Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over no Q9400 + P5K-SE + Evercool Sharks HPD 815, 3,2GHz ou mais


websims

Posts recomendados

Olá pessoal, esse é meu primeiro over apenas no processador, ciente dos riscos e etc, tenho curiosidade para ver o ganho de performance de preferência em jogos.

Não sei se fui apressado, mas ao tentar por 3,2Ghz (400x8), deu tela azul ao carregar o Windows. Está correto a maneira que fiz? Qual o procedimento correto no meu caso para estabilizar um over maior que 3,0? Será que minha placa mãe limita o over?

Com a ajuda dos mais experientes, gostaria de entender melhor do assunto.

Minha configuração atual:

Q9400 @ 3Ghz + Evercool Sharks (375x8) (estável pelo OCCT com 15min de teste e em jogos)

Asus P5k-SE (FSB 1333Mhz)

2x2Gb 800Mhz Kingston (6-6-6-18/1.8v)

HD 500GB

HD 4870 1Gb Sapphire

Zalman ZM500HP

Windows Vista Premium 64 bits

Monitorando com:

OCCT

RealTemp

CPUZ

Caso necessite, posto as fotos da BIOS.

:lol:

Está correto a maneira que fiz? Qual o procedimento para estabilizar um over um pouco maior? Será que minha placa mãe limita o over?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente faltou ajuste na memória.

Você abaixou a frequência da memória? Se não abaixe e teste. Se mesmo assim não funcionar, aumente um pouco o vcore que funciona.

Cuide das temperaturas.

Boa sorte

Não mexi nas memórias, apenas no multiplicador, por ser leigo no assunto :(

Quanto ao VCore eu consigo monitora-lo apenas ele fica alterando entre 1,26/1,22 etc, deve estar em Auto, não encontrei o local onde aumenta-lo, a informação que consigo aumentar é CPU tensão, é a mesma coisa?

As temperaturas com o RealTemp em teste com o OCCT de 15Min não passou dos 62º, está seguro né?

Vou colocar as screen, acho que sera mais fácil

Segue as screens:

dsc00113.th.jpgdsc00114.th.jpgdsc00115h.th.jpgdsc00116.th.jpg

Se faltar alguma screen posto em seguida

No aguardo

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Obrigado ribeirocross, consegui estabilizar 3,2GHz com teste no OCCT de 15min, aumentando um pouco o VCore, estabilizei também os timmings padrões das memórias para 6-6-6-18 vou deixar assim até conseguir o máximo de over no processador, em seguida diminuo os timmings. Correto?

@ 3,2GHz

VCore: 1,36

Latencias: 6-6-6-18

Temperatura em full: 61° pelo RealTemp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola.

Se você já conseguiu parabéns, mas será que fez o básico?

Em DRAM Frequency você muda a frequência da memória para um valor próximo da frequência de sua memória, é só abrir o menu e fixar um valor.

Em PCIE você tem que fixar um valor entre 100 e 110MHz.

Em CPU Voltage é onde aumenta a alimentação do processador.

PS: Esses 61ºC é do processador ou núcleo do processador?

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

Se você já conseguiu parabéns, mas será que fez o básico?

Em DRAM Frequency você muda a frequência da memória para um valor próximo da frequência de sua memória, é só abrir o menu e fixar um valor.

Em PCIE você tem que fixar um valor entre 100 e 110MHz.

Em CPU Voltage é onde aumenta a alimentação do processador.

PS: Esses 61ºC é do processador ou núcleo do processador?

Boa sorte.

Sim consegui, ai ficou assim:

@: 3,2GHz (400x8)

DRAM Frequency: 800Mhz

PCIE: 100Mhz

CPU Voltage: 1,35

Temp Max (RealTemp):

- Core 1: 66ºC

- Core 2: 58°C

- Core 3: 61°C

- Core 4: 60°C

Faltou alguma informação? Quer que eu poste as screens? Podemos tentar subir mais? Andei vendo over até 3,5GHz ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa beleza?

-Há necessidade de mais over ai?

-Se quiser mais over só para saber (curiosidade) do que a força extra pode oferecer de diferente você pode tentar ir alem aumentando o FSB mas...

-Não se esqueça de ficar de olho bem aberto na temperatura ok.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa beleza?

-Há necessidade de mais over ai?

-Se quiser mais over só para saber (curiosidade) do que a força extra pode oferecer de diferente você pode tentar ir alem aumentando o FSB mas...

-Não se esqueça de ficar de olho bem aberto na temperatura ok.

Boa sorte.

beleza, mas acho que a brincedeira acabou :( prolongando o teste para 30min com o OCCT ele deu aquecimento, Core 1 ficou cima de 72°C e apitou, só consigo roda-lo com a tampa do gabinete aberta. O RealTemp acusou máxima de 67°.

Vou monitorar em jogos que é minha intenção.

Acho que agora minha necessidade é apenas manter os 3,2Ghz com segurança, tem alguma forma de diminuir essa temperatura com a tampa fechada? Talvez tentar mexer nas memórias e diminuir o VCore, não sei se é possivel.

Será que falta um cooler para gabinete, ou um cooler de maior qualidade para o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta subir o Bus pra 375 ou 400 só e deixar o vcore em 1.28. Aqui em casa eu peguei um over com o 9450 a 3 ghz ESTÁVEL com 1.25 volts numa ep34-ds3r F10

com o bus em 400 e vcore em menos de 1,31 deu tela azul (crash). Com o vcore em 1,31 entrou mas deu pau no OCCT (code 4). Estou achando estranho você fez um belo over no Q9450, vcore baixissimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o bus em 400 e vcore em menos de 1,31 deu tela azul (crash). Com o vcore em 1,31 entrou mas deu pau no OCCT (code 4). Estou achando estranho você fez um belo over no Q9450, vcore baixissimo!

cara da sim pra fazer oves com aumento de 400mhz com vcore normal....

tipo..você tem q da uma olhada no seu se a sua memoria for DDR2 800 elas so trabalham bem ate 450x2=900mhz..se passa disso ai elas provavelmente vão da bug... tenta abaixar..o clock das memorias primeiro..:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara da sim pra fazer oves com aumento de 400mhz com vcore normal....

tipo..você tem q da uma olhada no seu se a sua memoria for DDR2 800 elas so trabalham bem ate 450x2=900mhz..se passa disso ai elas provavelmente vão da bug... tenta abaixar..o clock das memorias primeiro..:)

desculpa a ignorância, mas quando você se refere a baixar o clock da memória, onde exatamente eu altero?

FSB Strap North Bridge> Auto

FSB Frequency> 400

DRAM Frequency> 800Mhz (não consigo diminuir este valor)

DRAM Commande Rate> Auto

DRAM Timming Control> Auto

CPU Voltage> 1.31

Obrigado mesmo pela ajuda!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa a ignorância, mas quando você se refere a baixar o clock da memória, onde exatamente eu altero?

FSB Strap North Bridge> Auto

FSB Frequency> 400

DRAM Frequency> 800Mhz (não consigo diminuir este valor)

DRAM Commande Rate> Auto

DRAM Timming Control> Auto

CPU Voltage> 1.31

Obrigado mesmo pela ajuda!

:)

Alguem consegue me ajudar, as frequencias, vcore, etc estão ok? Quanto ao aquecimento acima, será que falta refrigeração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

websims a informação que os colegas passaram acima sobre a memória é a mesma que eu passei para você na quarta mensagem.

"Em DRAM Frequency você muda a frequência da memória para um valor próximo da frequência de sua memória, é só abrir o menu e fixar um valor."

Se você não resolveu o problema de temperatura, vai ser difícil conseguir algum over, alias conseguir o over até que consegue o difícil vai ser conseguir estabilidade junto...

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

websims a informação que os colegas passaram acima sobre a memória é a mesma que eu passei para você na quarta mensagem.

"Em DRAM Frequency você muda a frequência da memória para um valor próximo da frequência de sua memória, é só abrir o menu e fixar um valor."

Se você não resolveu o problema de temperatura, vai ser difícil conseguir algum over, alias conseguir o over até que consegue o difícil vai ser conseguir estabilidade junto...

Boa sorte.

obrigado ribeirocross! em relação a memória está resolvido, estava querendo entender melhor. O que você me auxiliou foi feito, fixei as frequencias no valor menor mais próximo de 800Mhz.

Tem algo interessante mas não sei se serve de uma informação segura. Abusei um pouco e subi para 3,2GHz com vcore 1,35 apenas para fazer alguns benchs e descobri que não teve muita diferença para 3,0GHz. Por exemplo no GTA IV que estou jogando atualmente, ganhei apenas 2fps em média, ou seja, é mais seguro deixar em 3,0 que ainda seto o cooler no modo silencioso e preservo a temperatura.

Quanto a temperatura ainda estou confuso, pelo Everest eu tenho o processador em full em torno de 80ºC com 3.0GHz e vcore 1,30v, já dos núcles a temperatura é menor, o núcleo mais quente fica em torno de 73ºC com o RealTemp, de qualquer forma está muito quente ne? Acho que meu problema é esse Sharks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa belza então.

-Pelo contrario, é muito importante essa informação.

-Quando overcloca algum componente, não significa necessariamente que quanto maior o over melhor o resultado, existem vários fatores a serem analisados, por isso é que o teste é fundamental para achar o melhor e maior clock que ofereça melhor desempenho. No seu caso é infinitamente melhor deixar em 3GHz que em 3.2GHz.

-Essa questão da temperatura, pelo que você informou é bug do programa. Não tem como o(s) núcleo(s) ficarem com temperatura menor que o processador, a máximo aceitável é uma igualdade para ambos, mas geralmente a temperatura do processador é maior.

-Verifique essas temperaturas com vários programas, mas nunca faça teste com mais de um software instalados juntos, sempre testa com um, desinstala, instala o outro e refaça o teste. Vários programas juntos podem dar algum conflito na informação.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa belza então.

-Pelo contrario, é muito importante essa informação.

-Quando overcloca algum componente, não significa necessariamente que quanto maior o over melhor o resultado, existem vários fatores a serem analisados, por isso é que o teste é fundamental para achar o melhor e maior clock que ofereça melhor desempenho. No seu caso é infinitamente melhor deixar em 3GHz que em 3.2GHz.

-Essa questão da temperatura, pelo que você informou é bug do programa. Não tem como o(s) núcleo(s) ficarem com temperatura menor que o processador, a máximo aceitável é uma igualdade para ambos, mas geralmente a temperatura do processador é maior.

-Verifique essas temperaturas com vários programas, mas nunca faça teste com mais de um software instalados juntos, sempre testa com um, desinstala, instala o outro e refaça o teste. Vários programas juntos podem dar algum conflito na informação.

Boa sorte.

Legal! Obrigado mais uma vez!

Só mais uma questão, qual a temperatura ideal para um over? No site da Intel recomendam 71°C para o Q9400, será que posso passar disso? Assim continuo brincando mais um pouquinho :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma correção.

Acima eu disse que geralmente a temperatura do processador é maior, foi um erro meu... Normalmente, e até pela lógica, a temperatura do processador é e sempre será menor que a(s) do(s) núcleo(s).

"Eu" considero 68ºC o máximo para um processador trabalhar em regime diário com segurança e sem perda de desempenho, só para algum bench, coisa rápida, é que pode chegar ao extremo.

Nenhum dos meus processadores, mesmo overclocado e para uso diário, deixo chegar a tanto, sempre procuro deixar o mais baixo possível.

Temperatura boa para mim é abaixo dos 60ºC em full e o máximo de 45ºC em idle isso os mais quentes e em dia calorento.

Para brincar e o resultado da brincadeira no final ser bom, tem que resfriar hehe.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma correção.

Acima eu disse que geralmente a temperatura do processador é maior, foi um erro meu... Normalmente, e até pela lógica, a temperatura do processador é e sempre será menor que a(s) do(s) núcleo(s).

"Eu" considero 68ºC o máximo para um processador trabalhar em regime diário com segurança e sem perda de desempenho, só para algum bench, coisa rápida, é que pode chegar ao extremo.

Nenhum dos meus processadores, mesmo overclocado e para uso diário, deixo chegar a tanto, sempre procuro deixar o mais baixo possível.

Temperatura boa para mim é abaixo dos 60ºC em full e o máximo de 45ºC em idle isso os mais quentes e em dia calorento.

Para brincar e o resultado da brincadeira no final ser bom, tem que resfriar hehe.

Boa sorte.

Então tem algo de muito errado com minhas temperaturas ou no Everest:

everests.th.jpg

Aqui a temperatura do processador está sempre mais alta que os núcleos :( em idle o everest acusa 57°

O que pode estar havendo?

Que curioso aqui com o Core Temp estou com média de 50°C nos núcleos em idle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-Então verifique essas temperaturas com outros programas, mas desinstale o Everest antes de instalar outro software.

-Você também pode verificar se atrás de sua placa mãe (oposto ao processador) está muito quente. Para verificar você tem que retirar a tampa do gabinete do lado direito.

-O que mais e primeiro esquenta em um processador é onde começa o trabalho no núcleo. A peça (processador) esquenta porque o(s) núcleo(s) esquentam, é uma condição de condução de calor para a peça. Processador é uma peça, ou um conjunto inteiro delas.

-Também pode haver a possibilidade de a placa mãe interferir. Se a placa mãe estiver muito quente, bem na posição onde o soquete é soldado (oposto como eu disse acima) interferi diretamente na temperatura do processador.

Veja e teste depois nos diga o resultado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!