Ir ao conteúdo

Script - CACTI

mpopm

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Instalei o CACTI no Fedora, e já consegui criar alguns gráficos que já vêm como padrão no pacote. Agora, preciso monitorar os processos que mais consomem a CPU, ou seja, porcentagem de uso de CPU, e para isso, estou procurando um simples Script (como por ex.: .sh, .pl) para que através dele o CACTI possa ler os dados e gerar o gráfico.

Mas em pesquisas na web, encontrei vários scripts, porém, mais complexos ou que utilizam o protocolo de comunicação SNMP.

Gostaria de saber se alguém possui algum script bem simples que faça a monitoração da CPU, mas que seja "localhost" e não através de SNMP.

OBS.: já conheço alguns comandos Unix, como por exemplo, o "TOP", mas preciso de um script para que o gráfico possa ser "alimentado" o tempo todo (monitoração em tempo real).

Desde já agradeço!

Obrigado!!

Postado

como fazer exatamente eu não sei, mais acho que o caminho das pedras está por aqui:

ps aux|awk '{ print $3,$11 }' |sort -r |sed '1d'

você consegue pegar o processo e qtos % ele está comendo da cpu, com mais algumas traquinagens você consegue deixar só os 10 primeiros por exemplo...

o negocio ai é formatar em um formato que o nagios entenda.... mais o caminho é pro ai...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!