Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Experiências dos usuários com roteadores wi-fi


RodIshiCi

Posts recomendados

Roteadores wi-fi baratos costumam trazer dores de cabeça aos usuários. E normalmente são problemas que não são detectados por reviews em sites confiáveis, já que os testes costumam se limitar a verificar capacidade de tráfego, alcance e outros elementos que podem ser averiguados ao longo de poucas horas, se muito alguns dias.

O grande porém é que o problema mais sério que costuma-se ter com esse tipo de equipamento é instabilidade ou defeitos, que só costumam aparecer após algum tempo ou no dia-a-dia. Coisas tipo o roteador reiniciar sozinho, deixar de funcionar a parte wi-fi e coisas do tipo.

Coisas bem importantes pra maioria dos usuários desse tipo de produto, que costumam tê-lo pra utilizar a internet com mais liberdade através de notebooks, permitir o acesso à internet por vários computadores sem utilizar cabos e afins, normalmente transferindo um volume relativamente baixo entre os computadores da rede, e quando exige múltiplas conexões costuma ser mais por utilização de torrent ou outros programas p2p.

Por isso gostaria de tentar organizar uma lista de roteadores, especialmente modelos mais populares como o D-Link DI-524, Linksys WRT-54G e afins, com alguns dados como tempo de uso, problemas apresentados etc, para tentar guiar melhor quem está querendo comprar um roteador novo.

D-Link DI-524

Revisão: D

Firmware: 4.03

Tempo de uso: 1 ano

Estrutura: Utilizado em casa pra rotear internet de um 3com HomeConnect pra um desktop, 1 telefone VoIP (LAN) e 2 notebooks (WAN), ficando ligado 24h/dia.

Experiência: Negativa.

Era comum o roteador reiniciar sozinho, o que costumava acarretar em 5 a 10 minutos sem internet, até o modem derrubar a conexão anterior e aceitar

um novo pedido do roteador, e volta e meia o roteador reiniciava poucos segundos depois do modem reconectar. E pra isso não importava muito se os notebooks estavam ligados ou não, ou se eu estava utilizando torrent no desktop (que costumava já ficar limitado a 20 conexões simultâneas, já que o modem também não era do tipo que conseguia lidar bem com várias conexões ao mesmo tempo).

D-Link DI-524

Revisão: ??

Firmware: ??

Tempo de uso: 6 meses (possivelmente mais, mas foi apenas o tempo que pude observar)

Estrutura: Utilizado no trabalho, pra ligar 17 computadores entre si (a maioria pela WAN, apenas 2 ou 3 pela LAN) e com a internet, ficando ligado 24h/dia.

Experiência: Negativa.

Aparentemente ele funcionava bem quando eram apenas 7 computadores. Quando o efetivo aumentou pra 17 (quando entrei na empresa), se tornou comum o roteador reiniciar, principalmente quando havia troca de informações entre a maioria dos computadores, mesmo que o tráfego fosse relativamente leve. Outro problema comum era cair durante um trânsito mais intenso de dados.

Buffalo WHR-HP-54G

Revisão: ?? (estou sem ele por perto)

Firmware: Tomato 1.19

Tempo de uso: 1 ano

Estrutura: Utilizado em casa pra rotear internet de um 3com HomeConnect pra um desktop, 1 telefone VoIP (LAN) e 2 notebooks (WAN), ficando ligado 24h/dia.

Experiência: Positiva.

Esse foi comprado pra substituir o DI-524. Funcionou tanto com a firmware do fabricante quanto com a Tomato (não lembro qual a primeira que instalei, mas desde então sempre a atualizei sem problemas), sem problema algum. As poucas vezes que me lembro de ter algum problema de conectividade costumou ser por conta do modem travar, da Velox entrar em manutenção (inclusive a última vez foi por conta disso... reiniciei o modem, continuou sem conectar, reiniciei o coitado do roteador que já estava operando initerruptamente por 18 dias, nada, daí descobri que foi a Velox que permaneceu em manutenção por 17h seguidas)... só um problema meio estranho que havia com a LAN entre meu desktop antigo e o roteador, que muitas vezes requeria que eu mudasse de porta física pra conseguir voltar a conectar na rede, mas não era tão frequente e acredito que era um problema dom a LAN do PC, não do roteador.

Resumindo, foi e ainda é um roteador bastante estável e livre de problemas (não vou nem entrar na questão de força do sinal ou velocidade de transferência, que isso dá pra ler num review e ficar impressionado).

Quando conseguir descobrir o modelo exato dum 3Com 3CRW que substituiu o D-Link do trabalho, falo melhor sobre ele (mas adianto que segurou bem a onda, com poucas quedas, embora que, após 2 anos de uso, a qualidade degradou e anda reiniciando à toa, mesmo havendo apenas 8 computadores na rede mais recentemente).

E tem outro DI-524, esse com problema de força do sinal (coisa que não deu problemas com os 2 que tive mais contato), mas aparentemente sem os problemas de reiniciar com frequência, porém esse tem um uso bem mais leve e fica na casa de uma conhecida, daí não tive contato suficiente pra atestar a estabilidade, mas aparentemente não tem esse tipo de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo,

Muito Legal sua iniciativa, acredito que no futuro o seu tópico ajudará a muitas pessoas a decidirem e também reduzirá o número de tópicos perguntando sobre "Qual roteador comprar?". O negócio agora é o pessoal contribuir com as experiencias.

Bom eu tenho uma experiencia com o D-link WBR-1310:

D-LINK WBR-1310:

Revisão: B1

Firmware: 2.02

Tempo de Uso: 1 ano e meio (continuo usando)

Estrutura: Usado em casa e em pequenas empresas para acesso a internet. Com um número medio de 3 pcs ligados via wi-fi e usando hub com 5 pcs via cabo.

Experiencia: Pontos positivos e negativos.

Apesar do roteador apresentar alguns probleminhas com o firmware, acho ele muito fácil de configurar e quando se usa o firm 2.02 fica muito estável, existem muitas outras caracteristicas que podem ser vistas no tópico que eu criei especialmente pra ele, é so clicar no link logo abaixo desse post.(assinatura)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!