voce deve tomar. é Importante a confiança no pessoal que cuida da passagem dos cabos nos forros e etc... se for seu caso. Isso vale muito porque pode causar danos a sua rede e futuramente voce tera que substituir o cabo.

Postado

Bom aqui vai minha observacao....... vai funcionar perfeitamente.. mas não custa neste casos de proximidade usar um cabinho stp ne??? ajuda..... mas certo mesmo todo mundo sabe que não é aconselhavel.... mas vai explicar isso pros clientes unhas de fome.......

Postado

Olhe pessoal os babos podem até se cruzar mais jamais andarem em paralelo, a nossa empresa também tem uma divisão q é um provedor de net via rádio se você pega um cabo coaxial ou de telefonia celular o mais usado em redes wireless para ligar a antena na LAN e colocar ele em paralelo com uma placa de rede, além de você perder sinal e dados, você tem um grande risco de quimar a placa de rede, e quase a mesma coisa acontece com par-transado, não vale a pena correr riscos e isso qualquer um q mexe com eletrônica pode comprovar!!!!!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...