Ir ao conteúdo

Quanto tempo um computador, tem de vida útil ??

Posts recomendados

Postado

Uso o mesmo computador há 4 anos, desde o começo estou com a mesma placa mãe e HD, com um tempo adicionei outros HD's, usei um programa que mostra a qualidade dos HD's e ele mostrou que o HD que está desde o começo está "normal" e os outro estão "excelentes".

Preciso desse computador por mais ou menos 2 ou 3 anos porque não tenho condições de comprar outro agora, não entro em qualquer site, tenho um bom anti-vírus e anti-spyware atualizado, não desligo de qualquer jeito, uso Nobreak (bom) e a temperatura dos HD's está normal também.

Todos produtos são de marcas boas, reconhecidas e famosas.

Minha Configuração:

processador AMD Athlon 64 3200+

placa-mãe Asus K8N

3 HD's Samsung 160GB, 160GB e 250GB

placa de vídeo ATI Radeon 9550

Postado

Para podemos avaliar o ideal seria você dar a configuração do seu computador:

- Processador;

- Placa Mãe;

- Hard Disk's;

- Placa de vídeo e por aí vai.

Postado

Mas mesmo assim, sao componentes mecanicos e um se desgastam com mais tempo que outros. No meu caso tenho o meu PC (desktop) a 8 anos e a unica coisa que tive que trocar foi o cooler que parou de funcionar. Acredito que no seu caso vai durar na boa o tempo que você precisa.

Abraços,

Edson

Postado
Uso o mesmo computador há 4 anos, desde o começo estou com a mesma placa mãe e HD, com um tempo adicionei outros HD's, usei um programa que mostra a qualidade dos HD's e ele mostrou que o HD que está desde o começo está "normal" e os outro estão "excelentes".

Preciso desse computador por mais ou menos 2 ou 3 anos porque não tenho condições de comprar outro agora, não entro em qualquer site, tenho um bom anti-vírus e anti-spyware atualizado, não desligo de qualquer jeito, uso Nobreak (bom) e a temperatura dos HD's está normal também.

Todos produtos são de marcas boas, reconhecidas e famosas.

Minha Configuração:

processador AMD Athlon 64 3200+

placa-mãe Asus K8N

3 HD's Samsung 160GB, 160GB e 250GB

placa de vídeo ATI Radeon 9550

Cara até agora você está dentro dos requisitos pra fazer o computador durar... mas os requisitos são:

• Temperatura;
  • Qualidade dos componentes;
  • Qualidade da energia fornecida (fonte não genérica e etc);
  • Nada de desliga a tomada ou quedas de luz (use um filtro);
  • Poeira, umidade ou maresia (computador sempre limpo);
  • E o principal sorte :).

Aí ele dura no mínimo entre 4~6 anos (no mínimo).

Falou,

Hacker_Boy.

• Membro VIP
Postado

Olá Every Time I Die,

Se o que você pretende é aumentar a vida útil do seu equipamento. Aqui vão algumas dicas, além do que você já vem realizando.

• Sempre manter uma boa ventilação para a máquina, assim evitando super-aquecimentos para qualquer um dos componentes.
  • Fazer uma limpeza na máquina, sempre que perceber que a mesma está apresentando lentidão, travamentos, etc. Isso geralmente é causado pelo acumulo de poeira no seu interior. Por isso é recomendado uma limpeza de 3 em 3 meses ou de 5 em 5 meses, dependendo do local em que encontra-se o equipamento.
  • Não sei qual é a região que você mora, mas evite também que ele tenha contado com maresia (citado pelo Hacker_Boy) e areia, pois isso danifica os seus componentes.
  • Vale lembrar também que de nada adianta você tomar todos esses cuidados e não ter uma proteção elétrica confiável. Para proteção contra surtos da rede elétrica, use um bom filtro de linha. Para uma boa alimentação dos componentes do computador uma boa fonte com Watts reais se torna necessária, de preferência com PFC Ativo e boa eficiência acima de 80%. E além disso, um aterramento do tipo TN-S, que é o mais recomendado para equipamentos de informática.

Do mais, são esses cuidados que você já vem tomando, que podem providenciar mais uns 2~3 "aninhos" de vida para o seu amiguinho ai, corajoso ^_^.

Espero ter lhe ajudado.

Atenciosamente,

Rafael Alquati.

Postado

Eu acrescentaria o seguinte.

Se sua máquina já é bem usada não a deixe ligada direto 24h por dia os sete dias da semana. Quando for dormir desligue-a. Isto irá evitar o uso excessivo de certas peças como o HD por exemplo aumentando sua vida útil.

É o que acredito.

Postado

Você está certo Henrique. Hd's IDE foram projetados para terem um certo descanso (desligamento) depois de um periodo de atividades, se você não desliga o desgaste realmente é muito maior realmente podendo com o tempo fazer com que seus componentes queime com um menor tempo.

Abraços,

Edson

Postado

Tenho um computador no meu consultório que tem 8 anos e meio. Não precisei trocar nada, só acrescentei mais memória. Ele sofre para rodar o Win XP, então instalei o Linux Kurumin 7.0 e consigo um bom desempenho para Internet, processador de textos, tabelas, gráficos e música. Não dá para abusar e assistir um vídeo que ele não aguenta...

Tenho computadores em casa há quase 17 anos, iniciei no 386DX40. TODOS foram trocados porque estavam desatualizados e lentos demais, troco a cada 4-5 anos. Tive pouquíssimos problemas de hardware, todos eles relacionados a drives (3,5 e 5,25), fontes, memória e monitor.

Quanto mais tempo o micro fica ligado, maior o desgaste, isso é obvio, porém eles são projetados para ficar ligados várias horas ao dia, durante vários anos. Li em um site sobre processadores que eles são projetados para durar 20 anos.

Picos de tensão, cortes súbitos de energia, fontes e outros materiais de má qualidade influenciam diretamente na durabilidade do computador, mas acho que o que determina realmente a vida útil das máquinas é a evolução dos programas e sistemas.

Existem algumas cersões do Linux disponíveis na Internet para download que foram projetadas para PC com pouca memória (128Mb ou menos) e conseguem rodar aplicações simples com desenvoltura (processador de texto, planilhas, apresentações, música, Internet).

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!