Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí galera, bom dia, boa tarde, boa noite...

To com o seguinte problema: Estou com uma placa mãe PCCHIPS P21G (V3.1) que não queria ligar, o cooler dela se movia um pouco mais não chegava a girar, testei ela com outra fonte, continuou do mesmo jeito (OBS: to ligando manualmente, com uma chave de fenda) ela tem duas entradas de alimentação, a principal de 20 pinos e a do conector auxiliar de 4 pinos (2 fios pretos e 2 amarelos), por acaso eu testei sem o conector auxiliar. a placa mãe ligou. não quis ariscar de ligar o monitor, teclado e o mouse sem o conector, pois não sabia a função desse conector auxiliar, já dei uma pesquisada a no fórum achei dois casos parecidos bem antigos, mas sem resolução

Disseram que esse conector de 4 pinos serve para auxílio do processador

e agora ? o que eu devo fazer ? Será a placa ? o Processador ?

Agradeço desde já !!

Configuração Da Placa Mãe PCCHIPS P21G (V3.1)

Socket LGA775 Intel (Não conseguir identificar o modelo do processador)

FSB

800/533/400 MHz

Chipset : VIA P4M800/8237

vídeo : ONBORAD

Memória de 1GB

Suporte Máximo: 2GB

Slots de Expansão

1 x AGP 8X (Vazio)

3 x Slot PCI (Vadio)

1 x Slot CNR (Vazio)

Áudio

Áudio Codec de 6 canais Realtek ALC655

Em conformidade com especificação AC'97 2.3

IDE

2 x UltraDMA 133/100/66

Portas I/O do Painel Traseiro

1 x Teclado PS/2

1 x Mouse PS/2

1 x Porta Paralela

1 x Porta serial

1 x Porta VGA

4 x Porta USB 2.0

1 x Porta RJ 45

1 x Áudio I/O (Line-in, Line-out e Mic-in)

Conectores e saídas I/O internos

Conector de Energia ATX de 20 pinos

Conector de energia ATX 12V de quatro pinos

2 x Conector USB 2.0, suporta 4 portas USB2.0 adicionais

2 x Conector Serial ATA ( vazia )

1 x Botão/conector LED de painel frontal

1 x Conector de áudio de painel frontal

Conectores CPU / SYS FAN

1 x Conector IrDA para SIR

1 x Conector de Alto-falante

1 x conector CD-in

1 x Conector-suporte de Disquete 360K~2.88M Byte, 3 Modos FDD ou LS120

Sistema BIOS

AMI 4Mb Flash ROM

Suporta Plug and Play 1.0A, APM 1.2, Multi Boot, DMI

Formato Micro-ATX, 244*220 mm

:confused::confused::confused:

Obs : Fonte de 450W

Postado
por acaso eu testei sem o conector auxiliar. a placa mãe ligou. não quis ariscar de ligar o monitor, teclado e o mouse sem o conector, pois não sabia a função desse conector auxiliar, já dei uma pesquisada a no fórum achei dois casos parecidos bem antigos, mas sem resolução

Disseram que esse conector de 4 pinos serve para auxílio do processador

e agora ? o que eu devo fazer ? Será a placa ? o Processador ?

O conector +12V ATX de 4 pinos serve para alimentar o processador e é o que tem dois fios amarelos e dois fios pretos. É muito estranho que a placa ligue sem ele e não ligue com ele.

Se o sistema ligar normalmente e seu processador for de baixo consumo, dá até para usar o micro sem o conector +12V ATX. Toda a corrente dos +12V passará pelo único pino ligado ao fio amarelo do conector ATX de 20 pinos; se o processador for de alto consumo esse pino irá sobreaquecer e será danificado com o tempo. Nem pense em usar uma placa de vídeo off-board nessa condição, mas tente ligar e identificar o processador.

Verifique também se por acaso você. não ligou o conector +12V ATX invertido ou o com fios de 4 cores (parte do ATX de 24 pinos) no lugar dele. Eventualmente a explicação mais boba é a que resolve... :huh:

Postado
O conector +12V ATX de 4 pinos serve para alimentar o processador e é o que tem dois fios amarelos e dois fios pretos. É muito estranho que a placa ligue sem ele e não ligue com ele.

Se o sistema ligar normalmente e seu processador for de baixo consumo, dá até para usar o micro sem o conector +12V ATX. Toda a corrente dos +12V passará pelo único pino ligado ao fio amarelo do conector ATX de 20 pinos; se o processador for de alto consumo esse pino irá sobreaquecer e será danificado com o tempo. Nem pense em usar uma placa de vídeo off-board nessa condição, mas tente ligar e identificar o processador.

Verifique também se por acaso você. não ligou o conector +12V ATX invertido ou o com fios de 4 cores (parte do ATX de 24 pinos) no lugar dele. Eventualmente a explicação mais boba é a que resolve... :huh:

Tentei ligar, mas não aparece imagem no monitor.

irei testar o processador em outra placa amanhã.

se funcionar, o problema é na placa, dai vou olhar se tem reparo, ou se ela se foi de vez..

:huh::(:confused:

• Membro VIP
Postado

E quanto a questão já levantada pelo Ughadoo, da ligação correta, polarizada do conector ATX12, esse dai??? Já vi muita gente boa conseguir enfiá-lo virado... Dai a fonte entra em curto, se protege e o fan só dá meia volta....

ConectorATX12Fmea.jpg

Note que os fios amarelos (+ 12 Volts) devem ficar do mesmo lado daquela lingüeta do conector....

Abraço...

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Uma das possibilidades, e me parece que não deve ter outras não...

Algum dos CI´s inversores PWM responsáveis para, a partir dos 12 Volts do conector ATX12, gerar a tensão de Vcore da CPU, estar com defeito, em curto....

Ao não colocares o plug ATX12 a CPU não vai receber a tensão de Vcore e não vai partir.

Ao colocares o plug ATX12, alimentas os CI´s PWM em torno da CPU e é detectado o curto neles, ou em um deles, e a fonte se protege retirando as alimentações.

Se for isso ou descobre e troca o CI PWM com defeito ou troca de placa-mãe.

• 2 anos depois...
Postado

Quase sempre resolve-se o problema substituindo a placa-mãe ou o processador. É preciso primeiro identificar onde está o problema. O que não deixa dúvida é que sem alimentar o processador o computador não funciona, mesmo a placa-mãe ligando.

• 5 meses depois...
Postado

bom galera é só uma dica mais ta valendo né

to com um pc aqui da minha namorada e a fonte deu pau,ela tinha o conector aux. de 4 pinos(2 pretos e 2 amar.) e eu tinha uma fonte aqui sem esse conector,era de um P4.

bom resumindo,liguei essa fonte e funcionou de boa sem o conector,pelo que eu sei esse conector é só pra ajudar nas horas que o proc. esta no max(se nao me engano)

o pc que essa fonte esta é um celeron 1.7,pc simples acho que é por isso que funcionou,ja que nao puxa muita corrente !!

espero ter ajudado

abrassssssssss

Postado

o pc que essa fonte esta é um celeron 1.7,pc simples acho que é por isso que funcionou,ja que nao puxa muita corrente !!

espero ter ajudado

abrassssssssss

Por ser simples não, por ser muito antigo. É processador anterior ao Pentium IV Northwood e concorria diretamente com o Duron 1300, que ainda era alimentado inteiramente pela linha +5V.

• 2 meses depois...
Postado
Kayke disse:
Quase sempre resolve-se o problema substituindo a placa-mãe ou o processador. É preciso primeiro identificar onde está o problema. O que não deixa dúvida é que sem alimentar o processador o computador não funciona, mesmo a placa-mãe ligando.

Olá amigo,  com base nessa sua resposta, gostaria de saber se a placa-mãe estando com defeito no atx 12v que alimenta o processador, ligaria mesmo "baqueada" e sem o o tal conector ligado à ela, fazendo gira inclusive o cooler da VGA off-board.

Postado
Olá amigo, tenho este mesmo problema e com base nessa sua resposta, gostaria de saber se a placa-mãe estando com defeito no atx 12v que alimenta o processador, ligaria mesmo "baqueada" e sem o o tal conector ligado à ela, fazendo gira inclusive o cooler da vga off-board.

Sim, porém não daria vídeo, nem postagem. É como se o processador estivesse queimado (embora esteja apenas sem alimentação).

Postado
Sim, porém não daria vídeo, nem postagem. É como se o processador estivesse queimado (embora esteja apenas sem alimentação).

Obrigado por sua atenção!!! Eu sinceramente já não sei o que fazer, é uma situação que estressa e desespera bastante quem é leigo. Ainda mais por que aconteceu do nada, sai da frente do pc por uns 30 minutos, quando voltei estava em modo de espera (tudo apagado, somente o led verde piscando no gabinete) dai movimentei o mouse para voltar a utilizar, e me deparei com o pc ligando e desligando sozinho, acionava os leds do gabinete e os coolers, mas nada que passasse de 3 segundos... A fonte funciona bem com ou sem estabilizador depois do ocorrido, memorias tambem, assim como vga, hoje consegui utilizar o bendito pc por uma hora, precisei desligar, quando voltei, não consegui mais utilizar, já penso num novo kit MOBO+Processador...

• 2 semanas depois...
Postado

Richelieu, seu problema está em um dos mosfets que fazem parte do circuito regulador de tensão, com um multímetro analógico na escala de X1 terá que medir cada um dos fets sendo que a ponta preta devera ficar em um ponto de terra da placa e a vermelha será usada para fazer o teste, em cada fet tem dois pinos pequenos e um mais largo. a medida será nesses dois pinos pequenos, um deles deverá deslocar o ponteiro até o ZERO do multímetro e o outro deverá marcar uma resistência, se por acaso nos dois pinos marcar a mesma resistência ou chegarem até o ZERO pode substituir, sua placa voltará a funcionar pois o post da placa só sobe com o conector ATX 12V conectado. nesse link aqui tem tudo sobre esse circuito.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

• 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado
Tentei ligar, mas não aparece imagem no monitor.

irei testar o processador em outra placa amanhã.

se funcionar, o problema é na placa, dai vou olhar se tem reparo, ou se ela se foi de vez..

:huh::(:confused:

sou técnico em hardware a 5 anos e ja vi muito destes problemas o conector de 12 voltes é responsável por alimentar o processador quando você. tira ele o computador volta a funcionar porque tem uma peça chamada mosfet que é um regulador de tensão quando ele esta em curto a única solução é trocá-lo se não souber fazer o concerto leve a um técnico espero ter ajudado:D.

• 7 anos depois...
Postado
Em 05/01/2009 às 19:54, faller disse:

E quanto a questão já levantada pelo Ughadoo, da ligação correta, polarizada do conector ATX12, esse dai??? Já vi muita gente boa conseguir enfiá-lo virado... Dai a fonte entra em curto, se protege e o fan só dá meia volta....

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/ConectorATX12Fmea.jpg

Note que os fios amarelos (+ 12 Volts) devem ficar do mesmo lado daquela lingüeta do conector....

Abraço...

Oi sei que é antigo esse seu comentário mas sou umas dessas gente boa mas o conector que coloquei foi o auxiliar a placa não chegou a ligar nem nada depois que vi a ********** desliguei a fonte e coloquei o conector da cpu corretamente aí ela ligou normalmente, queria saber se esse conector auxiliar não queimou?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!