Ir ao conteúdo

Comunicação serial

miniman12

Posts recomendados

Postado

Dae galera eu estava olhando a porta USB de meu computador e notei que só possui 4 fios e achei estranho pois como seria a comunicação entre os dispositivos.

1 cabo é o terra certo?outro é 5V.

Sobrou apenas 2 para comunicação,então alguem sabe como funciona o sistema de comunicação em serial?

Pois para mim seria necessário ao menos 3 cabos um de clock e os outros dois de comunicação.

Postado

Miniman.... Amigo Miniman....

Há pouco mais de 1 hora respondi à um outro tópico seu... Então me proponho em poucas palavras refletir (não sobre o padrão USB), mas sobre suas dúvidas e tópicos postados...

Também sou estudante de eletrônica (acho que até os mais experiêntes participantes do fórum ainda o são), para ser mais exato resolvi me empenhar nesta linha de estudo desde o dia 2 de abril deste ano (2008).

Comecei meio perdido e com muita vontade de aprender... comprei alguns componentes... desoldei tantos outros... mas não resolvi montar nada até ter uma ideia de algo para dimensionar e projetar. Então percebi que um pequeno e simplório projeto que me forneceria um efeito estroboscópio seria útil no meu trabalho atual... parti daí... Estudei pesquisei e com a "indescritível" ajuda dos companheiros deste fórum consegui projetar "o meu controle Led Strobe 36"!!!!

E hoje pode até parcer pouco para outros, mas eu conheço o funcionamento deste pequeno projeto e o "por quê" dele ter sido projetado assim.

Antes de tudo, li muito, procurei entender o funcionamento básico dos componentes discretos, elucidei as dúvidas mais comuns em pequenos testes na proto. Me acostumei a medir e medir novamente usando o multímetro... confesso que consegui até "extrair" alguma fumacinha branca de alguns componentes.... mas sempre tive uma coisa em mente: "Para conquistar algo você precisa saber o que é!!!"

Então vou dar um conselho: "Focalize o que você QUER fazer... então ESTUDE e FAÇA!... Todo o resto será curiosidade e caberá ao tempo determinar quando ela será tranformada em conhecimento!"

Só para exemplificar: "Um lutador de boxe dedica 8 meses de sua vida para aprender a se comportar numa luta que dura no máximo 26 minutos!"

OBS>: Peço aos moderadores que avaliem minha mensagem e caso ela transgrida alguma regra do fórum, responsabilizo-me pelo ato cometido!

Velho Hippie

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...