Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel 2003 - Criar aba para sub-itens


iapar

Posts recomendados

Eu fiz um controle financeiro pessoal simples com itens Receitas e Despesas.

Na parte das Despesas tem em cada linha a especificação da despesa, exemplo (coluna,linha): A,7:Moradia; A,8:Alimentação; A,9Transporte.

Como nas outras colunas (B,C,D,E...) estão os meses para eu colocar o valor das despesas em cada mês, eu gostaria de saber como faço para criar uma aba nas despesas que eu quiser e que abra nessa aba uma lista com o detalhamento da despesa. Exemplo: Na despesa Alimentação (A,8) eu gastei com almoço, janta, lanche..., dessa forma eu posso colocar o valor gasto em cada sub-item , mas para não poluir o controle financeiro eu só vejo esses sub-itens ao clicar em uma aba da despesa desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar comentários. Clique com o botão direito em cima da célula e depois em Inserir Comentário.

Eu gostaria que abrisse linhas para eu colocar o valor em cada sub-item, a soma dos valores desses sub-itens dará o valor da despesa. Como se os sub-itens ficassem ocultos e ao clicar na despesa eles aparecerem e eu posso colocar os valores em cada sub-item.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se há outra forma, mas você pode fazer isso usando macros.

Disponibilize sua planilha para download, para eu ter uma ideia de como ela está organizada. Assim eu posso dar um exemplo.

Como faço para disponibilizar a planilha pra download ou mostrar uma foto de print screen dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como faço para disponibilizar a planilha pra download ou mostrar uma foto de print screen dela?

Olá iapar, você pode fazer o upload do arquivo em algum servidor de armazenamento online. Assim outros membros podem ter acesso e podem ajudar a solucionar o problema. Alguns servidores:

www.4shared.com

www.rapidshare.de

www.badongo.com

www.adrive.com

www.mediafire.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá iapar, você pode fazer o upload do arquivo em algum servidor de armazenamento online. Assim outros membros podem ter acesso e podem ajudar a solucionar o problema. Alguns servidores:

www.4shared.com

www.rapidshare.de

www.badongo.com

www.adrive.com

www.mediafire.com

Obrigado, fiz o upload pelo 4shared, vai o link:

http://www.4shared.com/file/84940673/761af114/Controle_Financeiro_excel.html

Acho que uma explicação mais simples para a minha duvida é: Como faço para ocultar linhas no excel, e para visualizar essas linhas ocultadas eu clicaria em alguma aba. É o mesmo esquema do explorer para visualizar arquivos, tem o drive "c:/", para visualizar o conteudo dessa pastas clica- se na aba e visualiza- se os arquivos (ou sub-itens), e para ocultar as informações do "c:/" clica-se na ] aba de novo.

Se alguem puder ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um controle financeiro pessoal simples com itens Receitas e Despesas.

Na parte das Despesas tem em cada linha a especificação da despesa, exemplo (coluna,linha): A,7:Moradia; A,8:Alimentação; A,9Transporte.

Como nas outras colunas (B,C,D,E...) estão os meses para eu colocar o valor das despesas em cada mês, eu gostaria de saber como faço para criar uma aba nas despesas que eu quiser e que abra nessa aba uma lista com o detalhamento da despesa. Exemplo: Na despesa Alimentação (A,8) eu gastei com almoço, janta, lanche..., dessa forma eu posso colocar o valor gasto em cada sub-item , mas para não poluir o controle financeiro eu só vejo esses sub-itens ao clicar em uma aba da despesa desejada.

imagemui3.png

By olavonh at 2009-02-09

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um exemplo de como pode ser feito isso que você quer. Claro que o código pode ser melhorado, o que eu fiz é apenas um exemplo. O resto é contigo.

Para você usar a planilha tem que habitar as macros. Depois de aberta, para ver o efeito do código em ação basta clicar sobre os nomes das despesas: Moradia, Transporte, Celular, etc...

Não deixe de olhar o código fonte.

Enjoy.

link:

http://www.mediafire.com/?sharekey=7efc8aa6fea818a26b21be4093fab7ace855e1175120896bb8eada0a1ae8665a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um exemplo de como pode ser feito isso que você quer. Claro que o código pode ser melhorado, o que eu fiz é apenas um exemplo. O resto é contigo.

Para você usar a planilha tem que habitar as macros. Depois de aberta, para ver o efeito do código em ação basta clicar sobre os nomes das despesas: Moradia, Transporte, Celular, etc...

Não deixe de olhar o código fonte.

Enjoy.

link:

http://www.mediafire.com/?sharekey=7efc8aa6fea818a26b21be4093fab7ace855e1175120896bb8eada0a1ae8665a

Na mosca meu amigo, era isso que eu queria mesmo.

Como faço para olhar o código fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clique com o botão direito sobre a aba da planilha e depois clique em Exibir código fonte

ou

Ferramentas >> Macro >> Editor do Visual Basic

ou

Pressione Alt + F11

A solução é fazer por macro então.

Eu vi o código fonte e não entendi nada:

Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Range)

Static linhasAnterior

Select Case Target.Address

Case Plan1.Range("Moradia").Address

linhas = Plan1.Range("Moradia").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Moradia").Row + 5

Case Plan1.Range("NET").Address

linhas = Plan1.Range("NET").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("NET").Row + 5

Case Plan1.Range("Celular").Address

linhas = Plan1.Range("Celular").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Celular").Row + 5

Case Plan1.Range("Transporte").Address

linhas = Plan1.Range("Transporte").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Transporte").Row + 5

Case Plan1.Range("Alimentação").Address

linhas = Plan1.Range("Alimentação").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Alimentação").Row + 5

Case Plan1.Range("Lazer").Address

linhas = Plan1.Range("Lazer").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Lazer").Row + 5

End Select

If linhasAnterior <> "" And linhas <> "" Then

Rows(linhasAnterior).EntireRow.Hidden = True

If linhasAnterior = linhas Then Exit Sub

End If

If linhas <> "" Then

Rows(linhas).EntireRow.Hidden = Not Rows(linhas).EntireRow.Hidden

linhasAnterior = linhas

End If

End Sub

Tem algum tutorial explicando macro ou alguma forma de eu entender esses códigos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de fazer o mesmo que o nosso amigo, baixei a planilha feita por crudo e é exatamente o que eu quero, porém o codigo que ele construiu ao clicar em Moradia por exemplo, ele abre os subitens de moradia, se eu clico em Transporte ele esconde o Moradia eu gostaria que escondesse e aparecesse apenas quando o próprio item for clicado!

Por exemplo

(Cliquei em moradia)

Moradia

- moradia1

- moradia 2

- moradia 3

Transporte

Internet

-------------------------

(Cliquei em Transporte- abre os subitens transporte e continua os subintens moradia)

Moradia

- moradia 1

- moradia 2

- moradia 3

Transporte

- transporte 1

- transporte 2

- transporte 3

Internet

-------------------------

-------------------------

(Cliquei novamente em Moradia - esconde os subitens moradia e continuam os subitens transporte)

Moradia

Transporte

- transporte 1

- transporte 2

- transporte 3

Internet

-------------------------

alguém poderia me ajudar? me parece simples, mas nao sei alterar aquele código VBA pra fazer isso, só sei o basico!!

Se quiserem usar a planilha que foi enviada por crodo e alterar pra esse jeito que eu falei eu agradeceria demais!

Muito grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de fazer o mesmo que o nosso amigo, baixei a planilha feita por crudo e é exatamente o que eu quero, porém o codigo que ele construiu ao clicar em Moradia por exemplo, ele abre os subitens de moradia, se eu clico em Transporte ele esconde o Moradia eu gostaria que escondesse e aparecesse apenas quando o próprio item for clicado!

Abra o código fonte e apague as linhas em vermelho



[COLOR="Red"] Static linhasAnterior[/COLOR]

Select Case Target.Address

Case Plan1.Range("Moradia").Address
linhas = Plan1.Range("Moradia").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Moradia").Row + 5

Case Plan1.Range("NET").Address
linhas = Plan1.Range("NET").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("NET").Row + 5

Case Plan1.Range("Celular").Address
linhas = Plan1.Range("Celular").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Celular").Row + 5

Case Plan1.Range("Transporte").Address
linhas = Plan1.Range("Transporte").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Transporte").Row + 5

Case Plan1.Range("Alimentação").Address
linhas = Plan1.Range("Alimentação").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Alimentação").Row + 5

Case Plan1.Range("Lazer").Address
linhas = Plan1.Range("Lazer").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Lazer").Row + 5

End Select


[COLOR="Red"] If linhasAnterior <> "" And linhas <> "" Then
Rows(linhasAnterior).EntireRow.Hidden = True
If linhasAnterior = linhas Then Exit Sub
End If[/COLOR]

If linhas <> "" Then
Rows(linhas).EntireRow.Hidden = Not Rows(linhas).EntireRow.Hidden
[COLOR="Red"]linhasAnterior = linhas[/COLOR]
End If


End Sub
Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Range)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abra o código fonte e apague as linhas em vermelho



[COLOR=Red] Static linhasAnterior[/COLOR]

Select Case Target.Address

Case Plan1.Range("Moradia").Address
linhas = Plan1.Range("Moradia").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Moradia").Row + 5

Case Plan1.Range("NET").Address
linhas = Plan1.Range("NET").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("NET").Row + 5

Case Plan1.Range("Celular").Address
linhas = Plan1.Range("Celular").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Celular").Row + 5

Case Plan1.Range("Transporte").Address
linhas = Plan1.Range("Transporte").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Transporte").Row + 5

Case Plan1.Range("Alimentação").Address
linhas = Plan1.Range("Alimentação").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Alimentação").Row + 5

Case Plan1.Range("Lazer").Address
linhas = Plan1.Range("Lazer").Row + 1 & ":" & Plan1.Range("Lazer").Row + 5

End Select


[COLOR=Red] If linhasAnterior <> "" And linhas <> "" Then
Rows(linhasAnterior).EntireRow.Hidden = True
If linhasAnterior = linhas Then Exit Sub
End If[/COLOR]

If linhas <> "" Then
Rows(linhas).EntireRow.Hidden = Not Rows(linhas).EntireRow.Hidden
[COLOR=Red]linhasAnterior = linhas[/COLOR]
End If


End Sub
Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Range)

Ontem fiquei umsa 4 horas em cima disso fuçando e pesquisando acabei descobrindo, mas obrigado pela atenção mesmo assim!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Alguém teria um modelo de planilha com subitens? Estou montando uma organização de atividades por tempo de execução e preciso colocar o tempo total e o que faço dentro dessa atividade.

Por exemplo:

ATIVIDADE TEMPO

Arrumar a casa - 01:30h

- limpar móveis 00:30h

- aspirar chão 00:20

- limpar banheiro 00:20

- lavar louça 00:20

(a soma dos subitens dá o tempo total da atividade mestre que é arrumar a casa)

Se alguém souber como me ajudar a fazer isso no excel, agradeço. Não sei usar macros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

angelcfs,

infelizmente não guardei a planilha que postei aqui no fórum. Fiz outra. Acho que está bem parecida com aquela. Não sei se é possível fazer isso sem uso de macros, talvez não seja. Dê uma olhada na planilha e veja lhe serve, caso sim posto uma forma simples de atualizar o código.

Link da planilha: http://www.zumodrive.com/share/765eYjFmM2

Abraços.

[Planilha atualizada em 01/09/2010, bug corrigido]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

angelcfs,

infelizmente não guardei a planilha que postei aqui no fórum. Fiz outra. Acho que está bem parecida com aquela. Não sei se é possível fazer isso sem uso de macros, talvez não seja. Dê uma olhada na planilha e veja lhe serve, caso sim posto uma forma simples de atualizar o código.

Link da planilha: http://www.zumodrive.com/share/765eYjFmM2

Abraços.

[Planilha atualizada em 01/09/2010, bug corrigido]

A ideia é essa mesmo, mas tá dando um erro e tem uma outra dúvida.

Fiz upload da planilha para você ver do que estou falando.

http://www.megaupload.com/?d=B7SV9K24

Se puder ajudar, agradeço muito :)

Abs,

Claudia:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é essa mesmo, mas tá dando um erro e tem uma outra dúvida.

Fiz upload da planilha para você ver do que estou falando.

http://www.megaupload.com/?d=B7SV9K24

Se puder ajudar, agradeço muito :)

Abs,

Claudia:D

O que você precisa agora é só formação das células. Quanto ao erro eu já tinha corrigido (vide nota no meu post anterior) mas, de qualquer forma, já atualizei a planilha novamente com a situação que você precisa. O link para download é o mesmo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
O que você precisa agora é só formação das células. Quanto ao erro eu já tinha corrigido (vide nota no meu post anterior) mas, de qualquer forma, já atualizei a planilha novamente com a situação que você precisa. O link para download é o mesmo.

Abraços.

Eu sei que o post é velho, mas estou precisando dessa macro.

Teria como postar uma planilha com ela para que eu entendesse o funcionamento e adaptasse às minhas necessidades???

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...