Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de processador difícil


dfortunato

Posts recomendados

Meus caros, tenho o seguinte problema: pretendo trocar o processador que tenho para um P4 a 3 GHz (SL6WK) mas não estou a conseguir.

Depois de instalar os componentes essenciais para teste de arranque, ao ligar a máquina esta trava quando o processador é identificado e dali não sai. Não chega portanto a fazer o teste POST.

Entrar no setup de BIOS também não dá. Já experimentei com outra gráfica e troquei memórias. Reset de BIOS também. Como apenas testei com o essencial também não me parece que seja fonte pois estou a trabalhar com o mesmo pc, mas com processador a 2,66. Precisava da vossa ajuda...

A "relíquia" de board é esta:

Matsonic MS9377C SiS 648FX Socket 478 ATX Motherboard

General Features:

SiS 648FX Northbridge chipset

SiS 963/963L Southbridge chipset

Socket 478

ATX form factor

Hyper-Threading Technology

Supports 400/533/800 MHz FSB

Supports up to 3 GB RAM (DDR266/333/400)

Two (2) UDMA/33/66/100/133 IDE controllers

One (1) floppy controller

AC'97 integrated audio

RTL8201BL integrated Ethernet

Expansion Slots:

One (1) 8x AGP slot

Five (5) PCI slots

One (1) CNR slot

Three (3) 184-pin DIMM slots

I/O Ports:

Two (2) PS/2 ports

One (1) 9-pin standard serial port

One (1) 25-pin standard parallel port

One (1) Game/MIDI port

Two (2) USB ports

One (1) RJ-45 standard Ethernet jack

Line in, microphone and line-out jacks

Supported Processors:

Supports Intel Pentium 4 Socket 478 1.5/1.6/1.7 GHz - 3.06 GHz or faster processors

400/533/800 MHz system bus

Desde já o meu muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dei uma pesquisada aqui mas não consegui encontrar o site do fabricante dessa placa mãe, caso você tenha o manual da mesma, dá uma verificada na tabela de processadores suportados e certifique-se de que esse modelo aceita esse processador.

Boa sorte.

O site era 'www.matsonic.com' mas penso que a empresa tal como era faliu e o suporte é agora inexistente. No manual apenas informa tal como escrevi no primeiro post, ou seja:

Supported Processors:

Supports Intel Pentium 4 Socket 478 1.5/1.6/1.7 GHz - 3.06 GHz or faster processors

400/533/800 MHz system bus

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tô tentando chegar a uma conclusão aqui mas tá difícil, pelas especificações da sua placa mãe, ela aceita esse processador de 3 GHZ que você quer colocar, eu acho que o problema dela não está aceitando esse novo processador, pode ser alguma configuração na bios relacionada ao clock, FSB do processador novo.

Eu não sei te informar se a configuração dos dois processadores são exatamente iguais, pois pode ser que tenha alguma diferença e a placa mãe está confugurada manualmente para o processador de 2,66 GHZ, por isso que ela não está reconhecendo o de 3 GHZ.

Das duas uma; ou a sua placa mãe não suporta esse processador ou a bios não está configurada para reconhecê-lo.

Obs. Veja os detalhes desse seu processador atual e compare com esse de 3 GHZ, eu encontrei as configurações do de 3 GHZ, veja:

http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SL6WK

Isso com a especificação que você postou: SL6WK

Agora dá uma olhada na especificação desse de 2,66 GHZ e veja se encontra os detalhes dele no site da Intel.

Eu acho que a frequência desse processador de 2,66 é de 533 e como o processador de 3 GHZ é de 800, está aí o motivo da placa mãe não aceitar, pois ela pode est´pa configurada manualmente para 533 e não 800, veja se essa configuração é automática, se está habilitada para 533 e habilita em AUTO ou 800.

Abraço

Libra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!