Ir ao conteúdo

Como programar no MATLAB usando tabelas e dados do EXCEL?

pjcanela

Posts recomendados

Postado

Tenho vários dados e tabelas no excel, q eu vou atualizando, mas eu gostaria de fazer algo automático pelo matlab, mas não estou conseguindo passar esses dados do excel para o matlab.

Não consigo importar porque as variáveis somem.

Alguma ideia?

Postado

Consegui criar e usar as variáveis com os dados, mas somente (manualmente) apertando o botão "import data".

Não estou conseguindo usar diretamente o comando "importdata" (sem ir lá com o muose e clicar no botão).

Sempre que eu uso este comando, a variável reconhece apenas a parte com texto e como uma matriz 1X1.

Mas o que eu preciso usar é a parte numérica.

Alguém sabe como ignorar a parte de textos na hora de importar os dados pelo comando "importdata" ou de algum outro comando que faça isso?

Postado

Vou tentar explicar melhor.

Eu não posso simplesmente apagar os texto ou ficar copiando manualmente só a parte numérica.

Então estou usando o comando "importdata" para salvar a tabela (com dados numéricos e de texto) na variável (matriz) "arqt".

A tabela é 102X7, sendo que a primeira linha é texto e as outras são números.

Eu vou precisar usar somente os dados numéricos das colunas 2 e 7, então estou criando uma outra matriz "arq" (101X2) para pegar os dados da matriz "arqt", mas o Matlab está identificando a matriz "arqt" como 1X1, e somente de texto.

Estou usando este código:

arqt=importdata('C:\tabela.xls');

arq=zeros(101,2);

arq(:,2)=arqt(2:102,2);

arq(:,1)=arqt(2:102,7);

Postado

Estou progredindo.

Consegui usando *.data.

Vi no próprio site

http://www.mathworks.com/access/helpdesk/help/techdoc/index.html?/access/helpdesk/help/techdoc/ref/importdata.html&http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=mathworks+matlab+importdata&meta=

Mas agora o problema é outro.

Eu consigo abrir, atualizar, mas não consigo salvar de volta como arquivo do EXCEL (*.xls).

Já olhei até no site acima mensionado, fiz o que está escrito, mas mesmo assim não funcionou.

Usei o "xlswrite" conforme estava escrito lá:

http://www.mathworks.com/access/helpdesk/help/techdoc/index.html?/access/helpdesk/help/techdoc/matlab_prog/f5-86564.html

Alguém sabe qual comando é usado para salvar como arquivo do EXCEL?

Desde já agradeço.

• 3 anos depois...
Postado

Eu utilizo as funções xlsread e xlswrite, sempre funcionaram pra mim. Para mais informações da uma olhada no HELP do matlab. O problema é que eu não consigo utilizar em planilhas xlsx, do novo excel. Uma coisa que o HELP não fala é que ao invés de colocar a planilha na pasta de funções do matlab, você pode colocar o caminho da planilha ao invés do nome, ai ele acha certinhho.

Por exemplo:

>>xlsread('C:\Users\Pedro\Desktop\UFABC\Outros\planilha')

ans =

1

2

3

4

5

6

7

8

9

9

5

23

4

234

234

234

65

8677

567

56

75

67

Espero ter ajudado

• 6 meses depois...
Postado
Eu utilizo as funções xlsread e xlswrite, sempre funcionaram pra mim. Para mais informações da uma olhada no HELP do matlab. O problema é que eu não consigo utilizar em planilhas xlsx, do novo excel. Uma coisa que o HELP não fala é que ao invés de colocar a planilha na pasta de funções do matlab, você pode colocar o caminho da planilha ao invés do nome, ai ele acha certinhho.

Por exemplo:

>>xlsread('C:\Users\Pedro\Desktop\UFABC\Outros\planilha')

ans =

1

2

3

4

5

6

7

8

9

9

5

23

4

234

234

234

65

8677

567

56

75

67

Espero ter ajudado

Para usar no excel novo, basta acrescentar .xlsx depois do nome do arquivo.

Ex: xlsread('C:\Users\Pedro\Desktop\UFABC\Outros\planilha.xlsx')

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!