Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undelete No Hd... Como Funciona Tecnicamente?


B.A.G

Posts recomendados

Gostaria de saber, fisicamente e tecnicamente, como é possivel o comando undelete em Hd's?? É o seguinte, quando se apaga um arquivo, os blocos magneticos do Hd que estavam com os dados gravados (0 e 1) sao apagados e redirecionados magneticamente em apenas uma direçao indicando que não ha dados gravados. Apos isto os dados já estão perdidos pois já foram apagados fisicamente do Hd e o espaço é liberado e seu OS já reconhece o espaço livre. Como algums programas podem recuperar o arquivos se eu o apago e o espaço que ele ocupava como dado fica disponivel para gravaçao?? Ouvi falar em espelho que existe para isto no HD mas não sei se existe ou é verdade.... Alguem poderia me passar esta historia a limpo????????? :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara quando voce "apaga" um arquivo do hd os clusters que o arquivo ocupava não sao apagados, o windows apenas atualiza uma tabela que ele tem.

essa tabela contem o nome, tamanho e localizacao de todos os arquivos do hd.

ou seja, quando voce apaga um arquivo ele atualiza a tabela dizendo que o espaço e localizaçao que o arquivo ocupavam estão livres para gravaçao novamente.

o SO faz isso porque é muito mais rápido que remarcar todos os clusters do arquivo com 0 ou 1 novamente. iria demorar apenas um pouco memos o que demora para gerar o arquivo. por isso deletar um arquivo é BEM mais rápido que "cria-lo" ou copia-lo.

coisa igual acontece quando voce formata o hd. o SO apenas apaga a tabela.

por isso programas recuperao os dados do seu hd depois de um format, ele varem todo seu hd procurando dados que podem ser recuperados.

espero que tenha entendido.

falou

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade o que o windows faz é adcionar na frente da primeira letra do arquivo um "_" assim todos os arquivos que começam com "_" são ignorados pelo S.O, por isso e mais rápido apagar um arquivo do que grava-lo, o que os programas de recuperação de dados fazem e caçar estes arquivos e tirar o "_" da frente.

Veja mais

https://www.clubedohardware.com.br/d220502.html

https://www.clubedohardware.com.br/d130302.html

Edit: hehehe, tinha errado o simbolo tinha posto "~" e éra "_".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, então essa coisa do windows não deleta os arquivos... é por isso se você demorar muito o undelete não funciona, é porque já gravou algo por cima e o comando não funciona... sacanagem hein!!! E onde que ficam os arquivos marcados por "_"?? Fica como atribuito e o usuario não pode acessa-lo so o sistema??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rambo-GRUNGE-+06 dez 2003, 22:48-->
Lord Of The Hell@06 dez 2003, 12:17

e no caso do fdisk, como q é o processo de recuperação?

como assim?

não entendi sua pergunta.

também não entendi... mas no caso do fdisk, deletando a partição não tem mais volta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fdisk apenas apaga tabela de particação e a reescreve fazendo com que o OS não reconheça os arquivos que ela continha, então até onde eu sei não é possivel recuperar uma partição, porém seus dados continuam lá pois como eu disse os arquivos tem escrito na frente de sua primeira letra uma "_", então mesmo que não seja possivel recuperar a partição inteira os arquivos que ela continha continuam lá. Durante a formatação e que esses arquivos são "apagados" ou sejam tem sua primeira letra substituida por um "_" , por isso que mesmo depois que seja feita uma nova partição é possivel recuperar os arquivos, mas não a partição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!