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Fonte atx de 12v entrada !


clrpinto

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Pessoal

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Estou desenvolvendo um projeto de mutimidia automotivo para meu carro...  

Trabalho com informatica ( venda e manutenção de computadores) e tive uma ideia, que até agora, não pode ser desenvolvida por questão de alimentação !!

Ao invés de por um Mp3 CD Player e um DVD player automotivo, resolvi instalar um computador em meu carro.

O pojeto é viavel e funcional...   No porta malas, na lateral, será disposta a MB Pcchips com processador e Memoria Onboard ( DUROM 1600 + 256MB).  A saida de som vai ser ligada a um equalizador e deste sai para os modulos.  Como monitor será usado um LCD de 5,6, destes automotivos da Boss. Sendo que farei uso de um conversor de sinal de monitor para RCA .

O teclado e mouse será do tipo sem fio com mouse touch. - Só usado em caso de necessidade, pois a maquina sera controla por um controle destes convencionais, pois farei uso de um kit receptor Infra e controle, para navegação e abertura de programas ( Winamp / WMP / Divix / DVD )

Pretendo também colocar um driver de DVD e uma HD de 20Gs ...

A principio é possivel fazer a instalação deste sistema e para acondicionar a HD e o DVD, sera usado o sistema de amortecimento de uma disqueteira detonada !!!

O problema agora é a Fonte de alimentação da placa !!!

Já que o carro era 12v, cogitamos em ligar direto a energia a placa, mas o grande problema é que alem de 12v, a placa requer 5 e 3,3 , sem mencionar o fator + e - da tensão ..

Outra ideia seria usar um conversor 12v para 110v, mas o problema ai é a potencia em Watts  - O conversor libera até 150Watts  e a fonte ATX consome hoje, 350 watts no minimo.

A saida a meu ver é conseguir alterar uma fonte ATX para trabalhar com tensão de entrada em 12v ao invés de 110.

Ou bolar um conversor que transforme 12v em 5 e 3,3 com fator + e -  , para ai ligar a placa mãe...

Alguem sabe onde consigo a tal fonte ATX 12v ou o conversor ??

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Ai, ideia legal a sua mas acho que você deve ter mais uma preocupação duração da bateria (corrente que ela deve ter pra alimentar isso tudo) e também o alternador do seu automovelhometeater (legal esse nome :laugh: ) acho que essas peças não vão aguentar. Acho que seria mais viavel um laptop já que consomen menos energia e acho (veja bem acho) que possuem adaptdar para o isqueiro, seria bem mais fácil fazer a adptação.

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Outra ideia seria usar um conversor 12v para 110v, mas o problema ai é a potencia em Watts  - O conversor libera até 150Watts  e a fonte ATX consome hoje, 350 watts no minimo.

Não é isso... A fonte vai consumir o que o computador consumir (+ um pouco, considerando a perda)

Assim, acho que dá pra ligar, sem problema (mas economize nas coisas: precisa de DVD?

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Ola Pessoal

Seguinte

O Multimidia CAR   :))))))) - que tal este nome ?!? - vai contar com Uma MB Pcchips com Processador e Memoria Onboard, alem do conjunto Som, video, fax , rede !   Esta placa com um DUROM de 1.6 e 256MB vai me custar uns 430,00.. Alem disso, vou fazer uso de umas peças velhas - tenho um DVD ROM LG e uma HD de 20G e um driver de CDROM Infra da criative, assim eu vou poder colocar um XP PRO e Assistir um DVD e ouvir MP3. Já  driver de CDROM Infra não funciona mais o CD, então só vou fazer uso da função Infra para navegar pelo micro sem precisar de um mouse... Na area principal, vai ficar os Icones dos Programas de SOM e VIDEO ( Winamp / WMP / Windvd / DIVIX ) , os quais eu chamo pelo proprio controle do INFRA !

O Objetivo é a multimidia ( SOM e VIDEO) - Não vou por Office ou programas de imagens... Até porque não é para isso que eu estou montando..

Bom, os custos ficam bem abaixo do que comprar um DVD Pioneer e um MP3 Player Pioneer -   O DVD Player da Pioneer custa seus 3500,00 ( com tela in Dash, radio e DVD/CD player) , fora o MP3 player que custa mais uns 600,00

Como já conto com Modulos no carro (fosgate e Kicker), alem de ter também um sub forte de 2x 12" o som vai ficar excelente ..

Já fizemos um teste com os equipamentos e realmente funciona, só tem o problema da alimentação da Placa ... :bravo:

Eu preciso transformar a fonte ATX para aceitar 12V como entrada e converter para - e + 12v, 5v e 3,3v. :tantan:

Ou então, faço uso de outra  alternativa, que parece mais funcional e pratica  - usar  um nobreak de 600 a 1300va.. Neste caso, quem vai carregar é o alternador... Ai da para rolar legal !! Até porque não vai dar pico de tensão, como ocorre nos momentos em que se liga ou desliga o carro.. Tem mais este detalhe, que eu esqueci de mencionar...  Pois toda vez que se liga o carro, a força da bateria vai para o alternador ...  E ai, é provavel que pindure o micro ou danifique a placa...

O sistema ficaria assim : O Nobreak transforma de 12 para 110v e sustenta o micro durante uns 20 minutos, com a bateria... Então, quando o carro estiver ligado, a bateria fica constantemente em carga e assim, o Nobreak mantem o micro em constante funcionamento ... Quando desligado o carro, o Nobreak mantem o micro em funcionamento até a bateria ficar sem carga ou o carro for ligado.

É o principio de bateria auxiliar ... Onde neste caso, a principal não ira fornecer força ao nobreak quando o carro estiver desligado. E quando o carro for ligado, quem vai sustentar tudo é o alternador + a bateria do Nobreak . :oba:

Neste caso, sói sera aplicado se a transformação da fonte ATX não for possivel ou a mesma ficar mais cara do que um NOBREAK .

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Ah.. Com relação a por um note, com certeza  é  mais fácil do que eu quero fazer, mas um note custa $$$ bem mais que esta minha solução, alem de ser mais um atrativo para o ladrão... e Tem o problema de espaço - Onde vou meter um note no painel ??? :chorao:

No painel só vai ficar a Tela LCD Boss .. já o DVD fai ficar atras do banco , junto com a MB e a fonte ( e o Nobreak).. O Infra também fica atras do banco, mas será soldado a placa do driver, uma extensão para por o sensor do controle junto ao painel. :D

Esta solução é a que menos chama atenção ao painel...

Embora quando for estacionar, eu desconecte o LCD e esconda embaixo do banco ou no porta malas .  :cool:

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não se esqueca também que a energia que sai do alternador (como o nome já diz) e uma corrente alternada e da bateria e uma corrente continua. tanto uma quanto a outra variam muito de freqüência/corrente/e tensão (depende da rotacao do motor (mesmo os carros modernos equipados com o alternador tem esse problema)..Posto isto..lembrem-se que para uma perfeita utilizacao de um computador, sem ocorrer a queima de pecas e perda de dados devemos ter uma corrente e tensão estabilizada o maximo possivel...por isso usamos filtros de linha, estabilizadores e no-breaks (alguns corrigem ate a onda senoidal #não me perguntem o que e isso).. :bandeira:

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Ola Colega

Acho que voce trocou as bolas - O Carro usa corrente DC , tanto na bateria como alternador .  Tanto que se fosse AC, ao encostar nos bornes da bateria eu levaria um tremendo choque . :;):

já a AC é a corrente Alternada , usada nas intalações eletricas da casa .

A corrente DC requer MUITO mais corrente para se comparar a AC ... Tanto que se usa a DC em cercas eletricas, com tensão em torno dos 3000 v , mas com baixa corrente ... Alem disso , o choque causado pela DC não deixa você GRUDADO ao fio - nestes termos - como o AC.. Ela o empurra !! Experimenta fazer um a cerca eletrica com tensão AC - Se encostar, vira churrasco na hora !!

A corrente da bateria do carro é suficiente ( tem 14V 105 AMP) .  

Com relação a alimentação, a melhor solução é fazer uso de um NOBREAK no carro... Sendo que ele só ira transformar de 12 para 110v ESTABLIZADOS e com  600VA - suficiente para se manter um micro completo + impressora em funcionamento durante 20 minutos (sem a luz para carregar a bateria).

Quem vai fazer a carga da bateria sera um ALTERNADOR Bosh de 14,4V com 115 Amperes .  

Quando o carro estiver em funcionamento, a bateria estará em carga constante, o que mantera o sistema em funcionemto e livre de autonomia ... Já quando o carro estiver desligado, a bateria não recebe carga e sua altonomia será de no maximo 20 minutos... Depois, só ligando o carro..

Alem disso, contara com 2 baterias - a principal , junto ao motor e a do Nobreak, no porta malas.

Assim que o carro estiver ligado, as duas baterias forneceram a carga ao nobreak, para a transformação... Quando o carro estiver desligado, a bateria principal é cortada do sistema e quem ira manter é a bateria do nobreak... Isso será feito para neste caso, eu não ficar sem bateria para a partida.. :jump:

Sendo assim, não ira ocorrer picos na bateria do nobreak e a maquina não terá probloemas de funcionamento. :bye:

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Bom, o que eu aprendi num curso de mecanica automotiva que fiz a alguns anos e que os ALTERNADORES (como o nome já diz) gera corrente alternada. já a bateria por se tratar de um de um ACUMULADOR possue corrente continua..Talvez (lembrando que eu não entendo bulhufas de eletrônica) quem faca o papel de conversor de corrente alternada p/ continua seja a ponte retificadora/regulador de tensão/etc..Vou pesquisar mais sobre o assunto depois posto aqui... :)))))))

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Conforme eu prometi aqui esta:

2.2.5 - Alternadores:

Da mesma forma que no Dínamo, o Alternador tem como princípio de funcionamento a transformação de energia mecânica em energia elétrica para tanto, existe dentro de um campo magnético um condutor, no qual é induzida uma corrente elétrica, através da movimentação do condutor ou do campo magnético.

A diferença básica entre o Dínamo e o Alternador, é que no Dínamo a bobina induzida fica no rotor e o campo magnético é formado pelo indutor que fica na carcaça, sendo que no Alternador o campo magnético é gerado pelo rotor ou indutor e movimenta-se através das bobinas induzidas que estão na carcaça.

No entanto o Alternador gera somente corrente alternada. Como os dispositivos elétricos e eletrônicos utilizados nos automóveis necessitam de corrente contínua, foi desenvolvido um circuito eletrônico chamado de retificador ou ponte retificadora e que fica instalado dentro do Alternador. Este circuito transforma a corrente alternada em corrente contínua, podendo assim ser utilizada prontamente nos circuitos do automóvel.

2.2.6 - Reguladores:

O regulador ou regulador de tensão, como o próprio nome diz tem o objetivo de controlar a quantidade de energia fornecida para os circuitos do automóvel e bateria para que os mesmos não se danifiquem, ou deixem de funcionar satisfatoriamente.

Em uma analogia a um circuito hidráulico poderíamos comparar o regulador de tensão de um automóvel ao sistema de alimentação de uma caixa d'água. A medida que o nível da água vai caindo a sua bóia também descerá, abrindo-se uma passagem d'água para realimentação. O nível d'água retornando ao normal a alimentação fecha-se novamente. Este processo repete-se sucessivamente, mantendo o nível da caixa relativamente constante . Quanto maior a quantidade de água consumida, maior a alimentação de água necessário para o seu reabastecimento.

O regulador de tensão possue um circuito eletrônico que detecta o nível de tensão da bateria. Abaixo de uma determinada tensão, este estimula e libera a produção de energia elétrica realizada pelo Dínamo ou Alternador para a alimentação da bateria e demais circuitos do automóvel, quando consumindo energia. Acima desta tensão, tal como a bóia fechada na caixa d'água, ele não estimula a produção da energia elétrica, pois apesar de haver o giro do motor, este não fechará o circuito elétrico para a formação do campo magnético no Dínamo ou Alternador, necessário à geração de tensão e corrente.

Quanto maior o consumo de energia elétrica em um automóvel maior deverá ser a capacidade de carga de todo o conjunto eletro-gerador para não haver sobrecargas e perdas ao sistema.

Este e o LINK</font>

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Sugestão:

Compre um nobreak (pode ser o APC ES350 que custa menos de 100reais na http://www.microbits.com.br) e retire a bateria dele e faça a ligação para a bateria do carro... O problema é que você vai ter que desligar o bip do nobreak, senão vai ficar apitando o tempo todo.

A bateria dele é 12V se não me engano de 3,5AH. A diferença é que a bateria do carro vai segurar o computador ligado por mais tempo...

Sugestão dois: Procure alguma placa com processador da Transmeta que ele é muito mais economico...

Evite usar HD dentro do carro (acho que não vai durar muito). Uma opção seria usa o Linux Kurumin. Com ele você dá boot direto pelo driver de CD e tem programas para filmes e mp3...

Ps.: A fonte é de 350w, mas o consumo do computador (AthlonXP2600+, 1GBram, 2 HDs SATA,...) e apontado como sendo pouco mais de 190w por um nobreak APC de 600VA (ele tem moniotramento via porta usb)...

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  • 15 anos depois...

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