Ir ao conteúdo

Tutorial de atualização da BIOS do Semp Toshiba STI AS-1560 (c/ gforce 7400go)

fenixman

Posts recomendados

Postado

Bios nova: Maravilha

Aê fenix....

Mais um aqui de Bios nova e muitíííííííííííííííííííssimo satisfeito com o note. Mais uma vez parabéns pela iniciativa. Aqui não deu tela azul nem nada e o note se auto-atualizou hehehehe.....

Valeu man.

Postado
É pessoal, estou cheio com este notebook.

....Não aguento mais isso, note de marca vagabunda nunca mais. Se a assistencia nao resolver desta vez (o q deve acontecer) vou no PROCON, chega de enrolação, quero a substituição do note por um sem problemas ou meu dinheiro de volta

.

Pôw cara é uma pena que o note esteja te dando tanta dor de cabeça. A sua indignação é perfeitamente compreensível. Mas saiba você sabe que o note não é vagabundo. Peças ou unidades com defeito sempre vai ter, seja qual for a marca! Agora é lamentável que você realmente possa ter sido "sorteado" com uma dessas unidades com problemas.

Será que é necessario retornar a bios antiga para levar na assistencia? Se sim, como realizo o procedimento?

abs decepcionados

Acredito que para levar na AT você realmente deve fazer o downgrade para a BIOS 1.1 C, até por que com a nova até o logo da Semp sai e entra o da Fukitsu Siemens. Não tenho certeza, mas acho que o próprio programa de atualização da BIOS te permite voltar à versão anterior.

Postado

Eu acho que o problema do colega é falta de configuração (drivers e programinhas) e de mod do calor.

Mas se estiver bravo e quiser mesmo devolver, coloque a bios 1.1C de volta e veja lá! Se quiser me vender por $999 igual ao Extra eu faço esse sacrifício de comprar... hehehehe :D

Abraços feliz natal e próspero 2009 para todos,

Postado

Poh, tem 6 meses que to lutando com esse note, descupem o desabafo gente. Já procurei assistencia tecnica, ja procurei a semp toshiba e nada dar jeito.

Elio, o problema nao sao drivers nem programinhas, pode acreditar, ja tentei de tudo, por ultimo foi a atualização da bios.

Sobre o mod de calor, com certeza o problema esta aí, mas depois que levei o note na assistencia, ele retornou cheio de lacres de garantia, e nao to afim de perdê-la.

Poh, fiquei triste, note show de bola, configuração excelente, hardware parrudo, nao tem um probleminha sequer, nunca perdi uma midiazinha de DVD/CD, nunca a rede wireless caiu, mas infelizmente tem este problema com a temperatura, uma pena.

=S

Vou dar uma ultima chance a ele, se a assistencia nao resolver dessa vez, vou brigar na esfera judicial mesmo.

abraços galera.

Ah, Feliz natal a todos!

Postado

Poh, fiquei triste, note show de bola, configuração excelente, hardware parrudo, nao tem um probleminha sequer, nunca perdi uma midiazinha de DVD/CD, nunca a rede wireless caiu, mas infelizmente tem este problema com a temperatura, uma pena.

=S

Ah, Feliz natal a todos!

Mesmo com o BIOS novo??? =O

Posta aí as temps durante os jogos, mesmo aqueles que tem o note com mod 1.0 já melhora bastante, leva na AT e diz que o note continua com problema de aquecimento, explica que você já viu casos de melhora sem troca de peças, que besta os procedimentos explicados aqui mesmo no fórum. Seu problema não precisa de uma solução tão extrema, vale a pena lutar por esse notebook ;)

FELIZ NATAL, HOHOHOHO

Postado
Mesmo com o BIOS novo??? =O

Posta aí as temps durante os jogos, mesmo aqueles que tem o note com mod 1.0 já melhora bastante, leva na AT e diz que o note continua com problema de aquecimento, explica que você já viu casos de melhora sem troca de peças, que besta os procedimentos explicados aqui mesmo no fórum. Seu problema não precisa de uma solução tão extrema, vale a pena lutar por esse notebook ;)

FELIZ NATAL, HOHOHOHO

hehehe valeu milk

Jogando CSS a placa de video chega nos 85º no maximo, e o processador quando chega nos 85º (depois de um tempo jogando), é acionado um dispositivo de segurança que faz o clock cair para 800MHz (metade), gerando slowdowns na maquina (queda de frames).

Nessa foto nao havia chegado ainda na casa dos 80.

hl22008122117262139bj5.jpg

Postado
Bios nova: Maravilha

Aê fenix....

Mais um aqui de Bios nova e muitíííííííííííííííííííssimo satisfeito com o note. Mais uma vez parabéns pela iniciativa. Aqui não deu tela azul nem nada e o note se auto-atualizou hehehehe.....

Valeu man.

Parabéns Edsky, o pessoal do forum me ajudou muito desde o início e por isso eu me arrisquei para poder dar esse "presente" de natal para todos hehehehe.

hehehe valeu milk

Jogando CSS a placa de video chega nos 85º no maximo, e o processador quando chega nos 85º (depois de um tempo jogando), é acionado um dispositivo de segurança que faz o clock cair para 800MHz (metade), gerando slowdowns na maquina (queda de frames).

Nessa foto nao havia chegado ainda na casa dos 80.

hl22008122117262139bj5.jpg

Wolff, antes de eu atualizar a bios a cpu chegava a 82º. Achava isso um absurdo e isso era jogando counter-strike, depois que eu atualizei a bios passou a 75º no máximo. Mas o seu problema não é esse já que você também atualizou a bios e continua com altas temperaturas. Como a temperatura da sua VGA também está alta deve ser algum problema do cooler, da ventoinha ou então até da placa-mãe. Leve em outra assistência técnica e faça o técnico abrir o notebook na sua frente. Verifique se o cooler está trabalhando direito e todas as pastas térmicas. Se no final não resolver peça pra trocar a placa-mãe. Se eles não trocarem exija o seu dinheiro de volta e pegue um novo no extra por R$999,00 hehehe. abraços.

Postado

Realmente não tem lógica, do jeito que você está descrevendo as temperaturas isso seria kso de cooler sem funcionamento, veja bem, existem inúmeras possibilidades, com a pasta térmica deveria ter melhorado, porém, se o técnico fez uma instalação errada do cooler e não existir uma interface estabelecida entre o dissipador de cobre do cooler e o dissipador da VGA e processador, as temperaturas com certeza irão chegar nesses patamares. Quem já desmontou esse cooler deve ter ideia do que estou falando, existem duas ranhuras na placa, que servem como guias para o perfeito encaixe do cooler, caso alguma das "perninhas" do dissipador esteja fora o parafuso encaixa até rosqueia, porém o dissipador não irá tocar no processador e tampouco no dissipador da VGA. Para mim isso é problema de montagem, mas de todo modo de diz, você mora em teresina, que faz 40ºC na sombra:eek: heheheh

Postado

feinxman, problema que moro no interior, só tem 1 assistencia técnica para notebboks STI. Em janeiro retornarei lá, exigirei uma solução para meu problema, nao quero ficar com o note apenas para trabalhos e internet, porque se fosse para isso teria pego um mini note.

milktank, de fato melhorou quando o tecnico aplicou a pasta termica, mas só fazendo retardar o tempo para o note chegar na casa dos 80°. O cooler aparentemente está normal, quando ta muito quente a maquina trabalha em rotações bem altas. Mas moro em Vitoria da Conquista/BA, já colado em MG, aqui é frio, 1000mt de altitude. Agora mesmo ta fazendo 22°, essa é a media. Mesmo no inverno com temperaturas abaixo dos 10 o note esquentava horrores.

Postado

Eu acho que você deveria voltar na autorizada, abrir o lacre na presença deles e fazer o seguinte:

1 - abrir aquele furo embaixo do note, o de entrada de ar do cooler (abrir apenas os 4 furos externos dos 8 existentes);

2 - desmontar o dissipador e limpar a CPU (o core, deixar limpinho). Passar pasta térmica apenas no core da cpu (aquele quadradinho do meio, acho que o técnico pode ter lambuzado demais e isso dá na mesma que não ter pasta);

3 - Pegar o dissipador de cobre da CPU na mão e arrancar o plastiquinho amarelo e o selo que vem colados nele, dê uma boa limpada no resto de pasta que tem colado ali e dê uma polida com um papel absorvente (polida forte mesmo, daquelas de esquentar)... use um papel higiênico naquele estilo Papel Primavera, que "limpa coça e penteia". :D

4 - Remonte tudo parafusando firme (mas sem forçar), ligue e veja o desempenho do cooler interno (ele ligado no máximo faz um zumbido forte).

Feito isto, feche o note, se quiser pode deixar eles lacrarem... use uns 20 minutos ainda na bancada. Jogue algum jogo 3D mais fortinho (se não tiver, o CS mesmo tá bom)...

Se ocioso a temperatura não ficar estável em 40-45 graus e jogando CS estabilizar em 60 - 65 graus (no máximo 70-75 graus e depois vai caindo), pode esquecer que é defeito mesmo em alguma coisa...

Abraços última tentativa,

Postado

O cooler aparentemente está normal, quando ta muito quente a maquina trabalha em rotações bem altas. Mas moro em Vitoria da Conquista/BA, já colado em MG, aqui é frio, 1000mt de altitude. Agora mesmo ta fazendo 22°, essa é a media. Mesmo no inverno com temperaturas abaixo dos 10 o note esquentava horrores.

na verdade a rotação da ventoinha é controlada pelo BIOS, que faz a leitura da temperatura pelo diodo interno do processador e a faz girar mais rápido dependendo da situação. O que quis dizer foi: o encaixe do dissipador pode estar simplesmente errado, resultando naquilo que ocorria na época dos soquetes 462, quando o cooler era colocado invertido, fazendo com que a máquina muitas vezes travasse depois de algum tempo de uso devido a temperatura (isso por que não havia recursos de throttling (corte na frequencia para evitar queima por super aquecimento).

Para você ter uma ideia, moro em João Pessoa - PB, a conhecida capital do sol, fazendo temperaturas acima dos 30ºC praticamente o ano todo e especialmente no verão, claro, e as temperaturas aqui quando tinha feito apenas o mod 1.0 (sem remover a parte plástica que vêm junto com o cooler), o processador chegava a 74ºC e VGA em 76ºC, temperaturas essas que melhoraram muito com o mod 1.5 onde retirei o plástico que cobria o dissipador e da atualização do BIOS. Recomendo fortemente o uso de pasta térmica (de preferência de qualidade) apenas no núcleo do processador além de se possível o uso de bases de resfriamento (de qualidade tb), como as cooler master série notepal ou coolers externos. Além é claro de ir até a AT e fazer conforme o elio falou.^_^

Postado

Grande dica Milk, mas no nosso caso sabíamos mexer no note. Às vezes é normal de acontecer da pessoa saber o básico, o be-a-bá de computadores, ligar - usar - desligar. Aí não é bom mexer sozinho em casa, melhor levar na autorizada e ir guiando os passos do técnico.

Imprime o tutorialzinho, leva e fica li do lado palpitando. Se o cara for daqueles chatinhos e disser que "não pode", "não é assim", "está errado", mostre pra ele o papel impresso que você levou e questione:

"DO JEITO ERRADO O PESSOAL JOGA A 60 GRAUS E A CPU FICA EM 35 GRAUS OCIOSA, FAZ ISSO ACONTECER DO SEU JEITO CERTO ENTÃO"...

Abraços desafiadores,

Postado

hahahhhaha

belas dicas pessoal.

em janeiro vou voltar lá e fazer isso mesmo. Caso não solucionem vou pedir a substituição do produto, o que será difícil, ja que nao esta mais sendo fabricado. Nesse caso nao sei o que fazer, eles vão me oferecer outro modelo, mas nao tem mais note da STI com placa de video dedicada, então nao vou querer. O unico que achei interessante da atual linha é o de 12", que só serve para trabalhos ¬¬

Postado
hahahhhaha

belas dicas pessoal.

em janeiro vou voltar lá e fazer isso mesmo. Caso não solucionem vou pedir a substituição do produto, o que será difícil, ja que nao esta mais sendo fabricado. Nesse caso nao sei o que fazer, eles vão me oferecer outro modelo, mas nao tem mais note da STI com placa de video dedicada, então nao vou querer. O unico que achei interessante da atual linha é o de 12", que só serve para trabalhos ¬¬

Pode crer que o problema será resolvido, isso com as sugestões do pessoal aqui do fórum, é claro =D

No mais, caso a única solução vista por você seja a a troca por um outro aparelho, recomendo que devolva para a STi e espere, se der, o lançamento do novo notebook com vídeo dedicado da STi.:cool:

Postado

Realmente é chato conseguir por as temperaturas na tela. aqui quebrei muito a cabeça seguindo esse tuto, e quando já estava desistindo consegui.

Não sei o que fiz, toda hora mudava alguma coisa e entrava num jogo qualquer pra ver se tinha ido, até que consegui.

um saco isso, mas é excelente, pois so assim vemos a temperatura real, pois quando aperta alt+tab a temperatura ja cai de imediato quando vai para a area de trabalho.

Postado

Pré-atualização:

Problemas: ghost mouse, touch pad MUITO RUIM (nenhuma novidade ), temperatura alta mas no dia a dia não tenho (tinha) problemas que li sobre o sistema ficar alterando o clock e velocidade do cooler constamente, mas acontece em alguns casos.

Obs.: trabalho com desenvolvimento de sistemas ficando com diversas ferramentas rodando simultaneamente.

Salvei as informações geradas pelo SIW (System Information) para efeito de comparação.

Li as instruções bem detalhadamente e as segui à risca. (thanks Elio, um dia agradeço pessoalmente, ou pelo messenger)

Durante a atualização:

Uma telinha aparece com 9 atualizações sendo feitas, dura uns 20 segundos mais ou menos - acho que comentaram no fórum sobre esses segundos serem vitais também para o próprio dono do note .

Deixei o reboot automático atuar.

Pós-atualização:

A tela de abertura do notebook mudou para "Fujitsu-Siemens".

Conforme já comentado nenhuma alteração de opções na BIOS.

No meu caso (Windows XP SP3) o Windows voltou vivo , sem tela azul, provavelmente por não detectar alteração de hardware no boot, somente quando entrei na tela de dispostivos de hardware que ele foi detectando um a um os novos (apareceram todos com a exclamação amarela).

Depois de tudo detectado um novo reboot.

Não percebia problemas de temperatura antes, mas só usava o note para trabalho, não joguei nenhum jogo pesado a ponto de derrubar o sistema ou congelar o Windows ou haver muitas mudanças de clock/cooler.

Só passei a ter problemas de ghost mouse depois que passei a trabalhar com a rede sem fio ligada constamente à rede da empresa, mas com uma diferença, a rede sem fio lá está instável, toda hora cai e volta e talvez isso cause o problema. Em casa não tenho (tinha) esse problema de ghost mouse.

Resultados após instalação:

Ghost mouse: não percebi problemas em casa, mesmo porque não tinha e só quando voltar a trabalhar ano que vem vou poder testar.

Temperatura: não verificado com processamento pesado (jogos), mas para uso comum baixou de 10% a 15%. Obs.: não fiz o tal mod canibal para diminuir a temperatura.

Melhora do touch pad: aparentemente melhorou, com sensibilidade constante, sem falhas, mas também pode ser efeito placebo.

É isso aí pessoal, mais um usuário satisfeito. Adquiri o meu em abril/8 mais ou menos (não lembro agora exatamente) no Submarino, foi entregue em menos de 3 dias, carrego pra cima e pra baixo, mesmo de ônibus, com todo cuidado sobre impactos, claro.

Eu já considerava esse notebook uma excelente aquisição pelo custo/benefício, agora com esse resultado e as possibilidades de hacking (um dos) me animei mais ainda por não ficar na mão do fabricante.

Quem quiser pode entrar em contato comigo.

Postado
Pelo visto o bassplayer é o usuário de número 71 do STI. Pena que não tenha se cadastrado no tópico criado para computar quem é usuário novo do STi...

Como fazer isso?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...