Ir ao conteúdo

Como criar GUI para programas em C ?

Gui_tec

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou estudando linguagem c por conta própria, mas num tá sendo muito fácil não... Eu preciso de ajuda de quem entende, os livros não dizem tudo...

Eu criei um programa em c para cálculos de custos de produtos só pra aprender mesmo, e agora eu já tô sabendo mais (bem, o essencial para se criar eventos), agora eu quero criar uma interface gráfica em C para esse programa.

Eu já li muitas apostilas a livros excelentes que falam sobre programação windows, mas todos se prendem a explicar como programar a interface, mas não achei nada sobre como programar as funções dos objetos!

Então minha pergunta é: Onde eu coloco o código das fonções de um botão por exemplo? Ou como posso usar a entrada da caixa de texto como variável dessa função?

Eu baixei o Visula C++ 2008 e quero aprender programar nele. No momento eu não estou muito interessado em como criar um código pra janela, nem como programar um botão, isso tudo já é gerado automaticamente pelo VS C++... Agora eu quero saber como inserir as funções de cada objeto, do botão, da caixa de texto, etc...

Bem, eu sei que se eu clicar duas vezes no objeto no formulário se abre o código já na posição de digitar a função daquele objeto, mas como declarar as variáveis, criar expressões, essas coisas?

Valeu pessoal!

Obs.: Minha preferência é programar só em C, mas podem me dizer em c++ mesmo, se for necessário eu migro para C++ ou faço as adaptações necessárias, mas eu quero uma interface de qualquer jeito!

Abraço!

• 2 semanas depois...
Postado

Acho que ficou difícil de entender o que você quer.

Declarar variáveis e criar expressões você faz da mesma forma que qualquer outro programa em C/C++

Para acessar os métodos de um objeto geralmente você usa o operador seta ->

Então se você tiver um textBox1 e um button1 no seu projeto, dê dois cliques no botão e digite:

MessageBox::Show(textBox1->Text);

Com isso cada vez que você clicar no seu botão o prog. exibirá uma msg com o conteúdo do textBox1

• 3 semanas depois...
Postado

Ae crudo, valeu!!! Achei que ninguém ia se manifestar.... :lol:

Pois é... não parece muito claro, né?... Mas o que eu quero mesmo é programar em c com GUI, entende? E quero aprender usando API win32. É isso...

Bem, quanto à sua dica, valeu mesmo, vou tentar aplicar. Mas parece-me ser C++, né isso?

Mas minha maior dúvida no momento é a seguinte: fazer um form com duas caixas de texto, um botao e uma label. Colocar o valor das caixas de texto em duas variaveis (uma para cada caixa de texto) e com o click no botão, multiplicá-las e apresentar o resultado na label, entende?

Com isso eu acho que consigo pegar a moral do negocio e me viro com o resto (bem, pelo menos eu acho).

Ah! Pode me explicar em c++ mesmo, eu me viro aqui pra colocar em c ou mesmo aprender c++... To enjoado de fazer programas em c sem interface gráfica!(_(

Valeu d+ por ter respondido cara! :D

Abraços!

Postado

GUI_tec o esquema é o seguinte: Se você quer aprender a programar Interfaces em C/C++ com API você terá que escrever todo o código "na unha". Desde a criação de janelas, controle de mensagens do sistema, eventos, arquivos de recurso, etc.

Sites com um bom conteúdo sobre win32 C/C++

http://www.functionx.com/win32/index.htm

http://www.winprog.org/tutorial/

Agora se você não quiser se preocupar com a interface, você pode optar por uma ferramenta RAD (Rapid Application Development => Desenvolvimento rápido de aplicação) como o Visual C++ e o C++ Builder. Nesse caso você desenha a interface e codifica apenas os eventos de botões, janelas, textbox, etc. Aqui é aquela história de dar dois cliques nos objetos.

Uma terceira opção seria você usar uma framework, como por exemplo o wxWidgets. Nesse caso você também tem que criar o código na unha, porém o código é muito mais amigável do que no primeiro caso. No caso do wxWidgets você tem ainda a vantagem dele ser multi-plataforma.

Já existem alguns programas tipo RAD para o wxWidgets, como por exemplo o wxFormBuilder, com ele você pode desenhar os objetos assim como no você++, só que ainda leva vantagem, porque ele cria o código pra você como um arquivo C/C++, ou seja, o código da interface fica visível e você pode editá-lo como quiser.

Vale lembrar que você++ (em sua configuração padrão) também usa uma framework que é Microsoft .NET Framework.

Um abraço.

Postado

crudo, valeu d+ por ter respondido!

Nossa deu uma boa clareada nas idéias! Cara, seguinte, eu num tava afim de desenhar interfaces na unha n, sabe? Pelo menos por enquanto. Então, parece q a melhor opção pra mim no momento é usar RAD mesmo... com dois cliques nos objetos e aquele negócio todo...

Bom, mesmo com a opção mais cômoda (RAD) para criar interfaces eu nao tenho muita intimidade n sabe... (sou biomedico, programação é hobby) vou dar uma olhada nos sites q você me recomendou. Mas s por acaso tiver alguma duvida gostaria de postar neste forum. você viu a quantidade visitas? Acho q muita gente pode se beneficiar dos posts deste forum se render assunto o suficiente! Acho q muita gente tm a mesma dúvida.

Por enquanto tá bom d+ essas dicas... vou dar uma estudada, qq duvida posto aqui, beleza?

Abraço cara!

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...