Ir ao conteúdo

HD 500Gb Criando e Gerenciando Partições

Sufiaum

Posts recomendados

Postado

Bom galera dei uma olhada no Forum mas só achei coisa muito antiga desse assunto , e das novas não servia ao meu caso. :P

-----

Tenho um Seagate 500gb 7200.11 e estou precisando de informações de como agir quando ligar o pc pela primeira vez. Vamos organizar por passos:

1 - Comprar* o windows vista ultimate.

2 - Criar partiçoes e formatar a que eu quero usando o cd do vista.

até ai ta certo ? xD

------

Agora a duvida, quanto de espaço deixo pra cada partiçao , vista talves xp , SWAP( ? ) , jogos e outros. Precisaria de 4/5 partiçoes nao é muito?

Tipo 50Gb pro Vista ta bom? Sendo que os jogos acho melhor instalar em outra partiçao pra caso algum erro eu nao perde-los. Mais 30Gb pro XP, a de SWAP é necessaria? 4gb? E o resto pra jogos?

RESUMINDO :lol:

- Qual a ordem de criaçao.

- Qual o tamanho.

- Em que estou enganado ...

Qualquer ajuda é fundamental pra mim Obrigado :D

Postado

bom...se você vai botar jogos pesados, programas e coisas desse genero é bom deixar uns 100gb eu acho aida mais que o seu hd é muito grande

espero ter ajudado

Postado

Bom aqui eu uso

150Gb pra windows (uso windows server 2008 standard)

o resto para arquivos 350Gb

para jogos e todo hoje em dia os jogos e programas estão cada vez mais pesados e ocupando muito espaco!

Postado

os programas que nao sao jogos instala na partiçao do windows mesmo?

ou seria melhor deixar 50gb pro win sozinho , e instalar TUDO em outra partiçao?

Postado
Desculpa ... mas UP UP UP ae =/

Galerinha nao quer me ajudar ;/

cara, que eu saiba, não tem como você instalar o sistema operacional em uma partição e os jogos em outra. outra coisa, seu HD é bem grande e pelo visto você ainda não tem idea de como vai utilizalo, talvez seja interessante você deixar 200 ( C: )para o sistema operacional e o restante 300 ( D: ) para seus arquivos, pelo menos até você descobrir qual é a melhor maneira de dividi-lo dentro das suas necessidades. a principio acho que você não tem a necessidade de ter mais de duas partições, a não ser que você queira trabalhar com duo boot e ter o vista e o xp instalados em partições diferentes. aí você teria C: , D: e E:.

Postado

Hummmmmm mas se a grande maioria vai ser de jogo no meu pc ... qual seria o motivo de fazer partiçoes ? Se eu tiver que formatar o windows , os jogos estando na mesma unidade, tb vão pro pau ! ;/

tinha que confirmar isso ... mas eu posso deixar 200 pra win e 300 pro resto , se funcionar o que eu quero com programas ... dai eu do uma diminuida na unidade, e aloca ela em outra ( se der ) ... se nao eu formato td de novo e ja era =P

=)

Postado

o motivo para fazer o particionamento do seu HD seria proteger seu "arquivos" e não os "programas". e com isso você não pracisaria mas fazer backup. pois você formataria só a partição do S.O

Postado

Cara é o seguinte deixa eu explicar:

Não sei onde você vai instalar os jogos se vai ser no vista ou no xp. Vamos imaginar varios cenarios.

você tem que ter em mente que o windows XP gasta 1.5 GB de espaço em disco, mas com as coisas dele só o windows pode se alastrar por 5GB (update, memória virtual e arquivos de recuperção de sistema). Portanto acho que um OTIMO tamanho para o windows xp e seus programas é de 50GB

O windows vista gasta 5 gb de espaço com o seu alastramento você pode colocar ai uns 10 gb de espaço. Portanto um BOM tamanho para vista e seus programas é de 50 gb tambem.

O resto você pode colocar para seus arquivos e seus jogos por que dá para instalar o jogo na partição e pasta que você quiser.

Tenha em mente que quando você instala um jogo ele coloca informações no registro. Alguns jogos não inicializam sem essas informações por isso não adianta você deixar o jogo na mesma partição do windows ou em uma diferente. Se você formatar o windows que está os jogos instalados vai ter que instalar tudo de novo. Por isso é mais fácil você colocar na partição que ficar maior os jogos e seus arquivos, para caso você venha a formartar o pc não perca nada (antes de formartar não esquece de pegar os saves).

Bom agora o espaço das partiçoes:

Se você for colocar os seus programas no XP e deixar o vista para jogos faço o seguinte:

C: Windows XP 50GB

D: Winows Vista 20GB

E: Arquivos e jogos 430GB

Se você for colocar os jogos no windows xp e o programas no vista

C: Windows XP 10GB

D: Winows Vista 50GB

E: Arquivos e jogos 440GB

Se você for usar jogos e programas nos 2 igualzinho

C: Windows XP 50GB

D: Winows Vista 50GB

E: Arquivos e jogos 400GB

Acho que isso te ajuda

Postado

Opa amigo , muito obrigado . Ja me sanou varias duvidas !

Por enquanto acho que vou usar só o vista 64 ... então deixo 50gb pra ele ...

50gb sem "alocação" , e 400gb para jogos e arquivos em geral !

só ultima pergunta ...

eu instalo os programas , tipo msn, browser, office, autocad , essas coisas , td nesses 50gb ?

ou é melhor instala td na partiçao maior , e deixa a partiçao do vista , com menos coisas possiveis ?

Postado

50Gb, seja lá qual for o sistema que você for utilizar, com certeza é pouco. a principio, no primeiro momento pode até funcionar bem, mas em pouco tempo, com a rotina do "dia dia " o sistema vai começar a ficar limitado. quanto a instalar o sistema operacional em uma partição e os jogos em outra, volto a repetir, não deve dar certo. quando você fizer isto, poste o resultado para nós. como o amigo disse acima o XP pode ocupar até 5Gb no HD, porém, para rodar bem ele precisa de pelo menos 15Gb livres, com isso ja se vão 20. a decisão é sua, cada um se organiza da maneira que acha melhor, porém seria interessante que você poste os resultados da opção que você escolher.

Postado

É no começo pode parecer muito 50gb ... mas eu to a 5 anos me virano com um HD de 40gb e o XP ... com 1 partiçao só ... jogo td junto ...

Ja aprendi a nao ser gastao com os giguinhas iUHAISUHiaus =)

Mas trabalho num pc com hd de 4 gb ... instalei xp e mais nada , agora ja ta faltano espaço , sem instala nada ;/

deve ter um programa no xp q faz ele ir comendo seus gbs por mes =XXXX

qd eu fizer posto aqui o resultado ...

Postado

Ô pessoal, também estou interessado em saber sobre pra que particionar o HD e qual os tamanhos adequados das partições. No meu caso específico, Windows Ultimate, Programas (incluindo Jogos) e só, o resto de meus arquivos.

Eu entendi aqui que o motivo de particionar é só a segurança e tempo gasto na instalação para um hd particionado. Ah, mas se for só isso não vou particionar não. Então, queria saber sobre desempenho em relação às instalações das 3 coisas:

Windows Vista Ultimate 64 bits <=> Programas (jogos, office...) <=> Documentos

Qual das opções de partição vocês indicariam das abaixo em relação ao desempenho:

1 - Windows na part.1, Progs na part.2 , Docs na part.3

2 - Windows e Progs na part.1, Docs na part.2

3 - Põe tudo no HD direto, já que backup e tempo pra instalar não são problemas

Obrigadaço, e desculpem porque não pude fazer revisão, um abraço

Indicaram 50 gb numa partição pra colocar vista ultimate e os programas?

Isso é brincadeira, não vai dar.

Postado

Sufiaum!

A proposta do amigo Sxnkl2 é boa, mas, observe que, procure instalar todos os jogos na partição maior (isso é possível, basta escolher instalação personalizada e selecionar você mesmo o local da instalação ao contrário do que informaram em um post desse mesmo tópico) , para evitar o enchimento das partições do sistema..., e um detalhe importantíssimo, tome cuidado em relação a músicas, cópias de dvds e afins, pois a maioria dos programas grava temporários, ou mesmo as músicas nas pastas do usuário (Documents and Settings - xp, e Users - Vista) então procure copiar arquivos, músicas e tudo o que for importante pra você para a partição grande, permitindo que caso haja problemas no windows, você possa formatar as partições do sistema, sem perder seus arquivos... tomando esses cuidados 50 gb dá e sobra...

Léo

Postado

olá leoleonleonleonleo.. vem cá, esses 50GB reservados só pro Vista em um partição não incluem os programas instalados, além de não incluir os jogos, está certo? Porque tem programas q ocupam depois de instalados mais de 10GB... suponho q 50 GB são reservados só para o SO na partição, confere? E você sugere colocar programas e documentos em 2 partições separadas (nesse caso daria o total de 3 part.)? Muito obrigado

Postado

Hummmmmm entendi ...

então programas pesados na partiçao grande ... agora msn, essas porrinha fica com o windows mesmo certo ?

a parte dos jogos entendi ... sendo a primeira (mais externa) pro windows , depois pro resto =)

Postado

Sufiam, o windows só fica na partição 0 q falam eu acho, porque como q no boot o pc saberá o q fazer? Deixa eu te falar, você vai por jogos separados dos outros programas, né? É o q estou pensando em fazer..falôhh

Postado

RainBica to pensano em fazer isso sim man , mas to pensano aqui comigo que nao tem muita vantagem ... tem vantagem deixa jogos e programas juntos em outra partiçao !

porque se você formata a partiçao do windows e tive td os programas juntos, vai ter que instalar anti virus, office, msn , winamp , mozzila td de novo ...

então vou coloca td em outra partiçao ... e fazer uma imagem da partiçao do windows, que tem um topico por ae explicano ...

tipo um backup ... dai qd formata é só restaura , q os programas voltam a funcionar !

um esquema assim ... li um cara falano que faz isso aqui no forum tb !

o que to em duvida ainda é quanto a instalar programa fora da partiçao do windows ;/

ngmm e explica , mas td bem ... vivendo e aprendendo zo/

Postado

Realmente cara tenho q concordar q facilita em toda a demorada tarefa de recompor a instalação dos programas. Bom mesmo é ter tudo num DVD da marca fabricante do PC, mas é o ônus de produzir seu PC do jeito exato como você pode ou deseja. Sejamos práticos.

Tava pensando aqui se só 50GB pra por Windows e programas é pouco ou muito ou tá bom. E tem que pensar no futuro tb, tudo mais pesado. O Call of Duty 4 vem num DVD duplo de 8 gigas de dados, e acho q até tem um mais novo. Não vou entrar no mérito da tendência, mas vai ser difícil de inventarem um jeito mais econômico de guardar informação sem o auxílio da internet. E praticamente todos os programas em nossos hd´s rodam é offline.. Mas então, estou falando demais... você pretende deixar quantos gigas pra windows + jogos&programas?

Então pensava em deixar algo como 150GB aqui só pra isso, e o resto para os chamando como indefectíveis “meus documentos”... o q pra você equivaleria a 75GB.

Será q alguém iria me dizer q isso é loucura? Muito demais? Quem sabe pouco demais pra quantidade de programas indispensáveis e/ou úteis e/ou necessários e/ou prazerosos e/ou desafiadores? Ou tá razoável no HD de 1TB?

Realmente, vamos pensar juntos aqui até q alguém nos veja na ilha deserta de conhecimento detalhado sobre partições e mande uma corda! (eu vou proceder no fim de semana pra ir pro HD casa nova)

Um abraço rapaz

Postado

Ô Sufiaum então rapaz... você particionou qtos gb para o SO?

Eu vou fazer como você mesmo, programas e jogos em uma partição e o windows vista em outra.

Acho q vou seguir o amigo q te aconselhou a deixar mais de 50 gb para o SO

Agora não sei quanto q eu deixo aqui pro Vista..

manda notícia do q você fez! abraço

Postado

caros amigos, mais uma vez volto a pedir gentilmente que ao implementarem o que estão pensando em fazer, postem os resultados aqui no topico. continuo com a opinião de que instalar o S.O em uma partição e instalar os jogos e programas em outra, não é uma boa idea. porém, se vocês conseguirem, postem o resultado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...