Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas para ingressar numa rede com dominio


KPN

Posts recomendados

Estou atualizando uma rede, que no momento só funciona ponto a ponto. Existe "servidor de arquivos" (deixaram uma máquina com os arquivos da empresa nele e compartilharam a pasta) e ainda tinha um outro computador parado, então resolvi instalar o Server 2003 Std nele e fazer um servidor um pouco melhor.

Muito bem, achei um tutorial na net para exectar o DCPROMO e fiz tudo como estava lá.

No server coloquei o IP padrão 192.168.0.1 e nas outras estações fui adicionando os novos IP's 192.168.0.2, 3, 4, etc, etc...

No server criei os usuários, cadastrei senhas e fiz tudo como deveria.

Voltei as estações de trabalho e cliquei com o botão direito em cima de MEU COMPUTADOR e na guia NOME DO COMPUTADOR cliquei em ALTERAR e coloqui o nome do dominio.

Eles demoram e retornam uma mensagem de erro, dizendo que não foi encontrado o tal dominio e que algum serviço DNS não está sendo executado

no computador.

Se alguém puder me ajudar... agradeço!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde KPN,

No servdor com o 2003 srv, vai la em ferramentas administrativas > gerenciamento do servidor.

O ideal seria você configurar o servidor como AD (active directory), DNS e etc.

la você encontra tudo, inclusive os links de ajuda la em gerenciamento de servidor ensinam muita coisa.

E outra coisa, habilita o server como dhcp, e deixa as maquinas com ip automatico tb.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, obrigado pela resposta.

Seguinte: já está com AD, executei o DCPROMO que é o programinha que inicia o assistente do AD. No meio da instalação do AD pede também para instalar o DNS.

Então, como DHCP não sei se seria vantajoso, pelo menos em partes.

Quero fazer um tipo de controle por IP, tipo se eu deleguei o IP 192.168.0.2 pra um tal micro, depois eu saberei pelo nº do IP o que fez ou deixou de fazer na rede ou na internet.

Se eu colocar por DHCP, depois vou ter como saber qual IP era qual máquina... para poder saber o que ou onde ele entrou na net?!

Algo me ocorreu agora... as estações não tem senha criada. Ao iniciar o Windows XP Pro das estações, já entra diretamente na onta do usuário sem pedir senha. Será que isso poderia estar impedindo o acesso?!

Mais uma vez obrigado!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procedimento completo é o seguinte:

1) Configurar os serviços para o servidor de arquivos: AD, DHCP, Print server etc

2) Definir as pastas a serem compartilhadas

3 ) Definir os usuários e grupos se for o caso de separação de departamentos com direitos diferentes, por exemplo

4) Definir os usuários e grupos

Cada usuário definido pede uma senha inicial e pode-se fazer a troca de senha no primeiro acesso, ou uma senha fixa definida pela administração

Cada grupo pode ter definidos os direitos de acesso aos recursos do domínio

5) Transferir os usuários a seus grupos

Cuidado com o hardware desse sevidor que voce está montando. Conforme a capacidade dele voce pode ter a performance comprometida ( deve ser uma rede pequena ), mas mesmo assim voce precisa seguir alguns requisitos mínimos porque sem dúvida o windows server consome bem mais recursos que um XP ponto a ponto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá PedraX, primeiro obrigado pela resposta. Bem meu conhecimento sobre redes à esse nível é apenas de um amador. Porém acredito que vou conseguir e colocar a rede pra funcionar.

Bem, quanto às suas dicas, vou respondendo na ordem:

1) Configurar os serviços para o servidor de arquivos: AD, DHCP, Print server etc

Primeiro todos estes serviço foram ativados pelo Assistente inicial do Server 2003. Uma série de serviços foram configurados automaticamente por ele. Entre eles o AD (nome do dominio.local), DNS, DHCP, Servidor de Arquivos (neste assistente já defini as pastas que serão compartilhadas), etc.

2) Definir as pastas a serem compartilhadas

Foi feito junto com o assistente.

3 ) Definir os usuários e grupos se for o caso de separação de departamentos com direitos diferentes, por exemplo

Esta parte eu me confundi um pouco, mas acho que até consegui. Entrei lá em ferramentas administrativas e fui na área de criação de usuários e grupos. Não achei necessário a criação de grupos, porque tem menos de 10 máquinas no meu local de trabalho e tem duas pessoas que acessam máquinas diferentes para fazerem trabalhos diferentes. Então criei apenas os usuários.

Num tutorial que eu vi pela Net, vi que a pessoa criou uma Unidade Organizacional dentro do dominio e dentro desta UO ele criou mais duas pastas: Computers e Users e dentro deles criou os referidos usuários.

Criei então os usuários com nome igual às máquinas. Por exemplo o Manuel e o João, tem máquinas com seus nomes e criei o usuário "manuel" e "joão" eles tem poderes de "usuário avançado" e criei a senha deles acompanhando os critérios de segurança usando letras maiusculas, minusculas, números e sinais.

4) Definir os usuários e grupos

Cada usuário definido pede uma senha inicial e pode-se fazer a troca de senha no primeiro acesso, ou uma senha fixa definida pela administração

Cada grupo pode ter definidos os direitos de acesso aos recursos do domínio

Você dizendo isso agora, me veio na cabeça o seginte: tenho que logar no servidor com o nome e senha de cada usuário que eu criei para que o sistema criei alguma relação dentro do sistema?!

Quanto a senha, eu defini uma senha para cada usuário e deixei marcado as opções de que a senha nunca expira e que o usuário não pode mudar a senha. Então, ninguém muda a senha pessoal.

5) Transferir os usuários a seus grupos

Cuidado com o hardware desse sevidor que voce está montando. Conforme a capacidade dele voce pode ter a performance comprometida ( deve ser uma rede pequena ), mas mesmo assim voce precisa seguir alguns requisitos mínimos porque sem dúvida o windows server consome bem mais recursos que um XP ponto a ponto

Estou montando este server numa máquina P4, com 1Gb RAM e 80GB de HD. Ele praticamente vai compartilhar arquivos e internet. Não faço isso com um XP Pro comum, porque não vai ter muito recurso de controle e segurança.

Mesmo assim agradeço a sua disposição em ajudar.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para esse domínio com 10 usuários acredito que sua configuração é suficiente. A preocupação com uma rede controlada por domínio é que com os arquivos centralizados, a tendencia é que todos passam a utilizar o disco do servidor e com isso ocupam rápidamente o espaço em disco. Outra coisa, a integridade dos dados passa a ser crítica, garanta que o disco tenha sempre um backup atualizado, o ideal seria algum tipo de raid ( um segundo disco igual ao primeiro fazendo espelhamento, precisa de uma placa controladora extra ). Com o barateamento de HD, é melhor comprar dois discos novos com mais capacidade, faça um levantamento com os usuários para estimar o tamanho deles.

Finalmente, o logon no servidor é sempre feito com o usuário administrador ou outro definido com os direitos de operador. Nunca utilize o administrador para tarefas comuns ( regra de gerenciamento de redes ) Defina um operador ou use um dos já pré definidos na instalação.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega... estou queimando a cabeça mas isso vai sair... com certeza.

Seguinte, estive fazendo uns testes e quando tento entrar no dominio os computadores apresentam esta mensagem:

erro_dominio.jpg

http://i235.photobucket.com/albums/ee275/mtendeiro/erro_dominio.jpg

Ai resolvi dar um ping nas máquinas. as máquinas que já estão na rede ponto a ponto pingam entre elas normalmente:

test_ping.jpg

http://i235.photobucket.com/albums/ee275/mtendeiro/test_ping.jpg

Mas quando tento pingar no IP 192.168.0.1 não acha o IP.

Porém não há problemas de cabos ou placas. Sei disso porque em vários computadores as vezes aparece um grupo que havia definido no server. Mesmo aparecendo este grupo no ambiente de rede de outras máquinas eles não conseguem conectar nele porque aparece a mensagem de erro dizendo que não está disponível ou que aquele micro não tem permissão de acesso.

Espero que alguém possa continuar me ajudando!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KPN, para ajudar preciso de mais informações. Como é sua estrutura física de rede ? É que a escolha do IP 192.168.0.1 para o servidor não foi muito boa porque se por acaso voce tiver um roteador ( muito provável ), o endereço é esse justamente.

Sugiro trocar esse IP.

Na verdade, se voce fizer em qualquer estação na tela DOS ( iniciar,executar,cmd )>ipconfig /all voce vai ver o IP da máquina , o IP do Gateway ( vai ser o roteador nesse caso ) e o IP do servidor DNS.

Importante: em uma máquina com XP voce precisa fazer ele ingressar em um domínio.

Como fazer ? No painel de controle,"Sistema",na aba "nome do computador",alterar,alterações de nome,membro de, aí altera para o domínio definido.

Como essa alteração faz ingressar em um domínio tome cuidado porque certas pastas locais podem ter as propriedades alteradas.

Como deu a mensagem acima, a melhor sugestão é começar de novo, e acompanhar passo a passo as opções no meio da instalação, porque se voce está com o conjunto completo de CD´s, pode ver que existem várias opções de serviços que voce tem que escolher, use só o essencial. Outra coisa, separe o sistema dos dados, faça pelo menos duas partições nesse HD de 80 GB. A partição do Windows pode ficar com uns 20 GB , a outra partição fica para dados .Vai facilitar a administração dos backups

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PedraX... continuo agradecido pela ajuda prestada.

Vamos lá... vou contar um pouco da situação: cheguei na empresa e havia uma rede ponto a ponto entre 7 micros com WinXP (um deles estava como servidor de arquivos) e nesta mesma rede haviam três hub's e um modem do speedy ligado diretamente em um deles.

Tem cabos lá que eu nem sei pra onde vai!

Bem, expliquei certas vantagens de ter um rede mais bem controla e o dono da empresa resolveu seguir com a ideia. Peguei um dos micros com XP, formatei e instalei o Server 2003.

Depois disso comecei a ter esse problema de rede. Tentei centralizar as saidas do hub e colocar tudo em um só, mas isso não possível por questão de espaço mesmo.

O Server ficou numa mesma mesa com mais três micros. em cima desta mesa ainda tem um hub duas impressoras e dois scanners ligados nas estações.

Desse hub sai um cabo que liga no segundo hub numa outra sala que dele saem mais dois cabos. Um vai para uma máquina numa outra sala, e o segundo vai para um computador no andar de baixo.

O dono da empresa não quer deixar compartilhada a internet, pelo menos por enquanto. Existem pessoas na empresa que não sabem usar e gastam mais tempo na net do que trabalhando, então...

Instalei uma segunda placa de rede no micro dele. Uma entra a rede da empresa, outra entra o speedy.

Bem, acho que é isso... hoje é minha folga e não vou lá na empresa hoje. Mas segunda de manhã troco os IP's e vejo o que acontece.

Mesmo assim agradeço desde já!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedra, ao tentar mudar o IP das máquinas, fio tranquilo. Porém quando eu resolvi comprtilhar a internet do computador do dono (WinXP), o sistema dá um aviso de que vai mudar o IP do computador para 192.168.0.1 e que os demais computadores devem estar com a opção "obter um endereço de IP automaticamente". Mas mesmo assim não acha o servidor de arquivos (WServer 2003).

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só nesse computador ? É que nesse caso, se a Internet está sendo conectada nesse laptop, pelo que entendí a conexão vai ser partilhada em mais outro PC. Nesse caso esse laptop passa a ter função de roteador ( foi intencional ou o sistema fez automáticamente ?- ). Se houver um servidor DHCP na rede ( que deve estar no servidor, isso se o modem não estiver configurado para isso, esclareça na operadora) os IP's podem ficar no automático mesmo, não precisam ficar fixos. Agora cuidado com essa distribuição da internet. Se ficar no laptop ou em qualquer um dos outros micros da rede, voce vai ter que configurar um roteador em um desses PC's. Minha sugestão é comprar um roteador de verdade, de preferência wireless ( se vai ter notebooks na rede, eles já são todos wireless de fábrica ). Aí voce conecta o modem no roteador e os hubs no roteador, em sequencia. Vai resolver o seu problema de DHCP, já que os roteadores tem esse serviço ( um processo a menos no servidor ). Deve custar uns R$ 130,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PedraX, acho que acabamos confundindo informações... resolvi desenhar como é a rede da minha empresa. Ela é mais ou menos assim:

Estrutra.jpg

http://i235.photobucket.com/albums/ee275/mtendeiro/Estrutra.jpg

Veja a imagem. O PC em amarelho é o do dono e a internet só funciona no micro dele. Quando há um necessidade ele vai lá em Propriedades Avançadas e clica em Permitir que outros usuários... como na imagem:

AVC_SPEEDY.jpg

http://i235.photobucket.com/albums/ee275/mtendeiro/AVC_SPEEDY.jpg

Então, quando eu clico nesta opção, aparece uma mensagem dizendo que devo selecionar uma conexão e que ela vai passar a ter o ip 192.168.0.1 sendo que este ip eu já havia delegado ao server.

Como ele não está pingando na rede, o computador não acha o mesmo ip e não apresenta erro de conflito de ip's.

Coloquei um outro PC com WinXP Pro no mesmo local do server, usando o mesmo cabo e todo o resto e pimba. Conectou na mesma hora na rede interna.

O problema é mesmo, ou com o computador ou com a configuração do server.

Continuo agradecendo mesmo toda a ajuda dada. Se mais alguém conseguir ou tiver alguma ideia do que posso fazer para estar resolvendo a situação eu agradeço muito!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é KPN, o que acontece é exatamente o que eu disse. Ao permitir o acesso à internet o PC do seu chefe passa a ser roteador ( mesmo que temporáriamente, e pega o ip 192.168.0.1 ). Basta então voce dar um IP diferente ao Server, desde que não seja numa faixa de IP muito diferente. Como voce mostrou que é realmente uma rede muito pequena não há muito o que configurar realmente.

Se voce tem a intenção de aprofundar um pouco no estudo da rede, tem uma apostila completa aquí:

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=536815

O bacana do Windows server é que se pode configurar o acesso aos recursos da rede através de GPO's, inclusive a Internet, impressoras, etc etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PedraX, obrigado pela resposta.

Então, resolvi mudar os ip's e deixa-los da seguinte forma:

192.168.0.1 = Server de Internet;

192.168.0.2 = Server de arquivos;

À partir do meu pc pra frente continua com 3, 4, 5, 6, etc.

Veja como configurei o meu TCP/IP:

rede02.jpg

http://i235.photobucket.com/albums/ee275/mtendeiro/rede02.jpg

Reiniciei a máquina e voltei lá em Ambiente de Rede.

Veja como apareceu agora:

rede01.jpg

http://i235.photobucket.com/albums/ee275/mtendeiro/rede01.jpg

O server de arquivos apareceu na minha listagem de pc's, porém quando eu tento abrir, ele aparece a mensagem que está na tela.

Eu criei uma conta no server com meu nome, especifiquei senha e existe um pasta comprtilhada lá com opções de segurança que me permitem acesso e controle total a pasta. Porém... não consigo visualiza-la.

Outro problema, lá em Ambiente de rede do server, não aparece o meu computador na listagem. Só aparece o próprio pc com server.

Tentei "pingar" pelo CMD com o ip 192.168.0.2 e não "pinga"!

Como posso visualizar um computador pela rede e ele não "pingar"?!

Se puder continuar me ajudando, agradeço muito.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KPN, tire esse Servidor DNS alternativo, esse conceito só funciona se o DNS preferencial não estiver funcionando por algum motivo. O endereço 192.168.0.1 é do gateway( o PC ligado ao modem da Internet . Só mude então o DNS preferencial para 192.168.0.2 que sua rede vai funcionar muito bem. Vai ficar então, em cada estação:

endereço IP: 192.168.0.3 ( em diante...)

máscara.....:255.255.255.1

gateway: 192.168.0.1

Servidor DNS preferencial: 192.168.0.2

Servidor DNS alternativo: nada

Lembre-se: seu gateway é o PC com a internet, mas insisto que voce deve comprar um roteador que vai ficar bem mais barato ( a conta de luz ) e a paciencia de seu chefe para manter a Internet funcionando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PedraX, mais uma vez fico muito grato com a resposta.

O problema não é o "comprar" o roteador. O problema é que o meu padrão não quer disponibilizar a internet com todos os micros ou com todos os usuários.

Esse compartilhamento com a internet só vai funcionar em casos raros.

Amanhã cedo vou testar essa configuração que você passou e vamos ver o que vai acontecer.

Muito obrigado pelas respostas por enquanto.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.. provavelmente esse é o motivo de voce nao ter conseguido ingressar no domínio, voce precisa especificar o servidor DNS na conexão de rede e apontar para o seu Servidor DNS que no caso é o Server 2003.. agora vai funcionar :P mas é estranho nao estar pingando... 1º verifique todas as maq. talves estejam com ip duplicado... 2º se o servidor tiver um firewall instalado ele pode nao responder ao comando de ping... tente pingar uma estação usando o console do server pra ver se funciona :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PedraX e Foshz, realmente não acessa.

Mudei conforme a orientação e não consegue acessar a máquina SERVER.

Consigo visualizar o icone dele em todos os computadores quando entro em Ambiente de Rede, mas quando eu clico para acessar, ele apresenta aquela mesma mensagem de erro, dizendo que não está acessível ou que eu não tenho permissão para acessar!

Não sei mais o que fazer...

Espero ainda alguma outra sugestão... se alguém tiver mais alguma posta ai que vou tentando de boa...

Por enquanto...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!