Ir ao conteúdo

Fonte com defeitos intermitentes

Gpaulino

Posts recomendados

Postado

Caros colegas, estou necessitando de informações sobre o os transistor chaveadores C4106 e 2N601 esse deve ser do circuito de 5VSB ? o e CI 2003, pelo menos o suas pinagem (terminais), isso tudo de uma fonte alimentação MAXXTRO,Modelo LC-B450E; ja pesquisei em diversos DATASHEETS e não encontrei nada para que eu possa testa-los ou fazer a substituição (equivalentes), devem ser antigos. O problema do Pc é intermitente, desliga sozinho , perde configuração da bios (não é bateria 3,3 V) ja chequei quase tudo na MB, memorias, limpeza da mesma, porque eu resido no litoral e a maresia por aqui é normal; mas enfim, fui fazer uma limpeza na fonte e no cooler, quando verifiquei que o NTC K50 tinha levado um tranco (estava estourado) mas funcionando, como tambem um dos condensadores de linha 472 1KV estava estourado,(calculo eu que deva ser provocado por uma descarga atmosferica); bom troquei-os e a fonte não mais funcionou tem tensão no dobrador 348V) so não excita o trafo 1. como não sei a pinagem dos transistores não sei como testa-los:confused: Antecipadamente agradeço a ajuda

• 2 semanas depois...
Postado

Caros Colegas;

embora não tenha recebido nenhuma ajuda:mad:mas, em consideração ao forum, e os colegas que visitaram o topico:D deixo uma soluçaõ pelo menos na minha fonte: o que estava ocorrendo, (motivo ainda não explicado:confused:) um curto entre espiras na bobina de ferrite do secundário (mais exatamente entre o enrrolamento de 12V e o de 5V) que um e sobreposto um ao outro; agora só me resta achar uma fonte igual a minha e surrupiar-lhe a bobina, vou fazer uns testes com umas bobinas que tenho aqui, e dependendo do resultado posto aqui, para dar uma opção para quem tiver o mesmo Problema;) valeu

Postado
Caros colegas, estou necessitando de informações sobre o os transistor chaveadores C4106 e 2N601 esse deve ser do circuito de 5VSB ? o e CI 2003, pelo menos o suas pinagem (terminais), isso tudo de uma fonte alimentação MAXXTRO,Modelo LC-B450E; ja pesquisei em diversos DATASHEETS e não encontrei nada para que eu possa testa-los ou fazer a substituição (equivalentes), devem ser antigos. O problema do Pc é intermitente, desliga sozinho , perde configuração da bios (não é bateria 3,3 V) ja chequei quase tudo na MB, memorias, limpeza da mesma, porque eu resido no litoral e a maresia por aqui é normal; mas enfim, fui fazer uma limpeza na fonte e no cooler, quando verifiquei que o NTC K50 tinha levado um tranco (estava estourado) mas funcionando, como tambem um dos condensadores de linha 472 1KV estava estourado,(calculo eu que deva ser provocado por uma descarga atmosferica); bom troquei-os e a fonte não mais funcionou tem tensão no dobrador 348V) so não excita o trafo 1. como não sei a pinagem dos transistores não sei como testa-los:confused: Antecipadamente agradeço a ajuda

O código C4106 se refere quase certamente a um transistor 2SC4106, uma vez que é normal os fabricantes omitirem o "2S" do início do código na serigrafia.

Transistor 2SC4106: datasheet

Já o código 2N601 é de um item muito antigo, que não deve fazer parte de uma fonte chaveada. Acredito que você. não conseguiu ler corretamente o código; não quer dar mais uma olhada nele?

Não encontrei o CI, mas ele pode ser uma versão do TL-494 ( datasheet ); existiam algumas versões de outros fabricantes com códigos bem diferentes. O código dele é mesmo apenas "2003"?

É importante repor o termistor K50; sem ele a fonte vai se comportar como um curto toda vez que for ligada à rede, estressando a ponte/diodos reticadores e os eletrolíticos do dobrador de tensão.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...