Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Impedir o windows de mudar o comando OPEN das unidades


clebermag

Posts recomendados

Pessoal, Tenho aqui a solução para a mudança do comando OPEN das unidades de pendrive,

o que provavelmente diminuirá em muito a disseminação de vírus de pendrive.

É de se saber que a grande disseminação dos virus se deve ao fato do windows buscar e executar o comando contido nos arquivos autorun.inf nas unidades de pendrive e armazenamento diversos. Vírus como o festa.exe, ise32.exe e tantos outros tem infestado diversos computadores, e isso é um grande constrangimento e problema para nós, usuários de micros e para as empresas. Existem programas tweaks que permitem desabilitar esta função, eu por exemplo uso o programa Tweak UI no qual eu desabilito o autoplay (autorun) em todas as unidades, entretanto, mesmo com o autoplay desabilitado, quando clicamos na unidade infectada, o windows executa o comando contido no arquivo autorun.inf ao invés de simplesmente abrir a pasta. Antes, como solução paliativa, eu abria o conteúduo do "Meu computador", via qual é a unidade do pendrive e em seguida, abria a pasta executando o comando "G:" no menu "executar" do windows (G: é a unidade normalmente atribuida a pendrive no meu micro, varia de micro para micro). Assim, ele abria a pasta, eu excluia os executaveis e arquivos autorun.inf e em seguida, desconectava e reconectava a unidade novamente, e a partir daí podia acessar a unidade sem problema.

Porém, o ideal é justamente impedir que um vírus mude a opção de OPEN das unidades removiveis, e isso pode ser feito da seguinte forma:

1º) Baixe a atualização "KB950582" na microsoft (procure por este texto no site de atualizações da microsoft, pois existe uma atualização específica para cada versão do Windows). Para windows XP professional português 32 bits o link é o seguinte (até 20/01/2009):

http://www.microsoft.com.nsatc.net/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=cc4fb38c-579b-40f7-89c4-1721d7b8daa5

Provavelmente a atualização pedirá para reiniciar o micro.

após reiniciar,

2º) Crie um arquivo de registro contendo as seguintes chaves:

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE.SOFTWARE.Microsoft.Windows.CurrentVersion.policies.Explorer]

"NoDriveTypeAutoRun"=dword:03ffffff

"NoDriveAutoRun"=dword:000000ff

e substitua os pontos pelo caracter barra invertida, no caminho da chave ([ ])

para quem não sabe como fazer, abra o notepad.exe, cole o texto acima e salve o texto com o nome "desabilitar autorun.reg". Para pessoas mais experientes, você pode acessar a chave diretamente e inserir estas configurações manualmente.

Se você apenas salvou o arquivo txt, agora execute-o. O Windows irá inserir estas chaves no registro.

Após estes procedimentos, não haverá alteração no comando "abrir" das unidades removíveis, e o comando autorun não será mais executado. Se você inserir um cd de instalação ele não abrirá automaticamente, entretanto, bastará você executar o comando "setup.exe" do cd, quando necessário.

Espero ter ajudado, pois para mim isto foi essencial, pois trabalho em um Duron 1200 com 510M de ram, trabalhar nele com um antivírus instalado torna ele muito lento, e não queria investir em micro tão cedo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!