Ir ao conteúdo

Duvida resistores

miniman12

Posts recomendados

Postado

Dae galera eu ainda não consegui entender muito bem o negócio com os resistores então vou fazer algumas perguntas.

Se eu ligar um resistor de qualquer medição numa bateria de 9V haverá curto circuito?

Como eu posso saber qual resistor usar?

É possivel calcular a corrente de um circuito apenas com o datasheet de seus componentes?

Como eu descubro a corrente de um circuito com um multimetro?

Postado
Se eu ligar um resistor de qualquer medição numa bateria de 9V haverá curto circuito?

Curto circuito é definido como sendo resistência zero (ou muito baixa), que faz com que a corrente assuma altos valores. Se vai ser um curto circuito ou não, vai depender do valor da resistência que você colocar.

Como eu posso saber qual resistor usar?

A pergunta está muito vaga...

Mas depende de qual corrente você quer que circule por ele. Basta aplicar a Lei de Ohm.

Assim, em 9V, um resistor de 1 ohm vai te dar uma corrente de 9 Amperes.

É possivel calcular a corrente de um circuito apenas com o datasheet de seus componentes?

Se o circuito for apenas resistivo, basta calcular a corrente.

Se o circuito contiver semicondutores, complica bastante...

Como eu descubro a corrente de um circuito com um multimetro?

Em primeiro lugar, setar o multímetro pra escala de corrente.

Depois, abrir o circuito onde você deseja medir e colocar aí o multímetro (pois ele deve estar em série com o circuito que se deseja medir)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...