Ir ao conteúdo

Rotary Encoders e Interruptores Opticos

lucas_neves

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Estou procurando um pouco sobre esses dois componentes mas minha falta de linguagem tecnica na area nao ajuda muito.

1 - O que quer dizer Rotary Encoder em portugues e onde compro isso? :D

2 - Sobre os interruptores opticos, como eles se comportam quando a luz passa pelo sensor e nao passa? Ha um corte na corrente eletrica? Como seria mapeado, por exemplo, seu funcionamento em uma porta paralela?

Desculpem pelas duvidas primarias, mas realmente estou boiando forte! :confused:

Obrigado desde ja!

• Membro VIP
Postado

Desculpe, mas eu sempre pesquiso antes de recorrer a algum forum. Tudo que voce me passou eu ja acessei, mas infelizmente nao resolveram as minhas duvidas...

Sobre o interruptor optico ja esta tudo tranquilo e ate ja montei um pcb para arriscar uma brincadeira, mas nao encontro nada que preste sobre encoder rotativo. Nao encontro como ele funciona, o que sai dele, o que entra... os sites sao somente sobre vendas. Isso me irrita um bocado no google. Se nao e site de venda e blog!!!!

Postado

Um encoder rotativo é um dispositivo que fornece um código em sua saída proporcional a posição de seu eixo. Ele pode ser utilizado como elemento de sincronismo em máquinas rotativas, por exemplo, transmitindo um código que pode ser traduzido por um processador ou circuito (um PLC, por exemplo) e que informa qual a posição da máquina, a cada instante.

Dentro do encoder encontramos um disco codificado (daí o nome) e um conjunto de fotosensores e fotoemissores. O disco, dependendo do modelo, pode ser algo assim:

180px-Encoder_Disc_(3-Bit).svg.png

encoder-rot-large.jpg

O encoder pode ter saídas diversas e pode, também, ser utilizado de diversas maneiras. Pra saber maiores detalhes, só partindo pro garimpo, como o soschip já falou.

Postado
Um encoder rotativo é um dispositivo que fornece um código em sua saída proporcional a posição de seu eixo. Ele pode ser utilizado como elemento de sincronismo em máquinas rotativas, por exemplo, transmitindo um código que pode ser traduzido por um processador ou circuito (um PLC, por exemplo) e que informa qual a posição da máquina, a cada instante.

Dentro do encoder encontramos um disco codificado (daí o nome) e um conjunto de fotosensores e fotoemissores. O disco, dependendo do modelo, pode ser algo assim:

180px-Encoder_Disc_(3-Bit).svg.png

encoder-rot-large.jpg

O encoder pode ter saídas diversas e pode, também, ser utilizado de diversas maneiras. Pra saber maiores detalhes, só partindo pro garimpo, como o soschip já falou.

Muito obrigado!!!!!!

Deixa eu explicar o que quero fazer... estou querendo pegar "uma dessas coisas que roda" e enviar sinais para a porta paralela, incrementando ou decrementando o valor de acordo com o sentido da rotacao.

Pesquisando agora a pouco encontrei uma tal de chave rotativa, e descobri que posso usa-las sem precisar conectar todos contatos. Isso e verdade? porque se for assim compro uma chave de poucas posições e so aproveito duas.

Ou isso ficaria melhor com o encoder rotativo?

Postado

Não sei que chave seria esta...

Mas você poderia utilizar, para isso, um encoder tipo o que existe dentro dos mouses, naquele botãozinho de scroll. O funcionamento é mais ou menos assim:

rotary_2.gif

• Membro VIP
Postado

Se é só para isto, use um encoder de controle de volume muito usado em aparelhos de som.

O sinal de saída é igual ao que o cabteixeira mostrou acima.

T1005993783.jpgT1005993861.jpgT1006141674.jpg

http://www.chinasuppliers.globalsources.com/china-suppliers/Rotary-Encoder.htm

Veja um código e procure o datasheet.

Exemplo:

http://akamai.globalsources.com.edgesuite.net/f/593/3445/5d/pdt.static.globalsources.com/IMAGES/PDT/SPEC/401/K1006141401.pdf

Postado

Isso e interessante, bem mais simples do que alguns encoder que eu vi pelas pesquisas do google. Mas para usar esses encoders e enviar sinais para a porta paralela, eu nao deveria usar um CI para decodificar e transformar isso em 0 e 1?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!