Ir ao conteúdo

HD Samsung esquentando muito

WMoreira

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal, meu HD é um Samsung HD160JJ, de 160gb. Olhei as temperaturas no CPUID HWMonitor e ele indicou, assim como no Everest, que meu hd tava chegando a 57 graus depois de 1 hora de desfragmentação e normalmente, uns 20 minutos depois de ligar o pc, ele esquentava muito, chegando a 46~53C° mesmo com pouco uso. o hd do meu amigo e o mesmo e não passa de 43c e olha que a fonte dele é generica e ta aguentando uma 8600gt, 2 hds samsung 160gb e 2 dvd-rw, e ele nao tem nenhum cooler, só no processador, na vga e na fonte.

Experimentei ligar o hd fora do gabinete e mesma coisa, até toquei ele quando indicava 54c uma vez e tava quase pegando fogo, num deu pra por o dedo nem 1 segundo de tanto que tava quente. Algém tem uma sugestão? até com 2 coolers atras do gabinete ele chega a 46c.

Obs: minha fonte e Braview 500W, medi com multímetro e ta assim: 12v em 12.02-12.08, 5v em 5.11-5.14, 3.3v em 3.32-3.33.

Alguma solução?

Postado
Pessoal, meu HD é um Samsung HD160JJ, de 160gb. Olhei as temperaturas no CPUID HWMonitor e ele indicou, assim como no Everest, que meu hd tava chegando a 57 graus depois de 1 hora de desfragmentação e normalmente, uns 20 minutos depois de ligar o pc, ele esquentava muito, chegando a 46~53C° mesmo com pouco uso. o hd do meu amigo e o mesmo e não passa de 43c e olha que a fonte dele é generica e ta aguentando uma 8600gt, 2 hds samsung 160gb e 2 dvd-rw, e ele nao tem nenhum cooler, só no processador, na vga e na fonte.

Experimentei ligar o hd fora do gabinete e mesma coisa, até toquei ele quando indicava 54c uma vez e tava quase pegando fogo, num deu pra por o dedo nem 1 segundo de tanto que tava quente. Algém tem uma sugestão? até com 2 coolers atras do gabinete ele chega a 46c.

Obs: minha fonte e Braview 500W, medi com multímetro e ta assim: 12v em 12.02-12.08, 5v em 5.11-5.14, 3.3v em 3.32-3.33.

Alguma solução?

no site da samsung dizem q esses HD's operam de 0 ~ 60 °C

se ele está parafusado dentro do gabinete e chegando a essa temperatura deve ta com algum tipo de problema, qual gabinete é o seu? lembrando tambem que se a temperatura ambiente estiver alta a do HD tambem vai ser alta.

tenho um Samsung HD322HJ 320GB ele chega no maximo 30°C mais na maior parte do tempo fica entre 26 ~ 28°C só agora que eu coloquei ele dentro de um case que eu comprei que nao sei a temperatura ;s

HD160JJ

[]'s

• Membro VIP
Postado

Meu gabinete é um WiseCase comum de 4 baias, eu ja esperimentei ligar o HD fora do gabinete e tava esquentando a mesma coisa. Ai eu peguei um cooler de gabinete e amarrei com barbante embaixo do hd e não passa de 44Cº, mas ainda assim acho alto demais. Na lan house do meu amigo TODAS as máquinas tem o mesmo hd que eu, o samsung HD160JJ, e eles nao passa de 40Cº mesmo depois de 2 horas desfragmentando! Será que meu hd ta com defeito? Aqui em casa não é muito quente, uns 22 Cº, até quando ta de noite, as vezes chovendo e o ambiente fica nuns 18C ele esquenta normalmente.

Obrigado desde ja.

Postado

O modelo HD160JJ possui consumo entre 6.8 a 8W, então é normal ele operar numa temperatura mais elevada.

Caso coloque um ventilador para HDs, lembre-se de instalar na parte superior da carcaça (onde há o adesivo do HD). Ventiladores na parte inferior danificam a placa lógica por oxidação e invalidam a garantia Samsung.

Postado

comprei uma hd Samsung 160 gigas sata hd161hj,que o cara me vendeu como novo,com caixinha plastica e tal,aparentemente novo,fui reparar que ele tem um leve cheiro de queimado,nao sei se estou encucado a toa,ou o hd pode estar mesmo queimado,este cheiro e´normal?

Postado

cara, geralmente produtos eletronicos tem mesmo um cheiro diferente!! mas nao cheiro de queimado!!

Repare se os CIs dele nao tem nenhum rastro de fumaça preto(o que é menos provável), os CIs quando queimam geralmente liberam um pouquinho de um liquido marrom....

E principalmente eles costumam "trincar"... procure com uma lupa se nao tem nenhum trincado neles...

Mas o melhor meio de saber é ligar ele no pc!!!

Se você ficar com medo de ligar ele no pc, liga somente o cabo de energia dele e sinta se ele vai girar os discos...

qualquer duvida post aqui...

Postado

Para saber se ele já foi usado, veja o SMART. Utilize o program HDTune, acesse a aba Health e veja a quantidade de horas já utilizadas pelo HD no campo "Power On Hours Count". Um HD novo deverá ter o valor zero neste atributo, mas como você já o utilizou, ele deverá estar com valores um pouco mais altos.

http://www.hdtune.com/download.html

• Membro VIP
Postado
O modelo HD160JJ possui consumo entre 6.8 a 8W, então é normal ele operar numa temperatura mais elevada.

Caso coloque um ventilador para HDs, lembre-se de instalar na parte superior da carcaça (onde há o adesivo do HD). Ventiladores na parte inferior danificam a placa lógica por oxidação e invalidam a garantia Samsung.

É, eu estive vendo os hds da lan house do meu amigo, eles são HD161HJ e o meu é HD160JJ.

Mas será que essa alta temperatura pode estragar ele, tipo diminuir vida útil ou corromper os dados? Ta quente assim por uns 10 meses ou seja, desde que comprei meu computador.

• Membro VIP
Postado
Segundo a Samsung, o HD160JJ suporta até 60°C em operação. Não vejo maiores problemas com essa temperatura.

http://www.samsung.com/us/consumer/detail/spec.do?group=computersperipherals&type=harddiskdrives&subtype=spinpointpseries&model_cd=HD160JJ&fullspec=F

Beleza! Lá no site da samsung eu achei uns hd que suporta ate 55C° e e outros hd como o meu que suporta 60C°. Que alívio! Valeu cara!:D

• 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

VIXI, meu HD chegou aos 60Cº!!! agora eu tô preocupado! o pior é que foi uns dias atras e estava beeem frio, uns 18Cº. eu estava instalando alguns jogos porque formatei o hd pois eu troquei a placa mãe, até então beleza, mas depois de instalar, 52Cº, mandei desfragmentar e uns 5 minutos depois o hd tune mostrou 60Cº! putz, pirei na hora e pus a mão em cima do hd e não parecia estar tão quente, mas tava quente só q não parecia 60Cº, tava quente igual quando mostrava 50Cº por ae.

agora fica a pergunta: o sensor pode estar errado?

• Membro VIP
Postado
Não o sensor mas o programa pode estar lendo errado.

Já viu so setup se aparece a temp do HD ?

não, no setup só tem as voltagens 3.3, 5.0, 12.0 e vcore e temps do processador e mobo. todos os programas q eu uso leem a mesma temp do hd: everest, hwmonitor, hd tune, speedfan...

Postado

Um cooler é muito bom, eu instalei um cooler Ventilador de 80mm na parde de baixo da CPU bem em baixo do HD pra ventilar prantro da CPU e meu hd passou de 32° para 27°~24° muito bom mesmo.

Acho que isso melhora o rendimento do HD.

• Membro VIP
Postado

uma vez eu amarrei com barbante um cooler de gabinete 80x80 embaixo do hd e ele chegava a 44, mas a vga passou a ir aos 85! e por isso eu tirei...

vou ver se dá pra fazer outra gambiarra melhor aqui. tinha gostado tanto do cooler ararrado com barbante, não fazia nenhum barulho, bem melhor que usar cooler atrás do gabinete, fica um barulhão que ninguém aguenta!

Postado

Tente instalar um termometro no hd e compare as temperaturas com a dos programas. Talvez o sensor dos programas possam ter bugado ou então o seu hd está sim esquentando muito, mas você não soube identificar colocando a mão nele.

Espero ter ajudado

Abraços

• Membro VIP
Postado

onde eu posso comprar um termometro específico para isso? porque aquele termometro de medir febre eu sei que não dá rsrsrsr!!!

60C° é suficiente para queimar o dedo? porque o hd não tava extremamente quente a ponto de queimar o dedo, então por isso eu pergunto.

• Membro VIP
Postado

mas dizem que esses coolers oxidam a placa lógica do hd!

quando eu chegar em casa eu tento refazer umas gambiarra e amanhã eu posto fotos e informações de como ficou

muito obrigado pela ajuda de todos!!!

Postado

Tipo, coloca o cooler na carcaça do HD (se for o que eu to pensando deve ser na parte cromada do mesmo), daí não oxidará. Você pode colocar um termometro de gabinete o mais proximo do seu hd e comparar as temperaturas do termometro com os programas. E 60° não chega a fazer um "estrago" no dedo, mas é bem quente!

Abraços

• Membro VIP
Postado
Tipo, coloca o cooler na carcaça do HD (se for o que eu to pensando deve ser na parte cromada do mesmo), daí não oxidará. Você pode colocar um termometro de gabinete o mais proximo do seu hd e comparar as temperaturas do termometro com os programas. E 60° não chega a fazer um "estrago" no dedo, mas é bem quente!

Abraços

cara, eu fiz uma gambiarra aqui, amarrei um fan 80x80 akasa na 2ª baia de hd de baixo pra cima, sendo q o hd fica na 4ª baia. será que pode oxidar assim? ou o ideal seria descer o hd pra última baia e por o fan na 3ª baia (a folga de 1 baia serviria pra correr o ar). o q vocês acham? a minha placa de vídeo passou a eskentar mais com essa gambiarra, mas eu pus um fan de fonte velha no gabinete e liguei nos 5v pra da uma rotação baixa e não parecer turbina, e ta funcionando, o hd ta chegando a 41º.

depois eu tento outras coisas

falou

Postado

O meu (ver assinatura) ficava em 44 ou 45. instalei uma ventoinha que tirei da fonte, que estava fazendo barulho e aproveitei ela mesma só para fazer um teste. Agora, com essa ventoinha vagaba e barulhenta a temperatura não passou de 34. Desde a semana passada nesta temperatura. Amanhã, irei comprar uma nova e colocar, vai ficar melhor ainda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...