Ir ao conteúdo

Frequência da memória vs FSB de 1066MHz

LincBr

Posts recomendados

Postado

Eae galera estive lendo sobre as memórias e fiquei muito confuso... e tenho certeza que tem muita gente que também está... aqui no forum mesmo há muita contradição em relação ao desempenho de memórias: "dual channel é o bixo", "dual channel não muda nada", "frequência é o que importa", e etc...

vamos tentar resolver isso na prática, com uma configuração específica pra começar...

To montando uma configuração com o Core 2 Duo E7200 de 2.53Ghz e FSB de 1066MHz...

QUE TIPO DE MEMÓRIA SE ENCAIXA MELHOR NESSE SISTEMA?

Quero um sistema de 1:1! sem gargalos de ambos os lados (FSB/Mem)...

a princípio pensei em comprar 2x Corsair Dominator 1024MB PC8500 DDR2 1066MHz para usar em Dual Channel... levei em consideração que a freqüência do FSB é igual a da memória...

obs.: a mobo que quero comprar é a P5Q da Asus

vou ter um sistema de 1:1?

Caso não: é alta demais esta freqüêcia das memórias? é baixa? por que? o que é mais importante então? é preciso fazer um calculo, qual? qual seria a melhor configuração?

Pelo que sei o Dual Channel dobra a Largura de Banda e não a Velocidade e que para aplicações leves o ganho é de em torno de 6% a 8% e em aplicações mais pesadas o ganho é de 10% a 20%! Isso fale para as memórias DDR certo? E para as DDR2 isso também vale?

Ajudem a resolver estas dúvidas da massa...

Desde já muito obrigado

Postado

Pra não ter gargalo aí, 2 ou 4 pentes de memória DDR2 533 em dual channel já seriam suficientes.

Claro que hj em dia com as memórias custando tão pouco, é bobagem você comprar memórias DDR2 533.

Sobre dual channel, por experiência própria, para tarefas normais, incluindo jogos, na prática é muito difícil perceber alguma diferença. Eu aqui já fiz um teste e não notei nenhuma mudança no desempenho. Talvez em alguma tarefa específica faça diferença.

Postado

Sempre você deve pegar memórias que acompanham o FSB da memória, principalmente quando você faz overclock, e outra, se você querer trocar por um processador mais atual, você não estará tão fora no desempenho, já se tiver comprado DDR2 800Mhz ou menor você terá que trocar de memória quando trocar de processador.

Dual channel trás de 5 a 7% de desempenho, a diferença é imperceptível, mais se você for usar, beleza! Excelente.

Recomendo a leitura também do tópico abaixo, lendo ele você vai chegar a conclusão que deves usar 2x2GB para ter 4GB de memória.

Essa memória que você vai pegar é muito boa, mais se der pra pegar Gskill vale a pena, e é mais barata.

Veja: https://www.pluginformatica.com/loja/produto-10-5384-memoria_gskill_4gb2_x_2gb_240pin_ddr2_sdram_ddr21066_pc2_8500_dual_channel__f28500cl5d4gbpk

Postado

Resumindo o que descobri com as minhas pesquisas:

-> 800mhz para 1066 mhz há um ganho de 5% e o custo é bem maior (custo/benefício péssimo)

-> Dual channel proporciona um ganho de aproximadamente 7%

-> Estreitamente 2 GB de ram da conta do recado em jogos pesados com o vista, mas dá conta, no XP a necessidade de ram é menor

As possibilidades que se encaixam no meu orçamento são:

U$70,00 2 x 2 GB 800mhz kingston 4GB Master10

U$70,00 2 x 1 GB 1066msh Samsung 2GB Navenet

U$50,00 1 x 2 GB 800mhz corsair 2GB Master10 e navenet

U$50,00 2 x 1 GB 800mhz corsair 2GB Master10

Qual seria a melhor opção? Oh dúvida cruel!!!

Se alguém puder me ajudar ficaria muito grato... caso houver discordância ou tenham uma outra sugestão, fiquem a vontade... preciso me decidir logo, tenho apenas uma semana...

Desde já muito obrigado

Postado

Pegue então

U$70,00 2 x 2 GB 800mhz kingston 4GB Master10

Continuo batendo na mesa dizendo que você vai se arepender usando só 2GB no Vista.

Eu já montei várias maquinas com só 2GB, inclusive o computador da bancada aqui da loja tinha 2GB, aí coloquei 3GB de memória, está rodando legal.

Ah, compre também dissipadores para essas memórias, vale a pena, você paga a preço de banana aí onde você vai comprar.

Postado

Obrigado pela dica...

E se eu fizer um overclock nesse E7200 essas memórias continuam sendo uma boa alternativa, ou recomenda outras?

• 5 semanas depois...
Postado
Obrigado pela dica...

E se eu fizer um overclock nesse E7200 essas memórias continuam sendo uma boa alternativa, ou recomenda outras?

Sim e não, elas são excelentes memórias, mais vai chegar a um patamar que vai atrapalhar no seu overclock, sendo que o certo era usar DDR2 1066Mhz no seu caso.

Com 4 GB de RAM ainda é necessário memória virtual? ou posso desabilita-la?

Pode desabilitar.

• Membro VIP
Postado

Qual é o sistema operacional? Discordo. O windows vista 64 bits SP1 utiliza uma boa parte do VAS ( virtual address space ) e do MMU ( memory management unit) na memória virtual do sistema. Desativando-no, forçará o sistema a alocar tudo na memória RAM, roubando um bom pedaço. ( É o que acontece com o S.O. de 32 bits )

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...