Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Migrar perfil de usuario local para o dominio


sonrizal

Posts recomendados

Boa tarde pessoal estou pessquizando a dias e não encontrei nada, preciso migrar um unico perfil local para o dominio.

Essa semana chegou um pessoal novo aqui no trampo são vendedores cad um com seus notebooks, os que estão usando Windows Xp foi tranquilo mas um deles (para a minha sorte o gerente da area) esta usando o Windows Vista, bom o note dele esta tudo configurado emails etc....mas quando eu coloco ele no dominio o vista cria um novo usuario "limpo" area de trabalho emais etc.... ele some com tudo como se tivesse formatado o pc.....ai a necessitade de se migrar o perfil local para o dominio...achei esse tuto na internet mais não consegui fazer...se alguem puder dar uma "mastigada" ou me indicar como fazer ficaria agradeçido.

Migrando perfis de usuários no Windows Existem várias situações que podem exigir uma migração de um perfil de usuário. Por exemplo quando uma estação de trabalho é incluída, removida ou trocada de domínio. A menos que o usuário da máquina sempre utilize contas locais da máquina (o que tornaria muito complicado o acesso aos recursos da rede no domínio), essas situações fazem com que o SID do usuário seja alterado.

Dessa forma, quando o SID do usuário muda, mesmo que o nome do usuário (login) e senha sejam os mesmos, o Windows criará um novo perfil para ele.

Os perfis de usuário são armazenados nos seguintes locais:

  • Windows 2000, XP e 2003: No diretório "Documents and Settings" do disco de sistema. Normalmente é o disco C: mas pode mudar dependendo da forma de instalação. Para verificar qual o disco de sistema verifique o valor da variável de ambiente SystemDrive.
  • Windows Vista: No diretório "Users" do disco de sistema. Quando o sistema é traduzido, como a versão do Vista em português, esse diretório é exibido no Explorer como "Usuários", mas isso é apenas um filtro de exibição, o nome do diretório emdisco é sempre "Users".

Dentro desses diretórios são criados subdiretórios para cada perfil de usuário. O nome desse subdiretório é criado em função do login do usuário. A figura abaixo ilustra um computador com dois perfis para o mesmo login (henrique):

profiles_dir.png

A associação entre um login de usuário (local ou de domínio) e um perfil local é feita na chave de registro:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList

Dentro dessa chave são criadas subchaves que são nomeadas com o SID de cada usuário que efetua logon no computador.

Iniciando a migração

Importante: Antes de iniciar a migração, efetue logon no computador com um usuário que possua direitos de administrador e que não seja um usuário envolvido na migração de perfis, ou seja, não seja o usuário antigo do perfil nem o que irá utilizá-lo após a migração. Se necessário crie um usuário local apenas para essa tarefa.

O primeiro passo para migrar o perfil de um usuário é identificar qual o diretório que contém o perfil que deseja usar. Essa é uma tarefa que apesar de ser aparentemente fácil, pode se tornar muito complicada quando existem muitos perfis e principalmente caso sejam perfis gerados pelo mesmo login de usuário ao entrar e sair de domínios diferentes.

O segundo passo é descobrir o SID do usuário que irá utilizar o perfil.

Para auxiliar nessas tarefas disponibilizo dois scripts: um para descobrir o SID de um determinado usuário e o outro para descobrir o nome e domínio de um determinado SID.

Depois de descobrir as informações acima, utilize o editor de registro (regedit.exe) para abrir a chave citada acima e localize a chave correspondente ao SID do usuário que irá utilizar o perfil. O conteúdo dessa chave é ilustrado na figura abaixo:

regedit_profile_list.png

Localize a entrada "ProfileImagePath" e altere para o diretório que contém o perfil que deseja migrar.

Caso o usuário que vai utilizar esse perfil tenha direitos administrativos no computador, não é necessário efetuar mais nenhuma mudança. Apenas efetue logoff e logue com o usuário para o qual o perfil foi migrado.

No entanto, caso o usuário atual não tenha e nem possa ter direitos administrativos no computador, mais algumas tarefas precisam ser executadas, portanto permaneça logado com o usuário utilizado para as tarefas acima.

A primeira tarefa é alterar as permissões do diretório do perfil, atribuindo Controle Total para o usuário que vai utilizar o perfil em todos os diretórios, subdiretórios e arquivos.

A segunda tarefa é alterar as permissões das chaves de registro do perfil. Para isso entenda o seguinte conceito:

Todo perfil possui um arquivo em sua raiz chamado NTUSER.DAT (ou NTUSER.MAN, caso o perfil esteja configurado como mandatório). Esse arquivo é a base de dados de registro especifica do usuário, a qual é carregada durante o logon na chave HKEY_USERS\<SID>, onde <SID> é o valor do SID do usuário.

Dessa forma, para alterar as permissões das chaves de registro do perfil, é necessário carregar esse arquivo e alterar as permissões das chaves, subchaves e valores, de forma semelhante à efetuada no diretório.

Para carregar o arquivo de registro do perfil, abra o editor do registro e selecione a chave HKEY_USERS. Então utilize a opção "Carregar Sessão..." ("Carregar Hive..." no Vista) do menu "Arquivo", conforme figura:

load_hive.png

Localize o arquivo NTUSER.DAT do perfil e abra-o. Será solicitado um nome para a sessão do registro que está sendo carregada. Pode ser colocado qualquer nome.

Então clique com o botão direito sobre a chave recém criada e clique em "Permissões...". Atribua direito de controle total para o usuário que irá utilizar o perfil. Poderão aparecer mensagens indicando que as permissões não puderam ser aplicadas a algumas chaves, isso é normal e podem ser ignoradas.

Quando a atribuição das permissões estiver concluída, utilize a opção "Descarregar Sessão..." para que o arquivo de registro do perfil seja fechado e reinicie o computador

Pronto! Efetue logon com o usuário que irá utilizar o perfil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!