Ir ao conteúdo

Lan House wireless: peço sugestoes pra nao fazer besteira

ATMOSPHERA

Posts recomendados

Postado

Amigos vou montar uma lanhouse e como nao entendo nada de nada em wireless(num sei nem qual diferença entre access point, roteador etc hehehe) venho aqui pedir a ajuda de vocês, para não comprar besteira. Gostaria de gastar até 250 reais aproximadamente(com margem pra mais) no roteador(acho que é ele), vi sugestoes do amigo XFMB, enton estou avaliando o Linksis WRT54G ou o Linksys WAG200G, dependendo do custoXbeneficio de cada um.

Gostaria de pegar um equipamento que me permitisse varias opções, pra nao ter de comprar outro no futuro por falta de algum recurso. O uso principal será pra games como Crysis, Grid etc, mas tb deverá ter internet, o ambiente será uma sala de mais ou menos uns 40m².

Gostava tb de sugestoes de placas pci pra os pcs, na faixa de 60-70 reais tem alguma coisa boa?

Vi esse modelo aqui(Roteador Wireless/300Mbps D-Link RangeBooster N650 com 4 Portas LAN (DIR-635) por 368,00 reais, vale a pena? Ele tem até 300mbps e parece que é padrão N, isso ajuda no trafego de arquivos grandes não é? O que vocês acham?

Desde já agradeço a ajuda.

Postado

Cara recomendaria um

SS 4200 ( modem ) R$ 95,00

+

Zinwell G 220 ou Edimax 7209 APG. R$ 140,00

Sobre o Linksys WAG200G, uso ele aqui é bom, porém sua antena é fixa, já os outros dois AP que citei acima as antenas são removíveis.

E o Linksys WAG200G é modem+wireless no mesmo aparelho, e o preço dele é R$ 220,00.

Já o D-link eu nunca iria comprar. ( opção minha ).

Ainda mais para o uso de vários computadores e por esse preço absurdo.

Postado

Amigo xmbf obrigado pela rapida resposta. Me diga uma coisa, se no 1º momento nao precisar de net nao precisa do modem correto?

Esse Zinwell G-220(onde vende ele?) tenho de comprar uma antena correto, qual seria?Ele tem apenas uma entrada LAN e uma WAN, nao seria melhor um modelo com mais entradas nao? porque estou achando que esse bixao ae deve ser enrolado pra mexer com ele... lembrando que eu terei de configurá-lo, nao pode ser complicado nao que eu sou leigo hehehe. Terei de comprar um switch tb? Ele faz balanceamento de carga?

http://forum.clubedohardware.com.br/como-rotear-zinwell/465253

E quanto aos adaptadores PCI, qualquer um serve? D-link?

Abs

PS:estou gostando mais desse Edimax 7209, parece ser mais amigável e tem um switchzinho integrado.

Postado

Para a entrada lan, era só colocar um switch de 8 ou 16 portas que o problema seria resolvido.

O Zinwell é vendido no Mercado Livre, a antena do AP vem geralmente com 2dbi, isso dá uns 30m no máximo, é só comprar uma com 7dbi que já está de boa.

Se quer mais entradas, recomendo o Linksys WAG200G ( tem 4 portas ) porém a antena é fixa, que faz que ele pegue uns 30m com barreiras o sinal, então instalando ele bem no "meio" dos demais.

Sobre adaptadores to bem por fora.

A altura em que se coloca o ponto de acesso e as placas Wireless faz diferença?

É preciso levar isso muito a sério. Colocar desktops com adaptadores wireless perto do chão é algo proibido na etiqueta da rede Wireless. Quanto mais perto do piso os dispositivos wireless estiverem, mais fraco o sinal fica. Os fabricantes recomendam colocar equipamentos Wireless o quanto mais alto possível, com as antenas posicionadas verticalmente. Isso vale tanto para os pontos de acesso como para as placas ou adaptadores que serão instalados nos computadores. No caso de placas USB, algumas já vêm com cabos longos. Há também extensões para USB que podem ser usadas para essa finalidade.

Em que lugar devo instalar o ponto de acesso?

O Ideal é colocá-lo em uma área central da casa ou do escritório. Quanto mais perto os equipamentos estiverem dele, melhor a potencia do sinal. Se você mora ou trabalha numa casa e também quer que a conexão chegue a áreas como quintal ou piscina, coloque o ponto de acesso próximo a uma janela do interior do imóvel (mas cuidado com as janelas externas, que dão para a rua, que podem fazer o sinal vazar para áreas estranhas e comprometer a segurança da sua rede). Depois de instalar o Access point, teste a potencia em diferentes áreas. Algumas placas incluem um software que permite fazer o chamado site survey, o estudo do sinal, uma pratica que se tornou obrigatória antes da instalação de redes wireless nas empresas. Se você não tiver essa ferramenta, uma saída é recorrer ao Windows XP. No painel de controle, vá a Conexões de Rede e de Internet e depois em Conexões de Rede. Clique com o botão direito na rede Wireless que você esta usando e depois em Status. Cheque a intensidade do sinal em cada um dos cômodos da casa ou áreas do escritório. As cores verde e amarelo são aceitáveis, mas se aparecer o vermelho esse computador acessará a rede inconsistentemente.

Postado

Bom, não conheço os roteadores recomendados pelo xfmb (embora o pessoal do fórum parecer gostar), então não posso opinar sobre eles.

Como o destino é uma Lanhouse, tente escolher um equipamento que tenha força de sinal suficiente e possua estabilidade (pega mal pra reputação da lan a rede cair justamente quando a partida está boa e cheia de gente). E, a não ser que haja um tráfego mais pesado de dados pela rede interna por algum motivo particular (não é muito comum em lans, tirando o caso de querer copiar jogos inteiros pela wifi, mas é mais eficiente uma pendrive pra isso), mesmo um modelo G de 54Mbps dá conta.

Postado

Valeu ae, estou entre o Edimax EW-7209Apg(preço campeao) e o LinksysWAG200G, mais pro Edimax por ele desparafusar a antena e poder trocar. Acho que o sinal num vai dar problemas porque é apenas uma sala grande, mas se houver tem a opção de um repetidor de sinal né?

Não sei se o Linksys tem todos esses recursos do Edimax:

O Edimax EW-7209Apg é um aparelho multi-função. Você poderá usá-lo como Access Point ou Roteador para distribuir Wireless em sua casa, escritório ou empresa ou até mesmo usá-lo em Modo Cliente para receber sinal de um outro Roteador / Access Point.

É a solução ideal para que busca equipamentos de baixo custo e ótima performance.

Possui hub integrado de 4 portas + 1 porta WAN.

Confira abaixo os recursos disponível com a utilização da firmware AP Plus (já instalada no aparelho):

Recursos do software:

--> 5 Modos de Operação: Gateway, Bridge, Cliente ISP, Router (Ethernet WAN), Router (Wireless WAN)

--> Telnet (cliente) adicionado

--> Edição do arquivo /etc/cbu.conf via WEB

--> Opção de desativar servidor SSH

--> Novo método de configuração: Salvar e depois aplicar

--> Clonar MAC WAN adicionado

--> ACK Timeout adicionado

--> Suporte ao MESH (OLSR): http://www.olsr.org

--> SSH Cliente

--> Edição de Script pessoal /etc/script.sh via web

--> Seleção de Região de Domínio via WEB (11 ou 14 canais)

--> Edição do arquivo /etc/ethers via web

--> Controle de potência

--> Utilitário Iptraf

--> Utilitário tcpdump

--> Acesso remoto via SSH2

--> Suporte a agendamento de tarefas pelo Crond

--> Prende o MAC ao IP e fornece ip estaticamente baseado no MAC

--> Liberdade para escrever seus próprios scripts

--> Grupos de Controle de Banda, com rate mínimo garantido por membros do grupo

--> Watchdog por IP

--> Block Relay

--> PPPoE Relay

--> DHCP Relay

--> Assistente de configuração

--> Auto Discovery Tool

--> Controle de banda por interface, por endereço IP ou MAC (por HTB)

--> Criptografia WEP

--> Autenticação 802.1x, WPA e Radius

--> Filtro de mac, ip, portas...

--> DMZ Host

--> PPPoE-Cliente em todas as interfaces

--> PPTP Protocol

--> DDNS Protocol

--> IAPP Protocol

--> "Esconde" o SSID evitando ser descoberto por scanners simples

--> Todo controle via WEB

--> Medidor de sinal

--> Watchdog de hardware

--> Opera como AP, Cliente, WDS+AP, WDS e Ad Hoc

--> Site Survey

--> Servidor DHCP

--> DHCP Cliente

--> Até 5 IP Alias em cada interface

--> Spanning Tree Protocol

--> Permite a troca da porta do Servidor WEB

--> Proteção contra gerenciamento via WAN

--> Proteção 802.11g

--> Clonagem de MAC (para somente um cliente)

--> Permite envio de comandos via interface WEB

--> Log do sistema (local e remoto)

Abs

PS: Link ae pro Alphadraw, com um tutorial de redes wi

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1331/5

Postado

Bom se obtar pelo Edimax, tem que ser APG, se não me engano o firmware dele é melhor e tem mais funções, etc.

Bom dele também que a antena não é fixa, então caso no futuro querer, é só conectar outra, desde que o conector seja igual.

Acredito que ele deve alcançar uns 5km de sinal, caso estiver uma antena massa.

Postado

Sim esse mesmo.

Você antes falou o APG, só reforçei, para não comprar o Edimax 7209 normal.

As diferenças de um para outro bem certas não sei, mas o APG tem algumas funções a mais que o "normal".

• Membro VIP
Postado

ATENÇÃO !!

Se deseja investir em uma rede wireless para LanHouse vai ser necessário utilizar 11n e não 11 b/g.

Isto porque o 11 g utiliza uma banda única e inevitavelmente alguém vai sofrer perdas de pacotes, já no 11 n corre menos pois utiliza-se de mais de uma antena.

Postado

Viushhh... então tem de mudar meus planos né.... quem poderia indicar um roteador ou APG ou algo que sirva pra mim e seja padrão N?

Vou procurar uns modelos e depois posto pros amigos opinarem.

Postado

Sobre o padrão N, algumas opinioes que colhi:

Para quem já possui um roteador padrão 802.11g ou mesmo uma rede cabeada e deseja obter os benefícios de uma rede sem fio mais rápida e com maior alcance já conta com uma solução interessante.

O Easy-N-Upgrader Wireless 300, comercializado pela Trendnet, é um equipamento que, plugado a um roteador, automaticamente transforma a rede no padrão n, aumentando a velocidade de transmissão no caso de quem tem um roteador g ou mesmo um aparelho com fios.

Leia também:

> Dicas para montar e proteger uma rede sem fio

> 35 dicas para solucionar problemas com redes sem fio

O preço sugerido pela Trendnet é de 247 reais – muitos roteadores padrão n ficam acima desse valor. Outro ponto positivo é não precisar alterar a configuração da rede já existente. Mas os dispositivos clientes da rede devem ser compatíveis com a tecnologia n para poder tirar proveito dela.

Qual o melhor roteador padrão N?

Meu amigo. Tenho pesquisado muito sobre isto. Cheguei a conclusão que ainda não vale a pena. A não ser que você realmente deseje investir caro, pode ser que tenha algum sucesso, mas terá que fazer uso de equipamentos da mesma marca e preferencialmente mesmo modelo.

Até onde eu saiba o DIR-655 da Dlink é o melhor no momento no padrão N. Porém ressalto que para utilizá-lo você precisar ter uma placa do mesmo padrão (De preferência da mesma marca) e não poderá fazer uso de outros equipamentos Wireless que sejam padrão B ou G. Caso contrário a rede inteira ficará comprometida.

Um padrão muito bom, mas que não se acha mais Routers e AP´s é o A. O padrão A assim como o N funciona a 5GHz. Todavia a velocidade dele é limitada, mas é bastante estável. Porém não se ve mais roteadores que atendem este padrão (Muito difícil achar algo decente).

Da uma olhada no forum da TomsHardware. Me baseio muito no conversam lá a respeito de redes Wireless.

Boa sorte.

O Roteador padrão 802.11N funciona com 802.11G e 802.11B.

Embora você deva comprar roteador do padrão 802.11G já que esse é o padrão do seu NB.

Os roteadores do padrão 802.11N são bem mais caros que os do padrão 802.11G e sua velocidade está limitada ao padrão do seu NB.

Daqui a algum tempo os do padrão N ficarão tão baratos quanto os do padrão G. Talvez até já tenhamos outro padrão de maior velocidade.

Qualidade

Os produtos da 3COM são os melhores, portanto os mais caros.

No Brasil as marcas mais comercializadas são :

LinkSys

Muito boa qualidade mas tem um preço normalmente maior que seus concorrentes abaixo. Tem o agravante de usar nos roteadores conector TNC, enquanto os demais usam o SMA. Se você quiser trocar de antena para melhorar o sinal vai ter problema em encontrar adaptadores de TNC para SMA. Ou usar antenas da Linksys que são obviamente mais caras.

Obs : Os roteadores vem equipados normalmente com antenas de 1,5 DBI ou 2 DBI. Quando o ideal seria 6 ou 8 DBI.

D-Link

Boa qualidade. Assistência Técnica direta o que provoca problemas na substituição do produto. Pedem Nota Fiscal, Nº de Série,etc.

Eles fazem de tudo para você testar o produto até se convencerem a mandar para um representante deles checar e confirmar que o produto está danificado.

Parece besteira mas não é. você precisa ter bastante tempo para isso, sem contar que precisa ter um conhecimento do assunto bastante razoável.

Encore

Não posso emitir opinião quanto a qualidade mas seus produtos são normalmente mais baratos do que a D-Link.

TP-Link

Também não posso emitir opinião quanto a qualidade mas os preços se batem com os da Encore.

• Membro VIP
Postado

Olá amigo,

Eu concordo com o dwatashi, fazer uma rede comum pra sua lan house pode talvez acarretar problemas com tranferencia de pacotes e quedas de conexão devido ao alto tráfego. Eu se fosse você compraria um roteador Linksys ou D-link daqueles gigabit de padrão wireless N, o único problema é que os adaptadores deverão ser do padrão N também e daí o preço é um pouco salgado. Se você quer um negócio bem feito, faz com padrão N mesmo.

Falou e boa sorte na sua Lan.

Postado

Bom pessoal, pesquisei muito os roteadores N, não vai rolar, :

1- Esta muito caro ainda, nem tanto o radio mas os adaptadores pci, mais de 200 mangos sem condiçoes.

2- O padrão N ainda está pra ser homologado, temos um pré-padrão, comprar agora significa correr risco de comprar errado, e caro.

3-Tem aparelhos que agregam a função N(5ghz) a um aparelho G, conforme coloquei no post de cima. Fica a unica desvantagem de depois ter de trocar os adptadores pci, mas ae os preços estarao melhores que hoje.

Consultando uma empresa aqui da cidade, ela me indicou este aparelho:

http://www.fcnetwork.com.br/shop/product_info.php?cPath=8&products_id=69

Está salgado o preço(200,00), já que é basicamente um Edimax7209 com outra casca, mas já vem com o firmware APRouter 7.0, e se contar o frete, valor do firmware e pra destravar um aparelho mais barato, sai quase a mesma coisa.

Comentem amigos.

:)

Postado

AJUDA AE........:(

Meu roteador wireless tp-link tl-wr542g funciona normalmente quando conectado por cabos, assim que alguem acessa o wireless a coneccao cai e volta novamente sem parar, ate que o roteador trave e precise ser desligado e ligado. Minha internet e por radio e levando a loja que comprei o tecnico testou no velox e a coneccao nao ficou no cai cai...o que poderia estar acontecendo?

Postado

Amigo porque você não cria um tópico pro pessoal te ajudar, ou melhor, antes dá uma procurada com a ferramenta de pesquisa, já que o assunto aqui é um pouco diferente.

Abraço

;)

• 2 meses depois...
Postado

Caros amigos dwatashi e serza e outros que entendem um pouco de roteamento, estava obs a discursao de vocês, tenho uma lan house que funciona com 12 maquinas com rede cabeada. projetada da seguinte forma:

as maquinas estão ligadas a um swith 3com que esta ligado a um roteador linksys wrt54g ligado ao cable modem da Vivax(net) tudo por cabo.

OBS: uso ip fixo em todas as maquinas cabeadas por causa de outras configuracoes na rede que exigem IP fixo.

uso o roteador para nao ter que usar um computador com servidor e conectar 02 note via wireless.

A coisa funciona bem por mais ou menos 02 horas depois tenho o problema onde algumas maquinas nao todas ficam sem internet ou a velocidade reduz tanto que nao dar para acessar nada, se reiniciar a maquina ela volta ao normal mais com algum tempo ela mesma ou outra volta com o mesmo problema, se reiniciar o roteador tudo volta ao normal mais depois de algum tempo o problema retorna.

Ja atualizei o firmware para a versao mais nova da linksys, o problema pesistiu, pesquisando resolvi trocar o firmware para um dd-wtr ainda nao testei, vou testar no fim se semana, mais estou achando que o problema pode nao ser firmware.

então coloquei um computador para compartilhar a internet e tudo funciona perfeitamente, mais gostaria de usar o roteador para livrar o computador.

Qual seria a causa desse problema?

Gostaria que alguem me desse uma luz para resolver esse problema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!