Ir ao conteúdo

Capacitores

miniman12

Posts recomendados

Postado
Capacitor serve apenas para eliminar ruido?

Não

Quais são suas outra funções?

Capacitor armazena energia por um certo tempo, são utilizados em fontes para reduzir o ripple da fonte e formar a filtragem necessaria, são utilizados tambem para bloquear a passagem de DC, pelo que eu sei são estas...

Qual é sua função no circuito a seguir?

Qual capacitor...ai tem 6 capacitores. Aquele de 220yF é para filtragem, ou seja reduzir "ruído". O de 10yF na saída, o de 100nF e o de 22yF são para bloquear passagem de DC.

Postado
e os outros?

e como assim bloquear passagem de DC?

DC não é corrente continua?

O outro de 10yF e o de 4,7yF são para filtragem, pra dar uma estabilizada na tensão de referencia.

O sinal de áudio é AC senão o auto flante não se movimentaria, e quando um sinal com AC + DC passa pelo capacitor quando ele está em SÉRIE com o circuito o DC é bloqueado, e só passa o AC

DC é corrente contínua

Postado

Vamos lá...

C1 - ligado na base do transistor; serve para manter a base do transistor apenas com corrente contínua, conduzindo todo e qualquer sinal AC para o GND. Ele é um capacitor de desacoplamento (pois conduz a AC para o terra);

C2 - é o oposto do capacitor anterior, ou seja, é um capacitor de acoplamento. Assim, sua função é deixar passar apenas a corrente alternada (no caso específico, o sinal de áudio) do jack da entrada até o circuito pré-amplificador, composto pelo transistor;

C3 - capacitor de acoplamento entre o primeiro estágio, composto pelo transistor, e o estágio seguinte, composto pelo amplificador operacional. Sua função é deixar passar o áudio do coletor para o transistor para a entrada do op.amp;

C4 - exatamente a mesma função de C1;

C5 - exatamente a mesma função de C2;

C6 - este é um filtro. Sua função é a de eliminar qualquer ruído que venha da fonte de alimentação.

Postado

C3 - capacitor de acoplamento entre o primeiro estágio, composto pelo transistor, e o estágio seguinte, composto pelo amplificador operacional. Sua função é deixar passar o áudio do coletor para o transistor para a entrada do op.amp;

Eu não entendi esse capacitor será que você pode me ajudar?

Os outros você me explicou muito bem obrigado cara

Postado

O capacitor de acoplamento serve para deixar passar apenas o sinal a ser amplificado, já que se ligarmos direto, alteraria a polarização dos transístores de ambos estágios colocando um componente DC junto..

Fui claro?

Postado
cabteixeira, do jeito que eu expliquei sobre os capacitores tá certo, ou errei em algum?

De um modo geral, sim.

Mas quando você falou desses dois:

O outro de 10yF e o de 4,7yF são para filtragem, pra dar uma estabilizada na tensão de referencia.

Não ficou 100%...

Veja o circuito abaixo:

5dad74b4345.gif

Você tem dois resistores ligando o emissor do transistor ao terra, certo?

Mas note que estes dois resistores só existem quando nós consideramos a polarização DC do transistor. No caso, a função do capacitor CE é fazer com que um dos resistores "não exista" para o sinal a ser amplificado. Então, dizemos que o capacitor é de desacoplamento, pois o sinal AC não vai passar pelo resistor RE2, mas sim pelo capacitor.

Os dois capacitores do circuito que o autor do tópico falou fazem exatamente isso. Eles conduzem o sinal direto para o terra.

Vamos analisar especificamente o capacitor C1.

Graças a ele, se formos analisar o circuito apenas sob a ótica do sinal AC, a base do transistor estaria aterrada. Este estágio seria um amplificador configurado em BASE COMUM, tipo este:

cb1.png

Eu não entendi esse capacitor será que você pode me ajudar?

Os outros você me explicou muito bem obrigado cara

O capacitor C3 transfere APENAS o sinal de áudio do primeiro estágio do circuito (formado pelo transistor) para o estágio seguinte (amplificador operacional).

Entenda que:

• um capacitor "não existe" para a corrente contínua (é um circuito aberto);
  • um capacitor é um "curto circuito" para a corrente alternada (isso, é claro, de maneira simples, desconsiderando um monte de coisas... Só para que você entenda!).

Assim, se você for acompanhar o sinal de áudio apenas, todo o lugar que tiver um capacitor você considera como sendo um curto circuito...

Postado

Eu fiquei tentando entender aqui mas não deu galera pra mim o unico motivo desse capacitor é para eliminar ruido.

Mas obrigado mesmo assim vocês ajudaram muito

Postado

Vamos pensar.

Como um capacitor pode eliminar ruído? Por mágica?

E o que seria o tal "ruído"?

Tente entender primeiro isto.

Lembra do que eu disse sobre o capacitor ser um "curto" para a corrente alternada? O sinal de áudio não é corrente alternada?

Se o capacitor estiver ligado ao terra, ele estará jogando o sinal de áudio pro terra, logo, o sinal estará "morrendo".

Mas este capacitor em especial, está ligado ao terra?

Postado

Se você retirar o tal capacitor, o circuito não vai funcionar.

O capacitor é um curto para o sinal (corrente alternada), mas é um circuito aberto para a corrente contínua, lembra?

Se você retirar o capacitor e não colocar nada no lugar dele, o sinal não vai passar de um estágio (transistor) para o outro (amplificador operacional),

Se você retirar o capacitor e colocar um jumper (pedaço de fio) no lugar dele, a tensão contínua presente no transistor vai atrapalhar o funcionamento do amplificador operacional.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...