Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sintonizador nTune e a BIOS. Como estabilizar?


M4IN

Posts recomendados

Pessoal, estou com uma dúvida, e algumas curiosidades:

Com a minha XFX nForce 780i veio o nTune e nele há uma opção de sintonização, que nesse caso "overclocka" o sistema da forma mais estável.

Pois bem, fiz isso por 20 minutos e obtive os seguintes resultados:

Original:

Ajustando FSB (barramento da CPU): 267 Mhz

Temporização:

tRAS 15 tRC 26 tRWT 6 tRRD 4 tRCD 5 tWR 5

5tWTR 10 tRDRD 3 tRP 5 tWRWR 2 tWRRD 0 tREF 0

Ajuste do barramento AGP/PCI-E 3125 Mhz

Frequência da memória: 1066 Mhz

Frequência do Processador: 2400 Mhz

Voltagens:

CPU: 1.28v - Temperatura: 39º(Idle) | 42º(Load)*

FSB (CPU): 1.4v

Memory: 1.85v

*Durante algum jogo

Atual :

Ajustando FSB (barramento da CPU): 279 Mhz

Temporização:

tRAS 15 tRC 26 tRWT 6 tRRD 4 tRCD 6 tWR 6

tWTR 10 tRDRD 3 tRP 5 tWRWR 2 tWRRD 0 tREF 0

Ajuste do barramento AGP/PCI-E: 4175 Mhz

Frequência da memória: 1116 Mhz

Frequência do Processador: 2511 Mhz

Voltagens:

CPU: 1.35v - Temperatura: 44º(Idle) | 50º(Load)*

FSB (CPU): 1.4v

Memory: 2.1v

*Durante algum jogo

______________________________________

Até aí tudo bem, com overclock feito pelo sistema, é normal dar uma "esquentadinha" no processador. Não postei as temperaturas da placa de vídeo e da placa-mãe porque continuam normais(na verdade, diminuiram aprox. 3º tanto em idle quando em load)

O que me deixou intrigado mesmo é que quando vou na BIOS e aumento o QDR do processador para 1333 Mhz, para operar a 3,0 Ghz e, aumento a tensão para 1,4v. O PC dá boot, carrega o Sistema Operacional, mas quando chega no Desktop, ele trava, e depois disso só reiniciando mesmo.

O que quero saber é:

• Com base nas informações acima, há como eu fazê-lo chegar aos 3,2 Ghz com uma temperatura em Idle de aprox. 40º e de aprox. 45º em load?

• Mesmo que a temperatura do processador se eleve acima do que descrevi acima, em quanto ficaria aproximadamente?

• 50º é uma temperatura elevada para um Q6600?

• A latência das memórias sempre aumenta quando se eleva seu FSB, mas há como deixar em 5-5-5-15 ou 5-6-6-15?

• Há alguma coisa realmente estranha no meu overclock, O quê?

O cooler do processador é um Akasa AK-965 BL, e uso um ventilador bem em cima da lateral do gabinete(que fica aberto).

O que me dizem? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa beleza?

◘→Bom como fazer com que seu processador chegue em 3.2GHz nós podemos passar as dicas e fazer o teste. Para isso basta ler ESTE CONTEÚDO e postar segundo o que é pedido. Prever ou arrumar uma forma para que seu processador fique em torno 45ºC em load, isso já não é possível. Esse tipo vai depender do comportamento do seu processador. Cada processador tem seu poder de overclock individualizado e também o poder de dissipar, mais ou menos calor também individualizado por esse motivo só no teste prático para ter certeza.

◘→Essa é outra resposta que pode ser deduzida da de cima.

◘→50ºC no processador ou no núcleo? Se for no processador é arriscado porque o núcleo vai estar muito acima disso.

◘→Se quiseres uma latência fixa tem que fixar manualmente no bios, ai não muda.

◘→Não vi nada de estranho só não aprovo over por software, via bios, em minha opinião, é muito mais aprovado.

Over feito via software pode enganar alguma falha que é detectada quando feita pela bios ao carregar o OS.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder e pelas dicas.

Farei o seguinte então, irei postar as fotos do Monitor nVidia(que mostra a frequência e temperatura dos componentes), do Painel de Controle do nTune que mostra todos os dados do sistema e também da BIOS com as frequências e voltagens, no tópico específico, assim fica melhor para identificarmos tudo.

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!