Ir ao conteúdo

Como criar GUI para programas em C ?

Gui_tec

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou estudando linguagem c por conta própria, mas num tá sendo muito fácil não... Eu preciso de ajuda de quem entende, os livros não dizem tudo...

Eu criei um programa em c para cálculos de custos de produtos só pra aprender mesmo, e agora eu já tô sabendo mais (bem, o essencial para se criar eventos), agora eu quero criar uma interface gráfica em C para esse programa.

Eu já li muitas apostilas a livros excelentes que falam sobre programação windows, mas todos se prendem a explicar como programar a interface, mas não achei nada sobre como programar as funções dos objetos!

Então minha pergunta é: Onde eu coloco o código das fonções de um botão por exemplo? Ou como posso usar a entrada da caixa de texto como variável dessa função?

Eu baixei o Visula C++ 2008 e quero aprender programar nele. No momento eu não estou muito interessado em como criar um código pra janela, nem como programar um botão, isso tudo já é gerado automaticamente pelo VS C++... Agora eu quero saber como inserir as funções de cada objeto, do botão, da caixa de texto, etc...

Bem, eu sei que se eu clicar duas vezes no objeto no formulário se abre o código já na posição de digitar a função daquele objeto, mas como declarar as variáveis, criar expressões, essas coisas?

Valeu pessoal!

Obs.: Minha preferência é programar só em C, mas podem me dizer em c++ mesmo, se for necessário eu migro para C++ ou faço as adaptações necessárias, mas eu quero uma interface de qualquer jeito!

Abraço!

• 2 semanas depois...
Postado

Acho que ficou difícil de entender o que você quer.

Declarar variáveis e criar expressões você faz da mesma forma que qualquer outro programa em C/C++

Para acessar os métodos de um objeto geralmente você usa o operador seta ->

Então se você tiver um textBox1 e um button1 no seu projeto, dê dois cliques no botão e digite:

MessageBox::Show(textBox1->Text);