Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador 1kVA


flavio_nc

Posts recomendados

O que você espera desse estabilizador de 1kva no seu pc?

Já disse, só use se você quer que seu pc estrague antes.

Um estabilizador não traz vantagem alguma para seu pc, o simples fato de ele dizer que tem filtro de linha dentro não significa nada, muitos mentem em relação a isso.

Você leu os tópicos importantes dessa sala? Em especial aquele "Você já viu um tlec" e o "uma boa fonte substitui um estabilizador".

Quer investir, compre um filtro de linha da clamper (www.clamper.com.br) o Computer Protector Pro, uma das melhores opções pra 220v.

Os males que o estabilizador provoca não justifica seu uso, embora tenha um filtro (péssimo) interno.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mal era pra ser VA kkkkk, vou ver se compro esse transformador e ponho meu pc no estab de 1kva q esta atualmente na impressora. Em relaçao as filtros de linha tem esse aqui numa loja perto de casa http://www.cecomil.com.br/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=categoria&codigo_categoria=2272

Infelizmente nenhum tem cara que presta ai, pelo menos os da Microsol que por 54 reais poderia ser um bom modelo, mas nao especifica nada. Vou ver no site deles se tem alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, e qual seria a faixa de preço de um bom filtro de linha? resta saber so isso. kkkkkkk

O preço não dá garantia não, a APC mesmo vendia um bom filtro pro 35 reais e tem muitos de 30 reais por ai que são ruins. Mas quanto maior o valor, mais são as chances de virem com mais componentes e melhores.

Esse Microsol ai q tem no site q você indicou, nao achei no site da Microsol, ta parecendo meio furado...

Esse SMS q você tem ai 5FP, parece ser básico, mas só vendo por dentro pra termos ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Voltando ao topico =p , fui no carrefour aqui perto de casa e me deparei com esses 2 filtros de linha , segue as especificaçoes de cada um deles :

http://www.sms.com.br/aplicacoes/documentos/01sql07/inc/arquivo_hd_familia.asp?familiaID=F003

http://site.forceline.com.br/linhas/inform%C3%A1tica/filtros/esp.asp?vCod=4558 (O unico da segunda coluna)

qual dos 2 devo comprar para ligar meu pc ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No sentido proteção contra surtos de tensão, sim, ele tem um nível mais alto até nesse quesito do que seu estabilizador, 426Joules 4500A com tensão de grampeamento por volta de 710V entre Fase-Neutro.

Ele só nã substituira se os niveis de tensão ai forem muito baixos ou muito altos de forma constante e que comece a causar falhas de funcionamento em outros dispositivos dentro da sua casa. Se isso acontecer o estabilizador pode ser um bom paliativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você liga o PC e já dá um click é porque a tensão dá uma queda momentanea pela corrente inicial de pico exigida pelo seu PC, é normal.

Isso pode vir a ser prejudicial porque no momento de maior exigência de corrente da fonte, q é no inicio, o relé dá uma desligada na energia e religa numa entrada de maior tensão, isso ocorre em 8 à 10ms. Mas se fosse prejudicial no sentido de funcionamento da fonte, ela nem ligaria, quanto ao desgaste, difícil mensurar, mas essa mudança de relé nesse instante se não pode ser considerada saudável, no minimo neutro, mas saudável não deve ser.

O quanto a comutação de relés pode vi a ser prejudicial vai tudo depender da qualidade da fonte, da quantidade de repiques dados por esses relés, da qualidade do projeto do estabilizador, mas é difícil mensurar o quão mal eles causam se é um mal considerável ou não, só um grande teste laboratorial pra avaliar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta difícil de responder.

No caso de oscilação o estabilizador vai fazer tanto tlec e gerar muito ruído na saída, podendo até danificar a fonte, provavelmente ele conseguirá piorar a situação.

No filtro da oscilação vai passar direto, se a tensão subir muito os varistores entram em ação e cortam a energia da saída (rompe o fusível).

Fontes chaveadas suportam variação de 30% para mais ou para menos sobre a tensão nominal, uma tolerância muito grande, a companhia elétrica garante que a energia da sua casa fique com uma variação máxima de 10% para mais ou para menos.

Agora se faltar energia, só um nobreak mesmo manterá seu pc ligado.

Abraço

Leonardo

Certo, em relação ao q o leohartmann disse, com filtro a oscilaçao vai passar direto(direto pra fonte?), quando ela recebe essa variaçoes de tensão ela tem algum mecanismo de defesa como no filtro de linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, estudos mostram que fontes de PCs suportam no mínimo 20% de sobre-tensão e 25% de subtensão, sendo q isso pode ser estrapolado em fontes boas, com PFC Ativo...

20% de 230V são 276V quando em sobretensão e 174V em sub-tensão. Essa é a faixa que uma fonte consegue operar.

Sim, o ideal é que esses valores fiquei próximo do valor nominal, já que em ambos extremos as fontes trabalham mais quentes, mas esse tipo de oscilação não é normal, indica algum problema com a rede elétrica o que o estabilizador faz é paliativamente elevar ou rebaixar um pouco esses valores.

Em algumas regiões do pais é comum termos sub-tensões, mas sobre-tensões são mais raras, mas acontecem.

A capacidade de uma fonte diante dessas sub e sobre-tensões vai depender da severidade da mesma e o tempo de duração. Na maioria das vezes a duração é curta.

De acordo com pesquisas feitas foi criada uma curva de suceptibilidade de tensão em relação ao tempo de exposição a essa variação e foi constatado por exemplo que uma fonte consegue suportar um aumento de 110% de tensão por 0,5 segundos sem danos. Isso é como se jogasse 240V numa fonte 120V e ela suporta por meio segundo. Uma elevação de 20% é suportável indefinidamente, não é uma condição ideal, mas tua fonte não vai queimar, pode até ter sua vida reduzida um pouco, mas queimar não.

O que a fonte faz diante de uma situação de sub-tensão é drenar mais corrente da rede elétrica, pra manter suas saidas estabilizadas. Já no caso de uma sobre-tensão, ela faz o contrário, reduz a corrente drenada.

Os componentes internos da fonte suportam nominalmente valores bem superiores a 220V, então tá tranquilo. No caso de valores muito inferiores a 220V, dependendo da condição e da qualidade da fonte, ela se desliga pra se auto-proteger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, posso ligar todos os equipamentos que uso no estab no filtro, eles sao: Fonte, monitor lcd 17' , transformador do modem. Outra duvida, depois de desligado o pc, eu posso desligar o filtro de linha ou deixo ele stand by, de que modo algum dos dois possam afetar a fonte e os demais equipamentos ligados ao filtro.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O _rau_ falou que a fonte suporta um aumento de 20% e uma redução de 25% na tensão, uma tolerância muito grande.

Normalmente estabilizadores toleram no máximo 15% de variação, se desligando depois disso, acho isso inutil, pois o pc ainda funcionaria normalmente.

Uma sobretensão de 270V (o que a fonte ainda suporta) já é o suficiente para fazer o filtro romper o fusível e desligar os equipamentos.

Quando ocorre uma subtensão o filtro nada faz, mas subtenção não é capaz de danificar uma fonte, a fonte se desliga por não conseguir operar nessa tensão. Talvez consiga estragar um motor, mas uma fonte não.

Nesse caso chegamos a conclusão de que o pc não precisa de energia constante de 115v, o que os estabilizadores tentam fazer (apenas tentam, mas não conseguem um bom resultado), e que o estabilizador acaba limitando a faixa de variação de tensão suportada pela fonte.

Editado:

Sobre desligar o filtro, é mais uma questão de gosto, há os que preferem que ele fique ligado o tempo todo deixando o equipamento em standby (o que consome energia) e também há os que preferem desliga-lo toda vez que desligam o PC.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leohartmann, os estabilizadores lançados em 2008 suportam 40-45% de variação na entrada, mantendo a saida com 6% de flutuação, quando a flutuação na saída chega em 10%, as saídas se auto-desligam.

Não, 270V não é o suficiente pro fusivel romper, muito menos o varistor começar a conduzir pra provocar isso já que os varistores usados num circuito 220-240V é geralmente de 275VAC, só "grampeiam" o circuito em 710V, só num pico veloz de 710V q o fusivel pode se queimar. E um fusivel geralmente abre por excesso de corrente e não tensão. O varistor ao chegar ao seu ponto maximo de condução, as vezes um pouco antes do ponto máximo, conduz corrente o suficiente pra romper o fusivel.

Flavio, você pode ligar qualquer coisa no filtro desde que os equipamentos suportem operar em 220V, os que nao suportarem, deixe no estabilizador mesmo.

Deixar em stand-by nao tem problema, haverá um pequeno consumo, claro, mas não tem problema. O problema é um raio cair ai muito proximo, então no caso de sair, o melhor é desligar tudo da tomada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leohartmann, os estabilizadores lançados em 2008 suportam 40-45% de variação na entrada, mantendo a saida com 6% de flutuação, quando a flutuação na saída chega em 10%, as saídas se auto-desligam.

Não, 270V não é o suficiente pro fusivel romper, muito menos o varistor começar a conduzir pra provocar isso já que os varistores usados num circuito 220-240V é geralmente de 275VAC, só "grampeiam" o circuito em 710V, só num pico veloz de 710V q o fusivel pode se queimar. E um fusivel geralmente abre por excesso de corrente e não tensão. O varistor ao chegar ao seu ponto maximo de condução, as vezes um pouco antes do ponto máximo, conduz corrente o suficiente pra romper o fusivel.

40% de variação é bastante, duvido que eles consigam manter a saída estavel, 220 +40% = 308, isso é bem alto.

e no caso dos varistores, se a tensão subir e permanecer em 275v eles já não passam a conduzir?

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade é 40% mas é 20% pra baixo e 20% pra cima e não 40 pra cima e 40 pra baixo.

20% acima de 220V = 264V

20% abaixo de 220V = 176V

Nessa faixa os estabilizadores 2008 pra frente mantém a saida entre 108-121V e nos Monovolt 220V, q são mais raros, entre 206 e 233,2 dentro da faixa 176-264.

O varistor mínimo que pode ser usado numa rede 240V são os varistores de 250V, mas a margem de 10V entre 240 e 250 é pequena e em pequenas sobretensões em redes que de fato já chegam em 240V, como acontece em muitos paises, esses varistores se degradariam muito mais rápido por conduzir cedo demais. Acima da faixa de serviço, que é sua tensão VAC de 250, o varistor já começa a ser aquecer um pouco e quanto maior essa tensão, pior o calor gerado e menor a vida útil do varistor, já que ele vai criando pontos internamente de baixa resistência, daí o varistor começa a conduzir cada vez em tensão mais baixa, se aquece mais e mais e chega a um ponto irreversível, entrando em curto-circuito ou degradação térmica como chamam os engenheiros.

Pra isso, a maioria dos fabricantes de produtos pra rede 220-240V usam varistores no mínimo de 275VAC e alguns usam varistores de 300 ou 320V, há ainda outros que usam varistores mais altos já que naturalmente uma rede de 240V possui picos de 339V 60x por segundo, são picos velozes e inerente desse sistema, mas isso não vem ao caso já que um varistor de 240VAC é feito pra não conduzir nesse picos naturais da onda senoidal, eles tem uma faixa de tolerancia, o "problema" são os picos em RMS.

Existem estudos que comprovam que muitos equipamentos suportam por um certo tempo (na casa dos nanosegundos) tensões que superam a tensão de clamping de um varistor, por isso é possivel usar varistores de 275VAC numa proteção pra 115V, mas é claro que o ideal é usar um varistor menor, até uns 175VAC pra redes 115-127V, mas não invalida o uso de varistores de tensão maior.

Respondendo sua pergunta, um varistor usado em proteção pra 220V não vai conduzir em 275VAC, ele só começa a conduzir lá na faixa dos 300 e tantos volts pra cima e conduzirá o máximo de corrente em 710V. Mas varistores foram construidos pra conter picos de alta velocidade de subida e descida e não regulagem de tensão como deve estar pensando! Se ele ficar conduzindo o tempo inteiro, ele se degradaria muito rapidamente, se aqueceria demais e consumiria muita energia no processo.

Novamente, varistores foram feitos pra desviar picos velozes. Existem pulsos padrozinados de testes como o 8/20us ou 10/1000us, 50/1000us, esses são picos de elevação e descida de tensão velocíssimos e onde o varistor foi feito pra trabalhar.

Proteções importadas pra rede 115-127V usam varistores de 130VAC, mas trabalham muito perto do limite e por isso a norma UL1449 americana obriga o uso de fusiveis termicos pra desconectar os varistores em caso de sobre-aquecimento, evitando assim incêndios. Com varistores de valor tão baixo se consegue um alto nível de proteção, mas uma vida útil reduzida.

Tem um documento em inglês, de 1989, mas bem atual na minha opinião e foi republicado recentemente com um estudo mostrando que tensão de clamping ou let-though voltage baixa nem sempre é a melhor escolha e que esse valor de 330V de let-through voltage de muitas proteções estão super-dimensionadas pra fontes operando em 120V...

EDITADO:

Olha ai os dados tipicos de varitores indo de 250 à 460VAC RMS. Veja que a tensão de claping de um varistor tipico usado em proteções 220V, o 275VAC, é de 710V @ 100A. Essa tensão varia de acordo com alguns fatores como caracteristicas de impedância do circuito e corrente. Observe tb q esses varistores toleram tensões de até 473V por determinado momento, ai mostra tensões toleráveis variando de 387 à 473V. Veja q esses valores são mais ou menos padronizados pra qualquer varistor de mesma faixa de serviço:

varistores.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o filtro esta desligado pelo botão não passa energia para a saída, assim não há risco para o equipamento ligado nele.

Mas há um detalhe, o filtro só desliga o fio fase, então a correta polarização da tomada é necessária para que o fio certo seja desligado (evitar que ele desligue o neutro).

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que a polaridade da tomada na parede esteja correta. Com a tomada de três pinos olhando ela de frente e o pino de terra na posição inferior, o neutro sai na esqueda o fase na direita e o terra logicamente, no pino inferior. Isso se testar com uma chave de teste de fase ou chave de neon como chamam tb. Isso serve pra qualquer dispositivo que tenha um fusivel, nao é so filtro de linha nao, ate as fontes deveriam ter essa polaridade respeitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!