Ir ao conteúdo

AmazonPC HEL83 - BIOS Phoenix não reconhece 4Gb RAM

pittyspeedy

Posts recomendados

Postado

Tenho um AmazonPC-HEL83 (HEL80C da COMPAL) com Bios Phoenix V122B (porque já fiz o update dela). O note vem com 2Gb RAM DDR2-667 expansível até 4Gb.

Fiz o upgrade para 4Gb DDR2-667 porém a BIOS só reconhece 3Gb. O Windows reconhece os 4Gb. Gostaria de saber se existe algum upgrade da Bios que a faça reconhecer os 4Gb? Também gostaria de saber se o Windows reconhecendo os 4Gb e a Bios não, se isso tem algum impacto na performance do notebook? :confused:

Agradeço desde já a ajuda.

Postado

Mas ele mostra 3GB quando você entra na bios e pede o relatório do sistema ou na tela do POST???? Se for só na tela do post nào se preocupe, é esquisito mas acontece.

Com relação ao windows se o seu for o XP de 32bits e não for SP3 ele mostrará 3GB, se for SP3 mostrará 4GB mas só usará 3GB...

Postado

Ele mostra 3 Gb quando entro na Bios e vejo as informações do micro.

Meu Windows Vista 64 mostra na tela de informações do sistema como 4 Gb, só q pelo Gerenciador de Sistema=> Desempenho ele mostra que está usando apenas 3 Gb.

Existe algum jeito de fazer a Bios e o Windows usarem estes 4 Gb? ´

Vi na internet que existiria uma opção MTRR que se mexesse nisso ele reconheceria porém na minha BIOS não tem essa opção. Aliás é uma Bios bem básica, não permite configurar quase nada.:mad:

Postado

Nossa que estranho!!! A bios deveria estar mostrando certinha na parte que mostra as informações do sistema.

Se seu windows é de 64bits ele terá acesso a toda a memória, mas o sistema operacional irá usar conforme for conveniente, não se preocupe por ele não estar usando tudo, se ele precisar de tudo ele usará... :)

Essa opção que você falou eu, honestamente, nunca sequer ouvi falar! Mas nos meus dois sistemas, ambos com 4GB de memo não precisei mudar nada na bios para ele reconhecer tudo, foi de primeira...

O que o everest e o CPU-Z falam????

Postado

No everest mostra com o 2 pentes de 2 Gb. Ou seja tá normal.

Atualizei novamente a BIOS e nada, reconhece apenas 3 Gb. O estranho é q no Windows aparece como 4 Gb só q quando coloco no Grenciador de Sistema=>Desempenho a memória física aparece como 3 Gb, ou seja, o Windows apesar de reconhecer os 4 Gb tb está usando apenas 3 Gb.

Alguém tem alguma ideia do q fazer para essa droga reconhecer os 4 Gb?

A BIOS não tem opção alguma, até deve ter só q está tudo oculto.

:mad:

Postado

No informações do sistema do windows aparece:

Memória Física (RAM) Instalada - 4,00 GB

Memória Física Total - 3,00 GB

Com isso o Windows está usando 3 ou 4 Gb ?:confused:

Postado

Boa noite.

Eu já tive um notebook desses, e cheguei a pensar em colocar 4GB de RAM nele também, porém desisti após buscar informações sobre essa possibilidade.

Acessei vários foruns internacionais sobre o HEL80 e realmente há uma limitação por parte do chipset em aceitar 4GB de memória (afinal, o chipset dele, o 945, não é tão novo assim, o 965 aceita sem problemas 4GB). Alguns usuários chegaram a colocar 4GB, mas realmente só era reconhecido 3GB (mesmo com OS de 64-bit), no fim deixavam assim, pois 1GB a mais já é vantagem. E, se você usa a versão de 32-bit do XP ou Vista, ele iria reconhecer por volta de 3,25 ou 3,5GB mesmo (isso varia conforme a memória da placa de vídeo, no meu desktop eu tenho 4GB de RAM e 1GB de vídeo, e o Windows só reconhece 2,99GB...).

Bom, mas se tu diz que o Windows reconheceu os 4GB, pode ter dado sorte. Tenta abrir o gerenciador de tarefas (o famoso ctrl+alt+del) e olha no canto inferior direito isso - Confirmar carga: XXX/XXXX , que mostra o valor que está sendo usado e o valor total da RAM instalada. Se o segundo valor for maior que 3072, então ele reconheceu os 4GB, mas está com a limitação do OS de 32-bit!

• 5 meses depois...
Postado

Olá você poderia me explicar como atualizar a bios do meu HEL 83. ja baixei o arquivo mas não consegui instala-lo.

valeu

paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...