Ir ao conteúdo

Filtro de linha funciona sem tomada aterrada ?

affalcao

Posts recomendados

Postado

Adianta eu usar um filtro de linha em tomadas com 2 furos, ou seja, que não sejam aterradas ? (usei o termo certo ?)

Aqui eu uso um filtro de linha com adaptador na tomada, ou seja, o plug de 3 do filtro ligo em um adaptador em que a saída é de 2 pinos, ao qual ligo na rede elétrica.

Desculpem se não fui bem claro.

obrigado.;)

Ah, achei um tópico sobre isso, mas não foi bem claro. . http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-tomada-tripla/491655?t=491655

Postado

Tem muitos tópicos sobre isso, na real filtro de linha é uma porção de tomadas juntas, tem um fusível que serve pra limitar a corrente que passará no conjunto, uma chave liga desliga e alguns componentes que dizem fazer uma filtragem, pra usar como alguma proteção pode esquecer.

As fontes chaveadas dos pcs tem tecnologia suficiente pra suportar toda a maluquice da rede elétrica, se for com PFC ativo ai é 99% garantido, ela funciona automaticamente com uma variação de tensão muito alta tipo de 90V até 250V.

Se você tiver condição de comprar um no-break ai resolve todo tipo de problema pois o mesmo detecta anomalias e entra em operação, mas cuidado para comprar um de boa qualidade.

Se quiser proteger o cpu contra descargas atmosféricas entra nesse site www.clamper.com.br, tem uma infinidade de proteções muito eficientes, você pode instalar no quadro de disjuntores e proteger a casa toda, pode instalar proteções na linha telefônica, só não sei se tem alguma proteção para a TV cabo...

Postado
Adianta eu usar um filtro de linha em tomadas com 2 furos, ou seja, que não sejam aterradas ? (usei o termo certo ?)

Aqui eu uso um filtro de linha com adaptador na tomada, ou seja, o plug de 3 do filtro ligo em um adaptador em que a saída é de 2 pinos, ao qual ligo na rede elétrica.

Desculpem se não fui bem claro.

obrigado.;)

Ah, achei um tópico sobre isso, mas não foi bem claro. . http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-tomada-tripla/491655?t=491655

Tem muitos tópicos sobre isso, na real filtro de linha é uma porção de tomadas juntas, tem um fusível que serve pra limitar a corrente que passará no conjunto, uma chave liga desliga e alguns componentes que dizem fazer uma filtragem, pra usar como alguma proteção pode esquecer.

As fontes chaveadas dos pcs tem tecnologia suficiente pra suportar toda a maluquice da rede elétrica, se for com PFC ativo ai é 99% garantido, ela funciona automaticamente com uma variação de tensão muito alta tipo de 90V até 250V.

Se você tiver condição de comprar um no-break ai resolve todo tipo de problema pois o mesmo detecta anomalias e entra em operação, mas cuidado para comprar um de boa qualidade.

Se quiser proteger o cpu contra descargas atmosféricas entra nesse site www.clamper.com.br, tem uma infinidade de proteções muito eficientes, você pode instalar no quadro de disjuntores e proteger a casa toda, pode instalar proteções na linha telefônica, só não sei se tem alguma proteção para a TV cabo...

O filtro de linha funciona parcialmente em aterramento, mas ainda funciona bem e justifica seu uso. O principal é comprar filtros de linha de boa qualidade e não simples réguas de tomadas sem proteção alguma.

Nobreak não resolve todo tipo de problema não, a parte que realmente dá proteção no nobreak é o filtro de linha interno e esse também vai ter a funcionalidade um pouco limitada pela falta do aterramento.

Ele não tem como detectar todo tipo de anomalia, ele só vai detectar sobre e subtensão e redes com ruídos exageradamente alto. Surtos e variações rápidas de tensão passam direto por ele, os surtos até são reduzidos pelo filtro de linha interno, variações rápidas de tensão passam direto para o equipamento, que com ou sem nobreak terá que aguentar essas variações.

O melhor equipamento para proteção elétrica são os filtros de linha, nobreak serve para manter o PC ligado quando falta luz.

• Membro VIP
Postado

No Brasil infelizmente usam do nome "filtro de linha" para tudo..

Filtro de linha: Visa, através de elementos L e C estabelecer uma filtragem da rede elétrica com a aplicação de um filtro passa baixas. Geralmente os filtros passa baixa que se apresentam no mercado, com preços da ordem de R$ 15 a R$ 25 são como esse que mostro abaixo internamente:

04_FiltrooriginalCapacitorY.jpg

Veja lá, um capacitor de R$ 0,01 entre fase e terra e um capacitor pouco maior entre fase e neutro: veja ai:

03_FiltrooriginalCapacitorX.jpg

Poucos, muito poucos se valem de bons filtros de segunda e/ou terceira ordem nesses filtros de linha. Veja ai como apareceria um filtro LC de segunda ordem:

FiltroLC.jpg

Ou seja. Parece que os fabricantes nacionais se escondem atrás do nome filtro de linha pois ao colocar um capacitor de R$ 0,01 não estariam mentindo. Seria sim um filtro de linha muito mas muito ruim mas seria um filtro de linha. Pior são aqueles que nada colocam além de um fusível em seus "pseudo filtros de linha" como esse daqui, apresentado pelo _rau_ , que promete proteção filtragem e sei mais o que. É uma extensão de tomadas com fusível e só isso.

Régua de proteção: Esse conceito é mais abrangente. Lá, fora do Brasil, esse tipo de dispositivo é chamado de "Surge Protector" ou "surge Supressor", ou seja, protetor contra surtos ou supressor de surtos (de tensão). Esse conceito de supressão de surtos se baseia quase que totalmente na colocação de Varistores para absorção da energia dos surtos de tensão que podem aparacer na rede elétrica, em dois modos distintos:

- Modo Normal: Uma tensão induzidas na fiação, tanto faz seja ela fase ou neutro e o terra. Tipicamente derivada de distúrbios da natureza, raios tempestades elétricas. Necessita, além da proteção, de um bom aterramento para supressão dos mesmos.

- Modo diferencial: Uma tensão induzida no fio fase com relação ao fio neutro. Tipicamente resultante da abertura de contatoras, do ligamento e desligamento de motores, do equipamento de solda elétrica da serralheria da outra quadra, do motor do elevador do prédio vizinho, do seu liquidificador, etc. Não raramente podem aparecer surtos de tensão da ordem de 1.000 Volts ou mais na fiação elétrica aonde está seu PC. Para eliminar esse tipo de surto não se faz necessário aterramento.

Quem remove ou dissipa ou desvia a energia desses surtos elétricos na maioria das vezes é um elemento chamado varistor, auxiliado ou não por fusíveis térmicos..

Ai se pode ver uma boa régua de proteção que abusa de varistores na proteção de ambos os modos descritos acima:

APCSurgeArrestPH8VT3fotobyTheJackal.jpg

Algumas proteções fazem uso também de centelhadores a gás para auxiliar os varistores: Veja

ProteocomCentelhadorags.jpg

Quando fiz eu mesmo minha régua de proteção pensei na proteção e na filtragem: Veja ai como ficou a placa da mesma:

ProteoeFiltro.jpg

Na parte de proteção, centelhador, 4 varistores e 3 fusíveis térmicos. Na parte de filtragem um bom filtro de 5º ordem com 4 indutores e capacitores muitos..

Na verdade a minha régua de proteção ao ficou bem uma régua. Quem quiser vê-la e seu processo de montagem veja nesse tópico aqui: Como tornei útil um estabilizador!

Réguas de proteção, lá fora do Brasil, costumam reunir, assim como fiz, a parte de proteção com a parte de filtragem. Aqui no Brasil é que tem que abrir o olho.. A grande parte das boas réguas de proteção, por exemplo aquelas fabricadas pela APC, são melhores na tarefa de suprimir surtos e eliminar ruídos que as próprias proteções de dentro de fontes, de no-breaks e dispositivos eletrônicos em geral, de modo que se a tarefa a executar for a de suprimir surtos e filtrar a rede elétrica, basta uma dessas réguas de proteção. Se quiseres aumentar a proteção ai de sua casa, coloque na caixa de entrada DPS (dispositivos de proteção contra surtos), como esses daqui:

DPS02.jpg

Não vá atrás de informações de que somente no-breaks podem dar a proteção elétrica necessária a sua config. No-breaks são plenamente justificáveis se a queda de energia elétrica ai em seu site é tamanha de modo a prejudicar seu bom uso do PC. Ai veja se você necessita operar mesmo com a falta de energia. Se esse for o caso, adote um bom no-break on-line, de dupla conversão e com geração de forma de onda senoidal. Certamente mais caro que seu PC. No-breaks baratos somente para quebrar galho, para manter minutos de energia para que você salve o que estiver fazendo e desligue seu PC.

A maioria dos usuários de no-break que conheço os compraram para proteção elétrica principalmente, e esse conceito é um pouco distorcido..

sem me alongar mais, somente visava separar o que é filtro de linha e o que é régua de proteção, ou proteção contra surtos ou Surge Protector ou Surge Supressor.

Veja uma coleção deles lá fora:

Na Newegg: 172 diferentes marcas e modelos http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=2013140535&Configurator=&Subcategory=535&description=&Ntk=&SpeTabStoreType=&srchInDesc=

Na ANTOnline:400 diferentes marcas e modelos http://www.antonline.com/c_0_8719_2_0_A_1_0.htm

Aqui no Brasil, todos escondidos atrás do mesmo nome "Filtro de linha"

ATERA: 16 diferentes marcas e modelos http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Abraço...

Postado

faller

Fantástica sua explicação. Muito boa mesmo. Acho que vou copiar esse seu esquema aí pois no Pc2 a fonte é genérica e não tem como colocar uma real pois o gabinete é deitado e não cabe uma fonte de dimenções normais, daí depois dessa sua explicação acho que uma régua dessas vai ser uma mão na roda pra mim.

Comprei o gabinete como tendo uma fonte real de 250w, daí o curioso aqui decidiu abrir e verifiquei que é uma genérica daquelas terríveis com Capacitores 470uf 220v.

Postado

Tem umas DR. Hank por ai que não passa de uma fonte genérica, tem cara de genérica, tão sendo vendidas pelo mesmo preço de genérica, mas com uma etiqueta dizendo: 250W reais. Até o nome "real" agora virou ferramenta de marketing. O nome não quer dizer absolutamente nada!

Postado

O grande problema q tenho aqui em casa é quando tem queda de luz. Na verdade a luz cai e volta quase que instantaneamente. Na última vez quando o computador reiniciou, o HD não foi reconhecido. Consegui resolver, mas numa dessas O HD vai e não volta.

Acho que vou comprar um no-break mesmo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!