Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock com a A8N32-SLI DELUXE


Hupiscratch

Posts recomendados

Eu queria saber como fazer overclock de memória nessa placa. Já vi em vários sites que conseguiram fazer o overclock mexendo no CPU FSB, mas quanto mais eu aumento, mais cai o clock da memória. E quando eu vou mexer no Memclock value, a placa ou trava ou dá pau na inicialização do Windows ao usar valores maiores que 216 MHz (que é o padrão dessa memória). O próprio Clube do Hardware já conseguiu 260 MHz! E eu aumentei as voltagens pro mesmo nível que o pessoal do CdH usou. AUGUÉM ME AJUDE!!!! Grato pela atenção. :D

gx1BeX49.jpg

aV1Ps0z9.jpg

gx1Bh7g0.jpg

Pq1Q8Y49.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-É possível que quando você passa de 216 de HTT seu processador é que não vai.

-Faz assim, reseta a bios, para que as configurações voltem para o padrão, depois coloque 220 de HTT ( esse HTT é o mesmo CPU FSB) mude também o multiplicador do processador de 14 para 12 e teste.

-Faça isso e veja o resultado, ou melhor, a frequência da memória e poste aqui.

Não se preocupe com a queda de clock do processador, estamos fazendo isso para testar sua memória.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, você viu que passou dos 216 que não ia né e sua memória ficou como DDR440.

Se antes não ia e o fato de abaixar o multiplicador foi, o problema de não ir antes é justamente seu processador, ou seja, para passar de 216 de HTT será necessário o aumento do VCORE.

Antes de mexer com vcore do processador, veja até quanto sua memória chega.

Faz assim: Vai aumentando o HTT de 5 em 5 MHz e vai testando para saber até onde sua memo chega com vcore padrão.

Testa as mais variadas configurações depois posta o resultado pra gente ver ok.

Você pretende overclocar seu processador também?

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, chegou a DDR 440, mas se você ver que essa memória é rotulada a DDR 435, não é um grande aumento (abaixo até do que aquela margem de erro de 3 % usada no CdH). Mas olha só o que aconteceu depois quando eu passei de 225 de FSB: o divisor do clock do processador aumenta muito, fazendo a memória chegar a um valor de DDR 300 praticamente. Dê uma olhada nas fotos e veja você mesmo. O eu alterei o FSB de 5 em 5 até 270 e tentei manter o clock perto de 2600 MHz. E o HTT perto de 1000 MHz. A A8M32-SLI DELUXE me permite aumentar o FSB até 500, então vou começar a aumentar de 10 em 10 agora.

gx1FNoyJ.jpgPq1V3ihi.jpgaV1UEza0.jpg

Pq1V5c09.jpgPq1V5juA.jpgaV1UFezr.jpg

gx1FPRcA.jpggx1FQhE9.jpggx1FQz69.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-Quanto ou onde você pretende chegar com a memória e seu processador.

-Você quer que sua memória chegue em 260 (DDR520)?

-Outra "coisa" sete manualmente o VCORE de seu processador em 1.45v.

-Você deixou em manual e foi para 1.6v ou foi você que colocou esse VCORE?

-Quantos graus ficou sua CPU com esses 1.6v?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o que deu quando eu setei a memória em 186. Foi um over clock considerável. Sabe explicar?

gx1G4rYS.jpg

--------------------------------------------------------------------

Meu alvo de overclock é 2.8 GHz e DDR520. Esse Vcore é resultado dum offset padrão de 200 mV que a placa disponibiliza (deve ser pra processador que não tem o clock destravado e não dá pra setar a tensão manualmente). Da para ver esta opção na 1ª foto da minha BIOS. Mas eu posso sim setar a tensão com passo de 125 mV. E setar a tensão da memória com passo de 0,05 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olha o que deu quando eu setei a memória em 186. Foi um over clock considerável. Sabe explicar?

Antes de tudo me responda uma "coisa"!!!

Onde pretende chegar com o over? Qual é seu objetivo nessa questão?

-Sim sei explicar sim.

-Se você, por exemplo, colocar o valor em 200 a memória vai trabalhar de modo síncrono, isso é, 1 por 1 e essa configuração vai forçar a memória a trabalhar no mesmo HTT do processador quando você estiver usando o multiplicador de 10.

-Nessa mesma configuração se deixar, em vez de 186 colocar em 200 a memória seria forçada a trabalhar em 265MHz (DDR530)

-Você pode testar assim se quiser, mas, antes suba um pouco o VDIMM e deixe os timings do jeito que está.

-Se não for nós mudamos alguma configuração e talvez seja necessário resetar a bios, sabe como faz?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que compreendi a explicação. Vou setar a memória em 200, baixar o FSB pra 240 e tentar ir aumentando. Quanto a resetar a BIOS, já estou bem experimentado nessa placa (o problema é que a ASUS conseguiu colocar o jumper de resetar a BIOS bem embaixo da 2ª placa de vídeo, logo abaixo do clipe que trava a placa de vídeo na placa mãe, mas já consigo fazer o malabarismo necessário pra fazer o reset). Assim que tiver resultados positivos, eu posto aqui.

----------------------------------------------------------------------

Finalmente consegui. Usei CPU FSB 260 MHz; VDIMM 2,75 V; VCORE 1,45 V e tive que fixar a CAS latency em 3. Agora vou começar a brincar com as latências, porque com as frequências eu já parei. Depois vou submeter o pc à jogatina pesada (eu tenho Crysis, Flight Simulator X: Accelaration e muito mais calibre pra isso), e posto o que eu achei da estabilidade. VALEU!!! :D

gx1GDktJ.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!