Ir ao conteúdo

Minha Seventeam ST-550P-AG explodiu!

qarcanjo

Posts recomendados

Postado

Faz pouco tempo que cheguei a esse sistema/;

Intel Core2Quad Q6600

Placa mãe Asus P5Q

Video Geforce 8800GT 512MB

4GB RAM DDR2 800 4-4-4-12 kit dual channel Corsair

Sound Blaster Audigy2ZS

Gravador de DVD

3 HDs Sata 2 Samsung HD160JJ (dois deles em RAID 0)

mouse wireless USB

Fui rodar o crysis no máximo... o PC reiniciou... Como eu vinha tendo problemas com o CRYSIS desde a instalação no Vista 64, achei que tinha sido falha no jogo. O PC reiniciou, funcionando ok... Entrtei novamente e reiniciou mais rápido ainda... No reiniciar automático, o no-break fez um barulho e deu cheiro de queimado... Queimou um fuzível. Aí eu fui ligar o PC sem o no-break para testar se tinha dado algum problema. Quando liguei na tomada, minha fonte deu um tiro, soltou fogo na tomada e foi pro beleléu!

Já testei o no-break e ele tá normal, trocado o fuzível. A fonte, após aberta, parece que fritou a plaquinha de PFC e quem sabe mais alguma coisa.

Meu irmão queria trocar os componentes e queria o esquema da plaquinha, mas eu sinceramente estou com receio de insistir nessa fonte e ter mais prejuízos... Aí pensei na C3tech de 750W, mas tô achando cara. Minha experiência com /seventeam não é das melhores... Saí duma ST500BKV num RMA que demoraria um mês, para pegar essa ST550PAG que queimou assim... E olha que somam-se a esses eventos a queima de duas placas mãe DFI Lanparty NF4 Ultra D de meu finado AtlhonX2 939... Desconfio que a culpada ja era a fonte... Mas como meu irmão tem uma 420BKV há mais tempo que eu tinha essa fonte, e como meu outro irmão tem uma 420 e duas ST550PAG já faz também bastante tempo, acho que foi falta de sorte minha.

Será que vale mais a pena pegar uma outra Seventeam de 550W, ou pegar a c3Tech de 750 com cabo modular, dadas as diferenças de preço de R$280 a R$300 contra os R$419 que achei na C3Tech?

Postado

Você ligou a fonte com a chave em 115v em uma tomada 220v, só pode ter sido isso.

Outro detalhe é que seu nobreak com certeza esta sobrecarregado, para essa fonte sua, com esse pc, no mínimo 1500VA (a fonte não tem PFC ativo).

A fonte pode até ter concerto, normalmente o que queima é um varistor, é só remover o varistor que a fonte volta a funcionar.

EDITADO: Agora vi que essa fonte possui PFC Ativo, achei que não tinha.

Sendo assim não sei dizer o motivo que fez a fonte explodir.

Leonardo

Postado
EDITADO: Agora vi que essa fonte possui PFC Ativo, achei que não tinha.

Sendo assim não sei dizer o motivo que fez a fonte explodir.

Surto de tensão na rede, picos de tensão gerados pelo estabilizador/chaveamento do no-break, defeito em algum componente da fonte, etc. O PFC é a parte mais exposta à rede de uma fonte moderna, então é a que recebe os trancos, mas é difícil determinar a causa da falha.

Obs.: alguns no-breaks com saída retangular (também chamada de quadrada ou quasi-senoidal) geram picos de tensão que estressam a fonte. Se você. não tem real necessidade de um no-break o melhor seria aposentá-lo. Eu mesmo aposentei o meu há anos e só uso um filtro de linha para ligar o micro.

A fonte é boa, então o melhor seria enviar para a garantia. Se essa já tiver acabado, ou se você. não tiver a nota fiscal, aí tanto vale pegar outra ST quanto outra fonte.

Sugestões: Corsair 450VX, Seventeam ST-550P-AM, Zalman ZM460B-APS ou Satellite SL-8600EPS.

Postado

Agradeço pelas respostas...

Minha necessidade de no-break realmente já acabou, desde o momento em que as quedas de luz freqüêntes, aliás, diárias acabaram. Então vou arrumar um filtro de linha mesmo...

Agora, Leohartman,

Quanto à hipótese de ter ligado em tomada de 220 com chave em 110, aqui em casa não tenho nem como fazer isso... E aliás, eu estava usando o computador normalmente na hora em que ocorreu o problema, como descrito. Estava entrando no Crysis... Se fosse isso, o computador fritava antes de iniciar. E além do mais, essa configuração é suportada tranqüilamente com uma fonte de 550W. Para você ter uma ideia, o no-break fica no máximo morninho... Nunca sobre-aqueceu o inversor, e com a bateria interna segura legal até uns 15min com o monitor LCD ligado... Não houve sobrecarga do no-break.

Pelo menos aparentemente, não há varistores queimados... Se bem que nem sempre a gente nota um componente queimado visualmente. Tem uma trilha rompida na plaquinha do PFC, e um daqueles mosfsets do primário está manchado... O restante até parece em ordem... Mas não temos como testar.

O fogo foi assim do tipo curto circuito... Quando coloquei a tomada deu um tiro e saiu fogo... Meu irmão que estava em outro quarto veio saber o que tinha acontecido... O que fora aquele barulhão.

Agora só torço para que não tenha passado nada da fonte prá placa mãe, né!

Ah, a fonte tem mais de dois anos de uso... Garantia, infelizmente uma vaga lembrança!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!